GoPro Hero 5: comprar ou não comprar?
Bateria
Vídeo
Foto
Tela LCD
Processamento
Conectividade
4.0Nota Final

A nova GoPro Hero 5 Black foi anunciada em setembro de 2016 com diversas melhorias e novidades, mas chegou ao Brasil somente no mês passado. Certamente você já leu diversos reviews, análises, unboxings, hands on, sabes as especificações e etc, por isso essa análise de hoje será diferente.

Já estamos testando a câmera há quase um mês e, portanto, temos considerações reais do comportamento da câmera no dia a dia que certamente poderão fazer você reconsiderar a compra da nova GoPro Hero 5 Black, que aliás está custando R$ 1.657,50 na Compact Câmeras, loja parceira do Verena com direito a desconto adicional para leitores.

Como nem todos os leitores conhecem a câmera tão bem quanto você a primeira parte desta análise vai ser a padrão que vemos por aí na internet, porém um pouco diferente porque aqui é Verena Fotografia (uhu!). Na segunda parte falarei mais dos pontos de fato relevantes e reais.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Ao contrário das gerações anteriores, a GoPro Hero 5 Black vem somente em duas opções: a GoPro Hero 5 Black e o Hero 5 Session. Não tem versão silver, white, blue e blá blá blá.

A Hero 5 Session é uma versão pequena, compacta e reduzida da GoPro Hero 5 Black e é ideal para quem precisa dessas características. Trata-se de uma bela atualização da Session 4, mas não estamos aqui para falar da Hero 5 Session e sim da Hero 5 Black.

  • Touch display de duas polegadas + controles simplificados
  • Resolução de vídeo de 4K a 30 Frames por segundo
  • Sensor CMOS de 12MP
  • Auto-upload de fotos e vídeos para a nuvem quando a câmera está carregando
  • Controle de voz com suporte para 7 idiomas
  • Controle simples (apenas 2 botões)
  • A prova d’água sem a caixa de proteção até 10m
  • Compatível com acessórios existentes da GoPro, incluindo o Karma
  • Gravação de áudio estéreo e sistema avançado de redução de ruído do vento
  • Sistema eletrônico de estabilização de imagem
  • Wide angle video livre de distorções e novo modo de fotos lineares
  • Modos de fotos RAW e WDR
  • GPS

GoPro Hero 5 Black

NOVIDADES

E o que mudou da Hero 4 para a GoPro Hero 5 Black? Muitas coisas, padwan, e o melhor de tudo é que foram mudanças positivas! A nova GoPro Hero 5 Black é definitivamente uma das melhores câmeras de ação no mercado atual e olha que ela era originalmente esperada para 2015, finalmente chegando ao mercado em setembro de 2016 juntamente com o Karma drone.

Case e Design – a primeira coisa que eu preciso dizer é que, ao contrário de modelos GoPro anteriores, a GoPro Hero 5 Black é impermeável. Isso mesmo! Não é necessário caixa de estanque. Ela é ergonômica, pequena, leve e muito similar aos modelos anteriores de tal forma que quem já tem uma GoPro não vai estranhar. Lembrando que ela tem apenas 2 botões físicos.

Tela e Menu – A GoPro Hero 5 Black tem uma tela de LCD integrado com um menu melhor apresentado, mais brilhante e de maior resolução. Como você não precisa de um case usar a tela fica muito melhor e mais fácil. Deslize do lado esquerdo e veja galeria, deslize do lado direito para ver as definições de estabilização de imagem, pouca luz e o recurso Protune. Deslize partir de cima para ter acesso às configurações gerais do sistema de câmera, como Wi-Fi e controle de voz.

Controle de voz – Yes… você leu corretamente, você pode controlar sua GoPro Hero 5 Black com sua voz! Comandos como “GoPro tirar uma foto” ou “GoPro Vídeo” funcionam surpreendentemente bem, desde que você fale um dos 13 comandos em um dos 7 idiomas suportados.

