Deixe-me adivinhar… você quer entrar no mundo da fotografia porque sempre gostou ou levou jeito para a coisa, porém não tem ideia de como começar. Deu uma pesquisada no Google e ficou perdido com a grande variedade de termos, conceitos e recomendações sobre o equipamento certo, técnicas e etc. Pesquisou ainda mais e ficou mais ainda perdido (essa inversão até que ficou legal) no que comprar… será que acertei?

Quem sabe não foi nessa pesquisa que você encontrou o Verena! Se eu estiver acertando minhas conjecturas, por favor, me avisem nos comentários porque talvez eu deva jogar na MegaSena! Brincadeiras à parte, eu entendo exatamente como está se sentindo (porque eu mesmo já me senti assim) e posso afirmar com certeza que encontrou o lugar certo para descobrir um caminho no meio dessa floresta de informações e comprar a câmera ideal.

Quero te dar 5 dicas nas quais você deve pensar antes de comprar sua primeira câmera. Note que não falei em DSLR, superzoons (semiprofissionais como alguns insistem em falar) ou qualquer categoria de câmeras. Minhas dicas são para que você reflita e descubra em você mesmo o que está procurando na fotografia. Eu sei que ficou filosófico – deve ser por conta do chá especial que tomei hoje – mas fique tranquilo e leia as dicas que vou te dar… tenho certeza que irá entender e descobrir seu lugar na fotografia e qual equipamento comprar.

#DICA 1 – O mito de comprar a melhor câmera

Certo dia minha esposa me contou que tinha comprado um par de sapatos e que na mesma semana havia visto o mesmo par de sapatos em outra loja por R$ 50 mais barato. As duas lojas eram bem diferentes e para públicos diferentes; uma de nome e outra não, então me pus a pensa que na fotografia é assim também.

Todo mundo já se perguntou: “qual é a melhor câmera para comprar?” e sempre há um que diz: “a melhor câmera é a da Nikon” ou “a Canon é a melhor”. Marcas sempre serão apenas marcas! Todas as câmeras da Nikon são ótimas e todas as câmeras da Canon também dentro do propósito para cada uma foi criada. Cada fabricante tem uma particularidade que as faz únicas.

O mundo está bem saturado de Nikon e Canon, mas não só de Canon ou Nikon o fotógrafo vive. Você já olhou os modelos da Pentax? São super intuitivos e as crianças adoram. E os modelos da FujiFilm? Existe todo um preconceito com relação a ela. Olympus? Nem sequer pesquisou.

Eu vivo dizendo nos comentários que muita gente acha que comprando uma câmera melhor, uma câmera top, elas terão fotos melhores automaticamente e isso não é verdade.

Fotógrafo

Conta-se que um fotógrafo foi a uma festa de gente “ryca” lá em Nova Iorque. Quando ele entrou no salão, o anfitrião disse: “Eu amo suas fotos, elas são maravilhosas, mas também com essa câmera fantástica como essa elas jamais seriam ruins, não é?”. O fotógrafo não disse nada até que o jantar acabou, então disse para o anfitrião: “O jantar foi maravilhoso; a comida estava deliciosa. Você deve ter um fogão fantástico”.

Acreditar que uma câmera melhor (que muitas vezes é sinônimo de câmera maior) fará de você um grande fotógrafo é como pensar que uma raquete de tênis fará de você um jogador de tênis campeão do mundo. Vestir um jeans da Gisele Bundchen não te faz modelo superstar e comprar um grande equipamento não te fará um grande fotógrafo. “Ah, mas eu comprei uma D3100 e todo mundo elogia minhas fotos” – Boas lentes e boas câmeras podem melhorar a nitidez de suas imagens ou até mesmo a qualidade delas porque essas câmeras têm seus próprios méritos, mas tudo isso não vale nada se suas fotografias são mal compostas ou desprovidas de técnicas.

Um grande equipamento não te fará um grande fotógrafo

Quer um exemplo moderno do que estou falando? Entre no Instagram, 500px ou no Flickr. Oitenta por cento ou mais das belas imagens que vê lá são feitas com smartphones, compactas comuns ou DSLR de pequeno porte, por isso tenha em mente que a melhor câmera que você pode comprar é a que você pode pagar no momento, independente se ela é Canon, Nikon, Pentax, Samsung e etc

#DICA 2 – Que tipo de fotografia vai fazer?

Essa dica define tudo.

Se você pretende fotografar produtos, por exemplo, então não há motivos para comprar uma super teleobjetiva de 300mm nem frequentar cursos de fotografia de vida animal. Entende? A fotografia é muito vasta e no início de sua carreira você deve focar no que importa… não perca tempo querendo abraçar todas as áreas da fotografia.

No início de sua carreira você deve focar no que importa.

As perguntas podem ir além: Você está pensando em levar sua câmera para locais inóspitos como o deserto, mares ou com neve? Você vai fazer milhares de imagens em uma única sessão ou apenas fazer fotos em ocasiões especiais? Esta é uma das primeiras questões a considerar antes de comprar qualquer equipamento novo: no que você vai usá-lo?

Lugares selvagens exigem câmeras mais robustas e mais bem preparadas (as Pentax são feras nesse campo); milhares de fotos em uma única sessão exige uma DSLR de grande porte que aguente o ritmo pesado de trabalho; fotos ocasionais podem ser feitas com câmeras menos potentes tranquilamente.

