Muitos leitores têm me perguntado o que fazer para melhorar suas fotos e tenho respondido diversas questões nesses moldes no Yahoo! Respostas. Todos querem um roteiro de “Como Fazer”, “Como Melhorar”, “Como Isso”, “Como Aquilo”, mas muitos se esquecem de que fotografia é coração, é olhar e é técnica… não existe uma receita de bolo do tipo “faça isso ou faça aquilo” (usando a frase de um amigo do Yahoo! Respostas).

Para Melhorar Suas Fotos…

Sem olhar, sem coração e sem técnica fica impossível fazer uma foto marcante e bonita. “Então como você pode publicar um artigo com o título – 5 Dicas para Melhorar Suas Fotos?” Aposto que pensou isso. Cada pessoa possui um olhar e um coração diferente, e são esses elementos que criam fotos diferentes e interessantes, entretanto, com relação à técnica, essa sim é universal e cabe a todos os fotógrafos, por isso vamos trabalhar nela.

Vamos ajudá-lo a melhorar a parte técnica da sua fotografia dando 5 dicas que, se usadas corretamente, poderão melhorar suas fotos. Será necessário praticar muito e tentar melhorar a cada clique porque nada nesta vida é instantâneo, exceto o nissin miojo e os impostos. Nem é preciso dizer que, para essas dicas funcionarem bem, é necessário ter um conhecimento prévio sobre o funcionamento das DSLR’s e sobre alguns conceitos básicos de fotografia.

Escolha o Assunto

Não estou falando da fofoca do dia nem do que vai conversar com os amigos. O assunto de uma foto é seu tema, é o que se está fotografando, é aquilo que se quer destacar e pode ser uma flor, uma pessoa ou qualquer coisa que queira mostrar em sua fotografia. A primeira grande sacada aqui é saber o que fotografar e esta é a principal escolha que você deve fazer porque o resultado final da sua imagem dependerá do assunto da foto. Antes de fazer o clique, pense no que você quer destacar na sua foto, o que merece ter a atenção de quem vai ver suas imagens, qual sentimento você quer transmitir com aquela imagem. Pensar nessas coisas antes de fazer a foto vai melhorar suas fotos consideravelmente.

melhorar

(© Smithsonian.com)

A segunda sacada fazer as fotos de uma forma que realce seu assunto. Mude o ponto de vista: o que você vê na altura dos olhos é o ponto de vista comum, por isso procure fazer fotos fora desse campo. Crie fotografias de cima para baixo, de baixo para cima, desniveladas, tortas e até de cabeça para baixo desde que isso esteja em acordo que o assunto e com o que você quer fotografar. Mesmo os objetos mais comuns podem adquirir uma aura interessante se fotografados criativamente e se melhorar seu ponto de vista.

Escolha o Enquadramento

Você já leu aqui no Verena sobre a Regra dos Terços e sabe como valorizar o assunto da foto, por isso comece colocando a Regra dos Terços em prática para ver uma evolução em suas fotos. Entretanto não existe apenas essa forma de enquadramento; existe uma em particular que gosto muito que é o preenchimento. Essa técnica nada mais é do que chegar bem próximo do assunto da foto revelando detalhes que você não veria de longe. Imagine um retrato que preenche todo o quadro da foto, nele poderemos ver as expressões, nuances e expressões da pessoa fotografada (até as rugas! – risos- mas aí usa-se photoshop para melhorar isso).

By Verena Fotografia

By Verena Fotografia

Arrisque criar ângulos diferentes e interessantes. Você que mora em São Paulo já parou para reparar na velha São Paulo em cima da nova São Paulo no centro da cidade? Olhe para cima e descubra um mundo novo para ser registrado! Se a ideia é desnortear o expectador, então crie uma imagem sem pé nem cabeça ou se quer focá-lo em um ponto, procure por linhas paralelas. Isso faz parte do olhar fotográfico que você precisa desenvolver e melhorar fazendo uso das linhas retas, curvas, espirais, cores e contrastes.

Escolha a Iluminação

Falar de luz é falar da própria fotografia, por isso ela é o principal elemento que deve ser trabalhado. Muita gente acha que é necessário diversos equipamentos de estúdio como  refletores, spots, rebatedores e um mundo de equipamentos caros, porém todos nós temos uma fonte de luz gratuita poderosa: o sol.

