Indo direto ao assunto com José Nêumanne Pinto abaixo você confere as melhores lentes da Canon. Obviamente esta lista é apenas uma sugestão no mar de lentes disponíveis no mercado visto que a Canon faz bilhões de boas lentes e algumas não tão boas assim. A ideia é abranger o maior leque de perfis de tipos de fotografias que puder.

Na minha opinião estas são as únicas lentes que você precisa em seu set, caso queira montar um que cubra o máximo de range focal possível. Tenha em mente que esse processo leva tempo e o ideal é que vá adquirindo as lentes aos poucos e de acordo com suas necessidades. Caso não entenda as siglas usadas nas lentes da Canon sugiro que leia meu dicionário.

Vou citar lentes fullframe que funcionam em tanto em câmeras fullframe quanto crop, mas também menciono as melhores lentes para câmeras cropadas da Canon, com as quais você pode poupar algum dinheiro. Se não entende sobre fullframe e crop, leia este artigo em que explico tudo sobre esse tema.

Perceba que as lentes citadas possuem distâncias focais 50 ou 100% diferentes. Eu explico:

Se eu levar a 16-35mm, eu vou levar também a 50mm e uma teleobjetiva. Eu não vou levar a 16-35mm e a 24-70mm porque estou duplicando a faixa 24-35mm, percebe? Se eu levar a 24-70mm, eu vou levar também uma 20mm USM em vez da 16-35mm.

Bom… preparados? Segue a lista das melhores lentes Canon:

ULTRAWIDE
16-35mm f/4 L IS | R$ 4.969,00

A maioria das lentes UltraWide da Canon não são muito nítidas. É por isso que muitos profissionais paisagem gostam de usar adaptadores em suas câmeras Canon, como a fantástica 14-24mm Nikon.

Felizmente a Canon fez duas grande angulares excepcionais: a 16-35mm L IS e a 11-24mm L. A maioria dos fotógrafos Canon que conheço gostam muito da 16-35mm L IS.

Para câmeras Canon APS-C, não utilize grandes angulares full-frame por causa do alto custo desse tipo de lente. Em vez disso, use a Canon 10-18mm que é tão boa quanto e própria para câmeras crops. Outra opção interessante do ponto de vista do custo é a 17-40mm. Vale a pena conferir.

MEIA TELE
24-70mm f/2.8 L II | R$ 7.243,00

Eis que a famosa 24-70mm f / 2.8 L II dá o ar da graça! A 24-70mm f/4 L IS é quase tão boa, ela apenas troca a velocidade por um corpo menor, mais leve e menos caro.

A 24-105mm f/4 L IS e a nova STM 24-105mm também são boas opções, se você não se importa com um pouco de distorção. A 24-70mm f / 2.8 L II é a meia tele mais nítida do segmento.

Para câmeras da Canon APS-C, há a opção Canon 18-135mm STM. Essa lente vale a pena também caso tenha uma DSLR crop.

NORMAL
50mm f/1.8 STM | R$ 499,99

A cinquentinha não poderia falta no set, não é mesmo? E por razões óbvias. A 50mm f/1.8, a 50mm f / 1.8 II (mais recente) e a 50mm f / 1.8 STM (mais recente ainda) são excelentes, bem como baratas e leves. Elas vão bem em câmeras fullframes e crops. Claro que se puder comprar uma 50mm f/1.4 terá um ganho de qualidade óptica muito maior, por isso avalie se essa abertura não é melhor para o tipo de foto que pretende fazer.

Uma opção que recomendo para quem tem câmera crop é usar a 35mm f/1.4L. Além dela ser um clássico ela é rápida e clara. A 35mm f/1.4 possui uma óptica melhor do que a 50mm f/1.2 L ou a 85mm f/1.2 L II para fotografar com pouca luz em distância focal curta além de permitir uma maior profundidade de campo em f/1.4 para fotos mais nítidas.