Fotógrafos correndo de urso

O tipo de foto que fará também irá influenciar no tipo de lente que irá comprar. De primeiro momento a 18-55mm – padrão em muitas câmeras – ajuda bastante, mas deixa a desejar à medida que você se torna mais criterioso com suas imagens.

Por exemplo, se você está pensando em fazer uma série de retratos, pode-se optar em comprar lentes fixas ou lentes de zoom. Se você vai fazer fotos de casamentos, é interessante comprar meias teles e teleobjetivas. Se você vai fazer fotos de paisagens, então grande angulares são as melhores opções que poderá ter. Por fim, se quiser fazer fotos de produtos ou comida, o canal é comprar lentes macro. Percebe como existem diversas questões a serem pensadas antes de comprar sua câmera ou sua lente? Se quiser saber mais sobre lentes, temos o artigo com absolutamente tudo o que precisa saber sobre elas.

#Dica 3 – Marcas sempre serão apenas marcas

Desde já coloque na sua cabeça que marcas sempre serão marcas (exceto quando estamos falando da TekPix). Repita comigo: “marcas sempre serão marcas”. Mais uma vez pra fixar.

Infelizmente vivemos em tempos de intolerância: se você diz que gosta de Nikon é acusado de ser fanboy (termo usado em muitos fóruns para definir uma pessoa que não é só um fã de alguma coisa, mas é obcecada por ela e defende fortemente sua opinião ao respeito do assunto – Wikipédia), se diz que usa Canon, alguém se levanta para listar todas os defeitos das câmeras da marca.

Quem anda aqui pelo site sabe que uso Nikon e a maioria dos artigos são sobre a Nikon, embora eu fale um pouco sobre a Canon e um pouco menos sobre a Sony, mas nem por isso desprezo as câmeras dessas fabricantes. Quem me dera ter uma 6D ou uma RX1!

batman e robin

Todas as câmeras têm vantagens e desvantagens… o que você precisa saber é se o preço compensa as vantagens e se as desvantagens não prejudicam suas fotos. O resultado dessa equação resultará na câmera ideal. Não há nada de errado ou mal (exceto a grana que investiu) em começar na Nikon e depois, por motivos variados, trocar para a Canon ou vice-versa.

Creio que se olhar nos últimos 10 anos talvez perceba que a Nikon faz melhores corpos que a Canon, enquanto a Canon faz melhores lentes que a Nikon, mas isso é uma média e impressão minha. Para melhor ou pior, eu gosto e uso Nikon, contudo não penso menos de quem usa Canon ou outra marca.

Se você está indeciso entre Canon ou Nikon, eu posso te dar um conselho: escolher entre Canon e Nikon é uma escolha pessoal. As duas são fabricantes fenomenais e de forma alguma uma é melhor que outra. Eu escolhi a Nikon, mas conheço diversos fotógrafos que escolheram a Canon e por aí vai… cada um defendendo seu peixe e sua escolha.

Marcas sempre serão marcas

Então como decidir entre as duas? Minha dica é: experimente! Arrume um jeito de testar um modelo das duas marcas. Vá em uma loja e sinta o peso de uma câmera da Canon, o estilo do menu de uma Nikon, a quantidade de acessórios, a empunhadura de uma e da outra… faça um somatório e veja qual te agradou mais no geral. Essa será sua marca.

Sempre desconfie quando alguém diz que a Canon é melhor que a Nikon ou vice-versa. Isso é ser tendencioso e sua escolha estará baseada no que alguém disse que é melhor e não na sua experiência.

Canon ou Nikon?

A única diferença básica entre as duas que é válido ressaltar é em relação ao motor de foco, por isso vou reduzir todas as suas dúvidas em termos simples (lembrando que estou sendo BEM generalista agora):

o motor de foco está nas lentes, por isso elas são mais caras, porém os corpos das câmeras são mais baratos
o motor de foco está no corpo, por isso ele é mais caro, porém as lentes são mais baratas
O motor de foco é responsável por “dar o foco” na hora que você pressiona o botão levemente. Alguns motores são mais rápidos e eficientes dentro da própria Nikon e da própria Canon, por isso não se preocupe muito com isso… use apenas o critério acima.

#Dica 4 – Na fotografia tamanho importa (ui!)

Sim… foi duplo sentido, mas voltando à fotografia antes de comprar sua câmera preste atenção em uma das partes mais importantes de uma câmera: o sensor. Já foi dito aqui no Verena que o sensor é responsável por captar a luz, ou seja, quanto maior o sensor mais luz e melhor será a capacidade da sua câmera de registrar fotografias.

Entretanto, esse conceito de “mais = melhor” é muito mal explorada (para os clientes e bem explorada para os vendedores). Estou falando os megapixels. A pessoa entra na loja e vê duas câmeras: uma de 8Mp e outra de 16Mp e logo fica fascinada pela de 16Mp porque 16Mp é mais que 8Mp. Já explicamos aqui que não for imprimir em grandes dimensões, pouco importa a quantidade de megapixels.

Você precisa se atentar ao tamanho do sensor! O que parece melhor? Pegar um metrô com 10 pessoas no vagão ou embarcar no mesmo vagão com 33245411 pessoas na Sé? Ter 8Mp em um sensor de 23cm ou ter 16Mp em um sensor de 17cm?

