Se procurar bem na internet, certamente irá encontrar as mais diversas e surpreendentes fotografias. O instagram está aí para provar isso auxiliado pelo Google Imagens. Por isso eu me pergunto se existe mesmo sorte na fotografia ou se tudo não passa de mito.

Sabemos que programas como o Photoshop fazem bruxaria e que manipulação digital, nos dias atuais, é como trocar de meias, por isso alguns concursos de fotografia estão ficando mais criteriosos no processo de seleção depois de alguns problemas no passado.

Tudo para verificar se de fato o fotógrafo teve sorte ou foi espertinho.

Existe um outro tipo de manipulação (ou composição, se preferir um termo menos ofensivo – afinal os tempos estão modernos) que não envolve programas. Estou falando sobre o trabalho duro que é combinar abordagens muitas vezes super-criativas que os fotógrafos empregam a fim de garantir que sua imagem final seja a melhor possível.

Veja as imagens abaixo que vai entender o que estou falando:

#1 – Fotografia de carros históricos…

sorte

Em miniatura

sorte

#2 – Fotografia embaixo d’água…

sorte

Na verdade debaixo de um tanque

sorte

#3 – Fotografia de casamento na beira de um lago…

sorte

Na beira de uma poça na verdade

#4 – Fotografia da chuva…

Da água do balde

#5 – Fotografia surreal…

Mas era miniatura

#6 – Fotografia de casamento novamente…

Não é tão glamuroso assim

#8 – Fotografia com espirros de água…

Com uma ajudinha do assistente

#9 – Fotografia perigosa…

Certamente…. mas para o fotógrafo

Mitos sobre sorte na fotografia

Sucesso na fotografia é muito mais sobre ter sorte.

Ouvir que você teve sorte para fazer a foto X ou Y é uma frase que os fotógrafos ouvem muito. Eu acredito que a sorte é sim um elemento da fotografia e estar no local e na hora certa pode resultar em uma imagem incrível ou terrível. O fotógrafo estar no lugar certo no momento certo para capturar algo raro pode sim acontecer.

Entretanto, a fotografia não é feita apenas e somente de sorte; como as imagens acima provaram é necessário muito trabalho para atingir o sucesso (inclusive financeiro), dedicação e prática.

Não há magia para ser bem sucedido na fotografia ou em qualquer outro campo. As pessoas bem sucedidas trabalham duro, lutam e falham, mas só vemos os sucessos e ainda creditamos aquela imagem à sorte.

Espero que pense bem antes de dizer a um fotógrafo que foi sorte dele ter conseguido uma determinada imagem. Você pode perder a cabeça, literalmente.

  • Certamente, Pamela. 😉

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.