A Nikon D850 foi eleita como a melhor DSLR do mercado.

Ela chegou fazendo barulho no circuito comercial e impressionou quem esperava por uma grande novidade.

Desde que a Nikon D850 foi anunciada, ela vem sendo testada sem piedade. A pobre câmera foi colocada no frio, na chuva, em condições secas, de poeiras e arenosas.

Ela foi usada para fotografar pessoas, paisagens, além de vida selvagem se saindo bem em todos os campos.

No entanto, ela não é uma câmera perfeita e definitivamente tem suas deficiências.

Ausência do autofoco com detecção de fase no sensor para uma melhor experiência no modo live view.

Uma tela LCD inclinável mais versátil que facilita a gravação na vertical seria muito útil.

Seria bom se o sistema de banco do menu fosse corrigido e devidamente implementado.

Enfim, tudo isso nos diz que ainda há muito espaço para melhorar. As qualidades da Nikon D850 fizeram que ela rapidamente alcançasse números incríveis nos mais diversos sites de análises.

Entretanto, antes de começarmos confira a lista fria de especificações:

  • Sensor CMOS BSI de 45.7 Mp
  • 7 fps com AE / AF (ou 9 usando o grip EN-EL18b)
  • Sistema AF de 153 pontos ligado ao sistema de medição de 180.000 pixels
  • Captura de vídeo UHD 4K e FullHD em até 120 p
  • 1 slot XQD e 1 slot SD compatível com UHS II
  • Vida da bateria avaliada em 1840 fotos por carga
  • Tela LCD de 3.2 ” touch com resolução de 1024 × 768 pixels
  • Controles iluminados
  • Efeito crop de 19,4Mp (ou 8,6 Mp a 30 fps por até 3 segundos)
  • SnapBridge, sistema de conexão Bluetooth LE de tempo integral com Wi-Fi
  • Opções avançadas de timelpase (incluindo vídeos em 4K)

Vamos embarcar nessa análise objetiva e sem enrolação do que realmente mudou na Nikon D850, o que de fato vale a pena ressaltar e se ela é a câmera certa para você.

Destaques

Sobre o sensor retroiluminado (BSI), significa que os elementos que coletam a luz do sensor estão mais próximos da superfície do chip.

Isso aumenta a eficiência do sensor (melhorando o desempenho em baixa luz) e a qualidade de imagem periférica por causa dos ângulos de incidência.

O outro destaque da Nikon D850, além da alta velocidade, são os recursos AF como o: módulo AF, sensor de medição e processador AF dedicado, bem como a gama completa de modos AF e opções de configuração, que devem se traduzem em um alto desempenho de foco.

Vale ainda dizer que, em termos de vídeo, a Nikon D850 torna-se a primeira DSLR da Nikon a capturar vídeos em 4K na largura total do sensor.

Com a resolução ao FullHD, a câmera pode disparar até 60p com estabilização digital e pico de foco, nenhum dos quais está disponível para filmagens em 4K, entretanto.

Construção

O corpo da Nikon D850 é feito principalmente de liga de magnésio e bastante parecido com a D810.

Ela conta com uma tela Flip / Down parecido com a Nikon D750, mas com resolução maior e sensível ao toque.

E ao contrário da D5 e D500, essa sensibilidade ao toque da tela de LCD pode ser usada no modo de exibição ao vivo (live view) e na navegação de menus, bem como no modo de reprodução.

O grip de bateria da Nikon D850 é fantástico! Muito mais confortável e ergonômico em comparação com a Nikon D810.

Infelizmente o flash pop-up foi removido deixando a câmera menor e a luz assistente de AF foi colocada como uma pequena luz vermelha quando o timer está ligado.

Os botões de controle além de iluminados estão bem localizados e com fácil acesso dos dedos, mesmo com mãos pequenas ou grandes.

Quase ninguém mexe no viewfinder, mas a Nikon fez um grande trabalho no novo visor com uma ampliação de 0.75x.

E acredite: há diferença gigante entre um visor de 0.75x e 0.70x. O visor da Nikon D850 parece maior (e é), o que se traduz em fotografias mais confortáveis e precisas no dia-a-dia.

Um novo recurso que apareceu pela primeira vez na Nikon D850 é o “Modo silencioso do obturador”, onde a câmera pode aproveitar o obturador eletrônico ao usar a câmera no modo de exibição ao vivo.

O que há de bom neste modo, é que ele elimina completamente qualquer tipo som do obturador. Os fotógrafos de vida selvagem, principalmente pássaros, agradecem a discrição.

A nova Nikon D850 pode fazer fotos com mais de 30 segundo sem a necessidade de um cabo de disparo remoto.

E agora há um modo de atraso de exposição que cria um pequeno delay entre o apertar do botão de disparo e a abertura do obturador. Uma boa solução para evitar fotos tremidas.

Autofoco e Lentes

Como disse anteriormente, o sensor retro iluminado gera um alto desempenho de AF em baixas luzes, ou seja, quando não há tanta luz no ambiente o AF continua preciso e eficiente.

A Nikon D850 possui um AF totalmente confiável, mesmo usando lentes da Sigma e Tamron, ele ainda continua certeiro.

A Nikon D850 possui uma excelente sequência contínua de fotos superam facilmente a Nikon D810 e a D750 ao disparar em todos os modos de focagem automática, incluindo os modos 3D, Group Area AF e Auto-Area AF.

