Nikon D3100 - Análise Rápida e Completa em Vídeo
Preço
Usabilidade
Especificações
Minha Nota
Vantagens
  • Custo Benefício
  • Compacta para uma DSLR
  • Leve
Desvantagens
  • Ruído em ISO Alto
  • Tela LCD fixa
  • Vídeos de até 10min
4.0Nota Final

Este é nosso primeiro Review (análise) sobre equipamentos fotográficos, nele são expostas as características básicas da DSLR de Entrada Básica da Nikon D3100. Vocês também podem conferir algumas especificações técnicas e ajustes rápidos da D3100.

Capture facilmente a beleza dos momentos fugazes da vida com a compacta e leve Nikon D3100, uma câmera digital SLR rica em recursos que surpreende com simplicidade e encanta positivamente com excelentes resultados. A Nikon D3100 vem equipada com o Modo Guia da Nikon, fácil de usar, para ajudá-lo a tirar melhores fotos e capturar deslumbrantes vídeos em Full HD 1080p.

O melhor de tudo, a Nikon D3100 está pronta para uso e é equipada com uma lente AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR. Sejam fotos casuais, uma natureza morta ou vídeos em alta definição, você vai adorar a facilidade com que a Nikon D3100 captura tudo.

Nikon D3100

A Nikon equipou o modelo Nikon D3100 com um sensor CMOS recém desenvolvido para excelente detalhamento do assunto e uma suave gradação de cores. Em fotos ou em vídeos em Full HD, o sensor é essencial para a qualidade de imagem. A alta contagem de pixels da Nikon D3100 produz fotos com grande clareza, revelando todas as nuanças da cena original com o mínimo de ruído, ideal para texturas com detalhes intricados e desfocagem de fundo sem granulação.

Você estará pronto para tirar fotos excepcionais assim que chegar em casa; produza imagens claras facilmente com a lendária qualidade ótica NIKKOR e foco automático rápido e preciso para obter cor vívida, contraste marcante e detalhes nítidos. A estabilização de imagem por Redução de Vibração (VR) garante imagens e vídeos mais nítidos feitos com a câmera em mãos, e a capacidades de close-up captura detalhes fantásticos tirados a uma distância de foco de 0,27 metros.

Veja essa galeria com fotos feitas pela Nikon D3100. Clique para ampliar:

Nikon D3100 – Modo Vídeo

Descubra a diferença que uma SLR digital faz ao gravar vídeos. Uma grande variedade de lentes NIKKOR dá a liberdade de explorar vários ângulos e de obter fundos desfocados interessantes, enquanto o avançado sistema de imagem da Nikon D3100 assegura qualidade excepcional. E, para sequências de ação, o novo AF que acompanha assuntos e os mantém em foco. Após as filmagens, assista aos vídeos no LCD de 3 polegadas e faça tarefas simples de edição como cortar cenas antes ou depois de um ponto designado. A compatibilidade HDMI permite que você conecte a D3100 a uma HDTV com um cabo HDMI opcional, com a reprodução gerida pela maioria dos controles remotos da TV.

Com somente 450g a compacta e leve Nikon D3100 vai para onde você quiser. E é tão fácil de usar, graças à empunhadura ergonômica que simplifica o disparo, tanto em posições horizontais quanto verticais. Novos controles dedicados para funções usadas frequentemente, como Exibição ao Vivo, D-Movie e modos de liberação do obturador, facilitam ainda mais o seu uso.

Nikon D3100 – Outras Características

Um retrato encantador contra um fundo levemente desfocado ou um casal radiante rodeado por luzes cintilantes. Tirar fotos como estas é fácil com a orientação na câmera do Modo Guia da Nikon D3100, que mostra o passo a passo para alterar as configurações da câmera. Basta selecionar a configuração do Modo Guia que corresponde à cena e em seguida deixar o Modo Guia ajudar. Você não apenas obterá os resultados desejados, mas entenderá como os conseguiu. O modo Guia mostra até exemplos de fotos para que você saiba exatamente o que esperar de cada configuração.

A Nikon D3100 pode disparar cerca de 3 quadros por segundo, ótimo para capturar movimento dinâmico e expressões faciais indescritíveis que são um desafio para qualquer fotógrafo. Basta girar o seletor do modo de liberação e fotografar. A resposta em uma fração de segundos do obturador elimina a frustração do atraso, registrando os momentos que outras câmeras normalmente perdem.

O foco automático preciso de alta velocidade da Nikon D3100 responde imediatamente a alterações na cena ou composição, mantendo foco totalmente preciso para capturar expressões momentâneas e esportes em alta velocidade. Se inscreva no canal para nos ajudar a continuar com nossas publicações e análises.