Vídeo – as novidades aqui ficam por conta da estabilização de imagem. A resolução de 4K ainda está limitada a 24fps/25fps, mas é uma imagem muito clara e nítida consideravelmente melhor do que o 4K da Hero 4 Black. Outra característica nova é o campo linear de visão que remove o efeito fisheye, transformando a imagem mais regular – ótimo para vídeo em geral ou vlogs.

Imagens – nada muito diferente do modelo anterior, exceto pelo recurso HDR e RAW – uma atualização épica, especialmente para fotógrafos mais sérios.

Bateria – a GoPro estima uma vida útil de duas horas para a Hero 5 Black funcionando em 1080p em 50fps, com GPS, WiFi, controle de voz e estabilização de imagem desligados.

GoPro Hero 5 Black

DESEMPENHO NO DIA A DIA

Agora vamos para a segunda parte da nossa análise: o comportamento real da câmera no dia a dia depois de quase um mês de testes nas mais variadas situações. O que vou dizer abaixo se baseia na minha experiência com a câmera que pode ser diferente da sua experiência.

Bateria – Terminamos o ponto sobre as novidades falando da bateria e vou começar esse partindo desse mesmo ponto. Oficialmente a GoPro Hero 5 Black deveria aguentar 2 horas de uso com todas aquelas funções que falei acima desligadas e com o brilho no mínimo. Nos meus testes a bateria aguentou 1 hora e 50 minutos nessas mesmas condições usando e alternando o modo vídeo (em FullHD) e o modo foto.

Óbvio que essa não é a condição do dia a dia, por isso com todas as funções ligadas e brilho no máximo (porque menos que 50% em um dia ensolarado fica impossível de enxergar a tela) a vida útil da bateria caiu para 1 hora e 10 minutos. Uma queda de 50 minutos em relação ao tempo oficial.

É uma grande diferença? Depende. Não acho que possa influenciar muito, mas é assustador ver a porcentagem da bateria cair tanto em tão pouco tempo de uso. Certamente o tamanho reduzido da bateria (afinal bateria é sempre uma questão física, basta ver o drama dos smartphones) e a tela em 100% de brilho são os grandes devoradores de energia.

Case – a GoPro Hero 5 Black não precisa de case e aguenta 10 metros de profundidade. Isso é ótimo, porém a lente e o visor LCD ficam expostos a todo tipo de acidente. Um esporte leve talvez não gere nenhum dano, mas trilhas ou esportes mais radicais podem arranhar facilmente essas partes.

Você pode colocar algum tipo de película na lente e no LCD, mas o ideal é voltar para a caixa de estanque. A GoPro, pensando nisso ou em um meio de ganhar mais dinheiro da gente, lançou o GoPro Super Suit que permite profundidades de 60 metros e proteção contra arranhões, crianças, cães e toda sorte de zica que pode acontecer com sua câmera de R$ 2 mil.

Não precisar de caixa de estanque é uma evolução, mas ao mesmo tempo uma fragilidade que nos faz regredir à solução tradicional.

Tela LCD – falando sobre a tela tenho duas considerações. A primeira é que o touch não é tão preciso quanto eu esperava… eu sei que a GoPro Hero 5 Black não é um smartphone top de linha com tela touch sensacional, mas em alguns momentos foi complicado usar os menus e configurar a câmera por conta do touch.

O segundo detalhe é que quando imersa na água o touch não funciona de jeito nenhum, mas curiosamente o toque da água na tela aciona os menus. É uma falha grave? Até que não, mas não gostei de não poder mexer na tela quando meu dedo estiver molhado, por isso colocar uma película nela – como disse acima – pode piorar ainda mais a sensibilidade da tela.

Qualidade – os vídeos feitos pela GoPro Hero 5 Black são sensacionais com bons contrastes, nitidez e cores, mas o mesmo não pode ser dito do modo foto. A GoPro Hero 5 Black é uma filmadora em sua essência, por isso sua prioridade é filmar e não fazer fotos.

A fotos são razoáveis, mas perdem nitidez e não tente dar zoom porque o que você vai ver não vai te agradar. Uma foto feita pela GoPro Hero 5 Black, se ampliada, vai ficar muito, mas muito ruim mesmo.

