Um cenário deslumbrante. Isso é o que uma sessão na praia reserva tanto para fotos feitas apenas de sua paisagem quanto para ensaios profissionais com pessoas.

O ambiente que, por si só, já contribui muito com o resultado final das fotos, pode ser enriquecido com algumas importantes dicas que potencializam o conteúdo do ensaio, assim como a satisfação tanto do fotógrafo quanto do cliente.

Disponibilizamos as 20 dicas mais importantes para que você não perca nenhuma belíssima oportunidade neste tipo de cenário natural. Confira!

1-     CONFIGURE A CÂMERA CORRETAMENTE

A configuração da câmera, seja ela uma profissional DSLR ou um modelo amador, é um ponto crucial entre o sucesso e o fracasso do ensaio.

É importante conhecer as configurações básicas da câmera fotográfica bem como seu “know how” de possibilidades. Vale lembrar que é possível conhecer mais sobre a câmera no manual que a acompanha ou em sites especializados no ramo.

Configure o ISO e a velocidade do obturador de acordo com a quantidade de luz a que a câmera estará exposta durante as fotos e não deixe de trabalhar alternando o modo automático para manual conforme a necessidade.

2-     USE CONTRASTE

Sol a pino é um dos mais justos companheiros para fotos que são feitas com uso intensivo de contraste e que, ao serem passadas para os tons de cinza, tornam-se ainda mais expressivas e profissionais.

Portanto, é claro que você pode usar contraste neste tipo de ambiente natural! Um cuidado requerido, entretanto, é com sombras acentuadas no rosto dos modelos. Em alguns casos é necessário trocar o ângulo para fazer a foto satisfatoriamente.

Em dias nublados não há tamanha necessidade, visto que as nuvens tornam-se difusores naturais da luz, suavizando grande parte das luzes.

3-     USE A COBERTURA DE LENTE

A capa de lente é uma importante ferramenta que potencializa os detalhes da paisagem que está sendo capturada e, na praia, é de uso obrigatório para quem quer se destacar nestes pormenores.

O uso da cobertura de lente da câmera é importante porque garante que as imagens que estão sendo feitas em contraluz não fiquem sobrecarregadas.

4-     OLHE PARA OS PONTOS FOCAIS

Algumas pessoas enxergam na praia um ambiente comum e igual, em que há pontos delimitados e marcados para se fazer boas fotos. Isso é um total engano!

Quantos mais pontos você conseguir estabelecer neste cenário, mais fotos de qualidade conseguirá capturar, visto que os ambientes naturais, de modo geral e não apenas a praia, possuem uma grande variedade de opções de quadros para serem registrados. Explore-os!

Praia

5-     OBSERVE AS CONDIÇÕES DE LUZ

Você já teve a impressão de que o dia dura mais na praia? Esta é uma impressão totalmente comum e correta!

As condições de luz na praia são, inegavelmente, bem diferentes do que aquelas registradas em outros cenários. Devido à falta de bloqueios dos raios solares, o dia costuma ficar claro por mais tempo neste ambiente.

Isso contribui com um tipo diferente de luz, que acaba por oferecer um resultado de trabalho mais bonito e bem mais intenso do que o observado, ou registrado, em outros contextos por sua câmera fotográfica.

6-     CONSIDERE USAR ALGUNS FILTROS

Filtros são importantes auxiliadores na captura de fotos e na praia, não seria diferente. Optar por seu uso pode potencializar o registro, dando destaques para determinadas fotos, mais diferentes e trabalhadas.

Existem três filtros extremamente interessantes para uso neste tipo de paisagem:

  • Filtro ND que trabalha reduzindo a intensidade da luz no sensor da câmera fotográfica;
  • Filtro de polarização que reduz os reflexos e ainda contribui com um discreto escurecimento do céu; e
  • Filtro UV que bloqueia a luz de onda curta.

7-     SAIBA USAR O FLASH

O flash irá auxiliar o fotógrafo a corrigir as terríveis imperfeições da luz, comuns em causar sombras no rosto das pessoas que estão na paisagem registrada.

É uma importante ferramenta, ainda, para quem tem a difícil missão de fotografar para o sol, pois ajuda a expor o assunto principal da imagem sem perder, entretanto, o conteúdo da paisagem que cerca o quadro.

