Semi profissional ou superzoom? Acho que 80% das pessoas confundem esses dois termos e outros 90% ficam ainda mais confusos quando visitam lojas que destacam em letras garrafais classificações erradas em seus produtos. Claro que a culpa não é sua! Afinal você não tem a obrigação de saber sobre a classificação das câmeras nem culpa da pobre superzoom que foi mal classificada e rotulada como uma câmera semi profissional.

Aliás, para começo de conversa essa história de “câmera profissional” ou “semi profissional” é pura bobagem. Quem deve ser profissional é quem usa a câmera e não o equipamento em si e você vai entender isso no final deste artigo. Dependendo da situação um profissional da área de fotografia poderá usar uma D610 ou uma Sx50HS, por isso não se apegue às terminologias.

O grande problema é que as lojas (online e físicas) que vendem câmeras semi profissional empregam vendedores que são apenas VENDEDORES e não fotógrafos. O que eles precisam fazer é vender, mesmo que o produto não seja exatamente o que o cliente está procurando.

Veja também: Câmeras – Simplesmente tudo o que você precisa saber

Superado esse breve momento de lucidez, vamos conversar um pouco sobre o que é uma câmera semi profissional  para que você nunca mais seja enganado por um vendedor “safadenho” que adoraria que você comprasse uma câmera semi profissional sendo ela uma superzoom ou por algum site que não soube classificar corretamente seu produto.

SUPERZOONS

Canon Sx60Hs V2

As superzooms foram criadas para atender o público que estava descontente com as limitações das compactas, mas que não gostaria entrar no mundo manual das DSLR. Se essa descrição confere com suas necessidades, comece a considerar uma superzoom ao invés de investir em uma câmera semi profissional que ficará além dos seus objetivos.

As superzooms também podem ser encontradas com o nome de bridge, que em tradução livre significa “ponte”; e é isso mesmo o que ela representa: uma ponte entre o mundo das compactas e o mundo das DSLR. Nice! 🙂

# Características de uma superzoom

A primeira coisa que chama a nossa atenção é a “pegada” da câmera. O corpo das superzooms é mais avantajado e mais encorpado que as compactas, os botões são bem ergonômicos (na maioria dos modelos) e possuem uma grande lente zoom (35x, 40x e por aí vai). Talvez seja exatamente por corpo da câmera ser parecido com a de câmeras semi profissionais que muitos se confundem.

Basicamente uma superzoom tem as especificações de uma câmera compacta comum (às vezes um pouco superior) e uma lente com um grande zoom. É possível ajustar alguns parâmetros manualmente tal qual as DSLR’s, mas ainda assim os comandos são bem limitados. Ideais para quem quer apenas apontar e fazer a foto, sem ter que ficar pensando ou ajustando a câmera.

É de conhecimento geral que a parte mais importante em uma câmera é seu sensor e sua lente, principalmente quando estamos falando de uma DLSR, mas querem saber um segredo? Vocês sabem qual a diferença do sensor de uma compacta para um superzoom? Nenhuma. Pois é… nenhuma.

Quanto maior o sensor, mais luz ele captará e melhor será a qualidade da foto. O sensor da compacta da Sony DSC-W730, igualzinha a essa que você tem em casa, mede 6,17mm x 4,55mm (1/2,3”) e o sensor da superzoom da Fuji, a S4500, mede 6,17mm x 4,55mm (1/2,3”).

A câmera ter 16Mp ou 9Mp ou 32Mp é irrelevante se considerar que para imprimir (isso se é que você chega a imprimir nos dias de hoje) uma foto em tamanho padrão, ou seja, 10cm x 15cm, são necessários apenas 3 ou 4Mp. Tudo bem, você vai imprimir um banner de 20m x 30m? Então aí sim a resolução será crucial.

O que aquele site ou aquele vendedor está tentando vender como câmera semi profissional nada mais é do que uma compacta que tomou alguns anabolizantes, ficou bombada e ganhou uma lente grande.

Se gostou deste artigo e quer que publiquemos mais posts ou quer receber dicas em seu e-mail, inscreva-se no site! Não custa nada e ainda incentiva o trabalho no Verena.

Isso é necessariamente ruim? Claro que não! Lembre-se: cada câmera é projetada para uma finalidade e para um público alvo. Se você se cansou da simplicidade das compactas, quer subir um degrau, mas sem aventurar nos modos manuais e equipamentos caros das DSLR? Compre uma superzoom!

Quero deixar claro que o equipamento não faz o fotógrafo: uma pessoa treinada ou com um olhar apurado fará belíssimas imagens com uma superzoom ou até mesmo com uma TekPix (o que tornaria essa pessoa um milagreiro, veja o motivo aqui).

As câmeras possuem “rótulos”, finalidades, públicos-alvo e devem ser direcionadas para usos corretos com sua capacidade técnica, ou seja, superzoom, DSLR de pequeno, médio e grande porte, compacta… são todos rótulos e dedicados a grupos e usos específicos.

Não é certo vender uma superzoom com o rótulo de câmera semi profissional. Não é certo o consumidor comprar algo que não é o anunciado. Não é certo esse tipo de informação ficar escondida. Por isso, querido leitor, fique esperto quando for comprar sua câmera. Busque informação para não comer gato em vez de lebre.

Veja também: As melhores lentes Canon  que não podem faltar no seu set

As superzoons são mais caras que as compactas e, às vezes mais baratas que as DSLR’s, em torno de R$ 1.000 a R$ 2.000,00. Possuem uma objetiva fixa mais “avantajada” em relação às compactas e recursos um pouco mais interessantes que as pequenas digitais.

Uma lei do século XIII fixava o preço da pele de vários animais, como cordeiro, cabrito, raposa, lontra, marta e muitos outros bichos. A do gato fazia parte dessa lista e era muito barata (cerca de um terço da de raposa, sem falar nas peles de luxo como a de lontra ou a de marta). Em termos culinários, a carne de gato, depois de receber temperos que lhe fazem absorver melhor os condimentos, torna praticamente imperceptível a diferença entre ela e a de lebre. Por isso, a expressão significa ser enganado, ludibriado por algum vigarista.

Prós:

  • Tem sensor um pouco maior que as compactas, ou seja, mais luz será captada, mas a diferença de tamanho não é tão grande assim.
  • Possuem alguns ajustes semi-manuais
  • Mais baratas que as DSLR’s

Contras:

  • Não são tão fáceis de carregar por serem um pouco maiores.
  • Não há possibilidade de trocar a lente, ao contrário das DSLR e das MirrorLess.
  • Não existe uma grande variedade de modelos e marcas.

Uma superzooms tem apenas um objetivo: zoom. Possuem alguns ajustes a mais que as simples compactas e pode ser uma boa compra caso não tenha dinheiro para uma DSLR, mas não quer ficar limitado pelas configurações básicas das compactas. Indicadas para amadores que querem/precisam de um pouco mais de zoom ou controles inexistentes nas digitais, botões de acesso fácil e etc.

SEMI PROFISSIONAIS

semi profissional

O primeiro esclarecimento que gostaria de fazer é que o termo “câmera semi profissional” confunde muita gente. No artigo Câmeras – Simplesmente tudo o que você precisa saber você vai aprender que existem três categorias de DSLR, a saber: DSLR de Pequeno Porte (Básicas e Avançadas), DSLR de Médio Porte e DSLR de Grande Porte.

Infelizmente as pessoas colocam essas três categorias dentro do pacote chamado semi profissional sem entender que nenhuma câmera é semi profissional (até porque até onde eu sei não existe semi grávida ou semi buraco). Dentro da fotografia existem pessoas amadoras e pessoas profissionais e não equipamentos profissionais ou semi profissionais.

Veja também: 3 tipos de lentes que todo iniciante deve ter

Se um mecânico de automóveis possui somente um alicate para fazer a manutenção de um motor, você não concorda que ele vai conseguir, mas que estará limitado por causa da ferramenta dele? Talvez ele demore mais para concluir o serviço ou perca um pedaço do dedo quando o alicate escorregar ao apertar um parafuso (quem nunca? – risos).

Se ele tivesse um jogo de chaves, o serviço dele não ficaria mais fácil, mais rápido? É a mesma coisa com as câmeras. O mecânico é o fotógrafo profissional e o alicate é uma superzoom, ou seja, ele vai conseguir fazer boas fotos com a superzoom, porém estará limitado ao que seu equipamento pode oferecer.

Se ele tivesse uma DSLR o trabalho seria muito mais fácil. É curioso que se você fosse o dono do carro, tanto faz se o mecânico usou um alicate ou um jogo de chaves, o importante seria ter o carro funcionando. O cliente enxerga suas fotos e não o equipamento que você usa, embora existam pessoas que se impressionam mais com o tamanho da lente do que com a habilidade do fotógrafo – tempos modernos.

O cliente enxerga suas fotos e não o equipamento que você usa”

As DSLR são indicadas para quem quer se aprofundar em fotografia, ou seja, querem trabalhar com pequenos eventos e monetizar seu trabalho, estudar sobre os conceitos básicos ou aprender mais enquanto as superzoons estão aí para quem quer apenas fazer sua foto diária ou registrar aquele pássaro que está longe.

Aliás… você sabe o quanto um contrato de prestação de serviço é importante para o fotógrafo? Se você não souber como fazer, eu disponibilizo um modelo de contrato que pode ser baixado e adaptado para suas necessidades.

Veja também: Aprenda a criar um de Contrato de Fotografia em pouco passos

# Características das câmeras para usos “semi profissionais”

As câmeras chamadas de “semi profissionais” pertencem a uma categoria completamente diferente das superzooms, por isso não há como comparar algum modelo dessas categorias em pé de igualdade. Muitos leitores me perguntam: “qual é melhor? Sx50Hs ou a D7100?” e eu sempre respondo que da mesma forma que não tem como comparar um avião com um carro porque eles são de categorias diferentes, não tem como comprar uma superzoom com uma DSLR.

Uma DSLR possui um sensor maior que o de uma superzoom e ainda conta com uma divisão de categoria: sensores DX e FX. Existe um artigo que explica como o tipo de sensor da sua DSLR pode afetar suas fotografias te dando mais ângulo de abertura ou fechando seu campo de visão… vale a pena ler.

Veja também: Guia Definitivo para aprende tudo sobre o que é DX e FX

Você consegue perceber que estamos falando de dois tipos de câmeras diferentes? Uma câmera dita semi profissional possui construção mais robusta, com materiais melhores – como liga de magnésio nas DSLR de Médio e Grande Porte – e são mais resistentes ao clima que as superzooms, que possuem corpo em plástico e detalhes mais frágeis.

As DSLR’s são câmeras que podem ser usadas profissionalmente com segurança, pois elas dificilmente vão te deixar na mão durante um ensaio ou trabalho fotográfico. As “semi profissionais” possuem sensores maiores, são mais resistentes e mais rápidas. O preço dessas crianças varia de R$ 1.500 a R$ 30.000 fácil fácil.

Prós:

  • Sensor maior, ou seja, mais luz e mais qualidade de imagem
  • Ergonomia
  • Ideal para pequenos trabalhos fotográficos

Contras:

  • São caras
  • O tamanho e peso podem ser aspectos negativos para você se estiver procurando uma câmera pequena
  • É recomendável fazer um curso de fotografia básica para aproveitar 100% do potencial da câmera

A qualidade de uma câmera para uso semi profissional é facilmente perceptível. Mesmo para quem tem e usa uma DSLR de Pequeno Porte ao pegar uma câmera de uso semi profissional a diferença é nítida a começar pela pegada e indo até a agilidade da câmera.

