50mm f/1.8 STM - Por que essa Canon é a única 50mm que você precisa
BATERIA
QUALIDADE
PREÇO
DURABILIDADE
FUNCIONAMENTO
PREÇO
4.3Nota Final

Dizem que existe uma lente mítica que todo fotógrafo precisa ter em seu set. Sim, estamos falando da 50mm 1.8. Essa lente fez história combinando bom preço e alta qualidade, ganhou o mundo e o gosto de uma legião de profissionais. Quase todos os Youtubers que conheço usam essa lente para fazer seus vídeos, por isso que essa análise é importante se seu foco é cinefotografia.

Ela é uma lente pequena, leve, acessível e que, além de criar lindas imagens, te desafia a sair da zona de conforto. A Nikon possui um modelo incrível e agora foi a vez da Canon atualizar seu modelo clássico de 1987 com 6 elementos em 5 grupos e se configura como a sucessora da EF 50mm 1.8 II

A nova 50mm 1.8 não é apenas uma boa escolha, mas dentro das lentes fixas da Canon ela é uma das melhores. Sem perder tempo, vamos ao que interessa: o que mudou? Vale a pena trocar minha atual 50mm? Vou comprar uma lente, compro essa 50mm?

O que mudou na nova 50mm 1.8?

Na verdade, vou contar o que não mudou na nova 50mm 1.8:

  • Ela continua sem estabilizador de imagem;
  • Não tem proteção contra o clima;
  • Elementos internos são os mesmos;
  • O preço (mais ou menos)
Canon-EF-50mm-f1-8-STM

Detalhe no encaixe em metal da nova 50mm 1.8

Mas também vou contar o que mudou na nova 50mm 1.8:

  • O diafragma é novo (7 lâminas circulares) e isso é bom para criar um “fundo desfocado” mais suave fora da abertura máxima;
  • Possibilidade de fechar até f/22 (contra f/16 da versão anterior);
  • Grupos internos foram otimizados para diminuir a distância mínima de foco (35cm);
  • Recebeu coatings Super Spectra para maior contraste;
  • O motor de foco automático agora é silencioso – STM (tecnologia lançada em 2012 e otimizada para vídeo);
  • O anel suporta o full time manual (yeahhh);
  • O encaixe voltou a ser de metal, como era na versão I;
  • Ela engordou alguns gramas (agora pesa 162g).

Vale a pena trocar ou comprar a nova 50mm 1.8?

Antes de responder essa questão que poderia atormentar Hamlet bem mais do que “ser ou não ser”. Vamos analisar mais alguns detalhes da 50mm 1.8, principalmente se você quer fazer vídeos com ela seja para seu canal no Youtube ou produções cinematográficas.

Primeiro – Ela gasta mais bateria. Como assim? Acontece que aquele anel de foco é eletrônico e, portanto, alimentado pela bateria. Isso quer dizer que mesmo se for fazer uma foto com foco manual a câmera precisará estar ligada.

Segundo – Existe um delay (atraso) no foco manual. Exatamente pelo foco da nova 50mm 1.8 ser eletrônico a câmera precisa pensar um pouco. São milissegundos, mas é perceptível. No foco automático a 50mm 1.8 é bem esperta. Talvez se sua câmera for uma DSLR com um AF mais sofisticado como a 7D Mark ou a 1Dx o foco seja mais rápido e preciso.

50mm 1.8 3

Terceiro – O STM não é tudo isso. A Canon faz a maior propaganda em cima desse sistema, mas ele já existe e é usado em várias lentes de mirrorless – claro que com outro nome (isso evita processos judiciais). O sistema USM é bem mais rápido, mas acaba sendo mais caro. Se a 50mm 1.8 fosse USM seria uma lente matadora.

Quarto – Houve melhora sim de qualidade imagem. A nova 50mm 1.8 usa o mesmo conjunto óptico da 50mm 1.8 II e teoricamente produziria imagens com a mesma qualidade. Infelizmente a Canon não inovou nesse quesito como fez a Nikon com sua 1.8G, mas graças ao Super Spectra a nova 50mm 1.8 consegue produzir imagens mais nítidas e com melhores contrastes, menos flare, ghosting e aberração cromática.

Vamos logo: compro ou não compro a nova 50mm 1.8?

Coloquemos da seguinte forma: sim, vale a pena comprar a nova 50mm 1.8, porém essa resposta é muito generalista… é necessário verificar em qual situação você está no momento porque pode ser que outra lente seja mais interessante. Em qual perfil você se encaixa?

Não tenho nenhuma DSLR, mas pretendo comprar uma

Geralmente o kit vem acompanhado com a 18-55mm, mas se houver a possibilidade de montar seu set, ela é uma ótima opção. Por exemplo, uma T3i equipada com a nova 50mm 1.8 funcionará muito bem e te dará aquele “fundo desfocado” que tanto deseja.

Tenho uma DSLR e pretendo comprar uma nova lente

Está aí uma ótima oportunidade de comprar uma lente incrível. Bem construída, preço acessível e com melhorias que valem a pena. Ela será uma boa segunda lente para seu set e irá expandir seus horizontes.

