Aprenda a produzir um efeito vintage usando textura de papel envelhecido de verdade e alguns truques de modos de mesclagem. É claro que existem várias técnicas de simular esse tipo de efeito, mas eu escolhi essa porque me deu vontade (risos).

  • Veja outros tutoriais no VerenaTV

Se você quiser dar mais autenticidade ao efeito, escaneie um papel antigo de verdade e utilize as dicas que apresentamos aqui. Alguns retoques, ajustes de mesclagem e níveis vai tornar sua foto atual igualzinha àquela do álbum da sua avó.

.

O passo a passo do nosso tutorial foi:

1 – Copie a textura – a dica aqui é clicar na textura e arrastar para a aba com a imagem a ser editada sempre com o botão Shift apertado.

2 – Estenda a tela – o comando aqui é imagem > tamanho de tela de pintura. Altere para unidade de porcentagem e coloque valores 110 e 120 respectivamente.

3 – Dimensione – o comando é Crtl + T para estender a textura a fim de cobrir todo o quadro. Depois aplique o modo de mesclagem Multiplicação.

4 – Tonalize – duplique a camada (Crtl + J) e aplique o modo de mesclagem Cor

5 – Adicione camada – Renomeie a camada de fundo e execute o caminho camada > nova camada de preenchimento > cor sólida. Colo que a nova camada por baixo de todas.

6 – Recorte as bordas – Selecione a camada de fundo e use a ferramenta Laço Poligonal para recortar as bordas. Aplique um esmaecimento pelo caminho selecionar > modificar > suavizar colocando 100 px.

7 – Suavize a máscara – Selecione a camada de fundo e execute o caminho camada > máscara de camada > revelar seleção. Aplique desfoque pelo caminho filtro > desfoque > desfoque Gaussiano com valores entre 1 e 2 px.

8 – Esmaeça – Execute o caminho camada > nova camada de ajuste > níveis com valores de 40 para o ponto escuro, 40 para os níveis de saída e 1,30 para os tons médios.



Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.