Quanto maior o sensor mais luz e melhor será a capacidade da sua câmera de registrar fotografias

Curiosidade: Quão grande são os sensores nas diversas câmeras no mercado hoje? Um sensor de um smartphone é do tamanho de uma balinha de tic tac, um sensor de câmera compacta é o tamanho de um M&M, um sensor de DSLR de pequeno porte é do tamanho de um selo postal e um sensor de câmera de grande porte é o tamanho de um frame de filme 35mm.

Está gostando do artigo? Que tal me dar uma força e se inscrever no Verena? Garanto que você receberá dicas como essa em seu e-mail!

Então quantos megapixels são necessários e qual é o melhor sensor para você? Bom… mais uma vez essa resposta depende da resposta da Dica 2.

Se você está pensando em fazer imagens para outdoors ou impressões realmente grandes, um sensor full frame produz arquivos maiores que 20 MB e resoluções maiores. Uma câmera de entrada pode produzir arquivos grandes o suficiente para criar imagens do tamanho de um quadro de avisos; fica bom, mas não tente ampliar demais… o ideal é que imprima imagens de tamanho de uma folha A4 ou menor.

Tabela Resolução

Finalmente, se você quer apenas compartilhar suas imagens on-line, um smartphone ou câmera compacta resolvem seu problema, embora hoje se possa compartilhar imagens maiores também com certa facilidade.

# Dica 5 – Proporções e peso definem muito

Considere bem este quesito antes de comprar sua câmera. Você tem ideia de como seu pulso e branço ficam cansados e doloridos depois de uma sessão fotográfica de 4 horas segurando uma câmera DSLR? Você tem ideia de como é trabalhoso transportar com segurança uma DSLR em uma viagem? Você ideia de como uma DSLR chama atenção por ser grande e ter cara de “profissional”?

Muita gente esquece de responder essas questões e voltam de uma viagem reclamando do tamanho da bolsa para levar a câmera e do peso dela. Se tiver lentes teleobjetivas, aí que sua caminhada ao topo da montanha para fazer fotos do pôr-do-sol se tornará um martírio.

Grupo de cachorro de diferentes tamanhos

Eu sempre ando com minha Canon S100 que, apesar de seu uma compacta avançada, faz ótimas imagens, é pequena, portátil e ótima companheira de viagens. Geralmente os fotógrafos possuem dois corpos de câmeras e normalmente são corpos diferentes por diversas razões, mas entre elas está a questão do peso.

Por isso é altamente recomendável que pesquise em sites (como o Verena rs) sobre esses detalhes, veja a câmera ao vivo e sinta o peso dela e avalie se ela se acomoda bem na sua mão. Quem tem ganhado muito espaço no segmento das “pequenas, mas poderosas” são as mirrorless. Vale a pena verificar alguns modelos porque você pode ter o poder das DSLR’s e a portabilidade das compactas.

Sinta o peso dela e avalie se ela se acomoda bem na sua mão

Espero que tenha gostado das minhas dicas e que elas tenham chegado até você antes de comprar sua câmera. Agora me diga: não é bacana ler dicas como essas? Cada novo inscrito no site é um estímulo a mais para escrever artigos como este, por isso se não for cadastrado ainda aproveite agora!

  • Karine Martinhão

    Vc axa q uma D3300 nikon + FLASH Yongnuo YN-560, dao uma dupla boa para pequenos eventos? de noite e de dia…

    • Oi, Karine.

      Na verdade a D3300 não é recomendada para ser usada em eventos, mas isso não quer dizer que ela não possa ser usada nessas situações.

      É uma boa dupla sim, com certeza, porém do que adianta ter uma boa dupla de equipamentos e não souber usá-los não vai adiantar de nada…

      Considere a nova proposta do Verena em http://www.verenafotografia.com/novidade/reserva.html

      • Karine Martinhão

        tmbm estou interessada na D5200… oq vc axa? estou pesquisando bastante pois nao quero gastar horrores mas tmbm nao quero comprar uma camera q vou me arrepender dpois…

        • Olá, Karine.

          A D5200 é uma ótima câmera para aprendizado e boa companheira para fotografia como hobby. Se gosta de fazer filmes, o LCD móvel vai ajudar bastante.

  • Milena

    Olá! Gostaria de saber se uma Nikon s8200 vale a pena (700 reais) para fotografia como hobby.

  • BorecT

    Amei o site, descobri exatamente por pesquisar sobre câmeras, haha!
    Bem, eu já sei para o que usarei a câmera, será para curtas simples e algumas fotos amadoras, mesmo, como hobbie.
    Eu precisava de uma câmera superzoom que filmasse em FullHD, que tivesse entrada para flash e microfone externo, e tivesse visor móvel. O problema é que todas as câmeras com um preço bom para mim tem algo faltando, e estas coisas serão de suma importância, então não posso abrir mão.
    Você conhece uma câmera que atenda a essas características e tenha um preço de 1000 à 1500?
    As características secundárias que eu gostaria que tivesse, mas abriria mão, é filmagem à 24/30 qps, um zoom óptico de umas 40 vezes e ter, no mínimo, uns 13 megapixels.
    Com as características secundárias, você conhece alguma com preço máximo de 2000?
    Amei o site, estou acompanhando, parabéns pela qualidade, e obrigado por qualquer coisa, grato.

    • Oi, BorecT.

      Obrigado pelos elogios.