A sensibilidade ISO máxima de 3.200 (expansível para ISO 12.800) permite fotografar com velocidades de obturador maiores, reduzindo o desfoque devido a vibrações da câmera em cenas pouco iluminadas. Fotos de crepúsculo e interiores ganham vida com uma aparência agradável e natural, sem a necessidade de um tripé ou flash.

A Exibição ao Vivo oferece uma maneira intuitiva e familiar de fotografar animais de estimação brincalhões ou crianças em movimento. Basta ativar uma chave, e você estará pronto. A Exibição ao Vivo faz com que a Nikon D3100 seja tão fácil de usar quanto uma câmera compacta.

A Nikon D3100 seleciona automaticamente o Modo de Cena que melhor se adapta às condições de disparo e ao assunto. Durante o disparo com Exibição ao Vivo em Modo Automático o Seletor Automático de Cena ativará os modos Retrato, Paisagem, Close-up ou Retrato noturno automaticamente de acordo com a cena.

Veja também: Como configurar sua Nikon 3100

Nikon D3100 – Análise em Vídeo

 

  • Matheus Worm

    A Nikon p510 é boa para filmagens em Youtube ? não to querendo uma caaaaaaaaamera boa demais pois não sou nada profissional para usar cameras assim , não quero uma camera tãao boa mas que não seja ” Ruim ” , Quero que ela mantenha a qualidade FULL HD , e os vendedores todos falam que elanão diminui no processo de editar e colocar em youtube … e que ela tem o processo > Exemplo: se colocar uma vela no escuro a camera vai aumentar a luz da vela e vai dar para ver todos os detalhees no ambiente ( Paredes , chão , objetos ) Verdade ? , to querendo comprar essa camera semana que ou ou nesta sexta preciso da sua ajuda !

    • Olá, Matheus.

      Vamos considerar algumas coisas:

      1 – Se quer prioritariamente filmar, compre uma filmadora. Uma câmera faz fotos e uma filmadora filma, não tente misturar as coisas que o resultado não é bom.
      2 – Qualquer câmera é “boa para fazer upload de vídeos no YouTube”, afinal a qualidade do vídeo vai depender da resolução que vai usar.
      3 – O Youtube vai compactar seu vídeo, independente do que você for fazer. Claro que um vídeo em 1080p (FullHD) será melhor que um de 430 e melhor para editar, mas vai te dar trabalhar subir o filme no Youtube.
      4 – Qualquer câmera no modo automático vai tentar compensar a luminosidade da luz no ambiente de forma que fique o mais distribuído possível (seu exemplo da vela).
      5 – Sinceramente, eu creio que uma compacta comum pode te satisfazer ou quem sabe uma superzoom como a S4500 da FujiFilm ou a Sx40Hs da Canon (ambas ótimas superzoom do mercado). Uma SLR vai exigir um alto investimento de dinheiro e tempo, demandar um curso básico pelo menos e bastante treino.

      Espero que tenha ficado claro. Caso não tenha entendido alguma coisa volte a falar conosco e não se esqueça que nosso blog Projeto Verena mudou para Verena Fotografia e vai ser fechado em 2013. O Projeto Verena não recebe mais atualizações.

  • Matheus Worm

    Mas tipo … eu tenho eu sou um dos adiministradores de um canal no youtube certo ? quero uma camera para tirar fotos ( Publicidade ) e para filmar muito bem caso para fazer nossos programas para o youtube… , nada de muito profissional pois não curto essas cameras mecanicas estilo a Slr … ela pode ser boa , ok , mas eu não curti ela pois tenque ficar rodiando ali o negocio … , compro ou não compro essa nikon p510 , não quero me arrepender , pois a camera ta quase 2 mil reais :S

    • Cara, então a sua cara é uma superzoom mesmo, mas acho que a P510 é muito cara comparada às outras superzoom como a S4500 da Fuji, por exemplo.

  • Matheus Worm

    Essa Nikon ela tem como fazer que o zoom optico dela fique mais lento ou mais rápido ? , pois vi em uma loja aqui na minha cidade que o zoom estava extremamente lento …

  • Matheus Worm

    Qual é melhor ? Nikon p510 ou a Canon SX40hs

    • Não tem como fazer o zoom ficar mais rápido, embora eu ache que você está confundindo o zoom com o tempo de abertura do obturador, o qual, dependendo dos ajustes, pode ser mais rápido ou mais lento.

      Entre essas duas superzoom, a Sx40Hs é sem dúvida a melhor até porque esse modelo da Canon é a melhor superzoom do mercado.

  • Bruna Arruda

    Qual é melhor a CoolpixP510 ou a D3100 ??? A diferença de preço entre as duas está R$ 100,qual vc me aconselha comprar??Obrigada

    • Olá, Bruna.

