O site Petapixel, um grande portal gringo sobre fotografia , elencou 7 dicas que prometem resultado garantido de melhores fotos caso você as aplique em seu ciclo de aprendizagem. São dicas de fotografia que nos fazem pensar antes de registrar a imagem e este é o grande segredo da fotografia.

A fotografia está tão banalizada hoje em dia que o processo ver – apontar – registrar ficou automático demais… quase mecanizado. São poucas as pessoas que consideram a contra luz, luminosidade ou composição antes de fotografar e antes que me digam: “isso não é coisa de fotografia amadora” já adianto que essas considerações não são necessariamente conceitos que pertencem somente à fotografia profissional. Afinal ninguém gosta de um “Robert” na sua fotografia nem de ver que aquele pôr-do-sol lindo ficou todo escuro.

Dica #01 – Use Medição Central na Fotografia

Fotometria é um conceito necessário quando se está fotografando no modo manual (M). Já falamos aqui no Verena que O Fotômetro Não é Coisa do Passado, logo o fotômetro continua presente em todas as câmeras atuais, mas como o processo é tão automático muitos só percebem que ele existe quando precisam fotografar no modo manual.

Fotografia Medição Central

Modos de Medição

Há vários modos de se medir a luz no ambiente e a câmera calcula qual a melhor maneira, porém ela corre o sério risco de errar por causa do próprio sistema de medição ou porque ela não entende qual tipo de luz você quer, afinal ela só mede quantidade de luz. É nesse cenário que modo de medição central entra. Com ele selecionado câmera vai fazer a medição de um pequeno ponto da cena, todavia para usar esse método o fotógrafo vai ter que treinar, ver os resultados e estudar a cena para chegar ao resultado que se está procurando. Quando conseguir dominar a medição central, sua fotografia vai melhorar definitivamente.

Dica #02 – Use o Histograma

Já cansamos de falar em Como Usar o Histograma e da necessidade dele para fazer uma boa fotografia. Você PRECISA usar o histograma. Entender o que o histograma mostra fará você errar menos e não ser enganado pela tela de LCD… nunca confie em uma tela de LCD, elas são traiçoeiras, vivem no mundo dos sonhos e não mostram as coisas como elas realmente são.

Fotografia

Exemplo de Imagem com Exposição Equilibrada

Quando estiver perdido no mundo dos sonhos que a tela de LCD te mostrar, use o histograma como guia para fugir dessas ilusões e assim fazer uma fotografia com exposição correta (teoricamente representada por um histograma equilibrado). Essa ferramenta não pode faltar em seu arsenal para fazer uma boa fotografia. Se usar corretamente o histograma, sua fotografia jamais ficará muito clara ou muito escura (caso deseje esse efeito, claro).

Dica #03 – Use uma Lente Fixa

Usar uma lente fixa tem suas vantagens e desvantagens como já explicamos no texto sobre a Análise da Nikkor 50mm. Para adiantar saiba que o peso em suas mãos vai diminuir (basta ver o tamanho que algumas teleobjetivas podem assumir), a qualidade da imagem é incrível por causa dos elementos internos e a abertura do diafragma normalmente é grande.

Entretanto, uma vantagem que vai, com certeza, fazer sua fotografia melhorar é o fato dela não ter zoom (por isso é chamada de fixa né… risos). Você será obrigado a se deslocar até o objeto ou assunto da fotografia para “dar zoom” e isso fará que você pense no melhor ângulo e enquadramento para a fotografia.

Dica #04 – Use Balanço de Branco Específico

O modo automático da câmera coloca todos os ajuste no automático, mas nem sempre a câmera entende corretamente a cor da luz que você está fotografando gerando imagens amareladas ou azuladas ou puxando para outras cores. Se você estudar o tipo de luz e a temperatura dela, você poderá configurar o balanço de branco de forma que ele seja super preciso na sua fotografia, ou seja, a luz do sol é amarela então use o balanço para dias ensolarados, a luz do escritório é fluorescente, por isso use balanço para luz fluorescente… não confunda as temperaturas de cores que você fará fotografias maravilhosas.

