– Este é um guest post enviado por Fotos Online

Você já fez a seguinte pergunta: é possível tirar uma foto de paisagem com a mesma intensidade que os nossos olhos a veem?

Alcançar totalmente a realidade ainda não é viável, mas com o uso do HDR é possível fazer com que a fotografia do cenário clicado esteja próxima da realidade.

O chamado HDR (High Dynamic Range) é um recurso que garante um alcance dinâmico elevado, ou seja, esse elemento torna possível captar nas fotos o máximo de detalhes, tanto nos ambientes mais escuros quanto nos mais claros, mesmo que eles já estejam com bastante contraste.

Além disso, ele tornou possível fazer com que cada local da imagem possua sua iluminação própria, o que nenhuma câmera, nem as mais avançadas, conseguem fazer.

HDR

Autor: Chris Parmeter
Link: https://www.flickr.com/photos/113942472@N04/15000287071/

Portanto, de forma geral, o HDR é utilizado quando desejamos apresentar simultaneamente os detalhes na sombra e na luz, fazendo com que a fotografia se pareça efetivamente com a realidade.

Porém, apesar de muito interessante, a aplicação perfeita desse recurso requer a realização de alguns procedimentos e uso de materiais. É necessário uma câmera fotográfica com ajuste manual de exposição ou de compensação da mesma, um tripé ou apoio fixo, uma paisagem composta por variação de luminosidade extensa e um editor de imagem adequado.

No momento do disparo, a câmera deve estar no modo manual e deve ser usado um fotômetro para medir a cena. Cada foto deve ser tirada com um valor diferente no fotômetro, mas lembre-se que a variação entre elas deve ser proporcional. Uma sugestão é que a primeira seja tirada com uma marcação de -2,00 (foto escura), a segunda com zero e a terceira com +2,00 (foto superexposta).

Na edição, escolha o aplicativo que desejar, mas dê preferências aos que possuem a função de unir três imagens em uma, pois é isso o que deve ser feito. Em seguida, se necessário, ajuste o contraste, a iluminação e arrume as manchas.

Apesar um pouco trabalhoso, o HDR garante um ótimo resultado na imagem. Vale a pena testar!

  • Lívia P. de Araújo

    Olá, Jônatas,
    Parabéns pelo site! Suas dicas têm me ajudado bastante e começar a entender o mundo da fotografia! Tenho uma dúvida quanto a esta postagem. Não teriam algumas câmeras que já possuem o recurso HDR (como por exemplo a Nikon D5200) ou a única forma de fotografar em HDR é utilizando-se de um programa para a união de fotos? Desde já agradeço a tenção!!

    • Olá, Lívia.

      Obrigado pelos elogios e que bom saber que de alguma forma o Verena está a ajudando no mundo da fotografia.

      Você está correta. Existe sim muitas câmeras que fazem HDR automaticamente, mas aí eu te pergunto: o que é mais gostoso? Um bolo da vovó caseiro ou um de massa pronta feito por padeiro mal amado? Rs.

      As câmeras modernas fazem a mesma foto em 3 exposições diferentes para criar uma HDR sem que você tenha trabalho, porém as câmeras são burras e não sabem como tratar alguns pixels de luz.

      Uma HDR feita de modo tradicional, ou seja, você faz 3 fotos com exposições diferentes e depois, por meio de software, mescla realizando ajustes e correções de luz gererá um efeito muito, mas muito superior.

      E o que você vai querer? Bolo do padeiro ou da vovó? Rs

      Até mais, Lívia

  • MANOEL ARAUJO

    Ola Jonatas,

    Tenho quase a mesma divida da Livia , estou começando no mundo da fotografia tenho uma camera da Nikon D3300 , posso fotografar em HDR ? O que preciso para isso?

    As fotos ficaram lindas….

    Ageadeço atençao,

    Manoel Araujo

    • Claro que pode fazer fotos em HDR! Não sei se a D3300 já tem essa função embutida, mas o jeito que resulta em melhor qualidade é criando 3 fotos com exposições diferentes… para explicar por aqui é meio complicado por isso leia este ótimo artigo de um site amigo nosso http://goo.gl/c8BpUv

      • MANOEL ARAUJO

        Olá Johnny.

        Excelente o artigo.

        Obrigado.
        Manoel

        Em 16 de dezembro de 2014 07:17, Disqus escreveu:

        • Que bom. Espero que tenha aprendido a fazer ótimas HDR’s

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.