Malas prontas, viagem parcelada no cartão em 10x, óculos escuros no rosto e uma dúvida na cabeça: “qual câmera fotográfica para viagem devo comprar?”. Pode ser que você não tenha grana (somos dois então), mas não tem coisa pior do que fazer uma viagem incrível e ter registros horríveis dela, não é mesmo? Você quer mostrar todas as maravilhas que viu para seus familiares em uma TV LED FullHD de 60″ sem perder qualidade? Não quer perder nenhum detalhe das paisagens de suas férias? Então não deixe de ver as dicas e recomendações que vou listar ao longo do texto!

Então qual câmera fotográfica para viagem você vai querer para suas próximas férias? Talvez precise de uma compacta pequena o suficiente para uma caminhada em Veneza ou uma câmera resistente para sobreviver debaixo d’água quando estiver mergulhando em Punta Cana. Quem sabe você precise de um grande zoom para registrar os leões do safari em Maasai Mara sem virar a próxima refeição deles ou talvez você prefira uma câmera com bom desempenho em situações de pouca luz para capturar as ruas de Buenos Aires durante a noite. Quantas situações!

Mulher, por do sol, austrália

Levar uma câmera fotográfica para viagem em sua mochila é quase tão importante quanto usar um par de tênis confortáveis, por isso escolher a câmera certa é essencial. Para os fotógrafos de hoje (como se eu fosse uma pessoa nascida em 1964), há muitas opções no mercado e, embora o preço seja sempre um fator a ser considerado, existem outros critérios importantes na seleção de uma câmera fotográfica para viagem que você deve levar em conta antes de comprá-la.

Vou começar te guiando através de alguns pontos importantes antes da escolha da câmera fotográfica para viagem e dar uma olhada em alguns dos melhores e mais adequados modelos que estão no mercado hoje. Vale dizer que por ser Brasil pode ser complicado achar uma ou outra máquina fotográfica ou talvez o preço seja salgado – se for importar então nem se fala -, mas são as melhores indicações que posso fazer para você que vai viajar e quer uma boa câmera para registrar esses preciosos momentos que nem sempre se repetem.

Veja também: 4 dicas infalíveis para fotografar suas viagens

Pontos a Considerar

#1 – Custo

Você sabe que as câmeras podem variar muito no quesito preço, desde barato a extremamente caro (infelizmente esse é o mais comum). A primeira coisa que precisa definir é seu orçamento, ele será seu limitador de escolhas no vasto mundo de câmeras fotográficas para viagem. Do que adianta querer muito uma D610 da Nikon se só tem grana para comprar uma Cyber-Shot? Compre o melhor que puder com o dinheiro que tiver – essa é minha regra.

Veja também: O guia completo sobre todas as câmeras (inclusive o preço)

#2 – Tamanho

Sim… ele importa (e muito, mas não pense bobagens hein). Pense assim: você vai fazer uma viagem longa, do tipo “meio sabática” – aprendi esse termo recentemente -, provavelmente estará carregando uma mochila de tamanho médio entupida de tralhas, ou seja, seu espaço é limitado. Pequenas câmeras podem ser a solução perfeita para você porque são capazes de caber em um simples bolso, enquanto uma DSLR’s vai precisar de um case próprio.

#3 – Peso

Tamanho e peso são fatores determinantes caso sua viagem seja longa, possua muitas malas ou esteja buscando um desprendimento material. Hoje a qualidade das câmeras compactas ou mirrorless pode rivalizar com as melhores DSLRs do mercado, por isso não se preocupe nem tenha preconceito com as pequenas. E lembre-se: a melhor câmera é aquela que você tem com você, e não a que está no cofre do hotel porque ela pode não estar lá quando voltar. Vale mais uma câmera discreta do que uma chamativa DSLR dependendo para onde for viajar.

#4 – Zoom e Abertura

Outro aspecto que poucas pessoas pensam é o comprimento focal da lente. Por exemplo: se você quer capturar a visão panorâmica de Machu Picchu, o ideal seria ter uma grande angular de 24 mm ou 21 mm – se estiver usando uma câmera digital seria o valor equivalente no zoom. No outro extremo, se quiser buscar objetos distantes como um leão correndo em sua direção, você pode precisar de uma 70 mm, 200 mm ou até mesmo uma 400 mm dependendo do tamanho dos dentes do leão.

Veja também: Absolutamente tudo sobre lentes

Preste atenção nesse ponto porque depois não vai adiantar ficar chorando por não ter conseguido registrar o passarinho lá em cima da árvore. Você também deve considerar a abertura máxima da lente e como isso afeta a forma que ela irá funcionar em algumas condições de disparo. Quer uma imagem nítida? Use aberturas pequenas como f/32. Quer desfocar o fundo? Procure aberturas grandes como f/1.8.

Veja também: O que é e como usar a abertura da lente

#5 – Conexões

Compartilhar imagens durante as férias é a febre do momento, basta olhar as redes sociais, mas nem sempre temos um computador e leitor de cartão em mãos. Câmeras com recurso de conexão Wi- Fi estão se tornando muito comuns e pode ser ideal para você que quer compartilhar cada momento da sua viagem em “tempo real”. Outra vantagem da conexão wifi ou bluetooth é que muitas câmeras podem ser controladas remotamente através de um aplicativo para smartphones. Ótima solução para quem está viajando sozinho ou é um Forever Alone.

Veja também: Dê poderes WiFi para sua DSLR Nikon

#6 – Autonomia

Já pensou quão horrível seria viajar por 3 horas no deserto do Saara para encontrar um oásis incrível e descobrir que sua câmera morreu por insuficiência respiratória? Busque nas especificações da câmera a parte que fala sobre a autonomia de carga do modelo pretendido ou a capacidade em mA (mili àmperes) dela. Quanto maior, melhor. Existe toda uma controvérsia sobre câmeras que usem pilhas ou baterias, mas independentemente do tipo que escolher, busque a que irá durar mais tempo!

Veja também: Pilhas ou Baterias? Qual é Melhor?

#7 – Controles Manuais

Muitos turistas em férias simplesmente querem uma câmera fotográfica para viagem do tipo que eles podem simplesmente apontar e disparar para registrar a foto, mas outros preferem ajustar manualmente as configurações como abertura e velocidade do obturador para produzir a fotografia do seu jeito. Algumas compactas e superzoons possuem controles manuais parciais que podem suprir as necessidades de alguns, por isso este pode ser um ponto a ser levado em consideração.

