Não tem como negar. O maior expoente da edição e manipulação de fotos é o Photoshop e ele pode ser aterrorizante, se não nunca teve contato com ele e seus painéis de edição. Por isso que sempre publico aqui no Verena algum texto ou vídeo sobre essa poderosa ferramenta da Adobe como Ferramentas do Photoshop: Essas são as 6 ferramentas que eu uso ou Desfocando fotos com o Photoshop.

Dá para fazer muita coisa com o Photoshop, coisas que nem eu acredito à vezes, mas não é preciso que você seja o mestre Pokémon do Photoshop para editar suas fotos de maneira satisfatória. Com algumas orientações e dicas como as que vou dar agora você poderá modificar suas imagens de tal forma que ficaram muito melhores. Pequenos consertos e ajustes podem ser realizados facilmente por quem é novo e não tem quase nenhum conhecimento de uso do Photoshop.

Então vamos aos melhores truques de magia negra, ops… quero dizer de edição de fotografias no Photoshop, que você pode fazer agora mesmo (desde que tenha o software)

Removendo objetos de fotos


Uma função clássica do Photoshop! Quem não nunca quis remover alguém ou objeto da foto? Antigamente era mais complicado executar essa edição, mas agora é bem mais fácil de fazer com a ferramenta de Preenchimento sensível a conteúdo do Photoshop CC, mesmo que nem sempre o programa acerte. Use a ferramenta Laço para fazer uma seleção em volta do seu objeto, selecione também um pouco do fundo em volta dele, então escolha Editar, Preencher e escolha Sensível a conteúdo no menu (mantenha Adaptação de cor selecionado).

Removendo defeitos das fotos

Existe um outro recurso tão incrível quanto o que citei acima e ele atende pelo nome de Pincel de Recuperação. Basicamente ele ‘limpa’ pequenas inconsistências, marcas e defeitos usando as outras informações da imagem. Escolha ele nas ferramentas (ele parece um band-aid), então pinte por cima de pontos que você quer que sumam. Simples assim

Removendo luzes estranhas/chatas

photoshop

O Photoshop pode rapidamente arrumar aquelas imagens que tem cores estranhas (geralmente causadas por luzes tão estranhas quanto). Simplesmente acesse o menu Imagem, Ajustes, Corresponder Cor e aperte em Neutralizar, e clique em OK. Nem sempre o resultado será perfeito, porém deve dar conta de muitos casos sem precisar ficar ajustando um por um na mão.

Suavizando uma imagem

photoshop

Um truque rápido para suavizar qualquer imagem é usar o Desfoque Gaussiano. No primeiro momento duplique a sua camada atual (Camada depois Duplicar camada) para então ir em Filtro, Desfoque, Desfoque Gaussiano e ajuste os níveis para que os detalhes comecem a sumir.

Pode ser necessário compensar a opacidade da imagem por causa do desfoque. Esse ajuste de opacidade pode ser encontrado na caixa de Camadas. Escolha Camada, então Estilos de Camada e, por fim Modos de mesclagem. Altere a opacidade de 100% até por volta de 50% e vá testando os níveis até achar um ponto de equilíbrio.

Tirando as pessoas da escuridão

photoshop
Um problema que sempre acontece é ter fotos na contraluz. Sabe quando a pessoa está de costas para uma janela e você faz o clique? Aí você olha a image e percebe que ela está escura? Para tentar arrumar essa situação, vá em Imagem, Ajustes então Sombras/Realces. Então para clarear apenas as partes escuras de uma imagem, use o controle de cima. Você pode querer aumentar o brilho também para dar um outro efeito na foto.

Acrescentando um tonalidade

Colorir a sua imagem com um tom é bem fácil: clique em Criar novo preenchimento ou Camada de Ajustes na caixa de diálogo Camadas e escolha Preto e Branco, então clique na caixa Colorir que aparece. Está em sépia por padrão, mas você pode mudar isso escolhendo outra cor nas caixas adjacentes. Existem outros métodos, mas esse é o mais simples.

Mudando a cor de uma imagem

Uma forma de mudar cores específicas sem nenhuma seleção é por meio da camada de ajustes Matiz/Saturação. Vá em Camadas então Adicione nova camada e escolha Matiz/Saturação. Agora aperte no dedo (visto na imagem acima) e escolha a cor na tela que você quer alterar. Agora você pode editar aquela cor e aquela cor apenas, ajustando a Matiz, Saturação e Brilho.

Acrescentando HDR instantâneo

Se você esqueceu de usar o modo HDR no seu smartphone, então o Photoshop tem a solução para você: Aperte em Imagem então Ajustes então Tonalização HDR e mexa o quanto você quiser nos parâmetros. O número de opções disponíveis pode ser um pouco confuso, então você pode querer usar um preset ou consultar o documento de ajuda da Adobe.

Focando uma parte

Se você abrir uma imagem e escolher Filtro, Galeria de Desfoque e então Desfoque de íris, você pode focar em um objeto na sua foto enquanto desfoca o resto. Clique e arraste a seleção para mudar o ponto focal, e então mova as alças brancas para alterar a força das beiras do desfoque. Opções extra para o desfoque podem ser acessadas do painel de Ferramentas do lado direito.

Criando cores vivas no Photoshop

Se uma foto parecer morta e melancólica, abra outra que seja mais vibrante junto, então volte para a foto original e escolha Imagem, Ajustes e Corresponder cor. Escolha a imagem com a melhor paleta de cores como a origem e a sua foto triste vai voltar à vida, os resultados podem ser bem variados mas é um jeito divertido de deixar as suas fotos mais atraentes.

  • Olá, Marcos.

    Sim…a ideia é ajudar em pequenos ajustes fáceis de fazer no Photoshop. Obrigado pelos elogios

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.