Se você decidiu que quer viver ou que pelo menos quer trabalhar seriamente com fotografia, mas não quer ou não tem grana para comprar uma câmera profissional, então a câmera de uso semi profissional é ideal para você.

Semi profissional ou não? Eis a questão!

Guie-se pela finalidade que vai dar a câmera, o tipo de foto que quer fazer e procure um equipamento que vai te ajudar a atingir esse objetivo. Veja que se quiser fazer fotos por hobby você pode usar uma compacta, uma superzoom ou uma câmera de uso semi profissional… não há problema algum com isso, mas se sua meta é trabalhar e ganhar dinheiro com fotografia, lembre do exemplo do mecânico.

Quer ler mais conteúdos incríveis como este? Sabia que temos um guia para você que é iniciante? Continue no Verena e descubra os mais impressionantes artigos sobre fotografia em uma linguagem simples, fácil e prática!

Espero que você nunca mais seja enganado pelas propagandas ou pela lábia de algum vendedor engraçadinho. Mais uma vez lembre-se da máxima da fotografia: Quem faz a foto é o fotógrafo e não seu equipamento. Recorde também que, embora todo mundo use o termo “semi profissional” para identificar superzoons ou até mesmo DSLR’s, o profissionalismo está ligado à pessoa e não ao equipamento.

Agora você nunca mais ficará confuso!

VOCÊ PODE TIRAR DÚVIDAS PELO WHATSAPP

Já pensou em receber ajuda personalizada e tirar todas as suas dúvidas diretamente pelo Whatsapp? É exatamente isso que o Verena está oferecendo para você! Basta se tornar membro do Verena e ter minha monitoria por mais de 40 horas por semana tirando qualquer tipo de dúvida a qualquer momento* por meio de mensagens, áudio, vídeos e imagens.

Vou te ajudar a melhorar sua fotografia como nenhum curso conseguirá e dar todo suporte que precisa. Quer apostar?

SABER MAIS
  • Gisele de Paula

    Boa tarde! Primeiro, Parabéns pelos artigos são muitos bons,,, tiram duvidas crueis principalmente de quem nao entende muito bem do assunto… são claros e objetivos.

    Vou fazer um curso de fotografia e pensei em comprar uma T3i para começar…. seria uma boa escolha para quem quer começar ?

    • Olá, Gisele.

      Obrigado pelos elogios! São eles que fazem valer a pena o trabalho para pesquisar, escrever e editar os artigos aqui no Verena.

      Você acertou na escolha de sua câmera. Um curso de fotografia básica exige no mínimo uma DSLR – que é o caso da T3i. Você acertou na fabricante também – a Canon possui ótimos modelos, por bons preços e alta qualidade, fora a quantidade de acessórios e lentes disponíveis.

      Tenho certeza que vai aprender muito no curso usando a T3i e depois com o tempo poderá avançar mais ainda com a aquisição de outras lentes.

      Se tiver dúvidas, volte a perguntar aqui no Verena.

  • iilaQ.

    Olá querido. Parabéns pelo excelente trabalho…te acompanho acredito que há mais de 2 anos…desde antes do Projeto Verena…e de verdade, não tens noção do quanto me ajudas…..preciso de um toque teu…me ajuda…sou jornalista e trabalho para um concurso gastronômico e este ano inventei de fazer as imagens dos pratos participantes para a divulgação…. qual melhor câmera para este tipo de trabalho? Considerando que precisarei de uma ferramenta com custo acessível mais que me ajude diretamente para este tipo de trabalho…qual você me indicaria? Beijão

    • Olá, iilaQ.

      Obrigado pelos elogios. De verdade.

      Fico grato em saber que você é uma leitora antiga do site e que nosso conteúdo conseguiu mantê-la fiel ao Verena. Isso é gratificante e faz valer o esforço que invisto na confecção de um artigo.

      Você precisa ver qual é sua necessidade técnica. Talvez você não queira ficar nas compactas, mas não queira entrar no mundo das DSLR, por isso o meio termo pode ser encontrado nas superzooms… ainda mais se pensar em custo.

      A primeira coisa que vou dizer é que você não deve pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita
      gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem
      nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos
      serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que
      considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s.

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez
      melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e
      veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o
      “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser um bom fotógrafo e isso só acontece
      mediante muito estudo e prática.

      Você precisa avaliar o tipo de foto que quer fazer: se sua praia é apenas apertar o
      botão da câmera, então o ideal é ficar nas superzomms. Agora se pretende fazer um
      curso e aprender mais a parte técnica da fotografia então pode pensar nas
      DSLR’s.

      Se tiver mais dúvidas, volte a perguntar

      • iilaQ.

        Com certeza J.R estar sempre estudando e se aprimorando é o que faz um fotografo atingir a excelência…Tenho uma Sony NEX C3 18-55mm…só que não consigo achar uma lente com maior profundidade para ela…você me indicaria sites?

        • Olá, iilaQ.

          Explique melhor o termo “maior profundidade” para eu te ajudar… o que quis dizer com isso?

  • Bárbara Hernandes

    Seus textos são excelentes e sempre muito bem escritos. Esclareceu muito algumas dúvidas que sempre tive em relação a câmeras semi!

    • Olá, Bárbara.

      Obrigado pelos elogios. Afinal é esse feedback dos leitores é que faz valer a pena as horas que gasto pesquisando, escrevendo e editando os artigos do site.

      É bom saber que ainda acompanha o Verena (mesmo estando longe) e melhor ainda saber que encontrou tempo para comentar aqui.

      A ideia do artigo é realmente esclarecer uma dúvida que muitas pessoas têm e que é propagada pela mídia, boca a boca e informação de má qualidade que existe na internet.

      Conto com seu retorno ao site!

  • Wal But

    Engraçado, Cartier Bresson, o gênio, usava uma Leica com uma lente fixa e foi o maior fotógrafo que já existiu. Neste contexto acima, ele seria um mero amador…
    Te garanto que ele faria exposições fotográficas mundo afora hj em dia, apenas com uma compacta GE…

    • Olá, Wal.

      Explique-me como “no contexto acima ele (Bresson) seria um mero amador” se concluí o texto dizendo que quem faz a foto é o fotógrafo e não a câmera. Bresson de fato foi um gênio da fotografia não importando se usava uma Leica fixa ou uma compacta se estivesse vivo nos dias de hoje.

      Este artigo gira em torno da confusão que muitas pessoas fazem entre uma superzoom e uma semiprofissional, confusão esta fomentada pela mídias, boca a boca e informação de má qualidade espalhada pela internet.

      Aqui discrimino a diferença entre esses dois tipos de câmera e para qual público elas foram criadas enfatizando que no fim das contas a qualidade da imagem vai ser resultado do fotógrafo que estará fazendo a imagem não importando se ele estará equipado com uma superzoom ou uma semiprofissional.

  • Eugenio Vieira Valenca

    Tenho uma camera Panasonic Superzoom a FZ70 que apesar de não ser uma Semi-Profissional como a que você fala, mas ela tem: é de 16mpx, tem lente com grande angular de 20mm tira fotos em RAW, HDR, Zoom Optco de 60x (uso normal) a 120x (com lente intercambiavel extra) ou 120x a 240x com o recurso inovador de zoom inteligente, Possui estabilizador de imagem integrado, Aceita lentes intercambiaveis (filtros de cor etc…) Tira fotos a 12 fps (max 5 frames) ou 5 fps ilimitado, tem microfone Stereo com tecnologia Zoom (alcance maior na gravação de audio) e possui redução de ruido (sem ruido de vento durante as gravações), Possui Iso de 100 a 6400, Aceita Flash Externo, Possui Visor convencional e LCD de 3″, Possui ajustes automáticos e manuais inclusive de focagem, Detecta sorrisos, piscadas etc, Possui configuração para fotos e vídeos com pouca luz, filma em full hd a 60 fps, tira fotos panoramica 360º, detecta 29 pontos distintos na imagem antes da batida, possui edição tipo photoshop na propria maquina, bateria para 400 fotos recarregavel. As fotos são as melhores que já tirei ou já tiraram para mim, mesmo quando contratei fotografos com cameras profissionais, pois pego o momento sem a necessidade de me preoculpar de encontrar a lente, tirar e instalar a nova lente, o que demora o suficiente para perder o assunto e consequentemente a foto. Acho que as Superzoon estão evoluindo tanto que as Semi-Profissionais ficarão sem sentido para os novos navegantes e serão usadas apenas pelos fotografos mais antigos, pois a diferença de qualidade de imagem é tão pequena que não compensa o incoveniente de ter que trocar lentes e configurar um equipamento.

    • Olá, Eugenio.

      Ao descrever a extensa lista de recursos que sua câmera tem notei um
      pequeno equívoco: se eu não estiver enganado, a FZ70 é uma superzoom, portanto
      ela não “aceita lentes intercambiáveis”… essa característica é específica das
      Mirrorless e DSLR’s.

      Você viu como terminei o artigo? Fui bem claro ao dizer que Quem faz a
      foto é o fotógrafo e não seu equipamento, ou seja, não importa se você está usando uma compacta, superzoom ou
      semi profissional. Se você for um bom fotógrafo suas fotos serão boas mesmo se
      usar um smartphone!

      De fato o segmento de câmeras tem evoluído e muito nos últimos anos e vão
      evoluir cada vez mais, por isso creio que todos irão se beneficiar disso.
      Particularmente não acho que as semi profissionais serão destinadas apenas aos
      fotógrafos antigos e muito menos serão sem sentido para os iniciantes.

      O fator de escolha entre uma superzoom e uma semi profissional não deve
      se basear apenas no critério de qualidade de imagem, pois outros fatores
      influenciam (e muito). Em minha opinião não vejo a troca de lentes e a
      configuração do equipamento como um inconveniente.

      Valeu pela participação no site!

  • Déborah

    Tenho uma compacta da samsung um pouco antiga (ganhei faz uns 4 anos) e queria uma câmera melhor no sentido de capturar um pouco mais de detalhes. Mesmo configurando a minha, não consigo tirar uma foto em um show por exemplo, que tem menos iluminação. E ela é meio instável (não sei se é assim que se diz, mas o que eu quero dizer é que mesmo colocando no modo para estabilizar a imagem, a imagem “borra”, por mais que eu não trema na hora de tirar a foto. Por não conseguir tirar uma foto “limpinha” nem dentro de casa e já ter mexido em tudo nela (que nem tem tanta coisa assim), pensei em comprar a fujifilm s4800, pois pareceu boa e foi a mais em conta que achei. Mas o que vc recomendaria? É mais para usar em shows, viagens e essas coisinhas. Uma compacta supriria minhas necessidades? Obrigada ^^

    • Olá, Deb (se é que me permite abreviar seu nome).

      Um show é um tipo de ambiente altamente desafiador e que até fotógrafos
      mais experientes costumam suar a camisa para registrar boas imagens, por isso não
      se cobre muito (risos).

      As compactas e o modo automático são naturalmente burros… eles
      não conseguem medir a luz corretamente nem fazer os devidos ajustes, portanto é
      normal que suas fotos tenham saído tremidas.

      A primeira coisa que vou dizer é que você não deve pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita
      gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s.
      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.
      Você precisa avaliar o tipo de foto que quer fazer: se sua praia é apenas apertar o botão da câmera, então o ideal é ficar nas superzomms. Agora se pretende fazer um curso e aprender mais a parte técnica da fotografia então pode pensar nas DSLR’s.