Versatilidade – sim… a GoPro Hero 5 Black é compatível com toda linha de acessórios dos modelos anteriores, porém por causa da mudança na forma do corpo e, mais importante, a forma da lente há algumas exceções.

Todos os cases antigos da GoPro não vão encaixar e alguns acessórios como o excelente KNEKT Dome não vão caber nela. Isso é muito chato especialmente para quem tem diversos acessórios antigos que precisarão trocar por novos.

Processamento – conforme enchi meu cartão de memória com meus vídeos radicais a câmera ficou lenta. O botão de disparo da câmera serve para ligar a Hero 5 Black e já entrar gravando no modo vídeo (caso esteja configurado para isso), porém não foram poucas as vezes que recebi a mensagem que o cartão de memória estava ocupado. Possivelmente a câmera estava lendo todos os arquivos do cartão para só depois iniciar a gravação, ou seja, eu ficava alguns segundos com a câmera ligada esperando a gravação começar.

Isso é complicado porque se você não se atentar, pode apertar o botão de disparo e já sair filmando achando que a câmera está gravando quando ela ainda está processando os dados do cartão. Um vídeo de 2 minutos filmado em FullHD gera um arquivo de aproximadamente 350Mb, imagine vários desses e a câmera lendo cada um deles antes de começar a filmar.

Nem tudo são pontos negativos…

Preço – uma das coisas surpreendentes sobre o lançamento do GoPro Hero 5 Black é o preço (considerando o preço oficial em dólares) . O valor de lançamento da GoPro Hero 5 Black é realmente mais barato do que o Hero 4 Black Edition, o que é uma ótima notícia, especialmente se você está pensando em comprar sua primeira GoPro!

Tamanho – ela é muito pequena e leve, perfeita para esportes radicais ou que não permitem usar uma câmera grande. São 118g contra os 150g da Hero 4. A GoPro criou um tipo de câmera que pode ser usada em quase todas as situações de forma discreta, sem causar incômodo ou chamar atenção.

Menu – os controles de configuração são realmente intuitivos, fáceis de serem encontrados e visíveis mesmo sob luz direta do sol. Com dois ou três movimentos pode-se acessar a maioria das configurações.

Conectividade – super ponto positivo aqui. A GoPro disponibiliza dois aplicativos para android e iOS: o Capture e o Quik. Com o Capture é possível fazer uma visualização prévia e reproduzir imagens, controlar sua a Hero 5 Black remotamente e compartilhar imediatamente a partir do smartphone. Outro truque bacana é que dá para atualizar o fimrware da GoPro por meio do app… aliás, se sua câmera estiver apresentando erro no cartão de memória, atualize o software.

Já o Quik é um aplicativo de bruxaria: ele encontra automaticamente seus melhores momentos nos vídeos ( você pode selecioná-lo manualmente também), adiciona transições, efeitos e sincronizar tudo com uma batida da música. Ele também permite que você personalize o vídeo com textos, filtros, música e muito mais.

Eu sinceramente fiquei impressionado com a facilidade de criar um vídeo com o Quik (ele também tem uma versão para desktop).

GoPro Hero 5 Black: comprar ou não comprar?

Vamos tentar um jogo de perguntas e respostas para chegarmos a uma conclusão:

  • Dane-se o mundo! Tenho dinheiro e quero o melhor. Ok, champs. Compre a Hero 5 Black (e isso não foi bem uma pergunta)
  • Sua Hero 4 tomou uma surra e está pensando em substituir? Compre a Hero 5 Black.
  • Não tem nenhuma GoPro e pretende comprar uma? Compre a Hero 5 Black.
  • Quer fazer fotos de ação em RAW? Compre a Hero 5 Black.
  • Procurando um presente mais barato? Compre a Hero 5 Session.
  • Não liga para tela LCD? Comprar a Hero 5 Session
  • Feliz com sua Hero 4 ou anterior? Guarde seu dinheiro.

Como tudo na fotografia a resposta é: depende. Se vai comprar sua primeira GoPro, compre a GoPro Hero 5 Black sem medo porque não vai se arrepender. Se você possui a Hero 4 Black é bom pensar um pouco mais sobre os acessórios que poderá perder no processo de troca e se as melhorias da GoPro Hero 5 Black são significativas para você ao ponto de valer a troca.