Veja também: Aprenda sobre todos os Modos de Disparo de uma câmera digital

COMPARATIVO
DSLR’s
  • Caras: geralmente mais caras que as compactas e superzoons.
  • Grandes: grandes e volumosas, isso sem falar na lente.
  • Qualidade: a grande vantagem sobre a maioria das compactas
  • Zoom: depende da lente, ou seja, várias lentes para várias distâncias focais
  • Vídeo: outra vantagem sobre muitas compactas.
COMPACTAS
  • Baratas: até R$ 1.000 compra-se uma boa compacta
  • Tamanho: tamanho reduzido que ajuda na mobilidade sem pesar ou ocupar muito espaço
  • Qualidade: para a grande maioria dos fotógrafos amadores é o suficiente
  • Zoom: exceto pelas superzoons, as compactas não costumar aproximar muito
  • Vídeo: muitas filmam em FullHD, mas nem todas têm controle de estabilidade decente

A Melhor Câmera Fotográfica para Viagem

Câmeras Pequenas – Compactas

>> Avançadas

Minha sugestão nesta categoria é a excelente série S da Canon composta pelos modelos S95, S100, S110 e atualmente S120. Com qualquer uma dessas você estará muito bem acompanhado – experiência própria. A S100 possui 12.1 Mp em um sensor CMOS de 1/1.7” dentro de um corpo que pesa meros 192g. Ela tem um alcance de 5x de zoom óptico e faz filmes em FullHd (1080p) sendo que o grande diferencial dessa pequena é o range de ISO (80-6400) e fotos em formato RAW.

Câmera Fotográfica para Viagem

Outra sugestão que dou é a poderosíssima Sony RX100, um verdadeiro sonho de consumo de muitos. Ele mede 102 x 58 x 41 mm, pesa apenas 290 g e dispõe de um sensor CMOS de 20,1 megapixels e 1 polegada (13,2 x 8.8 mm). Isso é incrível para uma câmera desse tamanho. Uma alternativa de mesma qualidade é a Olympus Stylus SH-1 que apenas possui um sensor menor.

Veja também: Análise completa da Canon S100

>> A Prova de Água

Vai fazer uma viagem radical? Mergulho, areia, pinguins?  Então pesquise um pouco sobre a PowerShot D30 da Canon. Ela aguenta 25 metros profundidade, quedas de até 2 m e virar um picolé de -10 ° C (14 ° F). Ele também conta com uma lente 28-140 mm – equivalente zoom –  f/3.9 a f/4.8, GPS, pesa 218g e possui 12,1 megapixels em um sensor CMOS de 1/2,3”, grava vídeos em Full HD a 30 fps, tela LCD de 3” e foco automático de detecção de contraste.

A Nikon AW120 é uma câmera igualmente resistente, porém com uma lente mais ampla (24-120 mm equivalente com f/2.8 – f/4.9) e características Wi- Fi. Sua antecessora, a AW110, também é uma ótima opção se precisar economizar ainda mais sem abrir mão da qualidade.

Veja também: Análise completa da Nikon

Câmeras Pequenas – Mirrorless

Ok… suponhamos que você seja fascinado pela ideia de trocar de lentes, mas não queira arcar com o tamanho das DSLR’s, o que fazer? Que tal pesquisar pela Fujifilm X-T1? Uma mirrorless de 16-megapixel, controles manuais e sistema de autofoco híbrido. Pesando 440g no bolso e R$ 5 mil no bolso, a Fujifilm X-T1 pode ser uma ótima câmera fotográfica para viagem.

Veja também: As 5 Mirrorless mais baratas do Brasil

Como alternativa (mais barata) considere a Nikon 1 AW1 ou os modelos da série NEX da Sony… são opções mais “baratas” na categoria de mirrorless, contudo de qualidade excepcional.

Veja também: A primeira mirrorless da Nikon: Nikon 1 AW1

Câmeras Grandes – Superzoons

Eu sempre recomendo a Canon Sx50Hs simplesmente porque ela é uma das melhores superzoons que seu dinheiro pode comprar. A SX50 HS possui uma lente de 24-1200mm com estabilização de imagem de alto nível, com ângulo mais amplo e tela de LCD móvel. O autofoco é rápido e a qualidade da imagem resultante é impressionante.

Veja também: Porque as pessoas confundem semi profissional com superzoom

A FujiFilm S4500 é uma superzoom com ótimo custo benefício, entretanto muita gente tem preconceito com a marca e são poucos os que a recomendam, mas eu indico sem medo de ser feliz porque de fato a Fuji fez um ótimo trabalho nessa câmera cobrando um preço “baixo” pelo modelo: R$ 600.

Câmeras Grandes – DSLR

Considerando que você estará em viagem e o tamanho da câmera sempre será um ponto fundamental na sua escolha, teremos que excluir das DSLR de médio e grande porte. A categoria ideal aqui são as DSLR de pequeno porte tanto da Canon quanto da Nikon, por isso vou indicar um modelo de cada fabricante.

Câmera Fotográfica para Viagem

A mais popular e mais interessante no caso da Nikon é a série da D3100/D3200/D3300, mas muita gente prefere o visor de LCD móvel da D5100/D5200/D5300 (é a era do selfie afinal), por isso talvez esse recurso a torne mais interessante para você.

Veja também: Análise completa da Nikon D3100

No caso da Canon a opção mais viável é a série T3i/T4i/T5i. Essas câmeras custam “pouco”, são compatíveis com várias (se não todas) lentes da fabricante e ainda possuem superpoderes de cinefotografia. Então se for fazer mais vídeos do que fotos das suas viagens, pense com carinho na Canon.

Bônus

Eu não sei qual câmera que você tem agora, mas se você tem uma significa que sabe como usá-la. A melhor câmera do mundo é a que você tem, porque se não tivesse uma câmera, como iria fotografar e registrar suas viagens?

Tá… eu sei… você dirá: “com meu smartphone!” e de fato seu celular pode muito bem substituir as funções de uma câmera tranquilamente, mas lembre-se que esse tipo de tecnologia é recente, porém há 10 anos você dependeria apenas da sua câmera digital cyber-shot, caso tivesse uma, para guardar os melhores momentos das suas férias.

Veja também: 6 Smartphones que podem substituir sua câmera

Aprenda a dominar sua câmera digital, explore todos os recursos do seu smartphone e nunca mais perca uma foto bem feita em alguma viagem que fizer. Use os recursos que tiver em mãos e procure investir em um bom equipamento se não puder fazer isso agora.

CONCLUSÃO

Essa foi minha lista de sugestão para escolher uma câmera fotográfica para viagem. Se tiver gostado do artigo ou se não gostou, inscreva-se no site! É de graça, você vai receber só as melhores dicas, análises e matérias sobre fotografia. Se eu fosse você, aproveitava:

Você está convidado a deixar suas próprias sugestões ou questionar as minhas, porque o importante é termos um guia das melhores opções de câmeras disponíveis. Infelizmente alguns modelos que citei são caros (e o que não é aqui no Brasil?) e difíceis de se achar no mercado, contudo são ótimas câmeras e podem ser a luva para sua mão, caso esteja procurando sua próxima câmera fotográfica para viagem.

Se puder:

  • Visite uma loja e pegue a câmera pretendida nas mãos. O teste prático ajuda muito na escolha.
  • Sinta o peso e considere se ela será muito pesada para levar na mochila ou nas mãos.
  • Veja se a câmera é confortável.
  • Leia na Internet (Verena Fotografia, claro) os prós e os contras da câmera que experimentou.
  • Pense no futuro. Se acha vai apenas fazer fotos por hobby, não compre a DSLR mais cara
  • Faça muitas comparações entre modelos
  • Não se esqueça levar em conta os acessórios.