Tenho a antiga 50mm 1.8 II, devo comprar a nova 50mm 1.8? Depende se
  • Trabalha com vídeo (o motor de foco silencioso minimiza muito os ruídos nos vídeos)
  • Não gosta da construção em plástico da antiga 50mm 1.8
  • Gosta de fazer fotos próximas do assunto
  • Ama “desfoque de fundo” e odeia flare, aberração e ghosting

50mm 1.8 w

Conclusão

A Canon fez muito bem em renovar sua lente mais popular. Ela perdeu a oportunidade de inovar e criar algo novo e sensacional, mas implementou boas mudanças, trouxe de volta a construção em metal e manteve o preço – parece até bruxaria.

Se quiser dar uma força para o Verena, se inscreva no site. Cada inscrição é um incentivo a mais para produzirmos mais análises e textos interessantes. Não custa nada!

A nova 50mm 1.8 não é legal se você usa câmeras antigas (analógicas, por mais que esse termo seja errado), não curte ver a bateria da sua câmera ser drenada e prefere “desfoque” poligonal.

Para o pessoal que gosta de criar “efeitos” com o flare, ghosting e até mesmo aberração cromática (sim… tem gente que gosta disso) ela não seja uma boa opção. Ah… e para quem é mão de vaca, ter que pagar 50 ou 60 reais a mais pelo novo modelo em relação ao antigo pode ser um pesadelo.

Bom, a análise da nova Canon 50mm 1.8 acaba aqui, mas isso não quer dizer que sua leitura termina neste artigo. Você já leu nosso texto sobre a 50mm da Nikon? Também é possível aprender bastante no nosso artigo sobre lentes, sobre todos os tipos de câmeras da Canon e da Nikon além de quebra descobrir sobre as melhores câmeras para iniciantes.

Vou deixar aqui uma galeria com alguns exemplos de fotos feitas com a nova 50mm 1.8 nas mais diversas situações e condições de luz. A ideia é mostrar o poder de fogo dessa lente maravilhosa. Clique para ampliar.

  • Michael Kuvabata

    Muito bom o artigo parabéns! Tenho uma 17-55 2.8 e uma 70d e estou em uma duvida cruel qual seria minha próxima lente, 50.18 stm, 50.1.4 ou uma 85 1.8. Ouvi dizer que o foco não é tão rápido da 85 mm e o da 50.1.4 não é muito bom em 1.4 pode me dar uma dica? Grande abraço!

    • Olá, Michael.

      Obrigado pelo elogio.

      Primeiro temos que fazer algumas escolhas:

      Escolher entre a 50mm e a 85mm depende do tipo de foto que irá fazer.

      Escolhida a lente deve-se considerar a abertura com base também no tipo de foto que fará. Em um primeiro momento f/1.4 é ideal porque configura-se uma lente super clara, com ótima profundidade de campo.

      E a questão do AF… depende… se o tipo de foto que for fazer não for uma que exija agilidade então não precisa se preocupar com velocidade do AF. Eu tenho a 105mm macro e o AF dela é bem lente, mas ela é uma lente macro! Ela não precisa ter AF rápido porque tudo o que for fotografar é estático. Entende?

  • Oi , Day.

    Por aqui vai tudo bem, exceto pela pilha de louça que preciso lavar daqui a pouco.

    Que bom saber que já dominando sua câmera, essa é a ideia! A 50mm é uma lente maravilhosa, aliás, hoje vai ao ar um artigo das melhores lentes para iniciantes e advinha? A 50mm está na lista rs.

    As fabricantes paralelas de lentes para DSLR Nikon ou Canon que eu recomendo são Sigma, Tokina e Tamron (nessa ordem de preferência). Existem outras fabricantes como a Yongnuo e a Rokinon, mas eu não iria muito nelas não.

    O grande problema das lentes paralelas é como eles conseguem vender uma lente igual a original pela metade ou menos da metade do preço? Essa economia tem que sair de algum lugar, não é?

    Além de economizarem na mão de obra, eles barateiam na qualidade do cristal das lentes e isso gera um pouco mais de aberração cromática nas imagens, um pouco de distorção, variação na fidelidade das cores e em alguns casos até na luminosidade da lente.

    Isso importa para quem quer fazer fotos apenas por hobby? Sinceramente não, por isso não se preocupe demais com isso, mas é minha obrigação te informar já que me perguntou 🙂

  • Qual sua câmera? Se for uma câmera crop é melhor comprar a 35mm, se for fullframe, compre a 50mm. A abertura de 1.4 é um monstro de desfoque enquanto a 1.8 é mais comedida.

    Eu tenho uma 50mm 1.4 e posso dizer que é show.

    A 1.4 costuma ser mais cara que a 1.8 também… precisa levar isso em conta na hora da compra. Se pretende fazer fotos em condições de pouca luz, então a 1.4 seja mais indicada. Acho que esse pode ser um critério de desempate

    • Thiago

      Tô comprando uma 5D Mark iii. Por conta disso, acabei decidindo pela 1.8. Como tô gastando muito, vi que a 1.8 é muito boa, mas claro que a 1.4 ainda é melhor. Mas nesse primeiro momento decidi mesmo pela 1.8. Futuramente quem sabe mudo. Daqui um tempo vou tentar investir numa 70-200. O que acha? Abs! Obrigado pela ajuda.

      • A 70-200mm só é interessante se realmente precisar de zoom, mas fica a seu critério.

  • Rodolfo Cemin

    Olá, Johnny. Por que exatamente não é bom utilizar a 50mm 1.8 STM em analógicas? Estou comprando uma Canon EOS 3 e estou entre essa e a antecessora (50mm 1.8 II).

    • Basicamente você vai perder o auto foco da lente em câmeras mais antigas, mas isso vale para qualquer lente nova com AF

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.