Outra coisa: faça um favor a si mesmo e compre um bom cartão de memória. Para um melhor aproveitamento da câmera é recomendável um cartão classe 10 de alta velocidade, ainda mais se estiver filmando em 4K. Essa dica é de graça e é uma dica de ouro… evite cartões de marcas desconhecidas e abaixo da classe 10.

Se quiser preço baixo nessa câmera pague R$ 1.657,50 na Compact Câmeras, loja parceira do Verena com direito a desconto adicional para leitores.

  • Roberto Peças

    Bom dia . estou com uma duvida . Comprei um cartao de memoria samsumg de 128gb class 10 . mas nao pegou na minha camera nao sei se é so configuração da camera ou ela nao aceita .. ela fica dando “” SD ERROR CARD “” a minha é uma Go pro hero 5 black “” alguem pode me indicar um cartao que pegue nela .. me ajuda por favor

  • Daniel Prazeres

    Boa noite. Estou pensando em pegar uma Hero 5 black e achei por 1540 em uma promoção da Americanas. Porém, hoje me apresentaram a Atrio 4k da Multilaser por 700 reais com vários acessórios.. Qual sua opinião sobre essa Atrio?

    • Olá, Daniel.

      Existem diversas action cams e essa em específico eu não conheço. Infelizmente quando se fala nesse segmento de câmeras a GoPro é a que possui um ecossistema mais avançado para o consumidor.

      Sinceramente eu investiria na GoPro por desconhecer a durabilidade da Atrio.

  • André Santiago

    Boa Tarde, Sabe me informar se a Hero5 ou a hero5 session tem a opção de foto e filmagem simultaneamente??? Hoje a minha 3+ enquanto estou filmando, ela tira fotos a cada 5 segundos automaticamente….

    • Olá, André.

      Essa característica foi mantida na Hero 5

  • Olá, Regina.

    Vale sim… para filmagens de ação ou extremas não tem comparação. O modo foto dela não é lá grande coisa, mas o foco dessa câmera é filmar e isso ela faz muito bem. A bateria descarrega rápido, mas dá para registrar bastante coisa. Lembre-se de comprar um cartão decente (rápido e de classe alta) – no site tem os recomendáveis. São caros, mas valem a pena.

    No Mercado Livre você acha um de 32GB da scandisk por uns 70/80 reais.

    Se for a Hero 5,m ela vem apenas com o bumper, mas nada de acessórios. Estes vão depender do tipo de atividade que fará, mas acho que um suporte de peito, um de cabeça, um de mão e um bastão. Esses são os básicos.

  • Olá, Winner.

    Obrigado pelos elogios!

    Vale a pena sim comprar um controle para a GoPro e pelo que vi o Smart Control é compatível com praticamente todas as GoPro’s enquanto o Remo serve apenas no modelo mais recente da GoPro.

    Se tem grana para comprar qualquer um desses modelos, então compre o Smart Control por ser mais completo e a diferença não ser tão grande assim para o Remo.

    • Winner Aragom

      Johnny, uma dúvida, fui comprar e vi que o Smart Control não funciona o botão de configuração na Hero5, ou seja, na hero 5 apenas funciona “modo” e “captura” acha que mesmo assim é uma boa ao invés do Remo?

      • Olá, Winner.

        Tem certeza que o botão de configuração não funciona na Hero 5? Estranho isso hein… chegou a ver a compatibilidade no site da Gopro?

  • Olá, Carlos.

    O bom do lançamento da Hero 6 é que o preço da 5 vai cair e a Hero 5 é uma ótima câmera. Eu compraria a 5 se caísse de preço com a chegada da Hero 6

  • Ei, Dany.

    Obrigado pelo elogio.

    Se quer aquele tipo de foto “meio dentro meio fora” tem que usar o Dome. Só com a câmera não vai conseguir e as fotos feitas nem chegam perto daquele “efeito”.

