A iluminação para loja virtual pode ser um assunto complicado para muita gente e de fato essa matéria da fotografia é complexa. Temos fontes de luz, modificadores, sabres de luz, temperatura de cor e tantas outras coisas para levar em consideração.

Eu tenho certeza que, se você já conhece um pouco de fotografia provavelmente sabe de muitas maneiras de alterar a luz usando refletores e difusores, porém hoje minha dica é sobre mais uma ferramenta que você pode usar em suas fotos especialmente para loja virtual.

Se eu te perguntasse: o que você faz quando você tem muita luz ou a luz não está se comportando da maneira que você precisa para produzir a imagem final? Você poderia começar do zero escolhendo uma fonte de luz diferente ou um modificador ou optar por uma configuração completamente diferente do que pensou inicialmente para sua foto de loja virtual.

Não se preocupe… a Força está com você! Use os flags!

still

Como difusores e refletores, os flags são ferramentas usadas para controlar a luz. Enquanto difusores controlam a forma e suavidade de luz e os refletores a forma, intensidade e direção (muitas vezes agindo como uma fonte de luz adicional), os flags podem remover ou bloquear a luz de sua cena.

Outro uso dos flags é para alterar o tamanho e a forma do seu modificador. Por exemplo, você pode bloquear uma parte da luz de um softbox para transformá-lo em um striplight. Os flags também são úteis quando se trabalha com superfícies refletoras para controlar ou impedir reflexões indesejáveis.

No artigo sobre Como Gravar Vídeos para o Youtube em 6 passos + dicas bônus eu indico alguns acessórios que seriam interessantes de ter.

A ideia deste artigo é mostrar como você pode usar os flags na sua fotografia, principalmente quando estiver fotografando still e itens para loja virtual. Vou dar para você um passo-a-passo de como fazer uma foto usando um flag que pode ser repetido aí na sua casa ou na milenium falcon.

O QUE SÃO FLAGS?

A definição mais básica para flags é qualquer coisa que possa ser usada para bloquear ou cortar luz de qualquer lugar que não é desejada. Alguma vez você já fechou uma cortina para bloquear o reflexo na tela da sua televisão de 50”? A cortina está agindo como um flag. Outro exemplo seria o quebra sol do seu carro. Que outros exemplos você lembrou agora que fazem o papel de flag? Existem vários não é mesmo?

No fim deste artigo eu vou deixar uma lista de itens que podem ser usados em estúdio e que são facilmente encontrados em mercados e bazares sem gastar muito.

Embora você possa usar quase tudo como um flag, os itens mais comuns são papel preto e foamcore (uma espécie de isopor/espuma leve e fácil de cortar utilizado para a montagem de impressões fotográficas, como suporte no enquadramento de imagem). Além disso, a maioria dos refletores vem com um lado negro que se destina como um flags (pois é… achou que era preto por ser preto mesmo? É, padwan… você muito precisa ainda aprender).

O foamcore ou isopor/placa de espuma preto é uma das coisas mais úteis que você pode usar, ele vem em uma variedade de espessuras, é fácil de cortar em qualquer forma e tamanho que você precisar, além de ser facilmente encontrado em lojas e por um preço camarada.

COISAS ÚTEIS PARA TER

Como você verá nesse passo-a-passo, você precisará de alguma coisa para prender o isopor, por isso a solução mais fácil é usar um grupo de grampos para segurar seus flags no tripé ou algo que faça o papel de tripé. Outras coisas que o ajudarão a posicionar seus flags incluem Blue-Tac, palitos, palitos de picolé, fita e até a força serve. Está tudo no fim do artigo… vai lá olha depois.

CONSTRUÇÃO DA IMAGEM

Quando você está trabalhando na construção de uma imagem que tem muitos passos como parte do processo de instalação (a galera de still e loja virtual sabe da dificuldade que é montar o cenário para as fotos), é importante ir devagar e construir a sua imagem um passo de cada vez.