Espero que este guia tenha ajudado a identificar o que procurar quando estiver escolhendo uma câmera, mas se estiver procurando por mais dicas interessantes e aprender mais sobre fotografia sugiro que acesse nosso conteúdo incrível agora mesmo! Não perca tempo!

MAIS CONTEÚDO INCRÍVEL

E aí? Qual será a câmera fotográfica para viagem que você irá levar em sua mala?

 

  • Felipe da Maia

    Parabéns pelo artigo! Atualmente tenho uma Nikon D5100 e estou bastante satisfeito com ela. No entanto, em diversas situações sinto necessidade de algum equipamento com melhor portabilidade, e com qualidade superior a um smartphone. Decidi então comprar uma Canon S110. O problema agora é onde conseguir comprar aqui no Brasil… hehe… alguma dica?

  • Eu sempre acompanho seus artigos (apesar de não comentar – sorry!) e acho seus textos extremamente bem escritos, meticulosos, muito bons mesmo! Pra mim, que gosto de fotografia como um hobby, eles são muito esclarecedores!

    Eu tenho uma Nikon D50 muito velha de guerra – na época já comprei ela de segunda mão. É com ela que tiro todas as minhas fotos, mas confesso que estou bem cansada – ela é pesada, lenta e não me deixa fazer muita coisa. Recentemente ganhei de presente uma lente “cinquentinha” e as fotos estão, sem dúvida, com outra qualidade, mas pra dizer a verdade, eu queria muito uma câmera nova!

    O que você me indicaria? Eu tenho uma noção básica de diafragma/exposição/iso/etc, costumo tirar muitas fotos em viagens (e aqui na Irlanda! – sou amiga da Bia) e não faço questão da câmera fazer vídeos (a minha atual não faz, já acostumei). Muito obrigada!

    • Bárbara, Bárbara… sempre barbarizando por aí, não é mesmo? Rs… sei que você vira e mexe anda pelo Verena e conheço de perto sua amizade pela Pequena Pessoa, isso nos faz amigos também 🙂

      Obrigado pelos elogios… eles sempre me incentivam a tocar o trabalho que desenvolvo no Verena! Não pretendo entrar em um período “meio sabático” rsrsrs, não enquanto meus textos puderem ajudar as pessoas.

      Então no fim das contas você pretende trocar de câmera, certo? Rs… bom, basicamente você deve saber que ter uma câmera X não excluir ter uma outra câmera Y.

      Se não me engano a D50 foi lançada em meados de 2004/2005 pra competir com a então Canon XT (350D), uma concorrente de peso – literalmente falando e seu pulso que o diga, afinal ela deve pesar cerca de 540g sem a lente. Alías, a lente dela deve ser a 18-55mm que até é leve assim como a 50mm, mas o conjunto deve ser complicado lidar quando está viajando (malas, hostel e etc).

      Supondo que queira permanecer com a Nikon (geralmente essa é a opção de quem já tem Nikon) e não ligue muito para vídeos como afirmou, uma opção mais “compacta” (500g em média) e econômica seria a série D3100/D3200/D3300 sendo esta última a mais recente. Se tiver grana, eu sempre digo para comprar o modelo mais atual com todas as últimas tecnologias; se quiser economizar, fique com a D3100 que é ótima também e custando menos – tenho mais textos sobre ela no site.

      Mas entenda o seguinte: digamos que a série D3100/D3200/D3300 está um degrau abaixo da D50. A série da D3100 são DSLR de pequeno porte enquanto a D50 pode ser classificada como DSLR de médio porte. Atualmente quem ocupada o cargo de DSLR de médio porte da Nikon é a D7200 (e D7000/D7100).

      O quero dizer é: você tem a opção de trocar de câmera por uma de classificação inferior (e isso não é necessariamente ruim) ou de mesma classificação. Vai depender do que quer e do que pode gastar.

      Enfim… como disse no começo dessa carta (rs) ter câmera X não exclui ter câmera Y. Troque sua DSLR, mas isso não irá resolver seu problema de portabilidade, por isso é recomendável que tenha também uma compacta ou superzoom de qualidade para que possa levar com maior facilidade em suas viagens como citei no artigo e indiquei alguns modelos.

      Mas que resposta de comentário bárbaro! Acho que preciso aprender a ser mais conciso rs.

      See you later alligator!

  • Máira Ohanna Nurnberg Marcos R

    Boa tarde,
    Estou querendo adquirir uma câmera, sou leiga no assunto então não pretendo usar uma muito profissional, queria uma mais simples de usar, mas que tenha um resultado final bom, e caso seja necessário ter um aprofundamento do manual para captar melhores imagens também não teria problema com isso. Seria mais para fotos de viagens e família mesmo,
    Andei olhando algumas e gostei muito da Samsung Smart NX Mini, sabe me dizer se vale a pena? Também vi a Nikon Coolpix L830. Gostei do preço delas também, rs, não queria passar de R$ 1.000,00
    Ou você me indicaria outra? Obrigadinha.

    • Olá, Máira.

      A primeira coisa que vou dizer é que você não deve pensar que “partir
      para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te
      dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma
      câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua
      câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou
      dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de
      entrar no mundo das DSLR’s. E no seu caso, você precisaria de
      conhecimento de fotografia still.

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer
      fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho
      suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da
      fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser
      um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

      Não adianta queimar 3 mil reais em uma câmera top ou uma câmera DSLR
      se você não souber como usá-la. Percebe? Com relação à marca, qual
      escolher? Tanto faz nas mãos de quem sabe usar todo potencial da câmera,
      visto que as duas possuem modelos equivalentes.

      Pelo seu orçamento a melhor categoria seria a das câmeras superzoom e dentre elas eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta assim como a S9600. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas outras opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs

  • Letícia

    Boa tarde, estou querendo uma camera compacta com bom zoom, dessas de 18x,22x, 30x. Mas estou em dúvida sobre qual modelo comprar. Pesquisei as da Nikon, por oferecer compactas com estes zoons mencionados. Dúvida: o zoom intefere na qualidade da imagem, no sentido de que quanto mais zoom, mais desfocado ficaria?
    Gostei muito dos modelos: S9500 e S9900 da Nikon. A segunda possui o lcd móvel e zoom de 30x e a outra é fixa e zoom de 22x. Qual vc me indicaria para o dia a dia e viagens, onde quero fotografar paisagens e a lua?

    Obrigada e parabéns pelo site.

    • Olá, Letícia.

      Sim… o zoom interfere na qualidade da imagem, mas não da forma que está pensando. Quanto mais zoom, mais escura fica ótica o que obriga a câmera a compensar isso criando ruído. Não tem nada a ver com “desfocagem”.

      LCD móvel sempre é bom porque você aumenta seu ângulo de visão, ter mais zoom também é interessante dependendo do tipo de fotografia que for fazer. As câmeras da Nikon boas sim, mas não deixe de explorar outros modelos como os da Canon, por exemplo

      • Letícia

        Obrigada pela resposta e dicas, e desculpe por responder somente agora. Acabei comprando a Canon superzoom sx60 hs, gostei do corpo e da forma como se comporta durante as fotografias, o zoom me impressionou embora quanto mais pra perto puxar, mais estabilidade precisarei, mas estou me adaptando a ela.

