Semana da Fotografia 2017 - vale a pena ir?
ORGANIZAÇÃO
PALESTRANTES
TEMAS
PONTUALIDADE
APRENDIZADO
DINÂMICA
4.9Nota Final

A Semana da Fotografia 2017 começou e começou com estilo, um mini show para animar a plateia colocou todas as expectativas no máximo. Nosso anfitrião, o ilustre e safadinho, Altair Hoppe, nos recebeu com grande empolgação.

Parecendo ter saído de uma banda de rock dos anos 80, Altair nos deu uma prévia do que seria a Semana da Fotografia 2017 e nos conduziu para a primeira palestra do dia. Como sempre faço vou relatar minhas impressões sobre o evento, deixar minha opinião e dizer tudo o que foi bom e ruim.

Esse congresso já se tornou um evento tradicional entre a comunidade de fotógrafos trazendo grandes nomes da fotografia, expositores, prêmios e muito network. A Semana ocorreu em Balneário Camburiú, Santa Catarina e agora em 2017 foram 3 congressos conjugados: VideoMaker, Semana e Newborn.

O bacana desse evento, diferente de outros que já participei, foram as participações de Youtubers em um quadro chamado How To Do que acontecia antes de uma palestra principal. Eram 15 minutos de conversa com o youtuber, com algumas dicas e curiosidades interessantes. Houve também uma participação de Stand Up Comedy e de música ao vivo como disse no início. Ponto para a Semana da Fotografia.

1º PALESTRA – MÁRCIA CHARNIZON

Bem à vontade, Márcia nos ensinou a dar o que o cliente quer falando justamente na língua dele. Ela versou sobre direção de cena de forma muito extrovertida e com muita interação com a plateia. O grande ensinamento foi que o fotógrafo precisa estar dentro da cena, participando dela.

Foi uma palestra de abertura incrível e com muito conteúdo que fizeram os 90 minutos de conversa desaparecem como vapor. Márcia é uma grande fotógrafa que em pouco tempo conseguiu nos ensinar o que é necessário para dirigir noivos em um ensaio.

2º PALESTRA – JULIANO COELHO

De uma forma muito poética e intimista Juliano Coelho com seus 1,60 metros de altura se agigantou de tal maneira que foi impossível ficar apático às suas fotos. Na verdade ele nos deu uma injeção de motivação inacreditável mostrando que nossas fotos são muito mais do que fotos, são momentos e lembranças importantes para quem fotografa e quem é fotografado.

Juliano deixou claro que existe (ou pele menos deve existir) uma relação muito profunda entre o fotógrafo e o cliente. Nem tudo é dinheiro, nem tudo são número, nem tudo é material. É importante criar uma conexão com seu cliente e a forma como o Juliano nos mostrou isso foi inesquecível.

3º PALESTRA – AMÉRICO SPERANDIO

O Américo já é uma figura carimbada do meio fotográfico, afinal com seus quase 130.000 seguidores no Youtube no canal Letra na Foto fica meio difícil não ser reconhecido. Com seu chapéu icônico, Américo começou a palestra meio encabulado, hesitante, mas cresceu durante a palestra.

Quando Américo pegou sua câmera, pudemos ver como ele trabalha e aprender com sua metodologia. De um jeito simples e carismático Américo nos passou conceitos importantes de como fazer ensaios incríveis de noivos e noivas. Grande aprendizado com um grande mestre.

4º PALESTRA – RAFAELA ZAKAREWICZ

A palestra da Rafa foi realmente uma que me surpreendeu positivamente. De certa forma sempre entramos em uma palestra já esperando ou tendo uma ideia do que irá ser falado, porém todas as minhas expectativas caíram no chão quando a Rafa foi tratar de Marketing de Significado.

Ela foi extremamente realista e pautada com insights focados no trabalho real do fotógrafo de uma forma leve, simples e diferente. Todas as técnicas que eu esperava ouvir e ver foram ditas de uma forma muito honesta por uma grande profissional.

5º PALESTRA – ANDRESS RIBEIRO

Pense em um palestrante engraçado, prático e extrovertido. Este é Andress Ribeiro. De forma muito interativa com o público tivemos uma enxurrada de conteúdo que mal cabia nas linhas do caderno de anotações.

Foi uma experiência única poder aprender com esse grande fotógrafo, anotar suas dicas e deixar a cabeça ferver de tanta informação.

Já eram 19:30h do primeiro dia de congresso e eu mal notei o tempo passar. Já estava ansioso pelo dia seguinte e todo conteúdo que estava reservado.

6° PALESTRA – EDISON BELINE

O segundo dia de palestras começou com a ausência de um dos palestrantes, Fábio Borgatto, porém o Altair conseguiu alocar um outro profissional que muito nos acrescentou no quesito técnicas de vendas: Edson Beline, um monstro de fotógrafo com mais de 3000 casamentos em 40 anos de profissão.

O cara era simplesmente um poço de experiência e conhecimento que de forma prática mostrou seu fluxo de trabalho cheio de dicas valiosas de como conquista o cliente. Estou certo aprenderia bastante com o Fábio, contudo o Edison conseguiu suprir sua ausência com louvor.

7° PALESTRA – DIEGO ROUSSEAUX

Outro grande nome que nos presenteou na sequência foi o fotógrafo de still Diego Rousseaux. De origem Argentina, mas falando bem o português, o fotógrafo mostrou que mesmo com a timidez de estar no palco a fotografia de produtos pode ser incrível e muito da iluminação que usamos para este tipo de foto pode ser reproduzida na fotografia de pessoa.