Comece colocando seu assunto no lugar desejado e escolhendo a composição da cena. A partir daí você pode escolher como você quer iluminá-lo. Uma vez que essas três coisas estejam no lugar, você pode adicionar ou tirar elementos de cena um passo de cada vez, fazendo testes com sua câmera para assegurar que tudo está nos conformes, como dizia minha vó.

PASSO-A-PASSO

Passo #1 – Set-up

Como mencionado, este processo vai começar com uma grande colheita de fotos testes para ilustrar melhor como as mudanças de luz podem modificar o objeto fotografado.

A primeira tarefa é organizar o assunto e luz na posição desejada e calcular a exposição correta. Para esta foto, foi usado uma fonte de luz quente, uma placa de piso como background e três flags.

A ideia é fazer a foto somente com a fonte de luz e posicionar o objeto na melhor posição possível ou desejada. Aí analisamos como a luz e sombras se comportam e como podemos melhorar e modificar isso.

loja virtual loja virtual

Passo #2 – Usando o primeiro flag

Mesmo que a foto usando somente a fonte de luz seja uma boa foto, temos como melhorar e há algumas coisas que podem ser feitas para modificar essa imagem. A primeira coisa que tem de ser resolvido é o grande espaço negativo no lado esquerdo da imagem, notaram? O fundo combina o tema em tom e cor, assim derrubar a exposição do fundo vai ajudar a separar os dois.

Como fazer isso? Usando um grande pedaço de foamcore preto e segurando-o na mão mesmo em frente da luz. Mude o ângulo da placa de isopor para observar onde as sombras aparecem, você pode descobrir exatamente onde seu flag deve ser posicionado para reduzir a exposição do fundo, sem afetar o seu assunto no primeiro plano. Uma vez que o lugar ideal é encontrado, o flag pode ser montado naquela posição e uma outra foto de teste feita para verificar o resultado.

loja virtual loja virtual

Passo #3 – Usando o segundo flag

Com o lado esquerdo escurecido, o próximo bit de preocupação que você vai gastar é na área de fundo da direita e atrás do objeto. Novamente, é uma questão de movimentar o flag e observar como as sombras se comportam para ter certeza que o assunto da foto ainda está bem iluminado. Uma vez que encontre o ponto ideal, prenda o flag no lugar e faça outra foto de teste.

loja virtual loja virtual

Passo #4 – Usando o terceiro flag

Com todas os flags no lugar não ache que a imagem está terminada. Digo isso porque o fundo foi escurecido demais, o lado negro da força do assunto agora não se destaca tanto quanto estava na configuração inicial.

Você pode corrigir isso com um refletor. Neste caso, pode-se usar uma tira de isopor branco apenas à direita da câmera. Este pequeno truque joga um pouco mais de luz no assunto da foto e consegue eliminar parte das sombras indesejadas.

loja virtual loja virtual

IMAGEM FINAL

É fácil? Lógico que não! Muitas vezes se gastam horas para produzir apenas uma foto bacana, mas diga para mim: o resultado não ficou incrível? É justamente o empenho que coloca na produção de suas fotos que as farão se destacar das demais.

Este controle usando flags, quando bem feito, resulta em imagens bem trabalhadas que necessitam de pouca atenção na pós-produção, ou seja, você não vai se matar no Photoshop depois para corrigir e modificar digitalmente sua imagem. Menos tempo editando é mais tempo vendendo em sua loja virtual.

No artigo sobre Como Melhorar Fotos para Loja Virtual eu mostro como editar um tipo de foto para loja virtual.

Neste exemplo, esta imagem precisava de pequenos ajustes de contraste locais e um filtro hight-pass que não levou mais do que um minuto, graças a quantidade de tempo gasto para trabalhar na imagem e sua composição.

Antes do uso dos flags

Antes do uso dos flags

Depois do uso dos flags

Depois do uso dos flags

COMO TER FOTOS INCRÍVEIS PARA LOJA VIRTUAL? 

