Welcome To The JungleNa verdade, bem-vindo à era das selfies, instagramers e todo tipo de fotografia que puder imaginar! Já foram 50 bilhões de fotos – e vídeos – no Google Photos e 80 milhões no Instagram (dados de setembro de 2015). É muita foto ou não é? A cada ano um recorde é batido.

Uma das grandes vantagens da fotografia digital foi que ela se tornou acessível, democrática e massificada, impulsionada ainda mais pelos smartphones. Câmeras já não são mais dispositivos independentes, o que vemos hoje são cada vez mais ótimas câmeras em celulares e menos compactas sendo lançadas.

Câmeras em smartphones e outros dispositivos, como tablets, por exemplo, estão produzindo imagens incríveis a cada nova geração e até mesmo o grande calcanhar de Aquiles da fotografia mobile, desempenho com pouca luz, está melhorando todo ano com fabricantes constantemente aumentando a eficiência dos diminutos sensores.

O fotógrafo Jarvis disse certa vez que: “A melhor câmera é aquela que está com você” – então porque não usar seu smartphone ou tablet com mais frequência? Claro que há restrições em usar câmeras de smartphones ao invés de uma DSLR ou mirrorless como problemas com pouca luz, não poder trocar as lentes e ter menos controle sobre as configurações de ISO, velocidade do obturador, abertura.Fotos melhores

Entretanto é justamente essas mesmas restrições que podem ajudar a melhorar a sua fotografia quando você estiver usando sua DSLR, mirrorless e até mesmo câmeras compactas.

Então, como essas restrições podem ajudar a sua fotografia? Simples, você terá menos coisas para pensar! Não existirá preocupação com configurações corretas nem com trocar de lente a cada tipo de foto. Sobrará mais tempo para pensar na imagem.

A próxima pergunta sua seria algo do tipo: “Como fazer ótimas fotos com um smartphone se não posso controlar nada?”. Você precisa pensar menos sobre o que você não pode controlar e mais sobre o que você pode controlar.

Não importa qual câmera que você tem, você sempre pode controlar a composição. Você pode decidir de que ângulo vai fazer a fotografia e que direção você está em relação à luz porque, por exemplo, fotografar na direção da luz pode criar silhuetas deslumbrantes – #ficaadica.

Você tem total controle sobre o quão perto ou quão longe você está do assunto. Você escolhe o que você incluir na composição ou o que omitir. Todos estes elementos trabalham para tornar as imagens mais interessantes e removendo o controle sobre algumas características mais técnicas, como mencionado anteriormente, você terá mais tempo para considerar os elementos de composição.

CONTROLANDO FOCO E EXPOSIÇÃO

Na maioria dos smartphones para “dar foco” basta tocar na tela no ponto que se deseja destacar para a câmera do smartphone realizar a tarefa, além disso é nesta área onde o telefone fará a leitura da exposição. Existem alguns aplicativos de câmera disponíveis para Android e iOS que permitem que você faça a leitura de exposição de outro ponto ou aumentar e diminuir a exposição da imagem.

LG G4 - Exposição, Fotos

CRIANDO PROFUNDIDADE DE CAMPO

Apesar de muitos smartphones recentes terem boas aberturas (o iPhone 6 e 6s possui abertura de f/2.2), muitas vezes é complicado criar profundidade de campo (bokeh) com um smartphone. Basicamente quanto maior o sensor, mais fácil é para criar bokeh, porém os smartphones possuem sensores pequenos, então como resolver isso? Você pode conseguir o bokeh através da redução da distância entre o assunto da foto e o telefone! O celular irá fazer os cálculos e criar o fundo desfocado.

LG G4 - Bokeh, Fotos

FAZENDO DAS SUAS IMAGENS FOTOS INCRÍVEIS

Pós-processamento é outra ferramenta que nós temos em nosso arsenal como fotógrafos para fazer uma imagem impressionante. Não é pecado editar suas fotos (até porque o conceito de edição pode ser mais amplo do que você imagina) e o pessoal do VSCO sabe aplicar um filtro como nenhum outro público sabe. Existe uma infinidade de aplicativos disponíveis que lhe dão diferentes níveis de controle no pós-processamento como o Photoshop e Lightroom para mobile como aplicações da gigante Adobe.

Fotos Smartphone

Alguns aplicativos, como VSCO, têm uma vasta gama de filtros que podem ser aplicados às imagens e permitem ajustar áreas como luzes e sombras. Outros aplicativos, como o Snapseed, são muito divertido de usar. Cabe a você escolher qual aplicativo de edição empregar e como usá-lo ao máximo.

OUTRAS DICAS A CONSIDERAR

Faça várias fotos: Às vezes as coisas acontecem rápido. Não tenha medo de fazer várias fotos. A foto perfeita nem sempre virá em apenas um clique. O truque é fazer mais fotos do que o que você realmente precisa, em seguida, escolher a melhor.

Aprenda a ver a luz: Luz é o objeto mais importante na fotografia. Não importa qual câmera você está usando, a luz sempre será o elemento principal. Estude mais sobre a luz e aprenda sobre como ela se comporta, os tipos de luzes, temperatura da luz e como usá-la em seu favor.

Preste atenção ao fundo da foto: Algo que é muitas vezes esquecido em uma imagem é o fundo. Um fundo ruim pode acabar com a beleza do assunto da foto. Você precisa pensar sobre sua foto e o que a torna interessante. Se o assunto que está fotografando é a coisa que quer destacar, então você deve usar um fundo limpo e sem distrações para atrair a atenção das pessoas ao assunto principal da imagem. No entanto, fundos também podem ajudar a compor a imagem enquadrada. Use o fundo! (não pense bobagens hein)

Fotos legais com o celular? Sim, é possível

Mesmo que haja muitas limitações para usar a câmera em seu smartphone, ela ainda assim pode te ajudar a ensinar como contornar essas limitações e criar imagens impressionantes. Trata-se de um ótimo exercício!

Claro que a qualidade não será a mesma que uma foto feita por uma DSLR, no entanto, ainda é possível fazer grande imagens, se você tiver o olhar correto. Pegue seu smartphone agora mesmo e comece a fazer fotos, porém só faça isso depois de se inscrever no Verena 🙂