É curioso como alguns erros sempre se repetem. Andei observando o mercado da fotografia e notei que muitas pessoas comentem basicamente os mesmos erros, por isso resolvi pesquisar um pouco mais sobre eles e identifiquei 5 erros clássicos que você deve evitar quando for comprar sua nova câmera.

Eu quero que você erre o menos possível quando for comprar sua câmera. O Verena está cheio de artigos que procuram te ajudar a fazer a escolha mais correta porque não há nada pior para um fotógrafo ou aspirante a fotógrafo do que comprar uma câmera inadequada para seu perfil.

Confira abaixo os 5 erros mais clássicos que você deve evitar a todo custo quando for comprar sua nova câmera:

erros

Erro # 1 – Procurar conselhos com a pessoa errada

É normal e muito sábio pedir conselhos antes de tomar uma decisão de compra de grande valor como é o caso de muitas câmeras que passam de R$ 1.500,00. No entanto, mais importante que isso é pedir conselhos para as fontes certas. Infelizmente o que mais temos na internet são pessoas falando daquilo que não sabem ou desconhecem.

Será que eles realmente sabem do que estão falando? O site que está lendo, o youtuber que está assistindo ou a pessoa com quem está conversando é de fato um especialista? Será que eles realmente compreendem todas as características associadas ao item que você está querendo comprar bem o suficiente para ter uma opinião embasada?

Você deve refletir em tudo o que já ouviu e ser capaz de dizer “sim” com certeza para todas estas perguntas. Você precisa ter certeza de que a pessoa realmente entende suas necessidades específicas.

Evite comprar qualquer coisa só porque um outro fotógrafo que você conhece tem ou porque todos os comentários dizem que você precisa ter. Peça conselhos de especialistas confiáveis e mesmo o melhor conselho não é um substituto adequado para uma boa pesquisa e comparação que você mesmo pode (e deve) fazer.

erros-qualidade

Erro #2 – Assumir que qualidade é igual ao preço

Sim, um equipamento de boa qualidade é caro, mas nem tudo o que é caro é um bom equipamento. Este é um erro muito comum entre os fotógrafos iniciantes que veem nos equipamentos caros as fontes de boas fotos. No entanto, é importante notar que nem sempre preço alto é sinônimo de qualidade.

Mesmo que o dinheiro não seja um problema para você, pagar mais não garante que sua compra vai realmente atender às suas necessidades. Ele não garante fotos espetaculares que você tanto sonha fazer.

Concentrar-se menos no preço e mais sobre se um determinado item é certo para você ou não é o que realmente importa. Será que a câmera x se encaixa no seu perfil? Você está familiarizado com todas as funções e ferramentas dela? De acordo com sua pesquisa, ela o ajudará a criar as imagens que deseja?

Não adianta ter uma tonelada de recursos se não irá tirar proveito deles.

erro-planejamento

Erro #3 – Falta de planejamento adequado

“Quer pagar quanto? ” – Lembram-se dessa frase?

O planejamento adequado é a chave para o sucesso quando se trata de comprar um novo equipamento fotográfico, seja uma câmera, lente ou o que for. Você não deve comprar uma comprar uma câmera que não tem condições de sustentar nem valorizar demais seu dinheiro e economizar na câmera desejada.

Aqui no Verena eu comentei sobre estratégias para garantir o sucesso financeiro como fotógrafo. Vale a pena ler porque trata exatamente desse ponto.

Uma câmera escandalosamente cara não vai magicamente permitir que um iniciante na fotografia comece de alguma forma a fazer imagens de qualidade National Geographic nem câmera barata será capaz de fazer fotos de qualidade profissional. Note que não estou discutindo a habilidade do fotógrafo em questão.

Várias pessoas também não conseguem levantar o custo total de todos os acessórios que elas precisam em seu orçamento. Ok, você fez a lição de casa e aplicou tudo isso que já conversamos na hora de comprar sua câmera, mas você também precisa se lembrar de considerar as lentes que você vai usar, baterias, tripés, cartões de memória e tudo o mais.

No artigo Set Perfeito: 3 tipos de lentes que todo iniciante deve ter eu falo mais sobre boas lentes para você que está começando na fotografia.

erro-promocoes

Erro #4 – Ser levado por promoções

Fala para mim quem é que não gosta de uma promoção? Pagar mais barato por um item é o sonho de qualquer consumidor, porém é necessário ter extremo cuidado para não levar gato por lebre como expliquei no artigo sobre a verdade que nunca te contaram sobre superzoom e semiprofissional. Se não deseja ser enganado, sugiro que leia.

Então você está finalmente pronto para visitar as lojas de equipamentos fotográficos e fazer suas compras. Você já fez sua lição de casa. Você já descobriu qual câmera é a certa para suas necessidades atuais e futuras. Você até escolheu os acessórios e outras ferramentas que você precisará também. Você tem certeza de que sabe exatamente o que você está procurando.

Aí começam os anúncios, as promoções e os apelos dos descontos. Você perde o seu foco, já nem se lembra mais do que foi comprar, a câmera Y parece melhor do que a câmera X que você pesquisou.

Pare agora mesmo!

Nunca compre qualquer equipamento de fotografia só porque ele está com desconto ou um vendedor insiste que o item X é o que você realmente quer. Pombas! Você passou mais de 6 horas pesquisando uma câmera para mudar de ideia aos 45 do segundo tempo?

Certifique-se de sair da loja com o que você realmente PRECISA.

erros-realista

Erro #5 – Não ser realista o suficiente

Esse é o erro mais clássico de todos.

A maioria de nós tem realmente grandes sonhos que esperamos que se tornem realidade um dia, ainda mais quando se trata de nossos interesses em fotografia. No entanto, é importante perguntar-se se esses sonhos são realistas.

