O Verena | Fotografia vai tratar hoje de um recurso muito útil aos fotógrafos chamado de histograma. Você sabe o que é um histograma? Assim como você eu também não sabia o que era essa ferramenta e muito menos sua finalidade, porém foi estudando e procurando conhecimento que descobri como utilizá-lo de forma adequada.

Histograma LightRoom

Histograma LightRoom

Pode ser que você nunca tenha visto o gráfico do Histograma em sua Cyber-Shot, contudo acho que já o viu em softwares de edição como o PhotoShop, LightRoom ou o GIMP. Eu me lembro de estar mexendo na primeira compacta da família e, ao acionar diversos botões dela, enchi a tela de informações e números; e lá, no meio da bagunça visual que causei, estava o Histograma. É claro que pensei que tinha quebrado a câmera do meu pai, por isso tratei, mais do que depressa, de voltar ao estado original da tela; mas hoje, com minha DSLR, aquilo que me atrapalhava, me ajuda.

Use o Histograma para ver a Luz

Você já percebeu como estamos cercados por telas e visores? Tablets, smartphones, celulares, TV’s, monitores e, claro, câmeras. Não pretendo entrar no aspecto técnico da coisa, mas todo mundo sabe que a tela de LCD de qualquer câmera emite uma luz para formar a imagem; e essa imagem é a mais próxima possível da realidade.

Entretanto acontece que nem sempre a câmera consegue reproduzir a realidade e seus níveis de luz e sombras. Não entendeu? Suponha que você olhe na tela da sua câmera e veja uma imagem bem clara e bonita, mas ao fazer o clique percebe que a foto ficou um pouco escura ou diferente do que viu. Isso pode acontecer por vários motivos sendo o mais comum o tamanho e brilho da tela. Uma telinha de 3 ou 4 polegadas não permite que você veja os detalhes da imagem a ser fotografada, como uma tela descalibrada com excesso ou falta de brilho quando você muda de ambiente.

HISTOGRAMA DA NIKON D3000

HISTOGRAMA DA NIKON D3000

O Histograma ajuda exatamente nessa deficiência. Ele informa as reais condições de luz e sombras do ambiente de forma que você não precisa se basear na tela ou em seus olhos. Esse é o motivo dessa ferramenta ser tão importante para os fotógrafos! Na verdade ele é fundamental para uma fotografia bem balanceada e com níveis corretos de luz.

Entenda como Ler um Histograma

Para entender como funciona um Histograma você precisa primeiro voltar à escola (eu sei…. é triste ter que voltar à escola, muito mais à aula de Educação Artística… aquela aula que todos somos Picasos e nossa professora é uma Hippie disfarçada vinda dos anos 70 viciada em café. Tá rindo do que? Será que apenas eu tive uma professora assim?).

Low KeyUm Histograma pode ser entendido como uma escala em degradê da cor preta (ou branca) na qual o tom mais escuro fica à esquerda (preto), os tons médios no meio (cinzas) e o tom mais claro à direita (branco).

Você também pode encontrar por aí o termo “Low Key” para as fotos mais escuras e “High Key” para as mais claras como técnicas de fotografia que fazem uso esse recurso e que já discutimos aqui no Verena | Fotografia.

Fonte Matheus

Fonte Matheus

Basicamente o que temos é o seguinte: quando fizer uma foto e perceber que o Histograma dela está mais concentrado à esquerda, quer dizer que sua foto está muito escura; se estiver mais concentrado no meio, quer dizer que sua foto está bem com os tons claros e escuros bem balanceados; e se estiver mais concentrado à direita, quer dizer que sua foto está com excesso de tons claros.

Percebeu? Faça uma experiência: pega sua câmera e faça uma foto em um quarto mais escuro, no seu quintal em um ponto com bastante sol e em um lugar com uma boa iluminação. Compare os três histogramas.

Imagens do Low e High Key Paulo Carotini

  • Até que em fim alguém falou desse assunto. Eu considero uma das informações mais importantes para nos guiar na fotografia. Boa!

    • Muitas pessoas, até mesmo as experiêntes, usam somente ISO, diafragma e obturador se esquecendo do histograma, algo tão útil para Low e High Key quanto na própria fotometria. Valeu, Julião!

  • VR Costa

    Sempre via este quadro na câmera e não entendia para que servia.
    Muito obrigado pelo esclarecimento.

    • Show! A ideia é sempre aprender com a gente! Se puder ajudar a ajudarmos mais pessoas, ficarei agradecido 🙂

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.