      O problema é que câmeras de até R$ 1.500,00 dificilmente terão entrada de mic. Você até encontra entrada para flash externo e visor móvel filmando em FullHD com 13Mp, mas entrada de mic não vai rolar. O zoom óptico de 3 a 40x também não será encontrado em lentes para DSLR nessa faixa.

      Você leu sobre as características das superzoons, mirrorless e DSLR’s? Alguma dessas categorias te interessou mais? Precisaria pelo menos definir isso para escolhermos a melhor câmera para você

      • BorecT

        Olha, eu acho que as superzoom tem as características que eu preciso, mesmo não trocando de lente. Meu medo é que, ao longo do tempo eu sinta necessidade de lentes novas. Como é minha primeira câmera, acho que isso não é tão urgente assim.
        Sendo uma superzoom, ela de encaixa melhor nas minhas necessidades sem a compra de lentes externas.
        Não conheces nenhuma com entrada de microfone externo nesta faixa de preço? E alguma com as outras características, excluindo essa?
        Desde já, grato

        • BorecT

          Analisando melhor, cheguei a conclusão de que, como sou desastrado, o visor móvel poderia quebrar. Ele só me seria útil na hora de gravar vídeos, sendo que, na verdade, só iria me poupar tempo. O flash externo também não é de grande utilidade.
          Então, minhas necessidades seriam gravar em FullHD (o que, atualmente, toda câmera faz), seja em 24 ou em 30, uma quantidade de megapixels que não precisa ser lá essas coisa, mas o suficiente para não ser uma foto quadriculada, uma entrada para microfone externoexterno e opção de foco manual, o que não é difícil.
          Gostaria de ajuda para encontrar uma super zoom barata (mas que também não seja aquelas que caem aos pedaços com um mês de uso) com essas características e, se não for de muito incômodo, uma com e uma sem a entrada de microfone, para um comparativo.

          • BorecT, é complicado conciliar algo bom e barato dentro da fotografia. Como eu disse, entrada de mic externo em superzoom é bem difícil de achar. Foco manual em superzoom mecânico (aquele que você gira o anel de foco) não existe.

            Bom… vou listar algumas superzoom com entrada de microfone externo, mas adianta que nem todas elas se enquadram no quesito barato:

            DSC-RX10 II
            SX60 HS
            DSC-HX400
            DMC-FZ300
            DSC-RX10
            DSC-H400
            SP-100
            DMC-LZ40

            Fora essas, qualquer superzoom não tem entrada de microfone. Eu normalmente recomento a Fuji S4500 e atualizações; e a S8200.

  • Bruno Pereira

    Tô viciado no site mesmo antes de comprar a câmera hahaha, que se Deus quiser será em breve.
    Gostaria de parabenizar pelo site, simplesmente sensacional.
    Tenho uma dúvida e gostaria de sua ajuda.
    Sempre gostei de tirar fotos e minha noiva tem o mesmo gosto que eu.
    Iremos nos casar, e ao invés de contratar um fotógrafo profissional tivemos a idéia de comprar uma DSRL e nós mesmo da família tirarmos as fotos, decidimos que compensaria mais por pagarmos por algo que ficaria para nós para usarmos como hobbie e todo mundo assim poderia tambem participar.
    A festa será apenas um almoço para “os mais chegados” após o casório no cartório.
    Estava pensando em adquirir uma Canon EOS T5 (vale lembrar que não tenho experiência nenhuma em usar esse tipo de “máquina, porém desejo fazer um curso até o casamento), acha que seria uma boa para quem está começando e para ser utilizada no almoço? Ou teria alguma outra dica para me dar. Desde já grato pela atenção.

    • Olá, Bruno.

      Que bom que esse vício é do bem rs. Obrigado pelos elogios.

      Cara… se tem interesse de aprender mais sobre fotografia e quer comprar uma DSLR, fazer um curso é quase que obrigatório se é que deseja tirar 100% de proveito do que uma DSLR pode oferecer.

      A questão no seu caso é que você saberá operar a câmera, mas haverá momentos que você precisará sair nas fotos e a pergunta que fica é: a pessoa que for fazer as fotos saberá manuseá-la?

      Como se trata de um casamento é vital que os noivos (recém-casados) apareçam na maioria das fotos. Imagens só da noiva e dos convidados ou de selfies (ângulo superior aberto) são bacanas, mas tiram um pouco do que é a festividade.

      Eu acho que vale a pena você comprar uma DSLR, fazer um curso e fotografar seu casamento desde que você tenha total ciência do tipo de fotografia que isso irá resultar. Todo casamento, por mais simples que seja, é especial e merece ser eternizado em boas fotografias.

      Você mora onde? Eu posso cobrir o evento, dependendo do dia, (cartório + almoço) sozinho reduzindo o valor do que pagaria por um álbum completo. Se quiser reduzir mais ainda o valor, eu entrego apenas os arquivos digitais das fotos… assim economiza no que iria imprimir no álbum, embora, como eu disse, por ser um evento especial, deva ser bem lembrado e um bom álbum é muito legal.

      Bom… você que sabe. Qualquer coisa, manda um mail no contato@verenafotografia.com

  • Vanessa Santos

    Olá! Estou amando suas postagens! Realmente estão me ajudando muito.Eu gostaria de uma outra ajudinha hahah, estou entre comprar uma Nikon P610 e uma Canon Sx60Hs, vai ser a minha primeira camera, e estou querendo mais para tirar fotos de produtos e pessoas, qual vc me indicaria? Obrigada.