      A diferença de preço de R$100 é realmente pequena, mas a diferença técnica entre as duas câmeras é enorme. É possível que você não saiba disso por falta de conhecimento mesmo, como acontece com a maioria das pessoas e aconteceu comigo também.

      Caso não tenha lido, sugiro que visite o post Começar do Começo, pois ele dá um guia inicial sobre as categorias de câmeras e seus respectivos preços. A escolha entre uma superzomm (P510) e uma DSLR (D3100) vai depender do tipo de foto que você quer fazer e do tipo de fotógrafo você vai querer se tornar. Sem esses pressupostos não tem como o Verena | Fotografia te ajudar na escolha de um modelo.

      Qualquer coisa, volte a nos contatar.

  • Parabéns pelo vídeo. Vou viajar e pretendo trocar minha Sony H50 por outra câmera mais recente.
    O único defeito que encontrei na minha Sony foi a demora para liberar o flash para a próxima foto. Se eu tiro uma foto com flash, não ficou boa e eu preciso tirar outra em seguida ele leva quase 10 segundos para liberar novamente.
    Nessa Nikon D3100 você sabe me dizer se o flash é mais rápido pra liberar?
    Outra dúvida, será que tirando fotos sem usar a tela LCD, usando apenas o visor menor eu consigo tirar umas 200 fotos/dia?
    Muito obrigado.

    • Olá, Cleberson.

      Agradecemos os elogios.

      As câmeras digitais, inclusive superzooms, possuem uma espécie de delay (atraso) no disparo do flash e na hora de fazer as fotos. Concordo que 10 segundos são um grande atraso e que isso é particularmente estranho, mas é normal existir um atraso no disparo sim.

      A D3100 é uma DSLR, ou seja, uma categoria diferente da sua H50 que é uma superzoom. Entrar na categoria de DSLR vai exigir que você faça pelo menos um curso de fotografia básica porque se não fizer será o mesmo que ter uma Ferrari 2013 na garagem e não souber dirigir. Você terá nas mãos uma ótima câmera, mas sem conhecimento não saberá aproveitar 100% do que ela pode oferecer. Com análises e tutoriais que você encontra pela internet você pode aprender a manuseá-la de forma mais acertada, porém isso não dispensa de forma alguma um curso. Esses cursos são rápidos e não demoram 1 mês para serem concluídos indo 2 ou 3 vezes na semana.

      Percebe que a questão é apenas “trocar de câmera”? Envolve muitas outras coisas. Enfim, a D3100 é capaz de fazer fotos sequenciais com disparos consecutivos do flash sem problemas desde que seja usado o modo manual, pois no modo automático a câmera precisará ler o ambiente para verificar e calcular a real necessidade de iluminação extra e só assim disparar o flash.. todo esse processo leva alguns segundos.

      Pela minha experiência a D3100 é capaz de fazer em torno de 500 a 550 fotos com uma carga de bateria. Existem outros usuário que relatam fazer 400 fotos, mas como você disse tudo depende do uso do LCD e do flash, dois fatores que “comem” a carga.

      Caso tenha mais dúvidas, volte a falar conosco e se não é ainda uma leitora do Verena assine nosso site para receber em seu e-mail uma notificação toda vez que publicarmos algo novo.

      • Muito obrigado pela prontidão e clareza da sua resposta.
        Já faz um tempo que decidi estudar mais sobre fotografia. Primeiro comecei pelo manual para poder entender melhor o que a minha H50 pode oferecer. Em seguida comecei a ver tutoriais encontrados na internet e comecei a colocar em prática o que aprendi sobre ISO, abertura do diafragma e tempo de exposição. Com isso comecei a brincar com a câmera sempre no modo manual e minhas fotos melhoraram bastante pois comecei a entender bem a finalidade de cada um desses ajustes.
        Apesar do pequeno probleminha com o flash, a câmera é muito boa e as configurações manuais dela atendem bem.
        Agora quero dar um passo a mais e partir para uma câmera melhor pois até a minha próxima viagem quero obter mais conhecimento técnico e ter uma câmera que corresponda com tudo que estou aprendendo. Um curso está na minha lista, mas vou optar por cursos online pois devido ao meu serviço eu preciso de flexibilidade para estudar.
        Ví recentemente um vídeo comparando a Canon T3i com a Nikon D5100 e a princípio vou adquirir a Canon pois nos testes apresentou auto foco mais rápido e melhor ISO.
        Se eu estiver falando besteira ou seguindo um caminho errado, por favor, sinta-se a vontade em me corrigir, afinal de contas, faz pouco tempo que decidi realmente aprender sobre fotografia.
        A propósito, seu site já está nos meus favoritos e gostei muito das matérias. Assinei e vou sempre acompanhar as novidades. Continue atualizando o site pois você está mandando bem.