        • O uso de zoom sempre vai exigir mais estabilização, por isso o ideal é usar um tripé quando for fazer fotos usando o zoom máximo.

  • Glauriane

    Olá, gostaria de adquirir uma câmera mais por hobbie e para fotos em viagens. Não tenho muita noção dos parâmetros utilizados, mas é algo que ate me interesso a aprender. Uma das funções que acho muito bonita na fotografia é o foco do objeto e a nitidez das cores. Apos algumas leituras, acredito que deva comprar uma mirrorless, ate por causa do tamanho. Diante dessas caracteristicas que aprecio, a mirrorless seria uma melhor opção realmente? Qual mirrorless apresenta o melhor custo beneficio? Obrigada.

    • Olá, Glauriane.

      A primeira coisa que vou dizer é que você não deve pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s. E no seu caso, você precisaria de conhecimento de fotografia still.

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

      Não adianta queimar 3 mil reais em uma câmera top ou uma câmera DSLR se você não souber como usá-la. Percebe? Com relação à marca, qual escolher? Tanto faz nas mãos de quem sabe usar todo potencial da câmera, visto que as duas possuem modelos equivalentes.

      Considerando o mercado brasileiro, creio que a Sony seja umas das melhores e maiores fabricantes de mirrorless… assistência, garantia e acessórios são facilmente encontrados. O problema é que ela é uma fabricante um pouco mais cara do que as demais.

  • Ana Carolina Lora

    Olá, não sou fotografa profissional mas comprei uma Canon Rebel 3Ti para tirar fotos boas das minhas filhas e até hoje só uso o recurso manual pois não consegui tempo pra fazer um curso e usar os recursos da máquina …. por isso, eu gostaria de trocar a minha canon por uma máquina mais leve e compacta mas que tenha uma qualidade de imagem similar ….. Você tem alguns modelos pra me indicar ?? Obrigada ! Ana

    • Olá, Ana.

      Se precisa de algo menor que uma DSLR e maior que uma simples compacta, então a categoria ideal é a das superzoons.

      Normalmente quando o assunto são superzooms eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta assim como a S9600. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas outras opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs.

      Cursos básicos de fotografia que eu recomendo são os oferecidos pelo SENAC, Belas Artes e Impacta. Online tem o Eduk e se puder esperar um pouco mais, em breve o Verena irá oferecer essa modalidade online de curso básicos de fotografia. Vai ser bem interessante, rápido e flexível

  • MARIA

    olá,eu não entendo nada de cameras,mas queria muito saber se tem algumas dessas que vc citou que deixa o fundo desfocado?vou viajar e preciso comprar a minha urgente!!!me ajude!!!

    • Olá, Maria.

      Vamos fazer o seguinte: me fale o valor máximo que pretende gastar em uma câmera que tento achar o melhor modelo para você

      • MARIA

        Oieee,entao…ate 1.700,00.Muito obrigada pela sua atenção,nunca vi ninguém tão atencioso como vc nesse ramo!!!Parabéns.Aguardo anciosa sua resposta

        • Com esse valor você pode comprar a melhor superzoom do mercado (a Canon Sx50Hs) que é fácil de operar, mas não vai conseguir fazer “fundo desfocado” em todas as situações, mas você também pode comprar uma DSLR como a Nikom D3200 ou a Canon T3i que irão te dar esse “fundo desfocado”, mas são complicadas de operar…. vai depender do que você quer agora…

          Obrigado pelos elogios 🙂

          • MARIA

            Muito obrigada!!!Agora vou só decidir

          • Se precisar de ajuda, sabe onde procurar

          • MARIA

            Oi novamente,decidi entre essas duas Nikon D5200 e Canon Sx 50HS.Agora preciso de sua ajuda p saber as diferenças entre elas e onde eu tenho mais qualidade em imagem.Desculpa por encomodar.Louca p comprar logo

          • Maria… não tem como comparar as duas câmeras que citou porque elas são de categorias diferentes…. seria como querer comparar um carro com um avião! Eles são diferentes, não podem ser comparados.

            Se comprar a D5200 e quiser operá-la 100% além de se aprofundar na fotografia, então será necessário fazer um curso, mas se sua ideia é apenas fazer fotos por diversão ou registro então a Sx50 será a melhor escolha

          • MARIA

            Entendi,Como é difícil comprar uma cãmera,mas agora esta bem claro p mim.Muito obrigada por sua gentileza.Acho que a Sx 50 é melhor p mim.

          • Pois é Maria… as pessoas acham que é simples comprar uma câmera e até é, mas comprar uma boa câmera requer diversos cuidados e muita pesquisa.

            Como disse a Sx50 é a melhor superzoom do mercado, por isso acho que estará bem acompanhada

  • Moab Bomfim

    Cara primeiro quero lhe parabenizar pelo trabalho que vem fazendo, creio que esta ajudando muitas pessoas, sempre passo aqui para ver os comentários, dicas e tudo mais. Bem estou na mesma situação de Maria, quero comprar uma câmera, mais para hobby, porém não entendo nada de fotografia porém não tenho muito para gastar, olhei seus comentários sobre a sx50 pois tinha interesse em comprar uma superzoom mas no momento as condições não mim permitem então queria a sua ajuda. Quais as melhores opções você mim indicaria na faixa de até 800,00.

    • Olá, Moab.

      Obrigado pelos elogios.

      Normalmente quando o assunto são superzooms (categoria de câmeras que seu orçamento cobre) eu recomendo a Fuji S4500/S4600 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta assim como a S9600. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas outras opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs

      • Moab Bomfim

        Olá, Johnny, eu vi alguns comentários seus sobre as Fuji, porém o problema que tenho com as câmeras Fuji é que eu não encontro nenhum desses modelos, já pesquisei em vários sites pela internet só encontro “Produto indisponível”, você conhece algum site confiável que tenham essas câmeras? ou alguma outra marca de câmera compatível e com preço acessível.

        • Olá, Moab.

          Acho que o mercado deve estar com alguma baixa no estoque dessas câmeras. Os sites que geralmente eu recomendo é o Lucas Lapa e o Angel Fotos, mas não sei dizer se eles tem os modelos pretendidos

  • Patricia Leite

    Ola !
    Eu tenho disponibilidade financeira para adquirir uma máquina compacta diferenciada, mas como tenho uma D3100, com várias lentes e acessórios e praticamente há anos só uso esta….estou perdida.
    Pode me ajudar?
    Patricia

    • Olá, Patricia.

      Uma compacta diferenciada? Vou entender isso como uma compacta avançada (prosumer). Existem várias e de várias marcas. Por usar Nikon talvez seja interessante adquirir uma mirrorless da Nikon, mas se ainda assim quiser uma compacta mesmo temos alguns opções interessantes como a Canon S120, G12 ou G1X. Existem modelos de outras marcas também, mas acho que vai ser complicado achar aqui no Brasil

      • Patricia Leite

        Johnny,

        muito obrigada pela dica. Vou viajar e, caso não encontre por aqui, compro fora.
        Valeu!