    • Oi, Van.

      Que bom que tem gostado dos textos. Se sua ideia é apenas ficar no amadorismo e não tem a intenção de se aprofundar na fotografia a Sx60Hs é a melhor escolha porque é a melhor superzoom do mercado considerando o conjunto. A P610 é uma boa câmera sim, mas se eu tivesse que escolher entre essas duas eu ficaria com a Sx60Hs.

      Ela é cara, por isso se sua ideia é entrar de cabeça na fotografia com o preço que vai pagar nela poderá comprar uma DSLR e isso terá mais proveito para você.

      • Vanessa Santos

        hum Entendi! Muito obrigada pela ajuda! Irei repensar minha escolha.

        • Veja vídeos no Youtube e outras análise pela internet que certamente irá tirar suas dúvidas também

  • Letícia Pacheco

    Ola,

    Adorei o site, Parabéns pelo conteúdo.

    Eu quero comprar uma câmera mas estou totalmente perdida…

    Quero para fotos caseiras, de festas e shows mas só para lembrança nada profissional.

    Gostaria de uma câmera que não me desapontasse nas fotos com pouca ou Muita Luz.

    Eu tive uma Sony Cyber-shot DSC-W690 16.1 MP, (há alguns anos atrás) que me deixava
    muito frustrada nas minhas fotos de shows, hoje em dia uso só meu Smartphone que também
    não me satisfaz nas fotos noturnas ou com pouca luz…

    Qual você me indica? e que teja um bom custobenificio.

    obrigada

    • Oi, Lê.

      Obrigado pelos elogios.

      Por mais que os smarts tenham evoluído eles ainda perder para as compactas, mas as compactas também possuem limites e você encontrou um deles com sua W690.

      O próximo degrau seriam as superzoons. Já pesquisou sobre elas? Talvez te interesse. Elas não se diferenciam muito das compactas, mas tem dotes que melhorar a qualidade da sua fotografia.

      Pesquise pela P500 e superiores da Nikon, Sx40 e superiores da Canon, S4500/S8200 e superiores da Fuji. Veja uns vídeos dessas câmeras no youtube para ter noção da qualidade delas e se te agrada

      • Letícia Pacheco

        Obrigada pela atenção, mas na sua opinião, qual delas é melhor para fotos noturnas?

        • Elas terão desempenhos semelhantes, mas como dentre as que citei a Sx40 (e superiores) é a melhor superzoom do mercado

          • Letícia Pacheco

            Obrigada pela Dica, vou dar uma pesquisada, vi que essa sx40 está difícil de encontrar.
            Abraço

          • A Sx40 já é um pouco antiga para os padrões atuais, mas você deve encontrar a Sx50 ou Sx60 por aí mais facilmente

  • Rafhael Matias

    Parabéns pelo site! Achei-o por acaso e já me tirou algumas dúvidas.
    Pretendo fazer um curso de fotografia e comprar minha primeira câmera, mas não sei qual escolher.
    Minha ideia é tirar fotos de shows, festas raves e de paisagens também.
    Qual ou quais você me indicaria?? Não importa o valor
    Grato, aguardo resposta! Abraço!

  • Rafhael Matias

    Parabéns pelo site! Achei-o por acaso e já me tirou algumas dúvidas.
    Pretendo fazer um curso de fotografia e comprar minha primeira câmera, mas não sei qual escolher.
    Minha ideia é tirar fotos de shows, festas raves e de paisagens também.
    Qual ou quais você me indicaria?? Não importa o valor
    Grato, aguardo resposta! Abraço!!

    • Olá, Rafhael.

      Valeu pelos elogios.

      Normalmente se começa com DSLR de pequeno porte como a D3100 ou a T3i (ou suas atualizações) para depois, se necessário ou se quiser, fazer um upgrade para uma Fullframe. Fique atento às lentes escolhidas para não perdê-las quando trocar de câmera, se trocar.

  • Gabriel Valente

    Johnny! Parabéns pelo site e pela paciência em nos ensinar. Comecei a ler seus textos há 3 dias e me sinto um fera das fotografias (risos).
    Viajo com minha esposa. Quero uma câmera para tirar fotos da natureza (praias e bichos), mas também para tirar fotos dos restaurantes que conhecemos e dos amigos e familiares. Bem genérico. O que vc me diz? Posso gastar até 1 mil reais.
    Dúvidas extras: parece-me que o dólar alto afetou os preços das câmaras aqui no Brasil. Vc percebeu isso?
    Percebo que vc defende o bom fotografo e não a marca da câmera, porém prefere uma ante a outra, e mais ainda frente a Fuji. Como estou iniciando neste mundo não tenho preferência por marca. Quero mesmo uma que me deixe feliz e satisfeito!
    Breve histórico: sempre usei cyber shot compacta da Sony, mas cansei. Quero ler mais sobre fotos e aos poucos evoluir, por isso penso em uma compacta avançada ou uma superzoom. O zoom óptico pra mim seria relevante, já que gosto de flagar bichos (de longe).
    Penso em aprender aos poucos e comprar a câmera de acordo com minhas habilidades.
    Um abraço e obrigado!

    • Olá, Gabriel.

      Valeu pelo elogio.

      Houve sim uma elevação nos preços e em parte devido a alta do dólar, mas o custo Brasil é o grande inimigo a ser combatido, ainda mais na área da fotografia.