Uma vez que você pegue o jeitão dos flags, perceberá como eles podem ser úteis na sua fotografia e como eles podem mudar drasticamente suas fotos. Embora este tutorial se concentre em um pequeno assunto, os flags podem ser usados em todos os tipos de gêneros fotográficos onde você precise controlar a luz. Isto é especialmente verdade em retratos.

Moral da história, “para ficar sentado sem fazer nada, você deve estar sentado bem no alto”… ops… essa é a moral de outra história… deixa eu ver aqui… ah sim! “Quando você controlar a luz em um pequeno assunto, não tenha medo de pensar em um assunto grande. ”

Se gostou deste artigo, eu peço que se inscreva no site, pois caso contrário eu terei que usar a Força em você.

Os Itens Indispensáveis para fotografia de produtos para loja virtual

Você está ciente de que muitos acessórios de fotografia são caros, não é? Porém sabia que o mercadinho da esquina ou aquele super/hiper/mega/blaster mercado ou aquele bazar podem ter itens interessantes e muito úteis para fazer fotos para loja virtual?

Aqui está uma pequena lista de itens que você pode encontrar facilmente em uma loja perto de você (parece até comercial de tv) e podem ajudar muito nos seus futuros projetos de fotografia.

Dica #1 – Bicos de confeitar

Esses bicos são usados pelos padeiros, mães, esposas e avós para decorar bolos podendo ser encontrados em muitas formas e tamanhos. Se você os tirar do contexto culinário, eles podem se transformar em grandes modificadores de luz quando utilizado na frente de uma lanterna, o que lhe permite moldar e controlar a luz quando quiser fazer alguma pintura com luz (lightpaint).

Bico de confeiteiro

Dica #2 – Capa de cabelo

Capa de cabelo é algo realmente barato que você pode adquiri facilmente. A ideia é usá-la como difusor para sua fonte de luz para suavizá-la.

CUIDADO: use apenas se sua fonte de luz for fria como luminárias de LED, jamais use com lâmpadas que aquecem!

Ah… não deixe sua mãe ou esposa saberem que pegou a capa de cabelo delas para colocar em uma fonte de luz. Isso pode acabar com qualquer sessão de fotografia… para sempre… =o

Capa de cabelo

É interessante usar uma capa dessas no corpo da câmera. Lógico que isso não vai tornar sua câmera à prova de água, mas em uma emergência, uma chuva leve repentina, serve muito bem. Se a capa for transparente, fica mais fácil ainda para ver os botões.

Capa de DSLR

Dica #3 – Fita de LED

Fitas de LED são facilmente encontradas na rua Santa Efigênia, caso more em São Paulo, mas também em diversas casas de iluminação. Elas são ideais para fotografia macro ou still; a dica é enrolar a fita em volta da lente 😉 para fotografia macro.

Também dá para criar bokeh no fundo em suas fotos. Se usar uma fita de LED multicolorida o efeito fica melhor ainda, desde que você saiba “desfocar” o fundo de suas fotos. Eu ensinei como fazer isso neste artigo sobre “Como desfocar o fundo de uma foto”

Fita de LED

Dica #4 – Abridor Universal

Esta ferramenta foi feita para ser usada na cozinha, mas podemos dar um uso totalmente diferente para ela na fotografia.

Você já tentou desenroscar um filtro que ficou preso na sua lente? É frustrante, né? Graças a inúmeras unhas quebradas alguém pensou em vender um “tirador” de filtros, mas como tudo na fotografia eles são meio caros.

Este abridor universal tem o interior emborrachado e oferece um aperto muito melhor, além de caber em todos os tamanhos de filtro que você pode tiver.

Abridor Universal

Lógico que ele também vai abrir aquela garrafa de coca que está morrendo de sede para beber durante um ensaio. Por último, mas não menos importante, ele é uma grande ferramenta para abrir parafusos presos de tripés.

Dica #5 – Cortina de banheiro

As cortinas de chuveiro são normalmente feitas de plástico ou tecido impermeabilizado. Elas são muito baratas e podem ser usadas como acessórios grandes para controle de luz.