        Em 11 de agosto de 2015 08:14, Disqus escreveu:

        • Depois volte aqui no Verena para me contar como foi

  • Ricardo De Souza Vieira

    Olá Jonny,
    boa noite.

    Estou de viagem para Itália, vou em dezembro, ou seja, no inverno. Para registrar bem a viagem, queria comprar uma boa máquina, mas com bom preço, acho que até uns R$ 800,00. É possível? Queria registrar a viagem da melhor forma possível, com aqueles monumentos italianos Incríveis etc.

    O que mais sinto falta nas minhas fotos, é o foco e desfoco dos planos, por isso gostaria de comprar uma câmera que, além da qualidade e definição, possibilite isso também, mas com um valor bem acessível.
    Li o artigo, mas como é uma mundo completamente novo para mim, não sei nem por onde começar.

    • Olá, Ricardo.

      Não se pode exigir muito de uma câmera de R$ 800, por isso não tenha grandes expectativas. Com esse valor pode-se comprar uma superzooom como a S4500 ou S8200 da Fuji ou investir em uma Nikon P600 e outras dessa série.

      As superzoons vão ter dar alcance (zoom) e abrir bem o ângulo, mas para ter uma boa foto é necessário ser um bom fotógrafo, é necessário ter técnica entende? Não que você não vá conseguir fazer suas fotos, porém saber fazer fotos é essencial.

      Se interessar, fica a dica: http://www.verenafotografia.com/novidade/reserva.html

  • Camila Ambrosio

    Olá! Não tenho muita experiência com fotografia mas gostaria de uma qualidade superior as compactas, porém também não tenho grande disponibilidade financeira no momento…encontrei uma Canon PowerShot SX520 por R$ 900,00, você acha que vale a pena? Ou seria melhor investir numa compacta de melhor qualidade com esse valor? Obrigada desde já.

    • Oi , Camila.

      Somente “qualidade superior” não fará suas fotos ficarem melhores automaticamente. A Sx520 é uma ótima câmera, mas se quiser tente explorar outros modelos com custo benefício melhor como a Fuji S4500 ou a S8200. Se quiser a top do mercado pode-se investir na Sx50Hs da Canon e existem modelos interessantes na Nikon também como a P600.

      No campo das compactas avançadas (que são limitadas no zoom) temos opções na Canon: S100 ou a S9700 ou S9500 na Nikon

  • Luiza Moreno

    Olá Johnny, queria uma ajuda sua… Você tem alguma sugestão de uma câmera a prova d’agua? no momento, possuo uma compacta sony (já esqueci o modelo, mas é antiiiiga) e uma HX1, que é a câmera que mais uso e gosto da qualidade das fotos, mesmo sabendo que ela já tá bem ultrapassada. Porém acho ela grande e inconveniente muitas vezes para carregar em viagens. E agora que estou pensando em comprar uma nova, desejo uma à prova d’água. Você tem alguma sugestão? Ou acha que vale a pena comprar uma câmera melhor, estive olhando a Canon SX520HS, e uma case à prova d’água (elas realmente funcionam? não tenho experiência alguma!)? Ah, e também sonhava com uma que fosse smart (quero dizer, com wifi e/ou nfc para compartilhamento dos arquivos), como algumas samsungs que vi. As samsungs compactas são boas? Você as recomenda? Desde já muito obrigada.

    • Oi, Luiza.

      Uma câmera que foi fabricada para ser à prova de água é superior a uma câmera usando dentro de um case à prova de água. Isso é uma fato. Sendo assim, o preferível é que se compre uma câmera à prova de água.

      Temos vários modelos interessantes nesses segmento, por isso vou citar apenas as mais conceituadas sem considerar o valor:

      Na Nikon você encontra a novíssima AW130, mas o modelo anterior (AW120) é ótimo também> tenho uma análise da AW110 aqui http://www.verenafotografia.com/nikon-coolpix-aw110-analise/

      Na Canon você tem a D30 e anterior. Ela é bom, mas não acho a pegada dela legal… parece escorregadia e isso não é muito bom quando estiver no meio do mar rs.

      Ai temos outras marcas boas também como a Olympus Stylus TG-3 e Panasonic Lumix DMC-FT5.

      Agora é escolher rs

  • Rosana Brock

    Oi, Johnny! Primeiro, quero lhe parabenizar pelo blog, é excelente! Estou adorando ler todos os posts e as dicas são ótimas!
    Bom, estou numa indecisão e queria ver se poderia me dar uma ajudinha.
    Tenho uma câmera compacta (sony cibershot W730), mas gostaria de trocá-la por outra de melhor qualidade e com mais possibilidades. Quero que tenha wi-fi. Gostaria de fotos mais claras mesmo em dias ruis e de poder desfocar o fundo. Estou pensando na Canon Sx530Hs ou na Sx600Hs. O que você me diz? Alguma sugestão melhor, nessa faixa de preço?
    Obrigada!

    • Olá, Rosana.

      Obrigado pelos elogios.

      “Desfocar o fundo” é uma técnica ajudada por uma característica da lente, ou seja, se não souber como fazer e tiver uma lente “ruim” não vai conseguir esse “efeito”.

      Quando o assunto são superzoons eu geralmente recomendo a melhor do mercado (Canon Sx40Hs e atualizações) e as câmeras da Fuji S4500 e S8200 – e atualizações.

      Entre as duas câmeras que citou a Sx530 leva vantagem sobre a Sx600.

  • Raquel Marques

    Olá Johnny, gostaria da sua opinião. Quero uma câmera que não seja tão cara e que eu consiga dar os primeiros passos na fotografia, que seja boa em fotos e vídeos e também em fotos noturnas. Então o que você me sugere? Entre esses modelos qual a melhor: Canon SX520HS, Samsung nx 3000, Nikon S9500.

    • Oi, Raquel.

      O que você entende por dar os primeiros passos na fotografia? Para mim isso significa dizer que tem vontade de fazer um curso de fotografia no futuro e se aprofundar mais. Se for esse o caso, então é necessário que considere comprar uma DSLR e não uma superzoom ou mirrorless como sugeriu.

      Se sua ideia é apenas querer uma câmera melhor que uma compacta simples então posso sugerir a melhor superzoom do mercado a Canon Sx50Hs (a Sx40 e Sx60 são boas opções também), a Fuji S4500 e S8200 (e atualizações), a Sony Hx300 (e posteriores atualizações) ou a série P500 (e seguintes) da Nikon.

      • Raquel Marques

        Oi, minha pretensão na verdade é ter uma câmera boa com controles manuais, para fotos pessoais. Não pretendo no momento fazer curso de fotografia, mas eu entendo um pouco sobre, até porque já fiz uma cadeira na minha faculdade sobre fotografia. Por isso perguntei sobre a Canon e a Samsung, pois elas não são muito caras.