      O bom fotógrafo é o elemento principal de uma boa foto, por melhor que seja a câmera. Geralmente recomendo a Fuji porque ela vende um equipamento relativamente barato considerando as especificações. Se não me engano ela usa pilhas, mas isso não é necessariamente ruim.

      Outras opções de qualidade que pode explorar são: Nikon série P500 e seguintes, Canon Sx40Hs e seguintes e Sony Hx300 e seguintes

      • Gabriel Valente

        Obrigado Jhonny! Uma Nikon coolpix P520 por 779,00 direto do site da Nikon, é um bom negócio? Nos outros sites está “indisponível no momento”. Vi que o zoom é de 42x. Seria uma boa camera para começar? Abraço!

        • O preço do site oficial geralmente é maior que o preço praticado no mercado, porém se a câmera está indisponível no varejo e você realmente a quer, então não tem alternativa.

          A P520 é uma superzoom e como tal o uso deve ser amador. Você vai sofrer com ela se for fazer um curso de fotografia e nem pense em trabalhar com ela.

          Se a ideia é apenas fazer fotos da família, paisagens e etc, então tudo bem.

  • Riquinho X Laiany

    Olá antes de tudo quero agradecer pelo belicismo trabalho que você vem desempenhando aqui no seu site que e incrível . Bem eu estou precisando de uma câmera para trazer fotos de melhor qualidade e respectivamente começar a gravar vídeos para o YouTube ,mais estou achando grande dificuldade de achar câmeras Boas e com Preços acessível. gostaria que se possivel você podasse mim indicar 3 câmeras. para iniciantes ,de qualidade.Meu orçamento seria até r$ 1.000,00 des de já agradeço .

    • Obrigado pelos elogios, Riquinho.

      Fotografia é um hobby caro, por isso se acostume com alto preços. Com 1 mil reais não tem como fazer milagre porque nem uma DSLR nova custa este valor.

      Suas opções são: comprar uma DSLR usada ou investir em uma superzoom básica nova. Veja modelos como a Sony Hx300, S8200 da Fuji, P610 da Nikon oua Sx520 da Canon

  • Lohane Souza

    Olá Jhonny! Li alguns dos teus artigos e achei que é simplesmente o melhor site de fotografia que existe! Com toda a tua maturidade , gostaria de saber qual a melhor câmera pra mim. Gosto de fotografias para Robby mas também quero fazer ensaios fotográficos para noivas e casais. Em geral esse tipo de finalidade exige uma câmera um pouco mais robusta. Meu orçamento é de 3000 reais e estou apaixonada pela T5i pois eu poderia além de fazer os ensaios, fazer também alguns making off filmados. Gostaria de sugestões de outras câmeras e de saber se estou indo no rumo certo. PS: estarei fazendo ensaios para complementar a minha renda, já que meu curso é básico.

    • Oi, Loh.

      Obrigado mesmo pelo elogio 🙂

      A primeira coisa que vou dizer é que você NÃO DEVE pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s ou melhor compre a DSLR e faça o curso simultaneamente. Um curso básico não demora 1 mês para ser concluído e acontece 2 ou 3 vezes por semana (SENAC, Impacta, Belas Artes ou o Verena rs (http://www.verenafotografia.com/novidade/reserva.html)

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo (a)” você precisa ser um bom fotógrafo (a) e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

      Não adianta queimar 8 mil reais ou 3 mil em uma câmera top ou uma câmera DSLR com lentes tops se você não souber como usá-las. Percebe? Basicamente você precisa escolher entre Canon e Nikon quando se procura por uma DSLR porque são as maiores fabricantes deste segmento no mundo.

      Escolher entre uma e outra seja mais preferência pessoal do que especificações técnicas. Vale a pena ver alguns comparativos no Youtube, imagens das câmeras e feita pelas câmeras e etc. O que posso dizer de pronto é que para mim (porque isso varia de acordo com a percepção de cada um) as imagens da Canon de maneira geral parecem mais saturadas, com mais cor; enquanto a Nikon produz imagens com cores mais lavadas, porém mais reais. Outra coisa que posso dizer é que as lentes da Nikon são mais caras que as lentes da Canon.

      Você precisar pesar essas coisas e o que mais pesquisar para descobrir qual modelo te agrada mais porque eles são bem equivalentes. Modelos dentro da faixa de preço dita acessível eu indico a Nikon D3100/D3200/D3300 e a Canon T5, mas T5i é uma câmera ideal para se começar.

      Depois com o tempo você pode migrar para uma lente fullframe que seria ideal para realizar trabalhos. Fique apenas esperta com relação às lentes que comprará para não perder quando fizer a troca por não ser compatível.

  • Kenia Silva

    Olá Jhonny!!!
    Estou amando seu site, o melhor que encontrei. O modo que você explica é sensacional, parabéns!!
    Estou ingressando no mundo da fotografia agora, e vou comprar minha câmera da nikon, estou numa grande duvida, economizo um grana e compro a D5500 ou gasto um pouco mais e compro a D7200. O que você tem a dizer sobre essas duas câmeras? Meu objetivo é fazer fotos de casamentos, fotos externas e cobertura de shows. Qual câmera você me indica?

    • Oi, Kenia.

      Que bom que tem gostado do Verena! Espero que possa nos ajudar a ajudar mais pessoas… é só nos recomendar rs.

