Eu sei que filhotes de humanos, os chamados bebês pela Pediatria para todas as crianças até o 28° dia de vida, são coisinhas extremamente lindas e fofinhas. Eles são tão fofos que muita gente gosta de fotografar esses anjinhos e muita gente paga para que fotografem seu filhinhos, por isso vamos falar um pouco sobre esse tipo de fotografia chamada de NewBorn (recém-nascido).

Exemplo de Fofura dos Filhotes de Humanos / Reprodução : http://babycarejournals.com

Exemplo de Fofura dos Filhotes de Humanos / Reprodução : http://babycarejournals.com

Esse tipo de fotografia normalmente exige um estúdio com todos os aparatos necessários, mas como sabemos que a vida de fotógrafo é complicada (financeiramente falando) vamos tentar dar algumas dicas para fazer um ensaio bem bacana na casa do cliente.

Materiais

A primeira coisa a se pensar é no que levar na hora de fotografar bebês, nos materiais que vai utilizar. Os infantes (sim… os filhotes de gente, bebês, também podem ser chamados assim) ficam lindos e fofos com qualquer coisa: desde peladinhos até com gorros e mantas, mas não exagere. Levar um monte de cachecóis, gorros, panos, lãs quando não vai usar nem 1/3 disso é desperdício de tempo e material.

DICA – Veja fotografias de newborn na internet e, previamente, observe quais materiais ficam bons pensando no tom de pele dos bebês, característica física específica dos bebês ou estilo da família.

Reprodução : Laura Alzueta

Reprodução : Laura Alzueta

Pensando agora no ambiente em si, é válido se atentar para o piso e fundo que usará para as fotos. Se tiver pano para fundo infinito e um suporte, será ótimo, mas caso não tenha esse acessório use o que tiver à mão na casa do cliente para prender o pano (vinil, PVC e etc) à parede.

DICA – Nem sempre o fundo uniforme em branco ou preto cria um efeito aconchegante ou o clima desejado, por isso procure usar panos de fundo com textura e cores, explore a casa do cliente porque você pode encontrar uma decoração bacana ou uma parede interessante para as fotos. Ah! Não deixe de tentar fazer uma foto no jardim ou em um lugar aberto, os bebês também ficam ótimos nessas locações. Tudo depende do tipo de ambiente que quer criar.

Espaço

Já na casa do cliente, e anteriormente combinado – claro, localize um local adequado para suas fotos e materiais. Por adequado entenda: espaço, iluminação natural e/ou artificial, cor das paredes (isso é importante) e etc.

DICA – Retire tudo o que for atrapalhar ou possa ser um obstáculo e comece a montar o cenário. Pense em como quer retratar o bebê e use os recursos que tiver para que isso aconteça. Por exemplo: forre uma cesta com várias mantas e panos, posicione-a e faça alguns testes sem o bebê para ter uma ideia de como irá ficar o cenário.

Reprodução : Laura Alzueta

Reprodução : Laura Alzueta

Fotografias

É válido conversar com a mãe para saber qual é o horário de sono do neonato (sim… os filhotes de gente também podem ser chamados assim também) para programar sua sessão fotográfica. Normalmente esse horário é matutino, mas nada impede que se realizem fotos em outros horários.

DICA – Não deixe de fazer fotos com os filhotes acordados também. Eles costumam fazer expressões faciais com um alto índice de fofura que são muito apreciados pelos pais.

Equipamentos

> Use a câmera (DSLR) que tiver em mãos, embora o recomendável seja as semiprofissionais

> Dê preferência para lentes claras por causa da profundidade de campo. Uma 50mm f/1.4 é indispensável, mas se tiver uma f/1.8 não tem problema. Talvez uma grande angular seja de alguma utilidade, mas vai depender da fotografia.

> Uma lente macro (recomendo a 105mm) é muito útil para capturar detalhes do bebê.

> Use um flash dedicado (desde que saiba como usar um)

> Tripés, suporte e pano para fundo infinito

Reprodução : Laura Alzueta

Reprodução : http://kristencook.com.au





Edição

Tenho apenas duas dicas:

1) procure fazer pelo menos algumas fotos com fundo preto (para destacar o bebê) e branco (para “limpar” a imagem) para posterior edição.

2) Se quiser criar o efeito “bebê Johnson” (aquele do shampoo mesmo), pode-se usar o plugin (pago) do photoshop chamado Portraiture. Siga o caminho Filtros > Imagenomic > Portraiture e fazer as regulagens que quiser.

Cuidados

  1. Combine tudo com os pais antecipadamente
  2. Leve uma muda de roupa a mais, porque nunca se sabe o que o bebê pode aprontar com você.
  3. Leve um aquecedor para controlar a temperatura
  4. Leve álcool gel para higienizar as mãos constantemente ao “manipular” o bebê
  5. Se possível, tenha um ajudante (ainda mais para colocar os móveis do cliente no lugar novamente)

A dica mais importante: Nunca deixe o pai perto do bebê

pai-cuidando-do-bebe

Bebês

 Texto baseado no FotografiaDG por Liana Lemos

 

 

  • Bruno

    Hahaha! Post excelente com desfecho top!

    • Olá, Bruno.

      É uma recomendação importante (risos)

  • Priscilla

    Por que não apenas: bebê? rsrs. filhote de humano é bem inusitado…

    • Oras, Priscilla, digamos que é uma nomenclatura não-convencional os humanos em miniatura (risos). Se olhar com atenção verá que o Verena | Fotografia possui uma linguagem peculiar em seus textos (risos).

      Agradecemos a visita

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.