A 24mm f/1.4 II também é uma boa lente, mas eu acho que ela é demais para quem está começando na fotografia. Se precisa de mais abertura, então a 24mm seria interessante, porém a 35mm é uma opção mais viável para o set dos iniciantes.

MACRO e TELE
100-400mm L IS II | R$ 10.898,00

A nova Canon 100-400mm L IS II trabalha como macro e teleobjetiva. Ela é perfeita para retratos e fotos de detalhes, além de conseguir fazer boas fotos da lua e céu noturno. Claro que o preço está na mesma altura do nosso satélite, mas o que temos aqui é uma lente de alta qualidade, “acessível” e com grande distância focal.

Se precisa de uma lente mais indoor e versátil, considere a 70-200mm f/2.8 (compatível com adaptador de 1.4x ou 2x – nem preciso fazer a multiplicação né?). Essa lente faz retratos, paisagem (aproximação – zoom), se dá bem com fotos de eventos com pouca luz e tem qualidade óptica excepcional. Aliás… esta foi uma sugestão do Carlos Patrício, leitor do Verena.

AS MELHORES LENTES DA CANON

Não se preocupe que vou parar por aqui. Indicar lentes acima desse valor é entrar no nível dos semideuses e esse estágio está longe da maioria de nós (inclusive eu).

Essas lentes que citei são as melhores do lineup da Canon, na minha opinião. Lentes que cobrem um grande range de zoom, nítidas, claras e poderosas. Eu sei que os preços são salgados, mas a culpa é do dólar, do governo, dos impostos ou do que quiser culpar.

Se ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão para nossa lista, basta deixar ali embaixo nos comentários… vou querer saber quais outras boas opções existem no mundo dos canonzeiros. Alás… você alguma dessas lentes citadas?

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SABER MAIS

 

  • Ei, Ka

    Ainda não esgotou o número não, por isso pode vir que tem espaço para você rs

    Geralmente quando se usa uma câmera crop como a T5i eu recomendo a 35mm por causa do fator de corte, mas isso não quer dizer que a 50mm não seja uma câmera magavilhosa. Eu mesmo tenho uma DSLR crop e uma 50mm.

    Com relação à abertura… f/1.4 é um monstro de abertura, é necessário treino para se acostumar com ela… eu mesmo demorei para pegar o jeitão da minha 50mm f/1.4

    O STM é uma tecnologia nova que a Canon está implantando em suas lentes, por isso acho que não precisa se preocupar muito com USM e STM.

    Vou deixar dois links para você explorar:

    http://www.fotografiaprofissional.org/dicas-de-equipamento-lentes-50mm/

    • Karynne Mota

      Johnny,

      Imagine a coincidência, um colega de trabalho tem uma 35mm f/1,8 e uma 50mm f/1,8. Ainda n vi links q me mandou. Logo mais, assistirei. Vou ter q concordar (risos) q achei a 35mm bem legal. Lá no trabalho, tinha um bonequinho desses q vem com a plaquinha de profissão e o utilizamos ontem como modelo. Fizemos tomadas com mesma abertura, mesmo ISO p reproduzir o mais próximo possível uma da outra e p quem quer aprender a fazer dioramas (eu!) p servirem de cenários (já disse q morro de vergonha de descer p o playground do prédio com tantos aparatos e n tenho coragem de ir com a camera ainda em locais públicos.. aqui a violência aumentou muito), eu confesso q a 35mm é interessante. Dará p enquadrar melhor os cenários…kkkk. Testei a 40mm tb.
      Ele tem uma coleção de câmeras…kkkkk. Morri de inveja.
      Assim q eu assistir aos videos, voltarei p te alugar.
      Quanto ao Telegram, assim q eu tiver c a nova lente na mão e me familiarizar c ela, entrarei.

      Obg pela super paciência de sempre.

      • Como disse a 35mm fica mais interessante em câmeras crop 🙂
        Qualquer coisa é só voltar aqui no Verena

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