      Normalmente quando o assunto são superzooms eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção

      porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras). A H300 é uma boa câmera, mas a Sony não costuma ter um custo muito bom para o consumidor… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs. Tudo na Sony é caro… acessórios, filtros, lentes, câmeras… é uma dureza sem fim (risos).

  • Stu

    Parabéns pelo excelente texto!

    É o que eu tento explicar para as pessoas que costumam me perguntar sobre famosas “semi-profissionais”!

    Tento explicar que o sensor delas é tão pequeno quanto o das compactas, algo como metade da unha do dedo mindinho, enquanto que o sensor de uma APS-C é do tamanho da unha do dedão, e que, além de pagaram bem mais caro, vão ter o desempenho praticamente idêntico ao de uma compacta, só que com o peso e tamanho de uma câmera profissional.

    Falando em câmera profissional, tá aí um termo que me irrita. Profissional é a pessoa e não a câmera.

    Recentemente fui na formatura da minha cunhada com minha câmera (60D+Tamron17-50 2.8+flash YN-568II) e o fotógrafo veio me proibir de tirar fotos, pois a formanda era dele! Olhei com cara de “ué” e ele, apontando para minha câmera, disse: “aqui não pode usar câmera profissional”.

    Respondi que “profissional é a pessoa e não a câmera e que minha máquina ainda não tinha carteira profissional registrada”. Continuei tirando fotos e vieram novamente me censurar. Achei um absurdo! Uma baita de insegurança por parte dos fotógrafos, que não confiam no trabalho deles!

    Minha esposa se formou ano passado e, nos 4 dias de festa (colação+missa+jantar+baile) tirei mais de 1.000 fotos! Os próprios fotógrafos vinham conversar comigo e até me davam dicas de como rebater melhor o flash! Um deles chegou até a me emprestar a lente para eu testar na minha máquina!

    Tanto em uma formatura quanto em outra meu sogro não vai deixar de comprar uma única foto por eu também ter fotografado o evento!

    Por isso que eu não gosto do termo e do pré-conceito de câmera profissional.

    Só pra finalizar, e mudando de assunto, fiquei impressionado com duas coisas aqui nos comentários: como as pessoas que têm as superzoom ficam mordidas de ficarem sabendo que o desempenho de suas máquinas é equivalente ao das compactas e de como as pessoas não sabem interpretar o texto e não entendem que a mensagem que você passou é que quem faz a foto é a pessoa e não a máquina!

    Parabéns pelo texto e pelo site! Muito bom!

    • Olá, Stu.

      Obrigado pelos elogios. São eles que fazem valer o tempo
      investido em pesquisa e diagramação dos artigos.

      A confusão entre superzoom e semi profissional não é nova e está
      mais difundida por causa da mídia (internet e tv) e blogs com informações de má
      qualidade. Esse tipo de informação confunde a cabeça de todo mundo e cria essas
      aberrações.

      Infelizmente são poucas as pessoas que pensam e tem um conceito tão
      correto como o seu sobre esses temas da fotografia. Entretanto, felizmente o
      Verena e outros sites estão marcando presença na internet dispondo de informações
      acertadas e orientações fidedignas para quem quiser aprender.

      Agradeço sua participação no site e espero sinceramente que
      retorne com seus comentários em outros artigos!

  • Rodrigo Bernoldi

    Muito bom seu texto! Abriu mais a minha mente. Tenho uma superzoom da panasonic, a FZ 100. Quando comprei, achei que estava levando uma semi profissional, mas depois fui pesquisando e comecei a entender a diferença. Mas não estou chateado, estou começando a levar mais a sério esse mundo e ela está me ajudando muito. Uma coisa que eu queria falar, não sei se já viu no mercado livre, é uma “gambiarra” para a superzoom. Na minha FZ 100 da pra comprar, não me lembro o preço. Mas é como se fosse uma lente extra pra câmera. Achei legal, ainda não comprei, mas curioso que eu sou com certeza irei comprar em breve rs.

    • Olá, Rodrigo.

      Valeu pelos elogios. A ideia é ajudar a desfazer o nó das categorias de câmeras que muita gente tem, ainda mais quem está começando na fotografia e, infelizmente, acaba lendo informações de má qualidade pela internet.

      Você não fez nada de errado: comprou uma superzoom, está pegando gosto pela fotografia e em breve, creio eu, irá adentrar no mundo das DSLR’s (risos).

      Do pouco que conheço acho que essa gambiarra trata-se de um tubo extensor… não sei até que ponto ele é vantajoso em uma “super” “zoom”, mas não o impede de testar e tirar suas próprias conclusões.

      Ah! Não se esqueça de voltar aqui e compartilhar sua experiência de uso desse extensor

  • Nariluze Trovello

    Boa tarde!

    Tenho uma câmera compacta, a Canon PowerShot SX230 HS, que tem um zoom até que razoável por ser uma compacta. Eu e meu noivo estamos querendo comprar uma nova para tirar fotos com uma qualidade melhor. E apesar de gostarmos MUITO de fotografia, seria para uso particular mesmo, viagens, festas, etc…nada profissional.
    Procurando por informações para saber qual a melhor, me deparei com o seu texto, que achei excelente. Pelo que entendi, uma superzoom para nós seria o mais interessante.
    Mas por mais que você tenha falado que a foto quem faz é o fotógrafo e não a câmera, tem algumas que a imagem fica mais bonita mesmo, falando pela qualidade…
    Gostaria de saber se a superzoom nos atenderia bem ou se eu acabaria trocando 6 por meia dúzia mudando minha querida Canon PowerShot por uma Superzoom.
    Desculpe por abusar do seu tempo pedindo “assistência” para comprar, mas é que você foi o mais sensato até agora ao falar sobre a diferença das câmeras.

    Obrigada!
    Abraços

    • Olá, Nariluze

      Obrigado pelo elogio.

      Normalmente quando o assunto são superzooms eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta. A
      Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é
      cara. Há também algumas opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção
      porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras).

      A H300 é uma boa câmera, mas a Sony não costuma ter um custo muito bom para o
      consumidor… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do
      mercado fique com a Sx50Hs. Tudo na Sony é caro… acessórios, filtros, lentes,
      câmeras… é uma dureza sem fim (risos).

      Como sempre digo: Você não deve pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos
      serão tão boas quanto às feitas por um celular. Estou dizendo isso para que
      considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s.

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez
      melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e
      veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o
      “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser um bom fotógrafo e isso só acontece
      mediante muito estudo e prática.

      Caso tenha mais dúvidas, volte a falar conosco. Se não for um leitor assinante do
      site, não perca a oportunidade de se inscrever: digite seu e-mail no campo
      indicado ou no botão “+” no canto inferior direito para receber uma notificação
      em sua caixa de entrada toda vez que publicarmos algo novo.

  • Marcus Neves

    Olá J.R. Estou para comprar uma “semiprofissional” e percebi que recomenda como a melhor do mercado a Sx50 HS. Não me importo muito com o preço mas fazendo uma pesquisa, vi que as LUMIX da Panasonic, por terem lentes Leica tiram fotos com melhor qualidade. Poderia me dar umas dicas. Obrigado. Marcus Neves

    • Marcus,

      Espero que, pela leitura do artigo, saiba que que a Sx50 não é semi profissional. A Sx50 é a melhor do mercado por causa do conjunto que ela oferece… de fato a série LUMIX conta com lentes Leica e essas lentes são incríveis mesmo.

      Agora fica a pergunta: você quer uma câmera por causa da lente ou do conjunto? O que prefere?

      • Marcus Neves

        Obrigado JR. Na verdade estou mesmo em dúvida quanto a comprar uma sx50 ou hx300… Vejo na net muita opinião dividida a respeito das duas. Tenho uma hx1 e já me acostumei com a Sony.

  • Daniel Ferreira Vaz

    Muito explicativo o texto, bom mesmo.

    Estou na dúvida de qual comprar, pois vou adquirir uma nos próximos dias. Estou querendo uma camera boa para viagens, festas e outros…

    Estou de olho nestas….( Nikon Coolpix P520 e Sony DSC-HX300 )

    Poderia me dar uma luz de qual escolher…? Não sei se tem como saber qual a melhor…

    Obrigado

    • Olá, Daniel.

      Que bom que nosso texto o ajudou de alguma forma. Observando o quesito custo benefício, ou seja, pagar aquilo que o equipamento realmente vale, eu acho que a P520 deixe a desejar. Claro que o custo benefício da Hx300 é alto… ela custa bem mais caro do que a maioria das superzoons, mas creio que entre as duas ela seja a melhor opção.

      Viu nosso artigo sobre a antecessora dela? A Hx100? Pode ser que o ajude… http://www.verenafotografia.com/sony-hx100v-analise/

  • Sergio M P

    Olá, amigo parabéns pelo texto, muito bem explicado eu mesmo estava olhando com outro pensamento as Câmeras classificadas acima. Mas estou com uma duvida quero comprar uma câmera para começar a aprender sobre fotografia e vi a G15 e a Sony Nex5n e não quero uma câmera grande, quero poder levar junto em viagens e não chamar muito a atenção. Qual você indicaria? Procuro uma com preço até 1200,00. Se tiver uma outro modelo que conheça que seria mais indicada. Obrigado

    • Olá, Sérgio.

      Valeu pelos elogios… são eles que fazem valer a pena o trabalho que desenvolvo aqui no Verena.

      A G15 é completamente diferente da Nex5-N. A primeira é uma compacta avança enquanto a segunda é uma mirrorless. A vantagem das mirrorless é que você poderá comprar outras lentes e ter novas possibilidades… o ruim dela é que é cara e sendo a Sony o custo benefício é ruim, pode ser complicado para achar acessórios e etc.

      A G15 é uma compacta da Canon de excelência. Pequena, leve e podeosa são as vantagens… como desvantagens eu colocaria o alto preço, o estilo quadradão que nem sempre agrada todo mundo e a quantidade de controles manuais que ela tem que podem confundir quem não sabe o basicão da fotografia.

      Segue um link para leitura complementar:

      http://www.verenafotografia.com/?s=mirrorless

      • Sergio M P

        Obrigado pela ajuda! Vou de G15 mesmo! Acho que das Compactas Avançada pelo que ve em seu site é a melhor. Mais uma vez obrigado.

        Em 4 de julho de 2014 07:08, Disqus escreveu:

        • A G15 é uma ótima compacta avançada de fato. É uma boa escolha

  • Leonardo C. A.

    Muito bom o site, parabéns, amigo! Diante deste post, identifiquei que a câmera que seria melhor para mim está na categoria superzoom, pois quero apenas para hobby, algo além das compactas. Detre eles, achei as seguintes (acredito que sejam superzoom):

    Canon PowerShot SX270 HS – R$ 742,12
    PowerShot SX170 IS – R$ 518,32
    Sony CyberShot DSC-H300 – R$ 749,00
    FUJIFILM FinePix S8200 – R$ 699,00

    Qual delas você aconselharia? Teriam outras nessa faixa de preço com melhor custo-benefício?

    Muito obrigado e continue com esse excelente trabalho!

    • Olá, Leonardo.

      Obrigado pelos elogios, vamos sempre continuar com nosso trabalho porque são os leitores do Verena que mantém o site em pé.

      Particularmente eu não consideraria a Sx270 nem a Sx170 porque são compactas comuns. Acho que a briga fica mesmo entre as superzooms H300 vs S8200.