        • Se não gostou ou não quer as opções de superzoom que indiquei então o ideal é passar para as DSLR de pequeno porte como a T3i ou a D3100 (ou suas atualizações)

  • Dayane Machado

    Oi Johnny! Descobri seu site faz um mês. Acho que já li quase todos os artigos, alguns mais de uma vez. Estou adorando!
    Passei minha lua de mel num lugar maravilhoso esse ano. Fui com minha compactazinha da Sony e meu telefone pra tirar as fotos. Verdadeiro desastre! Das milhares de fotos que tiramos, poucas prestaram. As pessoas sempre perguntam das fotos, mas eu nem tenho gosto em mostrar. Depois dessa tristeza, resolvi tomar uma providência. Quero continuar amadora, porém uma amadora profissional! Decidi que quero uma câmera melhor, com mais recursos. Comecei a pesquisar e caí no Verena. Inicialmente pensei em comprar uma Superzoom, mas vi que com o tempo eu ficaria limitada demais. Então resolvi que vou partir logo pra DSLR. Ainda não resolvi qual vou comprar, mas já tenho duas opções em mente (t5i e d5200). Vou me dar de natal, vai depender do preço na época.
    Minha prima tem uma T3i, pedi a ela pra mexer um pouquinho, já que eu nunca tinha usado uma câmera manual e vi que a danada é difícil de domar! Cada coisa que eu mexia alterava totalmente a foto.
    Vou viajar pra um lugar bem colorido em abril e já queria estar fera pra trazer belas fotos. Quando vai começar o curso do Verena? Pesquisei alguns aqui em BH mas estão incompatíveis com meus horários.
    Desde já agradeço pela atenção e pelo site que já me tirou muitas dúvidas.

    • Olá, Day.

      Que bom que gostou do Verena 🙂

      Entendi seu drama rs, mas se leu quase todos os meus posts você deve saber que somente comprando uma câmera não tornará suas fotos melhores e como você mesma percebeu uma DSLR é complicada de manusear se não tiver conhecimento.

      Infelizmente o curso do Verena ainda não está pronto porque estou me concentrando no eBook que pretendo lançar ainda este ano. Um opção online para não ficar na mão é procurar por cursos do EduK… são pequenos, bons e relativamente baratos. Pode ajudar.

      A T5i e D5200 são concorrentes diretas. Escolher entre uma e outra seja mais preferência pessoal do que especificações técnicas. Vale a pena ver alguns comparativos no Youtube, imagens das câmeras e feita pelas câmeras e etc. O que posso dizer de pronto é que para mim as imagens da Canon de maneira geral parecem mais saturadas, mais cor enquanto a Nikon produz imagens com cores mais lavadas, porém mais reais. Outra coisa que posso dizer é que as lentes da Nikon são mais caras que as lentes da Canon.

      Você precisar pesar essas coisas e o que mais pesquisar para descobrir qual modelo te agrada mais porque eles são bem equivalentes.

    • Vanderlan Chaves

      Dayane, entendo perfeitamente como se sente! Passei por esse mesmo drama, fiz uma grande viagem e minhas fotos não corresponderam as emoções que senti. Também não fiz curso de fotografia, sou apenas um entusiasta. Minha câmera era uma compacta da olimpus. Não quero te sugerir uma situação para refletir na compra, nada pra interferir na sua decisão entre essas duas DSLR, só minha experiencia. Comprei uma D5200 com lente 18-105 do kit, comprei flash sb900, comprei uma lente 35mm2d e uma lente tamron 17-50mm f/2.8 constante (que no fim era a que mais usava para minhas fotos). Amei tudo, a d5200 é realmente incrível na qualidade das fotos! Vale a pena cada centavo pra ver o resultado delas! Não vejo defeitos nela! Meu amigo é “Canonzista” e usa a T5i. Não falo como fan, mas só vi algo mais interessante no vídeo da T5i. Porém, senti falta da praticidade, e em alguns momentos eu já nem tava me animando carregar ela com os acessórios pra determinados lugares, uso mais pra fotos noturnas. Comprei a Canon SX50 HS e te digo q só uso ela nas minhas viagens atualmente, pela praticidade, fotos ótimas de qualquer situação que não dependa exclusivamente de lentes, resposta rápida e a filmagem em 24 frames deixa um sentimento muito interessante nos vídeos. Exitem muitas câmeras compactas de um nível altíssimo de qualidade de imagem, discretas, ótimas para viagem, entre as marcas estão panasonic, canon, fuji e sony. As melhores delas com sensores incríveis e aberturas constantes baixíssimas, mas com preços bem elevados! Se quiser exemplos de minhas fotos com as câmeras citadas fico a disposição. Estou adorando este site!!

      • Obrigado pela contribuição, Vanderlan

  • Renata Raimundo

    Olá Johnny, tudo bem?
    A Canon PowerShot SX170 IS PRETA pode ser uma opção pra quem não tem muito para investir??

    • Oi, Renata.

      Acho que a Sx520 ou 530Hs são melhores opção no caso de superzoons mais básicas. Se for para economizar mais pode-se explorar a S4500 ou S8200 (e seguintes) da Fuji

  • Fabiano Ribeiro

    Olá Johnny. Aliviado em encontrar o seu site e principalmente ansioso pela sua ajuda… rs… No início do próximo ano farei uma viagem a Disney e preciso de uma câmera que possa registrar todas as recordações da Terra Mágica. Isso inclui passeios durante o dia e os shows noturnos. Minha experiência com câmera é simples, apertar o botão e registar, ou seja, mais amador impossível. Andei pesquisando algumas compactas por entender que esse modelo é o que melhor me atenderia nesse tipo de passeio, onde a comodidade conta muito, afinal são horas e mais horas dentro dos parques. Pensei em adquirir uma câmera a prova d´água, inclusive olhei o modelo da Canon que indicou aqui na postagem e uma Nikon. Mas fico pensando se vale a pena investir tanto nesse modelo se podemos comprar capas para as que não são a prova d´água. Então vamos a minha dúvida. Preciso de indicações de câmeras que podem me atender para o fim que citei acima. Pode me ajudar? Abraços.

    • Olá, Fabiano.

      Uma câmera à prova de água é muitas vezes mais segura do que um case à prova de água, por isso o melhor é que se compre uma câmera à prova de água ou invés de uma normal e um case específico.

      Supondo então que não quer DSLR para sua viagem (grandes e pesadas) você pode optar pelas mirrorless, superzoons e compactas avançadas ou específicas.

      Caso não consiga filtrar suas escolhas pelas categorias acima, me diga seu orçamento porque geralmente ele limita bem as opções de escolha

      • Fabiano Ribeiro

        Caro Johnny,

        Agradeço pela celeridade no retorno. Assim, acho que ainda vai dar termpo de tentar achar uma promoção na Black Friday – rs.