      A primeira que coisa que preciso dizer é que tanto a D5500 quanto a D7200 são câmeras crop, ou seja, talvez no futuro você queira ou precise trocar por uma câmera fullframe (sobre esse assunto tem artigo no site… basta pesquisar na lupinha ali em cima).

      Digo isso para que você pense bem na hora de comprar as lentes para evitar perdê-las na troca. O ideal é que compre lentes para fullframe.

      Evidentemente a D7200 se sobressai se comparada a D5500, mas na boa? Meu conselho é: pegue a D5500 e com a grana que economizou invista em uma boa segunda lente como a 50mm ou 85mm que são de excelente qualidade óptica, não tão caras, claras e perfeitas para retratos.

      Claro que tudo isso não tem valia nenhuma se não fizer um curso para saber o mínimo de operação de uma DSLR e dos princípios da fotografia, por isso vá estudar! Rs

  • Olá, Douglas.

    Supondo que tenha $$$ para comprar as duas câmeras já que a D5300 é mais cara que a D3100 eu sempre digo para se comprar o modelo mais novo, qual seja, a D5300.

    Ela é mais nova, está um degrau acima da D3100 e tem visor LCD móvel. Que seu hobby, fotos de paisagens em viagens e retratos, mesmo que exporadicamente e aos fins de semana, sejam feitos pela melhor câmera que pode comprar

  • Olá, Vander.

    Obrigado de coração pelos elogios.

    Cara… você está querendo fotografar uma das piores situações que um fotógrafo pode querer fotografar: uma ambiente com pouca luz. Fotografia é por definição o registro da luz e uma casa de shows é um local onde tem menos luz que outros lugares. Claro que nossos olhos enxergam tudo certinho porque temos duas máquinas que chamamos de conjunto óptico humano, uma maravilha da evolução, porém nossas câmeras não são tão boas ainda.

    Fazer esse tipo de foto com uma câmera mais top como uma DSLR já é muito complicado, usando uma brigde (superzoom) isso se torna mais difícil ainda.

    Para uma foto ter uma “cara profissa” você precisa de duas coisas: um profissional (ou seja, ou cara que sabe fazer a foto) e uma câmera para uso profissional (sim… aquelas caras). Não estou dizendo que precise de uma câmera de R$ 3 mil até porque um cara que não manja nada não vai conseguir fazer uma boa foto com uma câmera de R$ 3 mil nem com uma de R$ 20 mil.

    A questão do sensor ser CMOS ou CCD é irrelevante. Não precisa gastar preocupação com isso.

    Dentre as superzoons a que mais se destaca é a Sx60Hs da Canon, mas o preço dela é acima dos R$ 1 mil. A Sl1000 é uma boa superzoom sim e pode até te ajudar no que pretende fotografar, mas não espere milagres. As pessoas compram a câmera, a usam de forma errada e depois dizem que a câmera é ruim.

    Como seu orçamento é limitado então não tem o que fazer… compre a Sl1000 e treine muito, veja muitos vídeos no youtube e caso se interesse, existe uma ferramenta que pode te ajudar muito aqui http://bit.ly/2c6TaVR.

    Mas esteja sempre ciente que sua câmera por si só não fará milagres… o ambiente é complicado, você não tem conhecimentos de fotografia, a câmera é limitada então já sabe né….

    Espero não ter sido pessimista demais, mas não irei te iludir dizendo que a câmera X é melhor que Y e pode comprar que conseguirá fazer as fotos que quer.

  • Show!

    Depois volte aqui e me diga suas impressões

  • Demorou… fico no aguardo

  • Humberto Epaminondas

    Oi Johnny, tenho 16 anos e estou querendo seguir carreira como fotografo (em janeiro pretendo começar um curso básico no senac), mas tem um problema, não tenho noção alguma de qual câmera devo comprar (leve em conta que posso gastar de 1000-1500), e por isso venho pedir ajuda por meio deste comment hehe.
    Aguardo resposta.

    • Olá, Humberto.

      Se pretende fazer um curso no SENAC, compre uma DSLR. As mais baratas são Nikon D3200 e Canon T5 ou D3300/D5200/D5300 e T3i/T5i se quiser investir mais.

      • Humberto Epaminondas

        Obrigado por responder rápido hehe, acho que vou comprar a T3i mesmo.

  • Oi, Sandra.

    Espero que tenha consciência que para boas fotos não basta uma boa câmera, é também necessário um bom fotógrafo. Uma T5i é até discreta e pequena se comparada com outras DSLR’s, mas claro… uma compacta sempre será menor e mais leve.

    Pode-se optar por uma compacta avançada como essas que citou, mas elas são complicadas de achar no mercado nacional. A S100 já está ultrapassada, essa série está na versão S120 e ainda assim já é antiga.

    Já pensou em escolher uma Mirrorless? Elas custam caro, mas são poderosas e discretas.

  • É natural mesmo ficar confusa à medida que lê mais, não se preocupe.

    Mirrorless da Nikon, Canon, Fuji e Sony são ótimas pedidas considerando que comprará fora do Brasil… apenas não quebre a câmera para precisar de alguma assistência técnica rs.

    Se realmente fizer questão de uma DSLR então os modelos mais indicados são esses: Nikon D3100 a D3400 ou D5100 a D5300, Canon da T3 a T6 ou T3i a T6i/T6s.