      Infelizmente a Sony não tem um bom custo benefício, por isso em minha opinião se considerar o conjunto acho que a Fuji leva a melhor… segue um link do comparativo que pode te ajudar a ver as diferenças entre elas:

      http://snapsort.com/compare/Fujifilm-FinePix-S8200-vs-Sony-CyberShot-DSC-H300

      Perceba que a diferença entre as duas nem é tão grande, mas se quiser economizar uns trocados e ter uma câmera com mais conjunto então a S8200 é sua escolha

      • Leonardo C. A.

        Olá, amigo!

        Fico muito grato pela sua ajuda. Dentro das minhas necessidades e condições e com a sua ajuda, vi que a S8200 da Fuji seria a ideal. Ainda assim, amigo, sem querer abusar da sua generosidade, você, com o seu cnhecimento, me indicaria alguma outra dentro dessa faixa de preço? Pergunto isso porque não tenho boas impressões da Fuji (particular meu), embora não seja totalmente avesso. Mais uma vez, agradeço muito a sua disponibilidade!

        • Se precisar de uma alternativa à Fuji (que infelizmente tem um má impressão), os modelos que possuem maior qualidade nessa faixa de preço são as câmeras da Nikon.

          Particularmente se não for para ficar com as Fuji no quesito custo benefício eu acho que compensa colocar um pouco mais de dinheiro e pegar um modelo da Sony (Hx100 e posteriores) ou as Tops da Canon como a Sx50Hs (caso queira economizar pesquise pelo modelo anterior – Sx40Hs)

          • Leonardo C. A.

            Muito bom, amigo! As suas dicas me fizeram refletir e pesquisar mais sobre a SX50Hs. Porém, naquele mesmo site que você comparou a S8200 com a H300, fiz uma comparação entre a S8200 e a SX50Hs. Embora o score da Canon esteja BEM à frente da Fuji, principalmente quanto à qualidade de imagem, a S8200 me pareceu ganhar em mais recursos e, principalmente, na qualidade de vídeo fullhd, em relação à SX50Hs. Aqui (http://snapsort.com/compare/Canon-PowerShot-SX50-HS-vs-Fujifilm-FinePix-S8200/specs) dá pra ver essa comparação.

            Assim, logo penso: pegando a SX50HS eu estaria levando uma cam com qualidade e imagem possível muito superior, porém com o dobro do preço; pegando a S8200, eu estaria levando uma câmera com muito recursos, com um preço acessível, porém com uma qualidade de imagem inferior (não sei se ruim, acredito que não). Logo, pra gente encerrar, é mais vantagem, dentro das minhas necessidades, investir nessa S8200 e ser feliz ou economizar um pouco e comprar, nos próximos meses, essa SX50Hs? Ou seja, eu poderia me arrepender se comprar a S8200?

          • Que bom que a informação foi de utilidade e de qualidade.

            Bom… é por isso que sempre recomendo as câmeras da Fuji: a Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é a mais cara também – chegando a custa de fato o preço de uma DSLR. A Fuji cobra um preço justo pelo que oferece.

            Minha dica é o seguinte: veja o máximo de samples, reviews, análises, hands-on da S8200 e da Sx50Hs. Se seu bolso permitir, compre a câmera da Canon – você não vai se arrepender, mas não acho que perderá muito comprando a S8200.

            O que pode ajudar é tentar ver/sentir o modelo em uma loja física. Sinta o peso, veja os menus, analise o zoom e não se deixe levar pelo o que o vendedor irá dizer… ele é um vendedor e não um fotógrafo.

            Geralmente depois do teste prático todas as dúvidas se vão rs

          • francimar lima

            é a primeira vez que visito o site. Logo de cara percebo a seriedade e qualidade do serviço como também o comprometimento dos responsáveis. Esse entrosamento entre leitor e administrador é de extraordinária importância para ambos. Aproveitando a ocasião, gostaria de certas informações. minhas expectativas sao iguais as do leandro, logo fiquei interessado tambem pela fuji s8200 (custo benéfico). sou aficionado pela area, tenho um conhecimento bem basico em fotografia, amo boas imagens e estou sempre tentando aprender mais. Essa camera me da liberdade para controles manuais? tatmbem prezo muito pelo zoom, que pra mim e um ponto fortissimo. qual o alçance medio dele e se com ele as imagens ficam boas. obrigado e parabens pelo serviço

          • Olá, Francimar.

            Agradeço de coração seus elogios.

            A Fuji S8200 possui modo manual, PORÉM, como em qualquer câmera que não seja uma DSLR, este modo é apenas uma emulação da câmera. Você poderá de fato controlar velocidade, abertura, ISO e outros parâmetros, mas esses controles jamais serão os mesmos das DSLR’s.

            Ela tem um zoom poderoso de 40x ópticos que é equivalente a uma lente de 24-960mm e isso é muito, pode acreditar. Vou deixar um site (em inglês) bem bacana que costumo ler análises de câmeras; nele você poderá conferir alguns samples do poder de zoom e qualidade das imagens.

            http://www.ephotozine.com/article/fujifilm-finepix-s8200-review-22937

          • francimar lima

            Muito obrigado por se esforçar em nos ajudar, fico bastante feliz com isso

          • Qualquer câmera que use zoom automático terá ruído no motor de zoom e geralmente esse motor fica perto do microfone interno da câmera. Existem exceções claro, mas são exceções e exceções na fotografia são caras.

            Se puder evite fazer zoom enquanto filma. Para algumas pessoas o ruído que fica no vídeo é extremamente irritante enquanto para outras ele é suportável.

            Se não quiser nenhum ruído desse motor, então só usando uma DSLR com foco no manual e fazendo o zoom na mão (até porque não existe zoom automático nas DSLR’s) ou com um microfone dedicado

          • francimar lima

            Ok, mais uma vez obrigado pela informação

          • Pode deixar comigo, Francimar!

          • Fernando

            Johnny, parabéns mesmo pelo seu texto e respostas, é muito esclarecedor mesmo!

            Só uma dúvida referente a isso: haveria alguma superzoom ou bridge com foco manual direto na lente a um preço acessível como o da S8200 ou até da SX50?

            Eu teria mais interesse em um ajuste mais sensível pelo tato direto na lente do que pelo botão de zoom comum das câmeras até este nível.

          • O que você está buscando é o chamado Foco Manual. Particularmente eu desconheço uma superzoom que tenha esse recurso. Infelizmente foco manual será encontrado somente nas lentes para DSLR

  • Sergio M P

    Amigo, tenho duas opções de compra a G16 por R$ 1350,00 e a Nex5-N (kit da sony com duas lentes) R$ 1200,00,acredito que a Nex5-N consiga por uns R$1000,00. Lembrando que ambas são usadas!! : ( Sendo a G16 informada que tem em torno de 40 dias de uso e veio dos USA é de um fotografo e a Nex5-N tem um ano, mas informa que ficou parada e foi usada poucas vezes e tem uma G15 por R$ 1000,00 ( está na garantia ainda tem mais 4 mês de garantia) e outra G12 por R$800 (2 anos de uso). Peço desculpa mas estou perdido nesse mundo da fotografia. Pois não estou podendo gastar mto no momento. Com essa informações qual seria mais vantajoso? Obrigado

    • Daniel Ferreira Vaz

      Cara onde vc achou estas câmeras usada?

      • Sergio M P

        Olá, pesquisei tem no mercadolivre, OLX e bom negoico

    • Como eu disse você precisa ver se quer uma compacta avançada ou uma mirrorless. Definido isso você deve optar pelo modelo mais novo e com menos uso.

      Usando os critérios acima creio que as opções em ordem de preferência ficariam assim:

      G16 com 40 dias de uso

      G15 que parece ter poucos dias (vc não informou) e ainda estar na garantia

      G12 com 2 anos de uso

      A G16 é uma compacta de respeito e está praticamente nova. Acho que se negociar um pouco mais pode abaixar o valor dela para uns 1.200,00

      Fica um link para leitura complementar:

      http://www.detonablog.com.br/canon-powershot-g16-e-a-a-camera-compacta-para-especialistas/

  • Sergio M P

    Desculpe e tem a Fujifilm Xf1 por R$ 900,00 nova.

    • Eu não consideraria a XF1… nessa faixa de preço os modelos da Canon oferecem mais por mais alguns reais

  • Yohana

    Olá tudo bom?
    Estou amando as dicas o que na verdade pra mim são aulas rses
    Sempre entro por aqui no intuito de “apenas dar uma lida” e fico horas rsrs…
    Estou entrando ou querendo entrar nesse mundo maravilhoso, ainda não comprei minha camera então preciso de uma ajuda sua se puder e claro. ..
    Me apaixonei pela Nikon P520 quero uma cam boa pra tirar fts da minha filha, amigos etc… e mais pra frente quem sabe até mesmo trabalhar. ..
    Queria saber se você poderia me dizer se essa xam e boa ja que esse modelo não muda a lente.
    Não quero comprar uma cam agora pra depois trocar assim perderia muito dinheiro porém não tenho muito dinheiro pra comprar uma cam muito caro. .. posso pagar até uns r$ 1800,00.
    Sempre fico de olho em promoções
    Tem o modelo que a um tempo atrás muito barata a Sony A37K é boa?
    Fico no aguardo
    Bjs

    • Olá, Yohana.

      Agradeço pelos elogios e pelo tempo dedicado ao site.

      Você precisa escolher qual categoria de câmeras vai te atender melhor: se é uma superzoom ou uma DSLR.

      Já adianto que se a ideia é apenas fazer fotos amadoras e “caseiras”, fique com as superzooms e nesse caso eu indicaria a Fuji S4500 ou a mais parruda S8200, pois são as câmeras que tem melhor custo benefício… o que não é o caso da P520 nem da A37K, a qual é um modelo de categoria diferente.

      Se sua ideia é aprender mais sobre fotografia e quem sabe até fazer alguns trabalhos fotográficos ou se vai entrar em um curso de fotografia, então dê preferência às DSLR’s. Vai ser muito mais útil e proveitoso. Com R$ 1,8 mil você compra uma ótima DSLR de Entrada tanto da Canon quanto da Nikon

  • Gabriel Barros

    Bom dia JR. Parabéns pelo ótimo texto. Ainda estou muito na dúvida se compro uma superzoom ou uma DSLR de entrada. Vou no final do ano aos EUA e farei essa compra lá. Pelo que bem pude entender a grande desvantagem das superzoom está no sensor pequeno. Mas te pergunto essas novas panasonic FZ1000 e Sony RX10 não resolvem essa deficiência com o sensor de 1″? Ou ainda sim é muito inferior a uma DSLR de entrada como uma T3i? Vc bem explicou que devemos decidir o que queremos. Ocorre que eu estou fissurado em ter um zoom poderoso e ao mesmo tempo quero ter qualidade de imagem máxima. Se as lentes das DSLR fossem mais baratas acho que resolveria minha dúvida. Se eu conseguir decidir pelas cameras bridge estou entre a FZ1000 e a RX10 (existem concorrentes melhores?). Se partir para DSLR a dúvida é maior: Nikon 5200 ou 5300, Canon T3i ou T5i ou SL1 (exstem concorrentes melhores?). Se vc puder me ajudar ficarei grato! Um leitor frequente já ganhou! Abraços.

    • Olá, Gabriel.

      Obrigado pelo elogio. Não é somente o sensor pequeno a
      desvantagem de uma superzoom em relação às DSLR’s. O tamanho, qualidade e
      pixels do sensor contam muito, a qualidade óptica da lente e velocidade de
      processamento da imagem são outros pontos importantes.