        • Olá mais uma vez, Cleberson!

          Sempre procuramos responder de forma rápida, mas existem muito e-mails que precisam da devida atenção, por isso sempre pedimos paciência aos nossos leitores que suas dúvidas serão sanadas.

          O modo manual é uma verdadeira escola e quando você o domina completamente dificilmente sentirá o desejo de voltar ao modo automático.

          De fato a T3i concorre diretamente com a D5100 e elas são bem equivalentes em especificações como você pode verificar nesse site de comparação que sempre indico aos meus leitores http://snapsort.com/compare/Canon-T3i-vs-Nikon-D5100, por isso com qualquer uma das duas você estará bem servido.

          Vou apenas complementar as duas informações que citou. O foco da Canon é mais rápido possivelmente porque ela incorpora o motor de foco no corpo da câmera e não na lente como a Nikon faz, por isso verifique se é isso que ocorre no vídeo que viu, porém garanto que a diferença de focagem deve ser coisa de milissegundos, ou seja, se isso for realmente importante para você ou se isso fizer muita diferença, pode levar esse quesito em consideração.

          Quanto ao ISO, pode ser que a qualidade de granulação da Canon seja melhor por conta do sensor, mas o range (a escala ou alcance) do ISO da D5100 é maior. Verifique no link que mandei que o range da D5100 vai até 25.600 e o da T3i vai até 12.800…. é o dobro! E ISO é um fator considerável em condições de luz adversas ou de pouca luminosidade.

          Continue pesquisando sobre esses dois modelos e como eu disse: qualquer um dos dois será uma grande companheira para você e suas fotos. Nenhuma das duas é melhor que a outra.

          Que bom que tem gostado do nosso site, em breve publicaremos uma continuação sobre o artigo das superzooms e contamos com sua presença! Agradecemos por estar em seus favoritos e pelo voto de confiança.

          Até o próximo clique!

  • Ingrid Nascimento

    Olá!! Estou querendo muito comprar essa câmera…porém achei ela em um preço bem a cima do que vc citou… Tipo de R$ 2.000,00 a R$ 2.300,00 em uma loja conhecida e garantida sobre a entrega do produto…
    Gostaria de saber se vc pode indicar algum site de confiança que venda ela mais barato, ou no mesmo valor que vc citou.
    Também quero saber se essa câmera exige uma manutenção específica onde preciso fazer um curso para poder “cuidar” dela?
    Desde já agradeço!
    Abraços =)

    • Olá Ingrid,

      Recentemente comprei uma Canon T3i em uma loja chamada Detonashop.
      A principio fiquei meio receoso, mas ví bastante avaliações positivas da loja e outro ponto que me influenciou na compra foi o sedex a cobrar, ou seja, você só paga ao receber o produto.
      O meu chegou perfeitamente e estou adorando a câmera.
      Lá eles tem a D3100 (http://goo.gl/6jNfMj) e a T3i (http://goo.gl/Xh5jX5)

      • Obrigado pela contribuição

  • Ingrid Nascimento

    Ahh e outra coisa: Se eu adquirir essa câmera eu posso comprar outras lentes (melhores) para adaptar nela ou ela só encaixa do tipo 18×55 mm?? Desculpa se a pergunta é besta mas eu pretendo estudar e me aprofundar mais na fotografia

    • Como vai, Ingrid?

      Infelizmente a variação de preços pode ser muito grande mesmo, por isso é bom pesquisar muito antes de comprar sua DSLR. Os sites mais recomendáveis são aqueles que não possuem muitas reclamações em sites como o ReclameAqui, CNJP registrado e de grande volume.

      A escolha do site vai depender da sua localidade, mas de uma forma geral sites como a MagazineLuiza ou o WalMart tem bons preços. O ideal é pesquisar em uma loja física em sua cidade para ter um parâmetro na sua pesquisa.

      As DSLR executam um movimento mecânico no abre e fecha do obturador e o mecanismo que levanta o espelho. Esse dois elementos possuem uma vida útil estimada pelo fabricante. Como qualquer movimento mecânico existe uma vida útil, por causa do desgaste desses movimentos.

      Quando sua DSLR apresenta defeito desse tipo, pode ser necessário substituir a peça por um preço “incluindo mão de obra” entre R$500,00 e R$1.500,00 dependendo do modelo e marca da câmera.

      A vida útil do obturador varia de 30.000 a 250.000 disparos, também dependendo do modelo da câmera. A título de exemplo, a Canon T2i possui um limite de 100.000 disparos. Entendeu?

      Você não precisa de um curso para fazer a manutenção nela, mas precisa de um curso para saber operá-la de forma que aproveite 100% do poder que ela pode oferecer.