O argentino nos deu uma dica muito prática e interessante de como criar uma foto para e-commerce que já sai pronta da câmera de forma que não é necessário fazer recortes para criar o fundo branco. Tudo em apenas uma 1 clique e 1 minuto. Fantástico!

8° PALESTRA – ANDERSON MARQUES

A próxima palestra foi do refinado Anderson Marques. Com um PowerPoint sofisticado e 6 anos de experiência, Anderson conseguiu nos mostrar como criar imagens impactantes com dicas simples e uso de materiais do dia a dia.

Foi uma conversa bem descontraída e com muita interatividade com a plateia, repleta de truques de composição e uso criativo do cenário. Foi realmente uma apresentação impecável e bem executada.

9° PALESTRA – SIMONE DI DOMENICO

Fechamos o segundo dia da Semana da Fotografia 2017 com Simone Di Domenico, uma fotografa com sotaque sulista cheia de sentimento. Ela começou tímida, mas ao longo da apresentação se soltou ao nos mostrar como alcançar a direção, pose e iluminação em estúdio por meios realmente práticos.

O único ponto negativo é que ela pareceu não fazer gestão do tempo disponível de tal forma de os últimos momentos da palestra foram muito corridos. Não chegou a prejudicar nosso aprendizado, porém é algo que não ficou legal.

10° PALESTRA – GISELE SAUER

A Semanada Fotografia 2017 estava acabando, contudo ainda havia muita coisa para vermos e no terceiro e último dia do congresso a Gisele Sauer nos mostrou como realizar uma sessão fotográfica de Life Style de forma muito prática apontando o que funcionava e não funcionava para ela.

Tudo muito objetivo com direito a vídeo de um ensaio real dela, além claro da parte prática da palestra. Foi algo bem simples e limpo, porém cheio de conteúdo e dicas essenciais para quem gosta dessa área.

11° PALESTRA – DANNY BITTENCOURT

A palestra seguinte foi bem louca no sentido próprio da palavra, a começar pela palestrante: a Danny Bittencourt. Ela é uma fotógrafa com alma de artista ou uma artista com alma de fotógrafa e como tal suas imagens refletem isso de maneira clara.

Ela nos brindou com reflexões sobre a arte da fotografia e nos trouxe um outro nível da fotografia como expressão da alma do fotógrafo. Foi uma experiência diferente e enriquecedora com direito a uma foto inacreditável ao final da palestra.

12° PALESTRA – RAFAEL SCHVEITZER

Na penúltima palestra do congresso o tema que o Rafael Schveitzer nos trouxe foi um muito ignorado pela maioria dos fotógrafos: finanças. Ele começou a palestra bem nervoso, mas conseguiu mostrar os números reais do mercado brasileiro e da realidade das micro empresas do Brasil.

A ideia foi mostrar como o planejamento financeiro é essencial para a saúde da empresa mesmo que seja uma empresa de uma pessoa só. Monitorar e analisar resultados são pontos indispensáveis para qualquer negócio e foi muito produtivo aprender mais sobre isso.

13° PALESTRA – PRIMO TACCA NETO

E o show terminou com a apresentação de uma estrela: Tacca Neto. O fotógrafo de fotografia sensual se sentiu muito à vontade no palco e nos deu uma conversa extremamente sincera sobre seu trabalho e seus valores na fotografia.

Existe muito pré conceito e confusão quando se fala de fotografia sensual, porém Tacca tratou de desmistificar a fotografia sensual de maneira franca e sem rodeios. Foram dicas que contagiaram a plateia e encheram de motivação quem teve a oportunidade de assistir sua palestra.

Semana da Fotografia 2017 – vale a pena participar?

Sim. Vale muito a pena. Esse congresso já acontece a há alguns anos e a qualidade só aumenta, sempre inovando e construindo conceitos dentro de cada participante.

Obviamente nenhum evento é perfeito, por isso preciso levantar alguns pontos negativos que podem ser corrigidos na próxima edição.

Para participar do congresso era necessário o uso de uma credencial pendurada no pescoço, porém não havia fiscalização disso. A entrada e saída do congresso era livre, sem catraca, sem um segurança olhando as credenciais, sem um código de barra para verificação.

Não houve nenhum incidente durante os dias do evento e por mais que a cidade seja segura acho que essa camada de segurança seria muito válida para resguardar os congressistas.

Outro ponto negativo foram os atrasos. Sei que estou sendo chato e que imprevistos acontecem em um evento ao vivo, mas atrasos de 30 minutos consecutivos nos 3 dias de congressos não é legal.

Ok… Já podem atirar as pedras em mim.

Do lado positivo posso dizer seguramente que esse congresso foi incrível. Foram grandes nomes da fotografia, conteúdos diversificados, palestras com duração ideal, bons intervalos, palestras práticas e teóricas bem divididas e uso de recursos multimídia.

Menção honrosa pelo quadro How To Do, stand up comedy, show de abertura, happy hour com todo mundo e carisma do safadinho do Altair, a cara e o cara da Semana da Fotografia.

Se você perdeu a oportunidade de participar nessa edição (e olha que eu sorteei um ingresso na faixa), tente se programar para o ano que vem. Vai valer muito.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.