      Sua dúvida é mais comum do que imagina: ter um zoom poderoso e
      ao mesmo tempo quero ter qualidade de imagem máxima. Infelizmente essas
      grandezas são inversamente proporcionais porque quanto mais zoom você tiver
      mais degradada a imagem vai ficar – no caso das superzoons, claro.

      FZ1000 contra Rx10? Eu vejo: uma lente Leica vs uma Carl
      Zeiss… difícil escolha, mas o preço da Rx10 pode ser uma grande desvantagem,
      embora seja uma ótima câmera. A FZ1000 pode ser uma boa opção de qualidade.

      No caso da D5200/D5300 contra T3i/T5i o diferencial fica mais
      por conta do seu gosto pessoal visto que são modelos parecidos e equivalentes.
      Eu particularmente creio que a D5300 é superior que T3i ou a T5i… mas aí é
      minha opinião, sugiro que veja comparativos na internet, fóruns, vídeos e etc.

      Se ainda tiver dúvidas, volte a perguntar

  • hemodinamica huop

    Olá!
    Estou precisando comprar uma câmera que filme e tire fotografias. Pensei em comprar a Go Pro Black. Você tem alguma sugestão?.

    • Olá, Hemodinamica.

      A GoPro é uma câmera de aventura. Se você curte participar e gravar seus esportes radicais, então a GoPro é uma câmera bem interessante, embora exista a opção da Sony (http://www.verenafotografia.com/sony-action-cam-alternativa-a-gopro/)

      Agora se o objetivo é fazer fotos e vídeos comuns, então as opções são outras

      • hemodinamica huop

        Olá!

        Obrigado pela resposta, foi muito interessante e rápido, parabéns. Tenho um projeto de História Oral, e essa câmera destina-se a registrar pessoas falando, e fotos como hobby. Verifiquei também as câmeras da Canon T3i e 5i, o que você acha?

        • Então… foi como eu disse… a GoPro é usada mais para filmagens de esportes radicais que judiam da câmera. Se sua ideia é fazer filmagens sem grandes riscos ao equipamento, então uma DSLR poderá conferir resultados melhores ainda mais se usar um microfone externo que conferirá uma qualidade de áudio muito superior.

          Entre a T3i e a T5i são praticamente iguais… veja aqui http://www.verenafotografia.com/a-pequena-dslr-da-canon/

          O modelo mais novo, a T5i, teria alguns pontos de vantagem, mas nada que seja gritante.

  • Claudio Cotta

    Texto muito esclarecedor, parabéns!
    Mas ainda assim preciso de ajuda. Vou para o Paraguay em uma semana e antes desse post eu estava certo de que faria um bom negócio numa DSC – HX300.
    Acha que faria um com negócio, ou teria uma câmera compatível com melhor custo x beneficio?
    Muito obrigado!

    • Olá, Claudio.

      Que bom que gostou do texto. Obrigado pelo elogio.

      Cara… o que eu sempre digo é que a Sony tem um custo benefício ruim, ou seja, suas câmeras e equipamentos são caros sendo que existem outras fabricantes que tem produtos iguais por preços menores.

      A Hx300 é uma câmera fenomenal, com certeza, mas é cara. Quando o assunto são superzooms eu normalmente recomendo as câmeras da Fuji (S4500 ou S8200) por causa do bom preço e se for para gastar pesquise a Canon Sx50Hs que é a top das tops das superzooms.

  • Megumi Nanami

    oiii
    Eu gostaria que me ajudasse a escolher uma maquina fotográfica
    Vou ter este ano no meu curso fotografia e bem eu não sei que maquina escolher, o meu pai não esta mt afim de comprar maquinas caras, já tive a ver a canon powershot SX510 Hs foi a única que achei que tinha o preço ideal para a compra, mas acho que quase minha turma toda vai comprar as DSLR, não sei o que fazer
    Amo tirar fotografias a paisagens, monumentos, objetos… bem quase tudo
    Poderia me ajudar
    Já agora o meu ano é o 11º curso design gráfico, caso ajude
    Sou portuguesa por isso os preços variam daqui para ai :s
    Amei seu site, fiquei indecisa ao ler este post :p

    • Olá, Megumi.

      Que bom que se interessou em fazer um curso, pois são poucas as pessoas que tem essa disposição. Elas acham que comprando uma câmera melhor irá fazer suas fotos ficarem melhores automaticamente, mas não é bem assim que as coisas acontecem.

      Geralmente nos cursos de fotografia o mínimo exigido é uma DSLR porque os conceitos que serão ensinados só serão plenamente absorvidos com ela. Uma superzoom é limitada e não vai te proporcionar a mesma experiência.

      Eu recomendo veementemente que converse com seu pai e o convença de comprar uma DSLR… uma D3100 ou T3i pode custar cerca de 319 euros ou menos se pesquisar bem e o benefício para seu aprendizado será enorme.

      Que bom que gostou do meu site e porque ficou indecisa? O texto não foi claro? O que podemos fazer para melhorar?

      • Megumi Nanami

        obrigada por responder, ansiava sua resposta
        Eu tinha ficado indecisa pk ao inicio ia comprar uma superzoom mas lendo o seu texto percebi que não se ia adequar muito ao meu curso.
        Bem vou estar atenta as promoções e ver se o convenço a dar uma DSLR
        Obrigada pela sua disposição 😀

        • Se for considerar os requisito de fato uma DSLR será a que vai melhor se encaixar aos seus objetivos.

          Converse com ele e mostre as suas necessidades, por isso acho que ele vai entender. Em último caso compre uma DSLR usada de boa procedência… dessa forma o preço será inferior aos 300 euros dos modelos novos

  • Orfeu

    Jonatas,

    Parabéns pelo site. Acabei o encontrando por acaso, pesquisando um pouco mais sobre máquinas fotográficas para aprender, inicialmente, os conceitos mais básicos. Sempre curti muito fotografar (sempre fui o fotografo da turma), mas não entendo quase nada desse mundo que parece não ter fim. Por isso, decidi me aprofundar mais no assunto, entender mais sobre câmeras e suas funções. E o seu site é realmente muito bom, cara!

    Enfim, tenho uma câmera básica e bem limitada, uma Canon SX170, apesar de dispor de alguns controles manuais, sinto que ela é meio lenta para fotografa. Pretendo ainda esse ano comprar uma DSLR de entrada e, por gostar da canon (uns vão de canon outros de nikon…rs), acho que vou de T3i mesmo.

    E olhando os comentários, vi que você é um cara que responde todos. E com certeza isso faz muita diferença. A maioria dos outros sites/blogs sobre o assunto não tratam os leitores com a mesma atenção. Novamente, parabéns pelo trabalho! Os fãs de fotografia agradecem!!

    • Olá, Orfeu.

      Obrigado de coração pelos elogios. De tantos blogs sobre fotografia, o Verena se destaca por dois aspectos: informação de fácil leitura e atenção às dúvidas dos leitores.

      A Sx170 é uma compacta comum equipada com um zoom maior que a média. É normal que ela seja lenta e tenha outros defeitos se comparada com uma superzoom ou uma DSLR. Se for entrar de cabeça no mundo da fotografia, tenho alguns conselhos para você:

      A primeira coisa que vou dizer é que você não deve pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita
      gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s.

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

      Você precisa avaliar o tipo de foto que quer fazer: se sua praia é apenas apertar o botão da câmera, então o ideal é ficar nas superzomms. Agora se pretende fazer um curso e aprender mais a parte técnica da fotografia então pode pensar nas DSLR’s.

      Se você já se decidiu pela Canon e pelo modelo (T3i), então já andou 75% no processo de escolha, processo este que gera muitas e muitas dúvidas na maioria do iniciantes.

      • Orfeu

        Jonatas,

        Cara, nem precisa agradecer. Nós leitores que temos que te agradecer! Sério!

        Eu me sinto bem quando encontro pessoas que gostam de fotografia. Mês passado fui para uma pousada em Santo Antonio do Pinhal – SP e o dono, um senhor com alguns anos de estrada e um aficionado por pássaros, tinha uma Canon 7D…um monstro, pelo menos pra mim (rs). Mencionei que queria comprar uma T3i e ele me disse a mesma coisa, do que adianta ter uma câmera como uma essa se você só vai utilizar ela no automático? Para esse fim, existem outras câmeras.

        É, eu não quero simplesmente apertar o botão. Quero aprender a parte técnica da coisa, as funcionalidades da câmera, como usar melhor a luz e por ai vai. Pretendo fazer algum curso, mas como a grana tá curta, por enquanto fico apenas lendo matérias sobre o assunto. Tentando absorver um pouco mais a cada texto lido. Pensei até em fazer uns cursos on line gratuitos, mas não sei se não bons…hoje mesmo eu vi no face um site, chamado Eduk, que vai promover um curso a partir de amanhã. Resolvi me inscrever só pra ver como funciona. =)

        Só pra finalizar, tenho uma dúvida. Já sei a maquina que quero comprar, mas é melhor eu comprar ela nova, pagando por volta de R$2.200,00 ou tentar encontrar uma usada em boas condições? Como ainda sou leigo no assunto, fico com receio de comprar on line.

        • O dono da pousada é uma pessoa sensata e recomendou a mesma coisa que eu porque ele sabe que a boa fotografia está em você e não em seu equipamento.

          Os cursos on line da Eduk são bons (em sua maioria) e eles possuem bons professores, porém a fotografia é muito prática também e a distância acaba impedindo que você absorva as experiências profissionais do professor e perde interação com ele. Claro que é a melhor opção caso não possa fazer um presencial, mas ainda sim é pouco para seu aprendizado. Creio que valha a pena fazer porque todo conhecimento é útil.

          Comprar uma DSLR usada requer muitos cuidados e certa experiência para não pegar uma bucha. Com R$ 2.200,00 pode-se comprar uma DSLR nova se pesquisar bem e sou a favor de sempre comprar um equipamento novo para evitar dor de cabeça e ter garantia, mas comprar equipamento usado pode poupar muita grana pra você desde que consiga pegar uma boa câmera e bem conservada.

          • Orfeu

            É, cara, vou fazer isso. Juntar uma grana, comprar uma câmera de entrada nova e ver algum curso presencial para me matricular. Por falar nisso, você pode me indicar algum curso para iniciantes?

          • Um câmera zero bala sempre é a melhor opção assim como um curso presencial. Não sei em qual cidade está, mas geralmente o SENAC está presente em muitos estados e cidades.

            SENAC e Belas Artes são ótimas e reconhecidas escolas com cursos rápidos e interessantes. Claro que escolas particulares e de menos porte são boas também, mas aí você precisará verificar em sua cidade

          • Orfeu

            Estou em SP. Vi o site do Senac, tem um curso de graduação com duração de 4 anos, mas acho que vou fazer primeiro esse curso livre:
            http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse&course=511&template=395.dwt&unit=NONE&testeira=1011&type=L&sub=2

            Ah, só mais uma dúvida. Estava olhando a Canon T3. Acha que pra começar, seria uma boa câmera, que é mais barata e depois comprar uma superior, ou é melhor já começar com uma acima, a T3i, mesmo sendo um pouco mais cara. A diferença entre as duas é muito grande?

          • Na boa? Se quiser trabalhar com fotografia, mais vale sua experiência, técnicas e portifólio do que uma faculdade de 4 anos. Claro que todo conhecimento é bem-vindo… você vai aprender teoria das cores, temperaturas, história da fotografia e blá blá blá.

            Um curso rápido como o que indicou vai te dar as bases iniciais para iniciar seu trabalho. Óbvio que você precisará complementar seus estudos com outros cursos livres voltados para sua área de atuação dentro da fotografia.