O flash deve ser usado com sabedoria, pois tem potencial para aumentar, ou diminuir, drasticamente a qualidade de todo o trabalho. A dica aqui é que sejam feitos testes e que, sempre que dúvidas surgirem, as fotos sejam feitas com e sem o seu uso.

8-     COLOQUE A SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

Fotografar na praia é um sonho que tem conquistado casais de namorados, mães que estão gestantes e muitos outros públicos. Dificilmente um ensaio fotográfico realizado neste cenário natural não é satisfatório!

Ainda assim, é importante sempre colocar a segurança em primeiro lugar antes de começar os a captura. Fotos dentro da água, por exemplo, devem ser estudadas quanto ao risco, avançar para o mar demarcado com placas vermelhas, aquelas que dizem que ele não está seguro para nadar, não é o indicado! Nenhuma foto vale tamanho sacrifício, certo?

Outro fator de segurança a ser pensado é sobre a pratica de furtos no ambiente que será fotografado. A câmera fotográfica é um equipamento fotográfico caro que deve ser protegido. Verifique sempre o histórico do lugar, se á policiamento e assim por diante.

9-     VERIFIQUE O FUNDO QUE SAIRÁ NA FOTO

O fundo da foto é o bem mais precioso num ensaio feito na praia. Quem não quer ter as melhores fotos feitas com um fundo de imensidão azul?

Para que exista tamanha satisfação é necessário que se verifique o que está aparecendo no fundo da sua imagem: Pessoas? Barcos? O contraste da paisagem natural com a urbana?

Em alguns casos, o profissional poderá editar o fundo da foto, porém isso nem sempre é o ideal, já que altera uma realidade que, em alguns casos, é exatamente aquela que se espera para tal cenário. Mais uma vez, mudar um pouquinho só o ângulo do retrato pode ser a saída perfeita para uma foto de pessoas na praia melhor.

Praia

10- FOTOGRAFE BEM CEDO

Fotografar na praia tem suas melhores faixas de horário. Capturar nas primeiras horas do dia com o sol nascente é uma dessas faixas.

Neste horário o sol não está tão forte a ponto de causar contrastes indesejados como ao meio-dia. Além disso, é o tempo mais indicado para fotografar ensaios com bebês, crianças e demais pessoas que tenham alguma necessidade de cuidado especial.

11- FAÇA FOTOS NO PÔR DO SOL

Assim como na dica anterior, outra faixa de horário indicada para sessões de fotos é a tarde, após o sol baixar um pouco.

As cores que o sol poente pinta no céu são verdadeiras obras que merecem ser capturadas. Elas compõem, também, um belíssimo cenário que agrega muito valor para as fotos que serão capturadas por sua câmera fotográfica.

Opte, portanto, por marcar ensaios após as 17 horas para ter acesso a este cenário natural magnífico! Vale lembrar que nos meses de horário de verão as fotos poderão ser feitas após as 18 horas.

12- ACREDITE: DIAS SEM SOL TAMBÉM PODEM RENDER FOTOS ESPETACULARES

Enquanto muitos fotógrafos, tanto profissionais quanto amadores, esperam por dias ensolarados para fazer suas sessões, outros tantos já sabem que, mesmo num céu sem sol é possível registrar fotos de excelente qualidade fazendo uso apenas do cenário da praia.

O tempo nublado possibilita um maior foco nos detalhes da paisagem, que não se ofuscam pelo brilho do sol e seus contrastes. Também colaboram com uma expressão mais leve para os modelos das fotos.

Entre os muitos pontos positivos em se fotografar nestas circunstâncias o principal é a facilidade de edição posterior das fotos capturadas.

13- CAPTURE O HORIZONTE

Fotos paisagistas representam um dos segmentos de fotografia mais importantes e é fato que uma praia oferece uma vasta gama de possibilidades para esses registros naturais.

O horizonte, tanto aquele que captura a imensidão do mar sem fim, quanto aquele que une o natural ao artificial, tem sido um dos mais importantes focos da fotografia natural.

O horizonte pode integrar, ainda, a composição geral da foto, cujo o foco principal seja, por exemplo, uma pessoa. Neste caso ele pode ser entendido ainda como o fundo da imagem, merecendo atenção redobrada.

14- REFLEXOS NA ÁGUA

Você já deve ter visto alguma fotografia na praia cujos reflexos dos modelos sejam visíveis nesta captura, certo?