Dica #05 – Use Balanço de Branco Personalizado

Eu sei… às vezes você não sabe determinar a temperatura da luz ou nem sempre ela facilmente identificável como amarela – sol e azul – fluorescente, por isso procure usar o balanço personalizado. A maioria das DSLR permite usar balanço de branco personalizado que nada mais é do que fotografar um cartão branco ou cinza com a luz do ambiente.

Sei que colocando assim parece fácil, mas a realidade é mais dura: dependendo do ângulo do cartão em relação à fonte de luz o resultado pode se alterar. Usar balanço de branco personalizado é um exercício que irá melhorar sua fotografia de forma exponencial.

Dica #06 – Use o Modo de Exposição Manual

Os Modos de Disparo são extremamente práticos e conversamos sobre eles aqui no Verena também, mas eles se tornaram ferramentas de preguiçosos infelizmente. O que muito não entendem é que os modos de disparo apenas calculam a quantidade de luz para fazer a fotografia ignorando todas as outras variáveis envolvidas na fabricação de uma boa fotografia.

O modo manual de exposição vai te ensinar a se adaptar ao ambiente fotografado e a explorar todas as possibilidades da sua câmera como também suas limitações. Conhecer seu equipamento é o básico para criar fotografias memoráveis. Exposição Manual..

Dica #07 – Faça uma Foto por Dia

Lembra que sua professora dizia que se você quiser escrever bem, você tem que escrever todo dia? Lembra da sua mãe te dando uma bronca por causa da sua caligrafia dizendo que você deveria “sentar a bunda” na cadeira e treinar? Pois é… com a fotografia não é diferente. Você já está fazendo o certo e fazendo muito bem: procurando conhecimento. Porém agora é hora de praticar!

Pegue sua câmera e se desafie a fazer uma foto por dia, eu não consegui (risos), por isso me desafiei a fazer uma foto por semana que deu origem ao Verena 52 (na galeria não constam todas as fotos). Ao fazer esse desafio você se tornará mais crítico com suas próprias fotografias e não sairá publicando 200 fotos no seu álbum online. As pessoas dão valor à qualidade, portanto publique poucas fotos e de qualidade que facilmente suas fotos serão reconhecidas.

Dica #Bônus – Pesquise

Saiba o que você vai fotografar de antemão. Já cansei de ver e saber de relatos de fotógrafos que se comprometeram a fazer fotos de arquitetura ou de qualquer outra área, mas não pesquisaram sobre o assunto, técnicas ou métodos para realizar aquelas fotografias. A pessoa diz que vai fazer fotos de plantas, mas não sabe como fotografar plantas, o melhor horário, a melhor luz e etc… nem se preocupa em procurar informações sobre o assunto. Minha dica final é esta: procure estudar o tipo de fotografia que se comprometeu a fazer!

Espero que essas dicas encorajem você a estudar e praticar, porque se quer melhorar suas fotografias saiba que existe 7 maneiras e em nenhuma delas consta photoshop :-/

Tem coisas que nem o Photoshop resolve...

Tem coisas que nem o Photoshop resolve…

 

  • Miguel Regazoni

    Mais uma vez o meu agradecimentos pelas dicas que vc me oferece. abraços.

    • Olá, Miguel.

      Valeu pela participação no site

  • Silvio

    Excelentes dicas. Tenho lido com frequência suas postagens e são todas de grande simplicidade e extremamente praticas. Ótimo site. Continue nos ajudando (e de graça rsrsrsrs)…

    • Olá, Silvio.

      Obrigado pelos elogios. A ideia é trazer o mundo da fotografia em termos simples e sem complicação.

      Continue conosco!

      • Silvio

        Nota 10. Estou te acompanhando…

  • Rita Chaves

    Muito boa as explicações, mas preciso de mais, muito mais, rsrsrs, amo fotografar mas não tenho noção, apesar de tentar sempre melhorar.nunca encontrei um site com dicas tão claras e especificas, vou continuar por aqui… parabens e obrigada pela ajuda.

    • Olá, Rita.

      Então pode aproveitar o conteúdo do site à vontade!

  • Rita Chaves

    Eu consigo fazer um curso on line?O que vc me sugere?Aguardo.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.