            Pensando que irá trabalhar com fotografia, normalmente quando começamos na fotografia não temos dinheiro para comprar uma semi profissional (a mais indicada para trabalhos profissionais) que geralmente é encontrada por valores acima de R$ 3 mil, por isso não há nada de errado em comprar uma DSLR de Entrada (R$ 1.500,00 na média) para aprender, treinar e realizar os primeiros trabalhos para depois comprar uma semi.

          • Orfeu

            É…também tava com o pensamento nesse sentido. O curso de longa duração é uma facada por mês, valor esse que dá investir em cursos livres e equipamentos bons com o tempo. Vou comprar a T3 e depois parto pra uma melhor!

            Muito obrigado pelas dicas, Jonatas!

          • Creio que o caminho com melhor custo benefício em todos os sentidos seja esse mesmo. Só não deixe aparecer aqui no site 😉

  • Gabriella Bernardinelli

    Gostei muito do site e gostaria de compartilhar uma coisa.
    Comprei uma SX50HS fazem 2 meses (tenho uma profissional da Nikon que AMO porem precisava de uma menor e que filmava, por isso comprei a SX50HS) e não gostei!
    Não sou fotógrafa e não entendo muito, mas já mudei todas as configurações e continuo achando que as fotos saem MUITO ”saturadas”, a pele do rosto sai bem avermelhada, com um tom muito quente e com alguns objetos também muda o tom. O que gostei dela é que é muito fácil e pratica para mexer, a profissional demorava muito para arrumar (Manual) com a luz do local e essa é rapidinha!

    Não sabia que a diferença de qualidade da foto de uma profissional para semi era tao grande, senão não teria comprado 🙁

    • Olá, Gabriellla.

      Entre uma superzoom e uma DSLR existe um abismo de diferença técnicas e de usabilidade, o que explica a facilidade de uso da Sx50Hs e o tempo que levava para configurar sua DSLR.

      A Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado dentro do que ela se propõe, mas qualquer câmera é meio burra quando está no modo automático, ou seja, pode que ser que suas fotos saturas e com outros problemas seja porque a câmera não está lendo corretamente a luz do ambiente. Isso não tem nada a ver com qualidade da foto… isso é uma questão de operação e configuração.

      Se você sabe configurar corretamente sua DSLR, tente colocar a Sx50 no modo manual e configurar a câmera paras as devidas condições de luz do ambiente e você verá que ela fará as fotos corretamente.

      Qualquer coisa volte a falar comigo

  • Cris M

    Ola J.R., Muito legal o seu site, consegui entender varias coisas novas!
    Gosto muito dessa área de fotografia, tenho ela como hobby mas sou super leiga hoje tenho uma compacta básica mas ela não me satisfaz mais. a ideia é fazer um curso legal para consegui tudo que uma maquina boa possa me proporcionar.
    Então resolvi comprar uma câmera antes de fazer o curso, e ai a coisa ficou bem difícil!!!!!!então a primeira pergunta que gostaria de fazer, qual a diferença entre as câmeras DSLR e uma mirrorless?! vi que a mirrorless são mais compactas mas elas apresentam as mesmas possibilidades que as câmeras DSLR
    A segunda pergunta fiquei em duvida entre os modelos Nikon D3200, Canon T3I e a Nikon 1J1, não gostaria de ter uma maquina grande demais pois gostaria de levar ela nas minhas viagens e fotografas paisagens, natureza, pessoas…fotos noturnas.
    Muito obrigada,Abraços

    • Olá, Cris.

      Obrigado pelos elogios.

      A melhor decisão que você pode tomar é querer fazer um curso de fotografia básica. Ele é rápido, não custa muito caro e os benefícios serão enormes para sua fotografia.

      As mirrorless tem as mesmas possibilidades de uma DSLR no que tange às lentes (vale frisar). Por enquanto o meio profissional da fotografia é dominado pelas DSLR’s e em minha opinião ainda será por muito muito tempo. A diferença mais relevante está na presença de um espelho nas DSLR’s e recursos operacionais que não existe nas Mirrorless possibilitando tamanhos reduzidos entre outras coisas.

      Infelizmente aqui no Brasil as Mirrorless são um segmento muito novo e tem preços muito altos, até mais altos que as DSLR’s.

      Basicamente se você quiser trabalhar com fotografia ou quer fazer fotos por hobby mais a sério, então a escolha cairá sobre as DSLR’s, contudo se sua praia for apenas fazer fotos sem compromisso com a parte técnica e quer um equipamento expansível (possibilidade de comprar lentes – caríssimas) então a ideia é ficar com as Mirrorless.

      Você primeiro tem que definir qual tipo de câmera quer, depois a fabricante e depois o modelo. Siga esses passos e volte a falar comigo

      • Cris M

        Oi JR, muito obrigada pela resposta, você esta me ajudando muuuuito!!!!! quanto mais eu pesquiso mais em duvida eu fico. Eu quero uma maquina aonde eu possa trabalhar a entrada de luz, fazer fotos de efeito, mas não quero viver disso, é prazer mesmo, mas quero conseguir melhorar a qualidade técnica das minhas fotos.mas a questão do tamanho hoje me incomoda muito, tenho medo de comprar uma maquina muito grande e pesada e ter dificuldade de ficar carregando ela por ai, tenho amigos que tem maquinas grandes que ficam sempre nas bolsinhas e eles tem a maior preocupação e tudo com as maquinas, queria ter a liberdade da câmera compacta com a qualidade de uma DSLR.vou comprar fora do brasil, vi que as mirrorless lá fora não são tão caras, são a media do mesmo preço das DSLR que eu vi, ai pretendo já comprar um kit com duas lentes, mas estou com medo de comprar uma mirrorless me frustrar por não ser tão boa quanto uma DSLR, com uma mirrorless posso fazer os cursos de fotografia que o pessoal faz normalmente com as DSLR ou a mirrorless não acompanharia?!
        vi a 1j1 e a 1j3 o que vc acha delas?!
        Abraços

        • Olá novamente, Cris.

          É completamente normal ficar cada vez mais em dúvida quando começa a entrar no mundo da fotografia. Acredite em mim… comigo foi assim também e por isso nasceu o Verena (http://www.verenafotografia.com/sobre/)

          A primeira coisa que vou dizer é que você não deve pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço ou estudo.

          Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s.

          Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

          Você precisa avaliar o tipo de foto que quer fazer: se sua praia é apenas apertar o botão da câmera, então o ideal é ficar nas superzomms ou mirrorless. Se quer aprender sobre fotografia, então deve considerar as DSLR’s.

          Eu entendo seu dilema sobre tamanho e eficiência, mas posso afirmar que se for fazer um curso de fotografia com uma mirrorless você não irá aproveitar 100% do curso… quem sabe uns 80% sabe porquê? Porque esses cursos geralmente pedem uma DSLR como requisito mínimo visto que o professor irá ensinar técnicas, dicas e conceitos que só podem ser aplicados, percebidos e treinados em uma DSLR.

          Claro que eu recomendo fortemente que faça um curso MESMO que compre uma mirrorless porque muitos conceitos poderão ser utilizados.

          Hoje escrevi bastante rs

  • Fernanda Souza Leite

    Ótimo site , parabéns! Gostaria que me ajudasse com uma dúvida entre duas câmeras Nikon P520 ou Fujifilm sl1000 , as duas me parecerem boas mais pelas pesquisas que ando fazendo a Fujifilm sl 1000 se sai melhor em tudo , mais a dúvida e cruel , as pessoas e ate vendedores das lojas sempre falam que a Nikon e a melhor , eu já não sei me parece mais um grande rótulo em questão de superzoom.
    Qual delas você me aconselharia comprar ?

  • Marcela Carolini

    Ola Gostaria que vcê ajuda-se em uma dúvida que perciste, percebi que entre as maquinas superzomm você sempre recomenda e elogia a Canon SX50. Tive muitos elogios com a Sony HX300 e fui em busca de preços percebi que a diferença atualmente entre elas é minima a sony permanece mais cara por muito pouco”50 reais”, como você tinha dito q a sony infelizmente é mais cara não seria uma boa opçao, neste caso que o preço esta a mesma coisa qual seria a melhor?

    • Olá, Marcela.

      Não sou só eu que recomendo a Sx50Hs. Se der uma pesquisada em sites e fóruns especializados de fotografia, verá que a Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado.

      As câmeras da Sony são boas sim, mas o custo benefício é ruim… elas custam muito caro quando há opções no mercado por preços menores e configurações semelhantes.

      No caso específico da Hx300 é não equiparável à Sx50Hs…. a câmera da Canon ainda é muito superior… e pelo que pesquisou ela está 50 reais mais barata. Eu recomendaria que ficasse com a Sx50Hs se tiver grana e esta for a categoria de câmeras que deseja

      • Marcela Carolini

        Obrigada por ajuda

  • Simone M

    Parabens pelo site, como percebi que tem muito conhecimento sobre cameras e gostei imensamente da postagem sobre semi profissionais. Preciso de uma ajuda,quero comprar uma superzoom e estou em duvida entre a hx300 da sony e a sx50 da canon. Não entendo muito de fotografia e quero comprar apenas para viagens e passeios em familia e para filmes caseiros das crianças na escola em festinhas, qual me indica das duas ou se conhecer uma terceira opção melhor. Quero uma boa camera que consiga boas fotos e filmagens das crianças as vezes de uma certa distancia. Obrigada

    • Olá, Simone.

      Valeu pelos elogios. Se for entre essas duas câmeras, se você tem grana e quer a melhor entre esses dois modelos então a Sx50Hs é sua (e minha rs) melhor opção… na verdade ela é a melhor superzoom do mercado.

      Outros modelos de superzoom mais baratas, com custo benefício melhor, então as Fuji S4500 e S8200 se tornam boas alternativas

  • Romulo Platini

    Boa tarde, Estou pretendendo avançar uma casa no mundo das câmeras e me interessei pelo modelo finepix sl1000 e a s8200, porem não consegui enxergar a principal diferença das duas, você pode me ajudar?

    • Olá, RPlatini.

      De fato as diferenças não são tão grandes a ponto de serem perceptíveis. No comparativo do Snap Sort a diferença entre as duas é de apenas 9 pontos como pode ver aqui http://snapsort.com/compare/Fujifilm-FinePix-S8200-vs-Fujifilm-FinePix-SL1000

      O que você vai ter de diferença é um zoom maior aqui ou resolução maior ali… coisas assim que nem importam tanto na hora de escolher sua câmera.

      • RPlatini

        JR, desculpe a ignorância…. Primeiro, parabéns pelo artigo, aprendi muita coisa e tenho certeza que continuarei aprendendo…
        Bom, optei pela s8200 e na primeira foto me senti o Jason Bell, rsrsrsrs. Percebi que você fala muito bem da Fuji ao contrario da maioria que falam mal mas na base do Ctrl c e Crtl v. Isso me forçou a pesquisar e identificar muita coisa positiva na câmera.
        Abraço.

        • Valeu pelos elogios.

          Que bom que a câmera te deu o resultado que buscava. Agora a coisa deslancha.

          No mundo da fotografia acontece algo parecido com o mundo real: preconceito. Muita gente tem preconceito em relação à Fuji. Claro que a fabricante muitas vezes coloca no mercado câmeras ruins que acabam alimentando mais ainda esse conceito, mas qual fabricante não erra a mão de vez em quando? Vide a Nikon D600 e a ganância da Canon com sua T5i.

