No último dia 21 de junho começou oficialmente o inverno para nós, habitantes do hemisfério sul. Em alguns estados do Brasil aquele friozinho já bateu, não é? Se você mora na região sul do país, sabe muito bem do que estou falando.

inverno

SOURCE: Pexels

Há quem adore o clima de inverno e há quem não goste de nem ouvir essa palavra. Mas uma coisa é inegável: nesta estação do ano a natureza nos proporciona cenários belíssimos para capturar lindas fotos.

Entretanto, fotografar com boa qualidade no clima frio não é tão simples, é preciso ter sabedoria de algumas técnicas, pois o inverno nos apresenta diferentes padrões e texturas. A seguir, apresentarei algumas situações e também soluções para que você obtenha belas imagens e registre seus melhores momentos nesta estação.

Dicas para proteger seu equipamento no frio — Em um clima gelado, as baterias tendem a se desgastar mais rápido. Portanto, evite deixar seu equipamento por muito tempo exposto ao frio. E, se estiver em viagem, leve uma bateria extra para ter mais autonomia.
Mas não quer dizer que o frio afetará a vida útil da bateria da sua máquina fotográfica ou celular.

Mas não quer dizer que o frio afetará a vida útil da bateria da sua máquina fotográfica ou celular. É o que diz Maria de Fátima Rosolem, pesquisadora do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) em entrevista para o site Olhar Digital. “Se você for usar o celular num clima muito frio, ele vai ter menor autonomia, só que é melhor para a vida útil, que não estaria sofrendo os processos de degradação da temperatura elevada. Só que a sua autonomia para falar todos os dias vai ser menor”.

inverno

SOURCE: Pexels

Acorde mais cedo ou deixe para o fim do dia — No inverno, as fotos saem melhores pelo período da manhã ou no pôr-do-sol. Isso acontece porque nesses períodos do dia a luz do sol é mais branda e isso torna suas fotografias com cores mais fortes, menos frias.

Quando acontece o exposto, ou seja, quando os raios solares estão mais fortes, as imagens tendem a ficar com tom mais azulado.

inverno

SOURCE: Flickr

Dica de viagemPara quem gosta de neve, é amante da fotografia e quer viajar nesta época do ano, o Chile é uma dica, pois é um país com grandes pontos turísticos e apresenta um clima europeu nessa época do ano. A geografia do país favorece um clima bem gelado em certas regiões do país, como na Cordilheira dos Andes, onde existem estações de esqui e muita neve.

Na neve exige um pouco mais da atenção ao fotografar. Isso acontece porque as imagens tendem a sair estouradas, pois a neve atrapalha a leitura do ambiente por parte dos sensores das máquinas fotográficas. Procure colocar no modo manual ou programe para o modo Auto White Balance, isso ajudará você a lidar melhor com esse tipo de cenário.

inverno

SOURCE: Flickr

Utilize filtros — Um dos filtros mais indicados é o polarizador. Aplicado da maneira correta, ele deixará suas fotos no inverno, em geral, com imagens mais saturadas. Só tome cuidado para não exagerar demais nos efeitos e, assim, não estragar suas fotos.

SOURCE: Wikimedia

Proteja-se — Ok, tirar fotos ao ar livre no inverno tem seu charme e é muito legal. Mas não pense que você está livre da exposição dos raios solares, é importante se proteger com protetor solar para evitar queimaduras e rachaduras na pele. É o que diz a dermatologista Luciana Macedo de Oliveira, diretora Médica de uma importante clínica em São Paulo: “No inverno, mesmo que ocorra a diminuição dos raios UVB, os raios UVA continuam penetrando na pele, podendo causar problemas como lesões pré-maligna, envelhecimento, perda da elasticidade, manchas na pele e rugas finas”.

Conte para nós quais técnicas você conhece para fotografar no inverno, e não deixe de compartilhar suas experiências na barra de comentários!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.