      A característica mais evidente das DSLR é exatamente a possibilidade de trocar as lentes. Todas as lentes fabricadas nos últimos 20 anos são compatíveis entre si, ou seja, a 18-55mm serve em uma D3100, em uma D90 ou em uma D800 assim como qualquer outra lente na sua D3100.

      Conforme for aprendendo mais sobre a fotografia e for sentindo necessidades fotográficas, vai querer comprar lentes que a ajudem a atingir esse objetivo.

      Não existe pergunta boba, Ingrid… toda questão é válida e útil para você e outras pessoas que estiverem lendo esses comentários, por isso pode perguntar à vontade.

  • Ingrid Nascimento

    Muito obrigada pela dica meninos!
    Vou pesquisar por aqui para poder comprar a bebê dos meus sonhos ^^

    • Que bom que pudemos ajudar de alguma forma. Agora que começa a verdadeira aventura, mas nosso relacionamento não termina aqui: aguardamos seu retorno, com seu depoimento sobre sua câmera e queremos ver suas fotos!

      Até o próximo clique

  • Neto

    Oi J.R, no video vc enfatizou bem que a d3100 eh para quem quer usá-la com hobby, uso amador, etc. Então, vc não recomendaria ela para uso profissional (ou semi) para cobrir eventos pequenos como casamentos, 15 anos, aniversário em geral? O que mts dizem q o que vale eh ter uma boa lente. Considerando claro que a pessoa não tenha dinheiro para comprar uma mais cara.

    • Olá, Neto.

      A questão é que a D3100 não foi projetada para trabalhos pesados, stress de equipamento. Um evento, por menor que seja, custa uns 500 disparos ou mais. Isso no começo não pega nada, mas a constância de eventos assim vai reduzir exponencialmente a vida útil da câmera.

      O uso pesado de uma DSLR de Entrada em eventos vai esquentá-la e há o risco dela simplesmente travar no meio do evento (e isso é muito grave caso não tenha uma câmera de backup).

      A ergonomia e o processamento da câmera deixam a desejar porque eles não foram feitos para trabalhos assim. Entende? Você pode usar a D3100 em fotografia de casamentos, aniversários e etc? Claro que pode, a câmera é sua e pode fazer o que quiser com ela. É recomendável fazer isso? Eu não recomendaria (há pessoas que recomendam).

      De fato a alma de uma câmera é sua lente, por isso vale muito mais investir em boas lentes (claras, boa qualidade dos elementos ópticos, fixas – caso goste de trabalhar com fixas) do que em câmeras com recursos que dificilmente irá usar.

      Claro que para o iniciante em fotografia ele não terá muitas alternativas, por isso o jeito é começar com a DSLR de Entrada e uma boa lente para assim que possível fazer um upgrade para uma DSLR Semi

  • Luiz Phelipe

    Verena.. parabéns pelo vídeo e o site .. ta perfeito .. mais ainda estou em duvida.. entre a Nikon D3100 e a Sony DSC-HX300 50x.

    agora final de ano vou para Macchu Piccho e gostaria de tirar fotos da paisagem de lá, como você mencionou no vídeo, ela e escura, e eu pretendo tirar fotos do nascer do sol de lá, e de outros lugares.
    Em sua opinião se você fosse compra hoje qual seria a melhor escolha para deixa gravado para sempre as imagens, a Sony ou a Nikon ?
    E uma outra duvida, a d3100 consigo tirar fotos pelo liveview ou só videos ?
    Ficarei esperando sua resposta.. obrigado e parabéns

    • Olá, Luiz.

      Obrigado de coração pelos elogios. Cara… não tem como
      comparar as duas câmeras porque elas são de categorias diferentes. É como
      querer compara um avião a um carro. A D3100 é uma DSLR e a Hx300 é uma
      superzoom.

      O fato da Hx300 ser escura não vai interferir muito na sua
      foto do nascer do sol. Você precisa decidir se quer uma DSLR ou uma superzoom.
      Avaliando por cima sua necessidade (sem considerar seu orçamento que você não
      forneceu) creio que a Hx300 seja uma boa opção para o tipo de foto que quer
      fazer, contudo não posso deixar de recomendar ótimas alternativas: se quiser
      economizar e pagar um preço justo, pesquise pela S4500 ou S8200 da Fuji, porém
      se tem dinheiro para gastar, queime na Sx50Hs que é simplesmente a melhor
      superzoom do mercado se considerar o conjunto técnico.

      Até a próxima e um forte abraço.