          Admito mesmo que uso a função Crtl C + Crtl V nas minhas respostas quando o assunto são superzooms porque as perguntas feitas sobre esse assunto são praticamente Crtl C + Crtl V uma das outras.

          Que bom que isso o incentivou a pesquisar mais sobre o assunto até porque o Verena não é a única fonte de informação sobre fotografia. Na verdade sou totalmente a favor de comparar as informações divulgadas aqui com outras fontes e se algum erro for encontrado pode sinalizar que eu corrijo sem problema algum. É assim que o Verena melhora e é assim que nossos estimados leitores ajudam o Verena a crescer cada vez mais.

  • Leni

    Oi muito bom, acordei de manhã e resolvi mudar minha vida, resgatar um antigo sonho que viver de arte, no caso fotografia, comecei a procurar informações sobre câmeras e encontrei seu artigo, ADOREI!!! Encontrei uma Nikon D7000, por R$ 2.5000,00, o que vc acha, devo comprar?

    • Obrigado pelos elogios, Leni.

      Espero que tenha lido o artigo em que falei sobre os tipos de câmeras porque a D7000 é uma semi. Se tiver certeza que é essa a categoria que entrar então saiba que a D7000/D7100 é uma ótima câmera.

      Sua dúvida foi respondida no outro comentário

  • Leni

    oi achei uma nikon d7000 usada por 2.500, o que vc acha do preço, sabe quanto esta no mercado, não achei valor atual
    Obrigada

    • Olá, Leni.

      Comprar uma câmera usada requer muito cuidados. Você pode fazer um bom negócio ou se arrepender amargamente – além de perder dinheiro.

      Por esse valor (ou um pouco a mais) creio que você consegue encontrá-la nova. Uma câmera nova é sempre mais negócio que uma usada.

  • Camila Ribeiro da Costa

    Boa noite, gostei muito do artigo, esclarecedor, parabéns!! Agora vamos lá rs, preciso de sua santa ajuda, gostaria também de uma câmera além da compacta,com uma foto de qualidade e sem gastar muito rs, e vi o último comentário do colega Leonardo, qual você me indicaria.
    – Sony H300
    – Fujifilm S8200
    – Nikon L820.

    Vi que entre Sony e Fuji você prefere a Fuji, mas entre a Fuji e Nikon?

    Muito obrigada!!!
    Grande abraço,
    Camila

    • Olá, Camila.

      Creio ter respondido suas dúvidas no Facebook.

      Valeu!

  • Aloisio Ferreira

    Olá! Eu li a matéria e muitos comentários…fiquei meio chateado pq acabei de adquirir a Sony H300 depois de ficar um tempo em dúvida entre ela e a Sx50Hs da Canon, que estava menos de 50,00 mais cara, e vc nas respostas aponta o modelo da Canon como muito superior. Pode até ser, ela fotografa e Raw, o Lcd tem mais qualidade e gira, o modelo da Sony não. Mas quero primeiro quero colocar os critérios que usei na escolha e depois gostaria de saber se são coerentes ou fiz má escolha mesmo. Gosto de noturnas e de fotografar o céu estrelado com longas exposições( DSLR seria melhor escolha, mas estava fora de cogitação o modelo que queria) A Sony faz tem 30 seg de obturador contra 15 da Canon: A lente da Sony é f2.8, a da Canon f3.4 se não me engano. Mesmo a resolução não sendo tão importante, 12 Mpx apenas naquela camera acredito que seja um erro da Canon e espante alguns compradores( eu fui um), podia ter mais. Enfim, como Raw ainda não me interessa, abertura maior e tempo de exposição mais longo pesaram pra Sony no meu caso. Errei na escolha?

    • Olá, Aloisio.

      Não sou só eu que recomendo a Sx50Hs… muitos outros sites de reviews e análises dão notas altas para o modelo da Canon quando coonsiderado o conjunto todo. Claro que isso não faz da H300 uma câmera ruim ou inferior, não se preocupe.

      Você deve comprar uma câmera que atenda as suas necessidades e nesse ponto você foi prefeito: considerou os aspectos que seriam importantes para você e sua fotografia. Se tivesse comprado a Sx50 talvez ela não te entregasse a mesma qualidade nos parâmetros da H300.

      O modelo da Sony é uma ótima câmera… o único porém é que a Sony tem um custo benefício muito alto. São produtos são caros assim como os acessórios, mas são câmeras de qualidade.

      Não, meu caro… você não errou na escolha. Aliás, você fez o que poucas pessoas fazem: comparar de acordo com sua necessidade e escolher a câmera baseado nisso e não na modinha da vez ou no modelo mais caro

      • Aloisio Ferreira

        Obrigado por responder! Eu ainda estou testando a Sony HX 300…vou deixar algumas conclusões aqui, talvez lhe sejam úteis. Se fosse para comprar hj, eu acho que arriscaria a Sx50 da Canon, as fotos da Sony desapontaram um pouco, apresenta um nível de ruído elevado. Acho que foi um erro deles colocarem megapixels demais num sensor pequeno, ao invéz de melhorar, piorou um pouco. Minha comparação foi com uma Nikon Coolpix (L120) que já tenho há um bom tempo. As fotos da Sony também ficam meio apagadas se comparado a Nikon e ligando o Vívid satura demais( ou seja, torna obrigatório uma edição no caso de paisagem, editando fica boa). Alguns pontos positivos da Sony HX300: Filma estupendamente bem!!! Full HD a 60 frames por segundo entrega um resultado SENSACIONAL! Pena não poder colocar microfone externo, seria perfeito. Mas ela foca muito bem e o motor é bem silencioso. Também ajuda muito ter o disco de focagem na lente, para aproximações mais finas, lentas e precisas ( ausente na Canon SX50). Foto panorâmica por varredura, muito boa!!! Bastante efeitos para usar a criatividade( foto miniatura, isola gamas de cores(vermelho, azul, verde e amarelo), mantendo restante PB, também na filmagem.
        Enfim…dá para brincar bastante com ela. Próxima aquisição: uma DSLR, mas pode esperar…muito que aprender com esta Sony ainda! Satisfeito com a compra, apesar de alguns poréns!

  • the fool on the hill

    Cara, parabéns pelo site, encontrei ele hoje, esse artigo foi muito esclarecedor.
    Ganhou mais um leitor!

    Eu gostaria de aprender a fotografar, acho que tenho um bom olhar para fotografia, tiro fotos que as pessoas curtem, com aparelhos mais simples, tipo celulares, só que não tem os controles manuais para poder colocar em prática o que acabei de ler.

    Também gostaria de fazer videos em boa qualidade. A princípio estava inclinado a comprar uma filmadora full hd da sony hdr-cx150, mas quando lembrei que também gostaria de fazer fotos. fiquei indeciso entre comprar essa filmadora ou uma nikon da categoria superzoom, esse tipo de modelo tem controles manuais? Qual seria o modelo ideal pra quem quer aprender mas não tem muita grana disponível mas que também gostaria de fazer videos em full hd?

    Eu era um que pensava que uma superzoom fosse semi profissional, justamente por culpa dos anúncios. Acho que por causa da aparência ser parecida com uma dslr, ela toda preta, a lente protuberante, formato do corpo semelhante, leva as pessoas a pensar isso. Eu pensava que se dividia assim as categorias, compactas, as semi profissionais (superzoom ou bridge) e a dslr fosse o modelo profissional. Conhecimento nunca é demais.

    Obrigado desde já. E, continue com o ótimo trabalho.

    • Olá, cara!

      Obrigado pelos elogios e por sua fidelidade ao site.

      Se você já sente que ama a fotografia e faz boas fotos, então não perca tempo e corra para fazer um curso básico de fotografia. Você não vai se arrepender e só irá agregar mais conhecimento e qualidade às suas fotos.

      Você estava seguindo pelo caminho certo: se for fazer vídeos, uma filmadora te dará melhores resultados que uma câmera, mesmo que você veja por aí curtas feitos inteiramente com DSLR fenomenais.

      Como você quer fazer fotos e vídeo então não posso deixar de recomendar as câmeras da Canon. Infelizmente a Nikon fica um passo atrás quando o assunto é vídeos em DSLR’s, por isso creio que você terá melhores resultados com uma 60D ou T3i… a 60D é largamente utilizada em curtas e vídeos de alta qualidade.

      Este artigo foi mesmo para esclarecer todas as dúvidas que muitas pessoas acabam tendo e ficam iludidas por tempos! Que bom que o Verena pôde ajudar de alguma forma!

  • Tamires Halak

    Primeiramente gostaria de agradecer as dicas, são ótimas!!!

    Há tempos travo essa luta em saber qual câmera comprar. Até hoje me encontro somente com a minha compacta, que me deixa muuuito na mão e de mau humor com a qualidade das fotos, principalmente à noite!! Hahahaha
    Tenho o desejo de trabalhar com fotografia sim, nem que seja somente nas horas vagas. Adoro esse mundo, esse lance de procurar ângulos, melhor luz, foco e afins e por isso gostaria de comprar uma câmera que atendesse minhas vontades. Hoje, meu objetivo é fotografar paisagens e os shows do meu noivo que é músico (e acontecem principalmente à noite, onde minha compacta “falha” totalmente). Pretendo gastar até uns R$2.200!!! O que vc me conselha comprar com essa grana curtinha, mas que mê maior liberdade e controle na hora de fotografar?? (Ainda não fiz curso algum, mas pretendo fazer algo assim que tiver com minha queridinha nas mãos! 😉 ).

    Mais uma vez, obrigada pelas dicas!!!

    • Olá, Tamires!

      Obrigado pelos elogios. Bom… vamos ver se consigo te ajudar:

      A primeira coisa que vou dizer é que você não deve pensar que “partir
      para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te
      dará a boas fotos automaticamente”. Muita

      gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua
      câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou
      dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de
      entrar no mundo das DSLR’s.

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer
      fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho
      suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da
      fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser
      um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

      Fazer fotografias nas baixas luzes é um desafio até mesmo para os grandes mestres da fotografia, por isso não se sinta muito frustrada. O básico do básico para tentar fazer uma foto decente em um ambiente de pouca luz é ter e usar um tripé! Isso é findamental! Tendo um tripé e usado o temporizador da câmera você já terá alguns bons resultados mesmo no modo automático da câmera.

      Eu posso te indicar tanto uma superzoom quanto uma DSLR e pelo seu orçamento você poderá comprar as duas, porém qual é a melhor para você? Tendo em vista que prentende no futuro trabalhar com fotografia então o ideal será comprar uma DSLR.

      Qual marca? Tanto faz nas mãos de quem sabe usar todo potencial da câmera, contudo recomendo que opte pela mais reconhecidas do mercado: Nikon ou Canon. Qual das duas? Qualquer uma, pois as duas possuem modelos equivalentes.

      Escolher entre Canon e Nikon é uma escolha pessoal e o Verena não
      pode decidir por você. As duas são fabricantes fenomenais e de forma
      alguma uma é melhor que outra. Eu escolhi a Nikon, mas conheço diversos
      fotógrafos que escolheram a Canon e por aí vai… cada um defendendo seu
      peixe e sua escolha.

      Então como decidir entre as duas? Minha dica é: experimente! Arrume
      um jeito de testar um modelo das duas marcas. Vá em uma loja e sinta o
      peso de uma câmera da Canon, o estilo do menu de uma Nikon, a quantidade
      de acessórios, a empunhadura de uma e da outra… faça um somatório e
      veja qual te agradou mais no geral. Essa será sua marca.