        Vamos lá! Hoje o uso do smartphone para registros do dia a dia, em festas e até mesmo viagens. Claro que não se compara com resoluções das máquinas fotográficas, mas a comodidade pode fazer com que a câmera fique guardada dentro armário a maior parte do tempo. Como não sou uma pessoa que têm disponibilidade para viagens frequentes fico com receio de investir muito dinheiro e usar pouco, como é o caso de uma Canon Eros Rebel Digital XTi 400D, que pelas dimensões e funções acabo não usando. Para você ter um ideia, nos últimos 4 anos eu nunca levei a mesma para minhas viagens. Enfim, diante do que expus, gostaria de adquirir uma câmera de fácil manuseio, com um bom zoom, com wifi, gps.

        Estava pesquisando essas duas:

        Câmera Digital Nikon Coolpix AW130 16MP LCD 3 – Zoom Óptico 5x Filma Full HD À Prova de Água e a Câmera Digital Canon PowerShot D30 – Azul, 12,1MP, LCD 3.0″, GPS, À prova d´água, Zoom Ótico 5z, HDMI e Vídeo Full HD.

        O valor que encontrei varia de R$ 1.400,00 à 1.700,00. É possível encontrar câmeras com descrições similares que não são a prova d´água, porém de menor valor? Você acha que essa função é imprescindível para esse tipo de viagem?

        Obrigado pela ajuda. Abraços.

        • A AW130 é uma boa câmera compacta à prova de água como analisei sua antecessora (http://www.verenafotografia.com/nikon-coolpix-aw110-analise/)

          O problema é que ela é cara, mas câmeras resistentes à água são caras independente da fabricante. Particularmente eu não acho que essa função seja necessárias em câmeras usadas para viagens, exceto se suas viagens sempre incluem ambientes e locais hostis e/ou molhados com grande risco de prejudicar sua câmera (geralmente esportes radicais como canoagem, rapel e etc).

          Com quase R$ 2 mil de orçamento compensa muito mais pegar uma compacta avançada como a Canon S120 ou G12 ou dentro dessa linha do que pegar uma mirrorless, superzoom, DSLR ou compacta resistente a àgua. Se quiser uma compacta melhor que as simples compactas vai ter que desembolsar valores acima de R$ 1 mil no mínimo. Se quiser ficar abaixo desse valor, então somente superzoons médias

  • Vivian Hegmann

    Olá Johnny! Amei seu post. Amo viajar e tirar boas fotos além de fazer vídeos tb. Nunca tive um modelo DSL mas gostaria de ter. Estou na dúvida entre um modelo da Canon 700D /T5i ou a Samsung NX500. O problema está na da Canon que pode ser pesada para carregar e o fato de eu nunca ter tido um modelo desses… Já a Samsung fica na vantagem pelos mesmos motivos e o fato de gravar em 4k e ter lente como de uma DSL. Vc acha que o modelo da Samsung me dariam boas fotos e vídeos? Vc pode me dar um help? rsrrs desde já obrigada!

    • Oi, Viv.

      Que bom que gostou deste artigo. Bom… você está comparando uma DSLR com uma mirrorless e de fato tem razão em considerar o fator peso e tamanho. Comprar uma DSLR é algo complicado porque você terá capacidade de aproveitar 100% do que ela pode oferecer com seus conhecimentos atuais? Geralmente recomendo que se faça um curso rápido de fotografia básica para saber o mínimo de operação da câmera.

      A NX500 é mais simples, leve e portátil com a vantagem de trocar de lentes quando necessário. Se viaja muito e o fator peso da mochila é decisivo então ela pode ser uma opção mais viável.

      Já chegou a ver análises no youtube sobre a NX500? Procura lá e terá uma ideia da qualidade das imagens. Se der, tente testar a câmera em alguma loja pra sentir o peso e a pegada da câmera e decidir qual será sua eleita

  • Lara

    Boa noite! Adorei os posts do site! Estou querendo comprar uma camera com o objetivo de conseguir fotos melhores de viagens e momentos em família, queria conseguir fotos com mais qualidade e com cores mais fiéis, porém não tenho muito dinheiro disponível (vida de estudante rs). Uma superzoom me ajudaria com isso? Como exemplos vou colocar algumas fotos. Com a superzoom eu consigo tirar fotos de pessoas com o fundo desfocado, como a foto do cappuccino? E com a profundidade que n consegui na foto da gruta? Outra coisa ainda: ajudaria em fotos com menos luminosidade, como nas do por do sol, que na parte de cima, onde está mais escuro, começa a granular? Se a superzoom n ajudar, vc pode me dar dicas de câmeras com um preço entre 1000-1500 que me ajudariam com isso?
    (acho que as fotos n carregaram –‘)

    • Lara

      Ah, esqueci de uma coisa: queria uma câmera para ter mais controle, se pudesse ($$$), compraria uma DSLR e faria um curso, apanhar da câmera n é o problema kkkkk, mas como o orçamento n permite, não queria comprar uma camera potente e n ter dinheiro para comprar outras lentes e n usar nem 70% dela.

    • Oi, La.

      Que bom que gostou do Verena.

      A primeira coisa que vou dizer é que você NÃO DEVE pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s ou melhor compre a DSLR e faça o curso simultaneamente. Um curso básico não demora 1 mês para ser concluído e acontece 2 ou 3 vezes por semana (SENAC, Impacta, Belas Artes ou o Verena rs (http://www.verenafotografia.com/novidade/reserva.html)

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

      Não adianta queimar 8 mil reais em uma câmera top ou uma câmera DSLR com lentes tops se você não souber como usá-la. Percebe? Uma superzoom pode até dar a profundidade de campo que deseja, mas nem sempre será fácil pelas limitações da própria câmera. Se for para o lados das DSLR basicamente você precisa escolher entre Canon e Nikon porque são as maiores fabricantes de DSLR no mundo.

      Escolher entre uma e outra seja mais preferência pessoal do que especificações técnicas. Vale a pena ver alguns comparativos no Youtube, imagens das câmeras e feita pelas câmeras e etc. O que posso dizer de pronto é que para mim as imagens da Canon de maneira geral parecem mais saturadas, com mais cor; enquanto a Nikon produz imagens com cores mais lavadas, porém mais reais. Outra coisa que posso dizer é que as lentes da Nikon são mais caras que as lentes da Canon.

      Você precisar pesar essas coisas e o que mais pesquisar para descobrir qual modelo te agrada mais porque eles são bem equivalentes. Modelos dentro da faixa de preço que informou posso indicar a Nikon D3100/D3200/D3300 e a Canon T5.

  • Natasha Martins

    Olá, boa noite, conheci seu site a pouco tempo e ainda não pude ler tudo mas o pouco que já li eu adorei e vou com certeza acompanhar cada post. Eu quero ser uma fotografa e quem sabe absorver tudo que tem passado nos posts e ser tao quanto vc. Ta de parabéns

    • Oi, Nat.