      • Luiz Phelipe

        Johny .. esqueci de fala o oçameto, e tive problemas para responder o post.
        Fui atrás da HX-300 porém não resisti quando vi a D3100 por 400reias de diferença, quando e fiz o comentario estava D3100 por $1999,00 e a Hx300 por $2099,00, claro que conseguiria achar mais barato na net, que achei por $1399,00, mais não poderia usar o cartão na viagem, quando cheguei na loja no fds do dia das crianças a D3100 tava por $1599,00 e nao pensei duas vezes e comprei, pois as duas não tem diferença, mais o que está me deixando louco e as conf. pq não vai ter graça de uma DSLR e tira foto no auto né.

        Hojé vou fazer o primeiro teste no nascer do sol aqui no trampo e na serra depois que sair do trampo.
        E agora e ver o video de configurações e todos os outros posts, para aprende um pouco mais.

        e obrigado pelas dicas e continue fazendo esse trabalho pq esta ótimo.

        Parabéns

        • Nossa… a Hx300 por 2 mil reais??? Não sei em qual cidade você mora, mas esse preço esta super mega faturado.

          Então, Luiz… você comprou uma DSLR e ela poderá levar suas fotos para o céu ou para o inferno de tão nervoso que poderá ficar para configurar a câmera no modo manual.

          Leia bastante o manual, veja muitos vídeos de reviews na net, dicas de uso e tente pegar o jeito, mas pode ser que sua curva de aprendizado seja maior do que seria se tivesse com uma superzoom.

          Espero que seja feliz com sua aquisição e volte aqui para mostrar suas fotos

          • Luiz Phelipe

            Baixada santista… agora final de ano tudo aumenta,

            E já estou muito feliz, depois da viagem mando as fotos pra ver se fui aprovado ..

            vlw ai pela ajuda e continue assim
            Abçs

          • Beleza, cara!

  • Micaella

    Verena, você está me ajudando muito em escolher uma câmera.
    Mais estou em uma dúvida terrível.
    Eu iria comprar essa nikon d3100 para aprender fotografia e usar a câmera futuramente para ensaios fotográficos, eventos etc.
    Mais eu vi um de seus comentários que ela não é muito recomendada para eventos pelo fato de sobrecarregar ela por demais.
    Você pode me sugerir uma que eu use para o meu futuro trabalho no qual seja boa e não passe de 1.500 reais?
    Obrigada pela ajuda!

    • Olá, Micaella.

      Que bom que os textos estão te ajudando de alguma forma… essa é a ideia!

      A D3100 é uma DSLR de Entrada e como tal é indicada para iniciantes em fotografia, por isso o preço “mais baixo”.

      Pensando que irá trabalhar com fotografia, normalmente quando começamos
      na fotografia não temos dinheiro para comprar uma semi profissional (a
      mais indicada para trabalhos profissionais) que geralmente é encontrada
      por valores acima de R$ 3 mil, por isso não há nada de errado em comprar
      uma DSLR de Entrada (R$ 1.500,00 na média) para aprender, treinar e
      realizar os primeiros trabalhos para depois comprar uma semi. Muita gente faz isso. Invista desde já em boas lentes, objetivas compatíveis com o padrão FX, para quando trocar de corpo de câmera – que possivelmente será uma FullFrame – você possa aproveitar 100% do ângulo de visão das lentes FX na câmera nova.

      • Micaella

        Obrigada mais uma vez.
        Vou seguir o seu conselho.
        E parabéns mesmo por além de compartilhar suas informações, você sempre nos responde e tira todas as nossas dúvidas.
        Desejo muito mais muito sucesso mesmo na sua vida.

        • Acho que o grande diferencial do Verena para os outros sites e blogs de fotografia é a forma como tratamos nossos leitores. Que bom saber que você está gostando do site e melhor ainda saber que suas dúvidas estão sumindo aos poucos

  • Paulo Reis

    Boa noite e parabéns pelo site! Estou iniciando (bem iniciando mesmo rs) em fotografia, sou dentista e preciso de boas fotos em macro. Vc acha que apenas com a D3100 consigo boas fotos ou precisaria no mínimo incrementar com outra lente e um flash circular? Um abc e de já valeu pelas dicas!

    • Olá, Paulo. Obrigado pelo elogio.

      Para ser fazer fotografia macro com uma DSLR como a D3100 é necessário ter uma lente macro. É claro que uma lente macro custa caro, mas se quiser realmente fazer fotografias desse nicho, um lente dessa categoria é exigida.

      Claro que talvez no seu caso não precise tanto, por isso se usar a D3100 com a 18-55mm (lente que normalmente vem junto com a câmera) no modo automático e no modo de disparo macro, creio que seja possível conseguir bons resultados. Pra começar acho que é um quebra galho, porém considere comprar uma lente macro que a qualidade irá dar um salto.

      Suponho que fará fotos da boca e dentes de seus pacientes, portanto nesse caso específico um flash circular seja interessante, contudo se for fazer fotos de próteses ou objetos que estarão em sua bancada de trabalho, então o flash da própria câmera é suficiente (considerando que seu consultório tenha bastante branco e você saiba fazer fotos manuseando corretamente o flash).

