Você acha que quanto mais megapixel sua câmera tiver é melhor? Concordo que a culpa não é sua. A mídia faz questão de divulgar a famosa quantidade de megapixel da câmera X e Y fazendo parecer que este é o único quesito a ser levado em conta na hora de comprar uma câmera. Por isso o Verena já adianta: não é o único quesito.

O quê é Megapixel?

Pixel é a unidade mínima de cor, ele mostra o número de pontos que a imagem possui nas posições horizontal e vertical, respectivamente. Por exemplo, quando você vai baixar um Wallpaper (papel de parede para seu computador ou smatphone) com certeza já encontrou a resolução 1280 x 1024 por exemplo, não é? Para saber quanto eles representam em megapixel, unidade normalmente utilizada para definir a capacidade de um equipamento digital, basta multiplicar um pelo outro, ou seja, 1,3 milhão de pixel ou 1.3 MegaPixel (terminologia mega = milhão) > 1280 x 1024 = 1310720

Esses quadrados são os famosos Pixels das Casas BahiaOutra coisa: você vai ouvir por aí a seguinte sigla: Dpi, que quer dizer Dot per Inch – pontos por polegada. Os Dpis não tem nada a ver com o tamanho da imagem e sem ela eles não significam nada. Dentro do seu computador a imagem só precisa de um único dado de tamanho, seu tamanho em pixels.

Notem a diferença entre as quantidades de pixels nas imagens

Notem a diferença entre as quantidades de pixels nas imagens

O Dpi é necessário no momento em que o computador precisa simular ou definir um tamanho físico para sua imagem como por exemplo no momento em que você abre a imagem em uma página de layout do Adobe Illustrator (que é, por padrão, definida em medidas físicas como centímetros ou polegadas). É aí que o DPI entra em jogo, ele seria como uma alternativa digital para mensurar o tamanho físico da imagem.

Não entendeu nada, né? De forma simples então:

Pixel = lembre de resolução, ou seja, tamanho da foto (1280 de largura por 1024 de altura, em pixels)

Dpi = lembre de densidade, ou seja, número de pixels em cada unidade de área (300 Dpi, por exemplo)

Curiosidade: sabe o seu super iPhone 4? Pois então, a tela dele possui 3.5 polegadas e uma resolução de 960 x 640. Se dividir esses valores, você chegará ao valor de 326 Dpi. Simplesmente um show de imagem.

Verdades e Mentiras

Ter muitos MegaPixels é realmente melhor?

A qualidade da imagem depende de uma série de fatores, dentre eles, o tamanho do sensor. Isso faz que uma câmera digital com mais megapixels do que uma DSLR, por exemplo, não consiga apresentar resultados muito superiores, como seria de se esperar levando-se em conta apenas a medida dos megapixels.

Para o uso doméstico, de 6 a 8 MP são suficientes para fotos com uma boa capacidade de impressão, se isso for aliado a um bom sensor e a um equipamento de qualidade, claro.

Muitos megapixels fazem mal?

Muitos megapixels comprimidos em um sensor pequeno podem gerar uma imagem com ruído, ou seja, pequenas distorções, principalmente nas áreas escuras por causa da aglutinação de pixels em pouco espaço físico.

Câmeras com uma quantidade muito grande de megapixels vão bem quando utilizadas para fotografar imagens para painéis e outdoors ou qualquer impressão que precise de grandes dimensões. Como normalmente você imprimirá fotos no tamanho padrão (10cm x 15cm) então ter muitos megapixels não é tão relevante assim.

Observação

Comprar uma câmera de 3600 x 2400, ou seja, de 8,6 Mp, mas com um sensor pequeno significa comprimir os pobres pixels em uma gaveta. Pense: são 8 milhões de pixels apertados em uma foto de 10cm x 15cm.

Conclusão

Observe a tabela seguinte:

Tabela de Resolução

Tabela de Resolução

Se você não costuma imprimir fotografias maiores do que 10 x 15 cm, que é o tamanho padrão, um celular pré histórico como o Samsung E900, que traz câmera de 2 megapixels embutida, pode tranquilamente substituir sua câmera digital.

Para quem está acostumado a imprimir fotografias maiores, os aparelhos N93, da Nokia, e o K790i, da Sony Ericsson, com câmeras de 3,2 megapixels, dispensam a aquisição de uma máquina digital independente. Eles produzem imagens de cerca de 2100 x 1550 pixels, que permitem impressões de até 13 x 18 cm com definição de 300 dpi.

Existe uma máxima na fotografia que diz o seguinte: “O melhor equipamento é aquele que você necessita”. Quer comprar uma câmera? Não olhe apenas para a mais cara ou com um número enorme de megapixels. Se a finalidade das suas fotografias é postar fotos na internet ou imprimir em tamanho normal, considere investir em uma câmera adequado ao uso que dará a ela.

Leve em conta outros aspectos como rede de assistência técnica, satisfação de outros clientes, qualidade do produto e etc, mas não baseie-se apenas nos famigerados megapixels, que são importantes, mas não determinantes na hora de comprar uma compacta.

Fontes:

http://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/20656-mitos-e-verdades-sobre-megapixels.htm

http://www.tecmundo.com.br/imagem/8124-ppi-o-que-e-e-por-que-e-tao-importante-em-qualquer-tela.htm

http://tecnologia.uol.com.br/produtos/ultnot/2006/12/01/ult2880u265.jhtm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pontos_por_polegada

  • Bia

    Devo confessar que ainda não saquei qual é a dos megapixels e dos dpi. Só sei que minha Sony tem 12 mp… e as imagens são boas! hehehe

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.