Você que é novo na fotografia, imagine-se viajando pelo mundo, fazendo muito dinheiro como um fotógrafo de viagens dentro de um par de meses. Imagine-se agora comprando, baseado no desejo de pular diretamente para a fotografia profissional, uma tonelada de equipamentos novos e caros; agora se lembre que você nunca usou nada mais complicado do que o app Instagram em seu iPhone – que já discutimos se ele é heroi ou vilão aqui

Não fique à frente de si mesmo quando se trata do que você acha que vai realizar. Aja sempre de acordo com suas necessidades e níveis de habilidade atuais e não baseando-se onde você estará “algum dia”.

Existe uma seção no Verena dedicada especialmente aos iniciantes que vale a pena ser conferida. Na página INICIANTES você encontrar guias, comparativos, análises e dicas básicas

Conclusão

Espero que com esses 5 erros clássicos que você deve evitar quando for comprar sua nova câmera você tenha aprendido tanto quanto eu.

No fim das contas as coisas são simples. Basta procurar conselhos e recomendações com as pessoas certas, buscar qualidade acima de tudo, planejar em cima do que pode comprar hoje, não ser distraído pelas promoções e ser pé no chão.

Se evitar esses 5 erros clássicos que você deve evitar quando for comprar sua nova câmera, certamente você fará uma boa compra e mais do que isso: fará uma comprar acertada.

Para continuar lendo mais, visite nosso ARQUIVO que contém todos os posts publicados. Aposto que vai gostar

Cara na Foto 2

  • Oi, Dai.

    Se seu uso será amador, então a T3i já está de bom/ótimo tamanho. A questão maior mesmo é a das lentes: creio que uma macro e a 18-55mm sejam suficientes para fazer suas fotos. A 55-250mm é uma lente com bastant zoom e por isso é grande e lentes grandes em viagens são muito incômodas.

    Se realmente precisa de uma lente zoom, então beleza, mas saiba o peso que ela tem rs

  • Mari,

    Se sua ideia é trabalhar com fotografia, então eu recomendo a 6D. O fato dela ser fullframe vai fazer toda a diferença para você… só compre uma DSLR crop se não tiver grana rs

  • Tudo certo por aqui, Ézio.

    Obrigado pelos elogios.

    Com 2.500 você compra DSLR’s de entrada como a D3200 ou D3300 da Nikon ou a T5 ou até a T3i se pesquisar bem. A 5D está com muitos cliques? Se estiver, não compensa comprar.

    Com relação às lentes veja os seguintes artigos:

    http://www.verenafotografia.com/as-melhores-lentes-canon/
    http://www.verenafotografia.com/set-lentes-que-todo-iniciante-deve-ter/
    http://www.verenafotografia.com/as-3-lentes-que-voce-precisa/
    http://www.verenafotografia.com/5-lentes-fixas-para-60d/
    http://www.verenafotografia.com/tipos-de-lentes/

  • Obrigado pelos elogios, Arthur.

  • Olá, Edson.

    Não tem link dos anúncios para eu ver os acessórios, mas já adianto que geralmente esses sets são formados por acessórios simples, por isso não se impressione muito com a quantidade de itens

  • Tenta usar esse https://versus.com/pt

  • Olá, Edson.

    Depende… se quer fazer retratos, melhor a 50mm, mas se vai fazer mais fotos de paisagens, melhor a 35mm

  • Olá, Andreia.

    Das câmeras que citou a mais equilibrada é a Sx60Hs, porém a “melhor” poderia ser a Sx540Hs. Note que existe uma grande diferença entre qualquer uma dessas com a 1300D, pois são câmeras completamente diferentes e o preço ser próximo não significa que seja melhor para você.

    Eu recomendaria a 1300D apenas se sua intenção for estudar sobre fotografia (cursos básicos e rápidos, online ou não) ou pretende se profissionalizar no futuro. Esse tipo de câmera permite a troca de lente e a lente que vem no kit geralmente não tem grande zoom, por isso se quer zoom prefira os modelos acima

    • Andreia Santos

      Boa noite Johnny,
      Obrigada pela ajuda.
      A única questão é se não me vou arrepender por não ter comprado uma melhor, até mesmo de outra marca, mas corrente destas.
      Outra questão é que a 1300d com: lente de 18-55mm, bateria extra, cartão de memória, alça de pescoço e bolsa fica mais barata que a sx60 hs apenas a máquina.
      O que faria?
      Obrigada,

      • Se a Sx60 está muito cara (e está de fato), fique com a Sx400IS ou Sx500IS que são boas câmeras e mais baratas ou migre de vez para as DSLR comprando a T6 (1300D)

    • Andreia Santos

      Boa tarde,
      E entre a Nikon D3300 e a Canon 1300D?
      Obrigada,

      • Olá, Andreia.

        Eu sempre digo para comprar o modelo mais recente, que no caso significa dizer compre a T6. Ela é uma câmera de 2006 e naturalmente possui recursos mais avançados que a D3300 – câmera de 2014.

        • Andreia Santos

          Muito obrigada pela ajuda, irei optar pela 1300D.
          Pensei na D3300 porque é superior em termos de ISO e Mp.
          Obrigada

          • Megapixels não são tão importantes como dizem. Eu mesmo já escrevi sobre eles aqui http://www.verenafotografia.com/o-erro-do-megapixel/

            Quanto ao ISO de fato é importante ter uma câmera que possa trabalhar com um grande range, mas comprar uma câmera apenas baseado nesse ponto não é saudável rs.

            Depois volte aqui no Verena para me contar o que achou da câmera

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.