  • Larissa Amorim

    Boa noite,gostei muito de seu site,gostaria que você me ajudasse em uma questão.Comprei uma nikon d3100,sei que ela não possui motor de foco,minha intenção é usar para todo o tipo de eventos,aniversários, casamentos,books fotográficos… enfim,viver de fotografia,já estou a um ano com ela,gostaria de uma sugestão,juntar dinheiro para investir em lentes,ou para trocar por uma nikon mais avançada,tendo em vista que se eu investir em lentes para essa minha câmera,sem motor de foco,e depois perco,se caso a proxima ja tiver motor de foco*

    • Se você quer viver de fotografia, ou seja, trabalhar seriamente então o ideal é partir para uma câmera mais robusta e no formato FX.

      A questão é: se esse seu plano vai demorar, invista em lentes FX desde já (sem com AF ou não) e depois faça um upgrade do corpo da câmera.

  • Liliane Ferreira

    Olá, a minha dúvida é o seguinte, na verdade eu estou precisando de uma câmera pra pode tirar fotos na praia, de surf, eu tenho uma semi profissional da Canon a SX30is, mas as fotos sequenciais dela demora muito e eu acabo que perdendo as manobras, e eu pesquisando sobre câmeras boas de sequencia, me indicaram a Nikon D3100, e usar a lente 70-300mm,
    Mas dúvida que eu quero chegar é de quantas fotos por segundo ela tira, pra eu poder pegar todas essas manobras no surf.
    A intenção da câmera é pra tirar fotos de sequencia, então é totalmente amador, uma diversão pra eu poder ficar na areia hora e hora tirando foto.
    Obrigada

    • Olá, Liliane.

      Creio que ainda resta algumas dúvidas em você que meu artigo não tenha esclarecido porque a a Canon Sx30is não é uma câmera semiprofissional.

      A primeira coisa que vou dizer é que você não deve pensar que “partir
      para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te
      dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma
      câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua
      câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou
      dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de
      entrar no mundo das DSLR’s. E no seu caso, você precisaria de
      conhecimento de fotografia still.

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer
      fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho
      suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da
      fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser
      um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

      Não adianta queimar 3 mil reais em uma câmera top ou uma câmera DSLR
      se você não souber como usá-la. Percebe? Com relação à marca, qual
      escolher? Tanto faz nas mãos de quem sabe usar todo potencial da câmera,
      visto que as duas possuem modelos equivalentes.

      Do que vale ter uma D3100 + 70-300mm se vai usar a câmeras apenas no modo automático ou não vai saber configurar a câmera corretamente? Bom… são pensamentos meus, vamos à sua pergunta:

      A D3100 faz 3 fotos por segundo… se quiser mais frames por segundo (FPS) vai ter que partir para câmeras mais recentes como a D3300 que faz 5 quadros por segundo ou monstros maiores como a D7100 ou D610 com 6 FPS. Ah… outra coisa… não acho prudente escolher uma câmera de alto investimento baseando-se apenas em um quesito, ou seja, deve-se levar em conta muitos outros fatores para realizar a compra ideal

      • Liliane Ferreira

        Claro que vou usar pra outras coisas, mas o que eu queria pro momento é pra tirar de surf, viajo muito com amigos pra fazer essas fotos, e a minha câmera não tirar continua legais pra pegar todas as manobras, por isso essa minha pesquisa, mas vi outras câmeras também, vai ser câmera que vai me acompanhar por longos anos
        Eu só queria tirar a dúvida democo ela é de fotos contínuas

        • Por hora as únicas informações que me deu foi a velocidade de disparo desejada e o fator surf, ou seja, fotografia em longa distância. Escolher uma câmera baseado apenas nisso não dá certo. Um fator importante é o seu bolso… quanto está disposta a investir? Esse é um bom limitador de escolhas.

          Como disse a D3100 faz 3 fps enquanto modelos mais avançados como a D7100 faz 6 fps

          • Liliane Ferreira

            Entendi, é que eu já disse o sentido de usar pra saber qual a câmera seria adequada pra êupodes tirar fotos contínuas, foi essa a indicação que eu pedi num site, e me indicaram essa câmera e lente, mas eu já pesquisei bem, e estou entre a Nikon D3300 e a D5200.
            A D3100 foi a primeira opção que me deram, por isso queria saber um pouco mais sobre e ela, e o motivo pelo qual eu iria usar.