      Que bom que gostou do Verena e que vai nos acompanhar agora! 🙂

      Obrigado pelos elogios e espero mesmo que você pode se consagrar uma ótima fotógrafa. No que eu puder ajudar, estaremos por aqui

  • caroline staudt

    Olá, conheci seu site a pouco tempo quando comecei a pesquisar sobre máquinas fotográficas, estou indo viajar para Argentina, Chile e Peru e gostaria de dicas de qual câmera fotográfica você me indicaria para comprar. Não tenho conhecimento sobre fotografia, então acredito que as DSLR não seriam as mais indicadas para mim, estava olhando as super zoons e gostaria de tirar algumas dúvidas. Vi que elas são ótimas para fotografas a distância e também estrelas, pois vamos fazer o passeio astronômico em São Pedro do Atacama, mas ao mesmo tempo queria saber se elas tem a capacidade de pegar uma grande paisagem, já que verei lindas paisagens nessa viagem. Tenho uma compacta e ela não pega uma área muito grande, então gostaria de dicas para compras, e que eu consiga comprar aqui no Brasil, e que seja de no máximo R$ 2.000,00 ou pouco mais. Desde já agradeço todas as informações. O site é show.

    • Oi, Carol.

      De fato, as superzoons são interessantes para quem não quer uma DSLR e todas as suas complicações. Elas são boas para amadores em fotografia que querem zoom e uma câmera compacta.

      Eu sugiro que pesquise as seguintes superzoons: Nikon P600, Canon Sx60Hs e Sony Hx400. Essas são as tops das melhores fabricantes, você pode economizar se comprar versões anteriores desses modelos.

      Obrigado pelos elogios, Ca!

  • Ei, Lili.

    Se você acha uma superzoom grande e pesada, imagine uma DSLR rs.

    Sim, as mirrorless podem substituir uma superzoom e até algumas DSLR’s dependendo do caso. Claro… o termo nem seria substituir porque cada câmera é feita para um propósito, mas isso fica para outra ocasião rs.

    A grande vantagem das mirrorless é justamente o poder de fogo das DSLR em um corpo reduzido aliado à versatilidade das trocas de lentes.

    As mirrorless possuem modos manuais e automáticos.

    Aliás… já ouviu sobre o grupo premium do Verena? Nem estou divulgando muito porque ele é bem exclusivo, mas se quiser saber mais http://www.verenafotografia.com/premium

    • Liliane

      Super obrigada pela atenção e por esclarecer minhas dúvidas, Johnny!
      Vou conhecer o grupo premium do Verena, sim.
      Obrigada!!!

      • Opa… conto com você 🙂

  • Olá, Petim.

    Que bom que o Verena tem te ajudado.

    Bom…. no quesito câmeras de ação de fato a GoPro é a melhor de todas não exatamente pela qualidade (que é boa em si), mas pelos acessórios. Todo o mercado é compatível com a GoPro.

    Se for para sair da GoPro eu iria apenas na Sony FDR-X3000, Polaroid Cube+, Nikon AW130, Panasonic TS30, FujiFilm XP90

  • Ei, Susan…

    Eu não diria que substituiu porque são linhas diferentes. A questão é que a S120 parou de ser fabricada.

    A Gx9 se posiciona abaixo da G7x II, outra câmera compacta avançada.

  • Substituir não seria o termo mais correto, mas outras opções são G16/G17 ou a G7x… há opções como a RX100 da Sony ou a LX7 da Lumix, mas aí precisa ver esse limite de 400 obamas

  • Oi, Lu.

    Quanto tem para gastar? Geralmente o orçamento é um grande limitador de opções

  • Olá, Marcos.

    Se sua ideia é estudar fotografia, então compre uma DSLR, mas se quer apenas fazer as fotos por hobby fique com as superzoons.

    Para ir de paisagens até quartinho fechado por 1.600 reais creio que somente as superzoons conseguirão. Alguns modelos tops:

    Canon Sx60Hs, Sony Hx400 e Nikon P600

  • Se sua ideia é entrar no mundo das DSLR’s e tem esse valor disponível então os melhores modelos são as DSLR’s de entrada avançadas como essas que citou. O importante é investir em boas lentes

  • Custo benefício é algo relativo: pra mim 3 mil em uma câmera é um bom custo benefício dependendo do que ela me oferece e pode ser considerada “mais em conta” se eu ganho 20 mil reais por mês.

    Basta me dar um teto de orçamento que consigo um modelo dentro disso.

  • Oi, Bru.

    A Sx400 é uma ótima superzoom. Dependendo para que for usar, ela será perfeita. O que pretende fazer?

  • Oi, Bru.

    E você tem quanto para investir em uma câmera?

    • Bru Carol

      Qual você me recomenda, não muito mais cara que essa?! Que valha o custo benefício?

      • Você poderia analisar a Sx520hs da Canon ou subir um degrau e ir para a Sx60Hs, Hx100 ou P900

  • Com esse valor você pode comprar uma superzoom ou uma DSLR de entrada como a D3100 e a T5, mas depende do que que pretende. Se for apenas fotos por hobby, sem compromisso com estudar fotografia, então fique com uma superzoom como a Sx60, P900 ou Hx400.

    Caso queira estudar fotografia e aprender mais, fique com uma dessas DSLR’s

  • Câmeras costumam entrar sim em promoções de Black Friday, por isso fique atenta

  • Olá, Aílla.

    Obrigado pelos elogios.

    Depende do tipo de viagem que fará porque se for uma radical o melhor mesmo é pegar uma Gopro ou uma Nikon Aw 120 por causa da resistência a quedas e água, mas se quer fazer fotos de paisagens ou buscar objetos que estão longe o melhor mesmo é uma superzoom. Tudo isso levando em conta que não pretende fazer um curso de fotografia.

    A melhores superzoons do mercado são Canon Sx60Hs, Nikon P900 e Sony Hx400.

  • Olá, Pedro.

    Obrigado pelos elogios.

    Depende do que você preza em uma câmera. Se quer mesmo uma câmera pequena, leve e fácil, fique com WB250F, mas se precisa de zoom então pegue a H300.

    Infelizmente não tem como ter todas as características em apenas uma câmera.

  • Oi, Priscila.

    Obrigado pelos elogios.

    O mercado de câmera muda a cada momento e pelo que está me dizendo a L840 não está disponível nos sites né? Tenta a Sx520Hs da Canon… ela é boa e não custa tanto.

  • FabianoBR

    Boa tarde.

    Encontrei seu site ontem e já li bastante coisa, rs. Sou um usuário leigo e querendo comprar uma câmera compacta para viagens. O tamanho dela é item essencial pra mim assim como a qualidade das fotos(obviamente, rs). Vi alguns modelos compactos como a nikon A900, Canon G9X Mark II e Sony RX100 II. Todas bem interessantes para o que eu procuro, mas muito caras. Existe algum modelo bom para fotos em viagem que custe bem menos?

    Abs

    • Olá, Fabiano.

      Continue lendo!

      Dentro da categoria de compactas você as comuns/básicas e as avançadas. Dentro das básicas elas são todas iguais praticamente e dificilmente uma se diferenciará de outra significativamente. Os modelos da Sony são os mais indicados pelo custo e assistência técnica ampla.

      Essas que citou são compactas avançadas e de fato são mais caras, mas superiores aos modelos básicos. Qualidade e portabilidade são características que encarecem qualquer câmera e estamos no Brasil, fato que não ajuda muito também no questão do custo.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.