– Este é um guest post enviado por Fotos Online

A luz é essencial tanto para conseguirmos fotografar quanto para iluminar o cenário que será clicado. Porém, não adianta tê-la se não estiver direcionada corretamente, ou estiver forte demais, pois, nesse último caso, gerará sombras indesejáveis e é aí que entra o rebatedor fotográfico.

Com ele conseguimos aproveitar a fonte de luz, seja ela artificial ou não, e direcioná-la ou suavizá-la como desejarmos, porém, para se obter o resultado esperado, essa ferramenta deve ser manuseada corretamente.

Use a fase adequada do Rebatedor:

Existem rebatedores com várias fases, sendo que cada uma delas possui uma cor. Essas colorações são direcionadas para objetivos diferentes, por isso, escolha o rebatedor mais adequado para a sua atividade.

O de cor dourada, por exemplo, é muito utilizado em ambientes externos e para moda, pois ressalta os traços da modelo e ainda traz uma vivacidade e um bronzeado que a princípio não existia.

No caso do Sol do meio dia, que incide de forma prejudicial e proporciona sombras muito marcadas, o rebatedor dourado é essencial. Ele irá amenizar essas sombras e marcas.

Já o de cor prata é útil durante a noite. Além disso, é indicado usá-lo quando o cenário da fotografia for em ambientes próximos ao mar ou lagos, porque quando direcionado para esses locais, proporcionará a existência de um determinado brilho. Ele também garante uma imagem de auto contraste.

O rebatedor amenizador de luz, por sua vez, é da cor branca. Diferentemente dos outros, ele não é utilizado diretamente na pessoa que será fotografada e sim contra o Sol para amenizar a entrada da luz. Portanto, seu uso é muito frequente em ambientes externos.

Já o rebatedor preto ameniza os reflexos ou tonalidades de cores indesejadas.

Rebatedor

Autor: dualdflipflop
Link: https://www.flickr.com/photos/duald/8005488116/

Conduza na direção correta:

Uma dica muito importante em momentos em que se deseja iluminar o rosto da pessoa a ser fotografada é direcionar a luz refletida pelo rebatedor para a roupa dela e não no rosto diretamente, porque isso, além de incomodar os olhos, fará com que a luminosidade não pareça natural. E quando direcionada para a roupa, de preferência clara, a luz irá expandir naturalmente para o rosto da modelo de uma forma muito mais natural.

Essas são algumas dicas para melhor manuseio do rebatedor fotográfico. Com elas você conseguirá equilibrar a exposição de fundo (cenário) e assunto, suavizar as sombras e reflexos e dar maior vivacidade e nitidez às cores.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.