By Nickwheeleroz

By Nickwheeleroz

Entre suas opções de iluminação, o sol é a primeira. Pode-se criar uma infinidade de “efeitos” usando apenas o sol como fonte: contrastes de sombras, luz direta, luz difusa (em dias com nuvens), luz dourada, contornos e etc. Saia de casa e vá fotografar! Um dia no parque pode render belíssimas fotografias, mas se o tempo estiver ruim ou não puder sair basta usar as luminárias de mesa, lâmpadas de teto ou as luzes do jardim para criar ótimas fotos. A internet está repleta de sites que mostram como criar refletores de forma caseira e sem gastar muito. Assim você pode melhorar sua técnica com a iluminação artificial na comodidade do seu lar.

 Escolha o Apoio

Quando for fazer fotos noturnas a escassez de luz é um grande problema e muito leitores reclamam que suas fotos ficam tremidas ou desfocadas. Normalmentre eles colocam a culpa na câmera e falam mal do seu equipamento mesmo com pobre coitado fazendo o melhor que pode para registrar sua foto com pouca luz. By Cambridgeincolour.com

O ideal é ter um tripé para ter mais liberdade e usar o modo noturno dos Modos de Disparo, mas caso lhe falte dinheiro para comprar esse acessório, então busque qualquer coisa que possa estabilizar sua câmera: mesas, muros, cadeiras e etc… o que puder usar para deixar a câmera parada. Dessa forma, ela poderá calcular melhor a luz do ambiente e registrar uma imagem noturna com mais qualidade. Tudo bem… não tem dinheiro para comprar um tripé e não tem um apoio próximo? Segure sua câmera, encoste os cotovelos nas costelas, abra um pouco as pernas, respire fundo e segure. Se conseguir fazer tudo isso, talvez sua foto noturna fique boa mesmo se algo para estabilizar a câmera.

 Escolha a Configuração da sua Câmera

Essa dica nem precisaria ser dita, mas como disse que seriam 5 dicas tenho que colocar a última (risos). Vamos supor que você seguiu os 4 passos acima e na hora de conferir a foto percebe que ela ficou escura ou clara demais… o assunto foi embora e não tem mais como fazer a foto. Como diriam os malandros: “perdeu, praboy”. 

By Nikon

By Nikon

O mínimo que um fotógrafo precisa conhecer é sobre sua câmera. Um pintor sabe quais tintas e quais pincéis usar para criar um efeito, um mecânico sabe qual chave usar para realizar a manutenção no carro e você não sabe como usar sua câmera se dizendo fotógrafo para todo mundo? Aprenda a configurar o ISO, o obturador e o diafragma da sua câmera que suas fotos ficarão melhores a cada treino.

São 5 dicas para melhorar suas fotos que só terão efeito se você se dedicar e se esforçar. Lembre-se: você não deve pensar que “partir para uma superzoom ou semi ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz e/ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular.

 

 

 

 

 

 

  • Bia

    Essa sua foto do pato no lago é demais!

    • Foi uma boa sacada…. Admito rs

      • Bia

        Preciso comentar de novo: esse pato na lagoa é sensacional!

        • Olá, Bia.

          Parece que você realmente gostou dessa foto. Pretendemos sempre fazer outras fotos tão boas quanto!

  • Rochele

    Muito criativa!

    • Olá, Rochele.

      Agradecemos os elogios e aguardamos sua participação no “Espaço do Leitor“. Envie-nos uma foto feitas por você e nos conte a história dela!

  • jose

    foto do pato achei comum
    tirou a foto normal DEPOIS VIROU

    • Olá, José.

      De fato a foto é comum, mas a grande sacana é o ponto de vista. É exatamente no ponto de vista que o fotógrafo de verdade se diferencia dos “fotógrafos” comuns. A imagem foi apenas invertida, mas o reflexo da fotografia, por um breve momento, confunde nosso cérebro.

      Dependendo da bagagem artística que as pessoas têm elas verão apenas uma foto invertida ou uma sacada de ponto de vista.

      Caso tenha dúvidas sobre fotografia e equipamentos, volte a falar conosco. Se não for um leitor assinante do site, não perca a oportunidade de se inscrever: digite seu e-mail no campo indicado ou no botão “+” no canto inferior direito para receber uma notificação em sua caixa de entrada toda vez que publicarmos algo novo.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.