Fundo desfocado não é nenhuma novidade quando falamos de fotografia. A técnica de enfatizar um assunto no primeiro plano tem sido usada por décadas e centenas de anos se considerar o trabalho dos pintores e outros artistas. Na era digital, com as câmeras digitais, esse fenômeno tem se espalhado cada vez mais nos últimos tempos.

O fato é que muitas pessoas gostam de fotos com o primeiro plano focado e o segundo desfocado e por mais que essa técnica já esteja batida de tanto ser explorada, o bokeh (outro termo para fundo desfocado ou profundidade de campo) veio para ficar. Muitos me perguntam como usar essa técnica, por isso vou mostrar como usar sua lente e a luz, que são os elementos principais para aplicar essa técnica, para criar imagens com bokeh incríveis.

Essa técnica pode ser reproduzida via softwares como o Photoshop, mas nenhuma edição será tão eficaz quanto gerar uma imagem genuína, por isso atenção aos quatro passos que vou ensinar abaixo para criar um belo fundo desfocado.

O termo bokeh é uma palavra japonesa que não tem uma tradução precisa para o inglês/português, mas refere-se ao tipo e qualidade das áreas fora de foco de uma imagem. Em outras palavras, quando as partes embaçadas de uma imagem parecem agradáveis, você pode dizer que a imagem tem bom bokeh ou um bom fundo desfocado.

Poderíamos ficar páginas e páginas discutindo o que é bokeh, o que interfere nele, quais elementos geram mais qualidade, porém neste artigo vamos no ater somente no que for mais básico e prático na criação de um fundo desfocado. Obviamente será necessário muito treino e prática, por isso não fique triste se não der certo na sua primeira tentativa.

1 – Use grandes aberturas

Se olhar para sua lente, independente da câmera que tiver (exceto smartphones), verá alguns números parecidos com esses 1: 3.5-5.6, ou 1: 2.8, ou f / 4. Esses números representam o intervalo de abertura da sua lente e eu já expliquei o que é abertura aqui no Verena. Em linhas gerais e ironicamente números menores representam aberturas maiores, ou seja, uma lente que diz 1: 2.8 será capaz de deixar entrar muito mais luz do que uma lente que diz 1: 4 ou f / 4.

desfocado

Aberturas maiores também significam que suas fotos terão uma profundidade de campo maior de tal forma que qualquer coisa fora de foco atrás do seu assunto virará um borrão. Resumindo: usando uma abertura grande (menor número possível) você conseguirá desfocar o fundo de uma foto.

Na prática coloque sua câmera no modo de prioridade de abertura – modo A – (na Nikon) ou Av (Canon, Pentax, etc) e gire o seletor de controle até que o número do valor de abertura esteja o mais próximo possível de zero. Com uma DSLR pode-se usar esse mesmo esquema ou usar o modo manual.

2 – Coloque o assunto longe do fundo

Existe um truque mais simples e que não exige nenhuma técnica ou conceito como o passo #1. Basta colocar uma grande distância entre o seu assunto e tudo o que está trás dele para criar o bokeh que tanto sonhou. Fazendo isso sua câmera entende que o objeto está no primeiro plano e precisa ficar em foco desfocando automaticamente o segundo plano.

desfocado

Quando estiver fazendo retratos, por exemplo, procure posicionar seu modelo bem longe do fundo (uma parede ou qualquer outra coisa), tome distância, foque o assunto da fotos e clique. Como eu disse é necessário muito treino e prática para acertar o ângulo certo e a luz correta, contudo a vantagem desse passo #2 é que tudo não passa de uma questão de posicionamento.

3 – Aproxime-se do seu assunto

Curiosamente o oposto do passo #2 também é verdadeiro e cria um bokeh tão bom quanto. Ao se aproximar do assunto da foto novamente a câmera vai entender que deseja o primeiro plano focado e tudo o que estiver atrás se tornará desfocado.

desfocado

Uma dica extra aqui é usar o modo macro fotografia da sua câmera. Vale a pena tentar fazer fotos nesse modo porque ele permite uma aproximação bem maior do objeto desfocando ainda mais o fundo. Você pode usar esse passo em retratos ou qualquer outro tipo de fotografia.

4 – Use o zoom

Se os passos anteriores não conseguiram criar um bokeh bacana nas suas fotos, então você precisa estudar e praticar mais ou sua câmera/lente é muito, muito limitada ou pode aplicar o #4 passo.

desfocado

Por causa de como as lentes recebem e focam os raios luminosos é mais fácil obter fundos desfocados com distâncias focais mais longas. É por isso que esse tipo de fotos é mais difícil de conseguir usando smartphones, que geralmente têm lentes com um ângulo de visão muito mais amplo.

Pegue a sua câmera e dê o maior zoom que puder. Agora use as outras dicas que eu já mencionei acima: defina a abertura para o menor número possível, encontre um assunto que esteja relativamente perto de você e verifique se há espaço suficiente entre o assunto e o plano de fundo. Faça o clique.

Como criar um fundo desfocado em 4 passos?

Não existe receita de bolo na fotografia. Mesmo eu confeccionando esse passo a passo tudo pode mudar de acordo com as condições de luz e da sua câmera/lente, por isso é necessário praticar bastante para entender como sua câmera se comporta.

Conhecer seu equipamento, suas limitações e capacidades é essencial na construção de boas imagens. Obter conhecimento de técnicas e praticá-las é a outra parte da equação, portanto não desista e continue clicando até conseguir a foto que tanto deseja.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.