Este tipo de fotografia é feito, geralmente, as margens do mar, e precisa de muita luz para que a captura, que cria esse efeito, seja possível. Para tal registro é preciso cuidados extras com as configurações de exposição da câmera fotográfica.

Vale a pena se aprimorar nesta técnica para garantir a satisfação dos seus clientes, pois, com o modismo das sessões na praia, esta é uma exigência bem comum que todo fotógrafo deve ser capaz de cumprir.

Praia

15- USE PRETO E BRANCO

As fotos feitas com filtro preto e branco sempre ganham um destaque extra nos books dos ensaios e, sejam imagens capturadas em estúdios ou em cenários naturais, elas sempre têm um “quê” de profissionais e muito especiais.

Enfim, fotos em preto e branco sempre são admiradas!

Na praia este filtro pode servir como um bom parceiro para quadros em que a luz não esteja favorecendo as cores naturais do ambiente, sendo possível sua retratação através da utilização deste filtro.

Sendo assim, escolha os momentos certos para utilizar este filtro, alterando entre imagens coloridas e outras sem cor.

16- CRIE MOLDURAS NATURAIS

A composição de uma imagem pode acontecer de várias e várias formas. Para fugir do comum, a criação de molduras com elementos naturais pode ser uma grande escolha para os artistas que fotografam em busca de novidades.

Para tanto, na praia, é possível compor molduras com árvores, pedras, pranchas entre outros objetos naturais, ou de criação do homem, que permitem que o quadro capturado seja diferente e de muita qualidade.

17- FOTOGRAFE PARTES DO TODO

Um pezinho na areia, pegadas que foram deixadas a margem do mar, as alianças que unirão para sempre um casal.

Como a moda é a dos ensaios festivos, que celebram datas importantes como nascimento e casamento, nada melhor do que registrar esses pequenos detalhes e pormenores que, unindo-se as demais partes, fazem o todo, objetivo principal das fotos que estão sendo clicadas.

Abuse, neste quesito, da criatividade! Use a areia como lousa para escrever datas, iniciais e assim por diante. Fotografe cada parte que julgar importante para a composição de toda uma história!

18- LOCAIS CRIATIVOS

Estamos dando dicas sobre fotos na praia e nada mais comum do que, ao citar o ambiente, imaginarmos uma imensidão azul repartida entre céu e mar numa mesma imagem, não é? Porém, todas as praias que você conhece são iguais?

Cada praia possui uma particularidade, um ponto turístico em questão que a torna mais atrativa. O fotógrafo deve explorar esses pontos!

Se você nunca foi até a praia que será o cenário da sessão fotográfica, a dica é pesquisar, mesmo que pela internet, quais são os principais pontos turísticos, verificando se eles podem ou não ser registrados por sua câmera fotográfica. Explore cada um desses lugares!

19- GARANTA A DIVERSÃO DA PRAIA

Um ensaio fotográfico na praia requer um verdadeiro entusiasmo! A diversão deve estar garantida, principalmente para trabalhos que visam registrar um momento importante na vida dos modelos.

Todo o sentimento é capturado pela lente da câmera fotográfica! Esta é uma verdade sem igual! Por isso, o fotógrafo deve tornar o ambiente leve, deixando as pessoas livres e tranquilas para se soltarem.

Quanto maior a diversão, maior a naturalidade do sorriso que aparece no olhar da pessoa que está sendo fotografada.

20- OUSE EXPERIMENTAR

Por fim, a última e mais importante dica resume-se na frase título deste tópico: Ouse experimentar!

Fazer fotos em cenários deslumbrantes como uma praia é um desafio parcialmente fácil e parcialmente complicado de se realizar.

Fácil porque só o ambiente em si já serve como um ajudante para que o registro feito seja excepcional. Complicado porque se você, como fotógrafo, não procurar novas ferramentas e recursos para fugir da mesmice, pode ver seu trabalho desvalorizado e sem muitos clientes.

Você pode investir no seu trabalho ao comprar uma câmera que seja mais direcionada para a realização de sessões em céu aberto. Nossa loja eMania tem muitas opções para que toda a qualidade seja atingida, não deixe de conferir!

E, já sabe, se você conhece mais alguma dica imperdível para fotos feitas na praia, compartilhe com a gente através dos comentários!

Fonte: eMania

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.