          • No site tem um review sobre a D3100 e matérias sobre a D5200… vale a pena ler… basta pesquisar na caixa de busca do site ou navegar pelo menu superior

      • Dani Morais

        Oi, Verena! Muito legal seu site… estou adorando todos os seus posts mesmo sendo leiga na área. Tenho uma pergunta: eu trabalho com decoração de festas e Design de Interiores e gostaria de fotografar meus trabalhos tais como arranjos de flores, doces, detalhes, mesa, salão de festas, decoração de ambientes para ter como portifolio… não tenho nenhum curso de fotografia… qual máquina vc me sugere? O orçamento não é o mais importante… obrigada

        • Oi, Dani.

          Se não manja nada de fotografia e não pretende fazer um curso de fotografia, então sugiro uma superzoom como a Canon Sx50Hs, Nikon P600 ou Sony Hx400.

          Se sua ideia é fazer um curso e estudar mais sobre fotografia, então sugiro uma DLSR como a Nikon D3200/D5200 ou Canon T5/T5i

  • Lázaro Roberto de Menezes

    Sou um apaixonado por fotografia, embora ainda seja amador e praticar a mesma apenas por hobby, pretendo me profissionalizar.
    Há algum tempo, querendo entrar no mundo das DSLR, adquiri uma Nikon D3100 e devo dizer que estou muito satisfeito. Já tive oportunidade de levar minha câmera para diversos lugares como o litoral do Nordeste e para a Amazônia e, em todos eles, ela correspondeu perfeitamente ao que eu esperava, nas mais diversas situações. Na Amazônia, por exemplo, fiz mais de 2300 fotos, sendo que a maioria delas ficou excelente. Alguns dos pontos principais que eu destaco são a grande versatilidade, a facilidade de operação mesmo por pessoas que não tem grandes conhecimentos de fotografia, como eu, a grande variedade de recursos disponíveis, a possibilidade de uso de acessórios não disponíveis em câmeras compactas, como flash externo e GPS, além da grande duração da carga da bateria e a facilidade de carregamento da mesma. É uma câmera que possibilita o uso ilimitado da imaginação. Eu recomendo está poderosa câmera a todos os amantes da fotografia!

    • Olá, Lázaro.

      Obrigado por compartilhar sua experiência de uso da D3100. Tenho certeza que será de grande utilidade para quem lê este artigo e quer saber uma opinião de um dono da D3100 além do autor tendencioso que sou eu rs

      • Vinicius Medina

        Entre uma Nikon e Canon de preços muito semelhantes, o que prefere?

        • Escolher entre uma e outra seja mais preferência pessoal do que especificações técnicas. Vale a pena ver alguns comparativos no Youtube, imagens das câmeras e feita pelas câmeras e etc.

          O que posso dizer de pronto é que para mim (porque isso varia de acordo com a percepção de cada um) as imagens da Canon de maneira geral parecem mais saturadas, com mais cor; enquanto a Nikon produz imagens com cores mais lavadas, porém mais reais. Outra coisa que posso dizer é que as lentes da Nikon são mais caras que as lentes da Canon.

          A Nikon adota uma postura contrária a Canon quando se fala de motor de foco: ela prefere usar o motor de foco nas lentes, isso faz que elas sejam mais caras que as lentes da Canon (posso dizer que as lentes da Nikon são em média 16% mais caras que as lentes da Canon por causa do motor de foco embutido em cada lente).

          Essa é uma característica que a Nikon resolveu seguir: corpos mais baratos, lentes mais caras; enquanto a Canon segue o caminho inverso: lentes mais baratas e corpos mais caros já que o motor de foco fica na câmera e não na lente Ah… isso que disse acima é regra geral. Existem exceções.

          Geralmente quem está iniciando em fotografia acaba escolhendo uma câmera mais barata, que não possui recursos como motor de foco no corpo da própria câmera. Então como a câmera não possui diversos recursos e o motor de foco está na lente, o custo baixo da câmera faz com que se tenha um custo maior com lentes, porém este fotógrafo não tem tantas opções de lentes, diferente de um fotógrafo profissional.

  • Ei, Evelyn.

    A D3100 já é antiguinha. Ela foi atualizada para a D3200 e mais recentemente para a D3300. Pode procurar que vai achar esses modelos no mercado ainda

  • Pingback: Melhores Câmeras para Iniciantes | Aqui no Blog eMania()

  • Olá, Adriano.

    Olha… se ele realmente usou apenas uma vez, literalmente, algo em torno de 900 reais é justo. Se ela estiver um pouco mais usada, 1 ou 2 anos de uso, vários cliques, o preço pode cair para 700 ou menos, mas depende muito das condições de uso dela, estado de conservação e etc.

    Se a grana estiver muito curta mesmo e confiar nesse seu amigo, desde que a câmera esteja boa, compre dele, porém se dispor de mais recurso compre uma D3200 ou D3400 pois são mais novas e possuem mais evolução tecnológica,.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.