Dá para usar as brancas como difusores de luz, os pretas como flags e as cinzas como fundo, mas há muito que pode ser feito com as coloridas para fundos ou efeitos de cores.

Cortina de Chuveiro

Dica #6 – Cordão elástico

É incrível o que alguns cordões elásticos podem fazer juntos. Esta ferramenta simples, mas realmente eficaz, pode ser usada na maioria das vezes para amarrar cabos, mas há muito mais usos para ele como, por exemplo, manter o rádio flash preso.

Elástico

Dica #7 – Grampos

Eu já cansei de ouvir de amigos fotógrafos quantos desses já foram perdidos ao longo dos anos. Toda vez que você ver um desses em qualquer lugar, compre. Você entendeu? Compre! Não estou te dando opção de escolher.

Estes são itens “must have” (obrigatórios) em qualquer estúdio de fotografia, seja para fazer que as roupas do seu modelo se ajustem um pouco melhor ou para segurar cabos no lugar para ninguém tropeçar neles ou simplesmente para manter o refletor na posição que deseja.

Predendor

Dica #8 – Forma de alumínio

Estes recipientes feitos de folha de alumínio são grandes, mas eles também são grandes coméias criar efeitos de luz especiais. Sabe aquele ralador de queijo ou de legumes? Também serve para criar esses efeitos bem bacanas como o Wiliam Espósito demonstra neste vídeo.

Dica #9 – Adesivos

Este tipo de adesivo é um salva vidas para fotografia de produtos para loja virtual e macro fotografia. Fotógrafos que precisam manter pequenos objetos em uma posição específica podem se beneficiar muito com esses adesivos.

Eles são moldáveis, reutilizáveis e não deixam nenhum resíduo quando você os tira dos objetos. Para quem faz fotos de joias para loja virtual vão adorar esses adesivos para posicionar e fixar os pequenos objetos.

Adesivo

Se você é iniciante e este artigo foi técnico demais para você de forma que não entendeu bulhufas, sugiro que leia os artigos dedicados especialmente para os iniciantes na fotografia.

Artigos Incríveis para Iniciantes
  • Karynne Mota

    Faz um tempinho q n comento nada aqui. Ainda n terminei de ler o artigo e já estou adorando.
    “Acho q vi um Popinho (Funko Pop!) na foto.
    Johnny, posso compartilhar o artigo no grupo de Colecionadores de Funko POP?

    • Oi, Kary.

      Pode sim desde que o link para o artigo original seja citado 😉

  • Você precisa comentar mais então rs

  • Dúvida cruel hein…rs, mas é fácil de resolver.

    Qual tipo de foto você faz e/ou fará com mais frequência? Fotos internas ou externas? A lente que deve comprar deve atender a sua maior necessidade e/ou maior uso.

    Lente meio termo você já tem (a 18-55mm é uma lente que vai de grande angular até meia tele), por isso avalie se não é o caso de investir em uma lente mais específica agora.

    Você tem a 18-55mm certo? Do que sente falta na lente? A resposta (ou respostas) vão direcionar sua escolha da segunda lente

  • De fato a 18-55mm desfoca o fundo, mas não tanto quanto outras lentes com f/2.0 ou mais, porém pode ser que esteja errando mesmo na técnica afinal não é apenas abertura que causa desfoque de fundo.

    Já experimentou fazer a foto aproximando ou se distanciando do assunto? Sua posição em relação ao objeto pode causar o efeito bokeh também (fazendo os ajustes necessários claro). Lembre-se de manter o ambiente bem iluminado.

    Obs. Fique atenta no Verena nos próximos dias porque vou lançar um grupo premium no Telegram para alguns leitores selecionados. Assim vocês poderão ter auxílio muito mais rápido podendo fazer uso de imagens e vídeos.

  • Carlos Cajueiro

    Fiquei em dúvida sobre este adesivo, poderia explicar melhor?

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.