    Minha recomendação nesse caso é que compre o modelo mais recente que puder (número mais alto no nome da câmera)

    • Sandra Dantas

      Oi Johnny! Obrigada pela resposta. Estou considerando uma mirrorless como você sugeriu. Li no site sobre a Canon Eos M3 Mirrorless. Acha que seria ideal para mim?? Ou algum outro modelo mais para pesquisar? Obrigada mesmo pelo seu tempo.

      • A M3 da Canon é uma boa mirrorless ainda mais por ter suporte aqui no Brasil e compatibilidade com toda a linha de lentes intercambiáveis da Canon: EF, EF-S e EF–M, mas ela é restrita com relação a acessórios.

        Pode tentar explorar modelos da Sony… são caros, mas tem mais variedade de opções, se interessar.

  • Eu respondi isso no outro comentário que fez. Pesquise o preço na B&H Photo e na Amazon para ter uma base

  • Olha só quem voltou!

    Que bom saber que está satisfeito! Agora aproveite as dicas do site e manda ver na câmera

  • Opa… por nada.

    Se puder curtir a página do Verena e compartilhar com seus amigos seria de grande ajuda… quem sabe não posso ajudar alguém com a mesma dúvida que você…

    https://m.facebook.com/verenafotografiaoficial/?ref=bookmarks

  • Olá, como vai?

    Que bom que o texto ajudou de alguma forma.

    A D3200 e D5100 equipadas com uma 18-55mm não são tão equipamento antigos que precisem de troca, mas entendo que para profissionalizar-se é necessário algum equipamento superior.

    Que tipo de material escolher?

    Lentes – Depende bastante, mas uma 24mm + 85mm + 55-300mm (ou 70-200mm) cobrem um bom range e possuem ótima qualidade

    Câmeras indicadas para vídeos e fotos – Supondo que ficará com a Nikon, migre para as Fullframe como a D610

    Equipamentos para captação de áudio (mic externos da Rode são boas opções), luz (softbox e tochas), flash (modelos como o SB900 são excelentes)

  • Pode deixar. Se puder, ajude o Verena a ajudar mais pessoas que podem ter as mesmas dúvidas que você curtindo a página no face e divulgando para seu amigos

  • Olá, Leandro.

    Obrigado pelos elogios.

    Pelo que entendi você quer sair do sistema DX, no caso da D3100, e partir para um sistema FX, fullframe além de desejar fazer fotos com mais ângulo de visão certo?

    Você sabe que as lentes que tem para D3100 (sendo elas para o sistema DX) serão inúteis em uma câmera fullframe né? Se trocar o sistema, vai ter que trocar as lentes do sistema também.

    Uma vez na Nikon acho importante que permanece na Nikon para evitar ter que passar pela curva de aprendizado com os modelos da Canon. Sendo assim fuja da D600 que é bucha… ela tem problemas de nascença na limpeza do sensor. Procure a D610 que já vem com esses problemas corrigidos, diz a Nikon, mas há relatos de problemas até nesse modelo.

    A D610 é a Fullframe mais em conta da Nikon… se quiser sair dela, terá que abrir mais a carteira e comprar uma fullframe mais parruda e cara. Se quiser trocar mesmo de fabricante, pegue a 6D que é a fullframe mais barata da Canon.

    Com relação às lentes, vai precisar de uma grande angular para ter mais campo de visão e fazer caber mais cenário dentro de uma única foto. Recomendo lentes como a 24mm ou 10-24mm, mas existem outras opções.

    • Leandro Augusto Hamester

      Muito obrigado pelas dicas. Vou orçar a D610. Tenho encontrado esse modelo com kit 24-85mm. Acho que vai atender minhas necessidades. Siga com seu excelente trabalho. Abraço

      • Se puder me ajudar a divulgar o Verena eu agradeço! Curta a página no Facebook e indique aos seus amigos!

  • Oi, Mari

    A Nikon P900 faz fotos fantásticas da lua, mas por ser uma superzoom talvez sinta dificuldade ao fazer o curso de fotografia porque geralmente eles exigem uma DLSR.

    Se sua ideia é mesmo ficar apenas fotografando por hobby e não quer gastar com lentes nem se aprofundar muito na fotografia nesse primeiro momento, compre uma superzoom. Outros modelos são Sx60hs ou Sx520 ou Hx400.

    • Marília Gabriela

      Entendi…. Acho que vou ficar com a D5500 então.

      Obrigada

      • 🙂

        Depois volte aqui para me contar o que achou da câmera

        • Marília Gabriela

          Com certeza 🙂

  • Olá, Irlane.

    Para fotografia de arquitetura o ideal é ter uma câmera fullframe, mas elas são caras por isso pode começar com uma DSLR pequena como a D3400 ou T5.

    Opte por lentes grande angulares como a 10-24mm.

    Essa lente não vai ajudar muito nos retratos de pessoas. Se quiser uma tudo em um fique com a 35mm

  • Olá, Fábio!

    Obrigado pelos elogios!

    Meu conhecimento veio de cursos, palestras e workshops acumulados ao longo de 5 anos de fotografia. Fora as horas investidas em livros, fóruns e sites (blogs e YouTube).

    Minha recomendação é buscar cursos presenciais em instituições como o Senac, Impacta e na escola Fullframe caso more em SP. Como complemento sugiro cursos online como os ministrados no eduK e outras plataformas

    Fique à vontade para ler os demais artigos 😉

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.