    Infelizmente vai precisar do acessório… ele é caro como você deve saber. Tem como fazer você mesma, mas não fica lá essas coisas. Minha recomendação seria alugar… opção mais barata.

  • Opa… espero que dê tudo certo para você e que possa ajudar o Verena a ajudar mais pessoas 🙂

  • Essa da Amazon eu não sei, mas essas aqui são a prova de água https://www.bhphotovideo.com/c/buy/Waterproof-Bags/ci/9437/N/3828168041

    Vale a pena ver também a marca Lowepro

  • Show!

  • Olá, Larissa.

    A HERO é uma filmadora e portanto sempre vai deixar a desejar no quesito foto porque esta não é sua função principal. Se puder, compre a 5 que é a mais recente (se bem que acabaram de lançar a 6), mas se não der busque o modelo imediatamente anterior

  • Olá, Raylane.

    Precisa ver com o Rogério, dono da Compact Cameras…. o desconto é válido para o leitor do site… basta informar isso pra ele 🙂

  • Sim, Nagaí… ela tem esse defeitos mesmo… por isso o pessoal tem que tomar cuidado na hora de escolher a HERO 5 como próxima câmera. Obrigado pela contribuição

  • Olá, Guilherme.

    O update geralmente é feito via smartphone… você conecta no smart e pela câmera checa se tem atualização. Tente resetar a HERO para as opções de fábrica

    • Guilherme Monnerat

      Oi Johnny, parece que deu certo. A Hero já estava atualizada. Quando retornei as opções de fábrica, voltou a funcionar corretamente. Obrigado!!!

  • Cleanny Pires

    Olá tudo bem? Estou preste a compra a minha primeira Go Pro, venho pesquisando bastante antes de comprar, como gosta de viajar bastante e sempre é praia, mergulho então quero uma Go Pro, depois de ler seu post fiquei em duvida se compro a Hero 4 Silver ou a Hero 5, já tinha visto alguns acessorios bacanas que gostei, mas como a difereça de preço é pouca fiquei em duvida, e gostaria de saber, pois como li acima você falo que as fotos não são tão boas, e pra mim teria mais utilidades nas fotos… Pela sua experiencia com Go Pro, vale mais a pena investir um pouco mais e compra a Hero 5 logo de cara, ou fica em um modo anterior como a Hero 5 silver?

    • Olá, Cleanny.

      Fotografia não é o forte da gopro, de nenhuma delas.

      O desempenho nas fotos será sempre mediano.

      Como ela é a melhor câmera de ação então não tem muito o escolher.

      Se puder pegar a 5, pegue.

  • Douglas Alemão

    boa tarde, qual me recomenda essa hero 5 black ou outro modelo quero fazer filmagens no capacete da moto.

    • Olá, Douglas.

      Existem outras câmeras de ação, mas pensando que não irá usar a câmera somente no capacete da moto e sim em alguma viagem vale a pena investir na GoPro.

      Se os pontos negativos da Hero 5 que apontei no texto não te incomodam, pode comprar. Chegou a ver o novo artigo que publiquei sobre a Hero 6?

      • Douglas Alemão

        Entao so que a 6 custa 900,00 a mais que a 5 ja nao acho um custo benefício bom

        • Bom… a Hero 5 é ótima e com a 6 no mercado pode ser que o preço da 5 reduza ainda mais

  • Pois é… e não é que ele não funciona mesmo! O bom do Smart Control é que além do disparador você pode usar o botão de modo para alternar entre os modo vídeo, foto, timelapse, burst e etc mesmo não funcionado o botão da configuração…. até porque você não vai ficar alterando as configuração com frequência quando estiver com a câmera no mount.

    • Winner Aragom

      Pois é, em no fim das contas comprei ele mesmo e vamos ver a usabilidade e aproveitar a camera.

      Valeu demais a atenção!

      • Blz e Não deixe de voltar aqui e me contar direitinho o funcionamento dele na câmera.

  • Olá, Junior

    Não precisa de cumpom… basta falar com o Rogério, dono da Compact, e dizer que é leitor do Verena que ele acerta o desconto para você 🙂

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.