Contudo, não espere grandes performances se estiver usando o live view para fotografar visto que a Nikon D850 não possui um sistema de AF com detecção de fase no sensor.

Sobre as lentes, a Nikon liberou uma lista de lentes recomendadas para a D850.

  • AF-S Fisheye NIKKOR 8-15mm f/3.5-4.5E ED
  • AF-S NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED
  • AF-S NIKKOR 16-35mm f/4G ED VR
  • PC NIKKOR 19mm f/4E ED
  • AF-S NIKKOR 20mm f/1.8G ED
  • AF-S NIKKOR 24mm f/1.4G ED
  • AF-S NIKKOR 24mm f/1.8G ED
  • PC-E NIKKOR 24mm f/3.5D ED
  • AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED
  • AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8E ED VR
  • AF-S NIKKOR 24-120mm f/4G ED VR
  • AF-S NIKKOR 28mm f/1.4E ED
  • AF-S NIKKOR 28mm f/1.8G
  • AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G
  • AF-S NIKKOR 35mm f/1.8G ED
  • PC-E Micro NIKKOR 45mm f/2.8D ED
  • AF-S NIKKOR 50mm f/1.8G
  • AF-S NIKKOR 58mm f/1.4G
  • AF-S Micro NIKKOR 60mm f/2.8G ED
  • AF-S VR Zoom-Nikkor 70-200mm f/2.8G IF-ED
  • AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8G ED VR II
  • AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8E FL ED VR
  • AF-S NIKKOR 70-200mm f/4G ED VR
  • AF-S NIKKOR 80-400 f/4.5-5.6G ED VR
  • AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G
  • AF-S NIKKOR 85mm f/1.8G
  • PC-E Micro NIKKOR 85mm f/2.8D
  • AF-S NIKKOR 105mm f/1.4E ED
  • AF-S VR Micro-Nikkor 105mm f/2.8G IF-ED
  • AI AF DC-Nikkor 105mm f/2D
  • AI AF DC-Nikkor 135mm f/2D
  • AF-S NIKKOR 200mm f/2G ED VR II
  • AF-S NIKKOR 200-400mm f/4G ED VR II
  • AF-S NIKKOR 200-500mm f/5.6E ED VR
  • AF-S NIKKOR 300mm f/2.8G ED VR II
  • AF-S NIKKOR 300mm f/4D IF ED
  • AF-S NIKKOR 300mm f/4E PF ED VR
  • AF-S NIKKOR 400mm f/2.8E FL ED VR
  • AF-S NIKKOR 400mm f/2.8G ED VR
  • AF-S NIKKOR 500mm f/4G ED VR
  • AF-S NIKKOR 500mm f/4E FL ED VR
  • AF-S NIKKOR 600mm f/4G ED VR
  • AF-S NIKKOR 600mm f/4E FL ED VR
  • AF-S NIKKOR 800mm f/5.6E FL ED VR

É perceptível que a Nikon quer que você acredite que apenas as lentes Nikkor high-end (e caras) de última geração devem ser usadas no D850.

Mas isso não é verdade – eu recomendaria testar cada lente que você já possui para ver como ela se comportará na D850.

Qualidade de Imagem

Toda a qualidade de imagem da Nikon D850 se deve ao sensor retro iluminado que minimiza as perdas de luz gerando resultados superiores ao sensor CMOS convencional.

A Nikon manteve o incrível desempenho de alcance dinâmico do ISO 64 e ótimas imagens com ISO mais altos.

A surpresa da Nikon D850 foi a qualidade de imagem nos modos RAW, mRAW e sRAW.

Se você não precisa da resolução total do formato RAW, usar o mRAW e sRAW pode ser uma boa escolha já que não aumentam o ISO e fornecem um resultado semelhante ao RAW completo.

Conclusão sobre a Nikon D850

Com base em nessa análise, posso concluir seguramente que a Nikon D850 é uma ferramenta sólida e impressionante que pode satisfazer qualquer necessidade fotográfica e qualquer tipo de fotógrafo.

Ela é, sem dúvida, a câmera tecnicamente mais avançada da Nikon até o momento.

Com o seu sensor CMOS BSI de 45,7 MP completo capaz de capturar detalhes extremos e excelente faixa dinâmica no ISO 64.

A Nikon D850 é uma câmera dos sonhos para fotografia de paisagens, arquitetura e necessidades de fotografia de estúdio principalmente.

Nikon D850

Quem gosta de vídeos estará plenamente satisfeito com as capacidades 4K e todos os outros recursos relacionados ao vídeo.

O empilhamento de foco, tela LCD touch, botões iluminados, Wi-Fi e Bluetooth incorporados, construção resistente e slots de cartão duplos fecham o pacote mostrando que a Nikon usou tudo o que tinha em seu arsenal para fazer da Nikon D850 sua câmera faz tudo.

Pela primeira vez, a Nikon combinou duas linhas de câmera para tornar a D850 a câmera mais capaz do mercado.

Mesmo com pequenos defeitos pontuais como a remoção do flash pop-up, preço praticado no Brasil (nos EUA ela é encontrada por $3.299,95) e AF ruim no modo live view, a Nikon D850 é uma câmera muito equilibrada que ultrapassou minhas expectativas.

  • Bia

    Eu sou USP e nunca fui desempregada!

    • J. R. Caldas

      Uma exceção entre mais de 75.000 alunos, vide a “greve” que eles fizeram. Obrigado pela visita.