      Tendo um BOM tripé (nada daqueles vagabundinhos de alumínio sem vergonha viu… pode gastar no tripé que vale a pena – marcas que recomendo: Vanguard e Manfroto) e uma DSLR restará apenas o curso para saber operar 100% e conseguir fazer as fotos que tanto quer.

      Ajudei?

      • Tamires Halak

        Olá!!!!

        Super obrigada pela resposta atenciosa!
        Olha, não vou dizer que me ajudou a sair de casa e já comprar uma câmera, porém, me ajudou a ter mais paciência na decisão. Certamente, começarei minha busca com mais base. Valeeeeu!! 🙂
        Vou procurar aqui no RJ, cursos que me dêem uma base pra eu adentrar esse mundo encantado!!! E quando eu estiver com uma câmera pra chamar de minha em mãos, volto aqui pra sugar todas as dicas que você tem pra dar!!!

        Atééé!!! 🙂

        • Paciência e calma na escolha é exatamente o que pretendi quando respondi sua pergunta. Na fotografia ter calma e fazer a melhor escolha é essencial.

          Procure mesmo por cursos porque eles valerão o investimento, acredite.

          Conto com seu retorno ao site assim que possível

  • Saulo Munhoz

    Estou com dúvida em relação a uma compra, não entendo nd sobre especificações, porém lendo um pouco fiquei em duvida em alguns quisitos que não sei quais pesam mais no final, ex: pixel, formato de arq., abertura, velocidade obturador, a diferença entre elas são pequenas, porém existem. Estou deixando o link do manual com especificações das fuji(quase no final do manual) .
    Obs: O legal das fuji é que a abertura pode ser feita manualmente.
    Se puder me ajudar com alguma orientação, e mt obrigado.

    FujiFilm FinePix HS35EXR- http://www.fujifilm.com/support/digital_cameras/manuals/pdf/index/s/finepix_hs35exr_manual_pt.pdf

    FujiFilm FinePix HS50EXR- http://www.fujifilm.com/support/digital_cameras/manuals/pdf/index/s/finepix_hs50exr_manual_pt.pdf

    PowerShot SX50 HS- http://www.cameraversuscamera.com.br/cameras/cx50/ck_cx50.htm

    • Olá, Saulo.

      Das câmeras que citou a melhor de todas é a SX50hs pro causa do conjunto, mas as câmeras da Fuji são interessantes.

      Se quiser economizar e ter uma boa câmera nas mãos pesquise sobre a S4500 ou S8200 da Fuji.

      Existe um site de comparação (em inglês) bem bacana que pode te ajudar: http://snapsort.com/

      • Saulo Munhoz

        Valeu pela dica Johnny mas acabei já comprando a FujiFilm FinePix HS35EXR, estou apanhando bastante nos comandos, mais com muitos tutoriais e lendo bastante a gente vai se acertando.
        Mas fica meu muito obrigado, abraço!

        • Beleza, Saulo.

          Apareça sempre que puder aqui no site

  • Michele

    Boa tarde estou penssando em comprar uma super zom pra tirar fotos de
    viagem festas das crianças fotos do meu bb eu estou em duvidas entre a
    canon sx50 ou a Nikon D3100 me interecei também pela canon sx510 por
    ser mais em conta qual dessas 3 vc me aconselha…

  • Michele

    Boa tarde estou penssando em comprar uma super zom pra tirar fotos de
    viagem festas das crianças fotos do meu bb eu estou em duvidas entre a
    canon sx50 ou a Nikon D3100 me interecei também pela canon sx510 por
    ser mais em conta qual dessas 3 vc me aconselha.

    • Olá, Michele.

      Se você está interessada em uma superzoom, não pode
      considerar a compra da D3100 que é uma DSLR e pertence a outra categoria de
      câmeras.

      Avaliando por cima sua necessidade (sem considerar seu
      orçamento que você não forneceu) creio que a Sx510 seja uma boa opção para o
      tipo de foto que quer fazer (todas as superzoons são parecidas nessa faixa de
      preço), contudo não posso deixar de recomendar ótimas alternativas: se quiser
      economizar e pagar um preço justo, pesquise pela S4500 ou S8200 da Fuji, porém
      se tem dinheiro para gastar, queime na Sx50Hs que é simplesmente a melhor
      superzoom do mercado se considerar o conjunto técnico.

      Até a próxima e um forte abraço.

      • José

        Jonhhy tem alguma câmera para esse fins melhor que a Canon PowerShot SX50 quando falo fins o mesmo que a Canon PowerShot SX50 faz?

        • Olá, José.

          Dentro da categoria de superzoons, a Sx50Hs é a melhor… acima disso você já entra nas DSLR’s

  • Ronald Eduardo

    Olá amigo, parabens pelo artigo é muito bom mesmo. Gostaria de sua ajuda em relação a compra da minha primeira DSLR. Eu sei que estas câmeras não são baratas, mas gostaria de uma com preço bem acessível para começar. Eu tenho preferência pela qualidade da imagem através do sensor, e fotos com abertura angular boa, acredito que uma lente 18-135mm me atenderia. Minha Pergunta então: Qual a melhor DSLR para se iniciar, com um sensor muito bom e alta qualidade de imagem para fotografia de paisagens em passeios a céu aberto, que tenha um pouquinho de zoom de preferencia? por favor se puder mande mais de uma opção. Atenciosamente, fico no aguardo. Abração, e mais uma vez parabens pelo trabalho.

    • Olá, Ronald.

      Obrigado pelos elogios! Espero que possa gostar dos outros
      textos do site também.

      De fato a fotografia é um hobby caro, mas uma profissão que
      paga bem. Se quer uma DSLR com preço acessível estamos falando de valores
      abaixo de R$ 2 mil o que nos coloca na categoria das DSLR’s de Entrada que por
      sua vez nos limita a opções como a D3100 (e atualizações) e a T3i – que não é
      bem uma câmera de entrada, mas serve ao propósito.

      Qualidade de imagem mais tem a ver com a lente que usará do
      que com o sensor da sua câmera, por isso não o considere em sua escolha dentro
      do quesito qualidade de imagem. Quando diz “abertura angular boa” eu entendo
      que quer uma lente que consiga captar mais cenário, porém por citar a lente
      18-135mm creio que você entenda “abertura angular boa” como maior distância
      focal – o equivalente ao zoom digital. Peço que reveja este ponto.

      Eu recomendo que leia o artigo “Câmeras – O Guia Definitivo”
      e posteriormente os artigos “Câmeras da Nikon” e “Câmeras da Canon” para que
      possa embasar melhor sua escolha. Caso tenha mais dúvidas, volte a deixar um
      comentário no site. Quando possível, curta a fanpage do Verena e tente nos
      ajudar a sermos mais conhecidos para que possamos ajudar mais pessoas que podem
      ter as mesmas dúvidas que você. Um forte abraço!

      • Ronald Eduardo

        Tenho oportunidade de comprar uma Nikon D5200 por 1600 reais. Lente 18-55mm de Kit. O que vc acha dessa camera? Obrigado pelos comentários anteriores. foram de grande ajuda.

        • Ronald Eduardo

          Haaa sim, tambem tava querendo saber das máquinas de bolso, compactas… Quais são as que possuem melhor qualidade de imagem, uma que vc indique para comprar até uns 350 reais. ??? Valeu

          • Eu acho a D5200 uma ótima câmera. Existem alguns artigos sobre ela aqui no site.. dê uma procurada, pode ser útil. O valor está ótimo também, desde que não seja usada, claro. Acho que valeria a pena investir nela por esse preço sendo nova se seu interesse for entrar no mundo das DSLR.

            Por 350 reais você não vai encontrar uma compacta com muitos diferenciais. O que sugiro dentro dessa faixa de preço é ficar com os modelos da Sony por causa da qualidade, ampla assistência técnica e variedade de modelos.

          • Ronald Eduardo

            Muito Obrigado pelas dicas e informações. Mais uma vez parabens pelo ótimo trabalho. Sobre a DSLR, ainda não comprei, mas estou muito tentando a fazer esse investimento. A compacta, comprei a Sony WX80, e estou testando os recursos, li diversos artigos aqui no Verona que estão me ajudando muito a entender seu funcionamento. Se vc tiver alguma dica para essa camera em especial, peço por favor que me passe as dicas. Grato.

          • Vou tentar falar um pouco dobre a Wx80, mas devido a grande diversidade de câmeras do mercado e a carga de trabalho aqui no site pode ser que demore um pouco.

            O ideal é que treine seu olhar, aprenda sobre os princípios de fotografia e domine seu equipamento seja ele qual for. Saiba usar todo o potencial da Wx80 e criar as melhores fotos que ela pode fazer.

  • Fabiano Kenji

    Boa tarde, estou com duvida na compra de cameras. A Nikon P600 é boa ?

    Encontrei uma Nikon P600 e uma Canon SX50 pelo mesmo preço e gostaria de saber qual a melhor opção e se a P600 é boa ?

    • Olá, Fabiano

      Geralmente eu cito a Sx50Hs como melhor compra porque, se considerar o conjunto, ela é a melhor e mais completa opção de superzoom do mercado atual. É claro que se outros fatores são mais importantes para você em uma câmera é interessante que busque outras opções que melhor te atendam.

      Eu ainda não testei nem li muito sobre a P600, contudo, tirando por base suas antecessoras, creio que ela seja uma ótima câmera mesmo que a Nikon cobre um pouco mais do que deveria pelo equipamento.

      Particularmente, se tiver dinheiro, eu recomendo a Sx50Hs.

  • Victor

    Olá Johnny, parabéns pelo site, estive procurando por uma super zoom com um bom custo x beneficio, e vi que é muito elogiada a canon sx50hx, porem recebi uma indicação de um conhecido, de uma Lumix, ele elogiou muito a lente etc etc, mas não acho muita coisa sobre panasonic aqui no brasil. O que você acha? vale a pena algum modelo especifico? eu estava pensando em gastar no maximo R$1500,00.

    Voce acha que devo partir para a sx50hs mesmo? ou ver algum outro modelo com um custo x beneficio melhor?

    Agradeço muitíssimo ma atenção.

    • E aí, Victor.

      Obrigado pelos elogios.

      Alguns modelos Lumix são equipados com lentes Leicas por isso o elogio à lente da superzoom fabricado pela Panasonic. Infelizmente a empresa não tem tanta representatividade no mercado brasileiro e isso explica a dificuldade de encontrar seus produtos por aqui.

      Cara, se for ver custo benefício mesmo então creio que os modelos mais interessantes seriam a S4500 ou a S8200 da Fuji. Como seu orçamento é de 1.500 então se partir para a Sx50Hs você comprará a melhor superzoom do mercado – considerando a câmera como um todo claro.

      Basta pesquisar um pouco que verá muitos sites de reviews e análises dando notas máximas para o modelo da Canon. Eu recomendo a Sx50Hs caso tenha $ pra queimar

  • Luana Ramos

    Ooooi, adorei o texto!A leitura não é cansativa e super atraente. Bem…comprei uma S8200 a alguns meses e gosto. Gosto do zoom! para as minhas necessidades iniciais ela foi ótima. Fiz umas fotos legais mas a impressão, em tamanhos maiores, ficou ruim. Comecei a ler mais, fazer cursos online e a gora quero fazer um curso de fotografia e já não me cabe mais esta fuji. Assim, se vc gosta muito de fotografia a ponto de querer sempre avançar, como eu, é melhor começar comprando logo uma de entrada não? abraços!

    • Olá, Luana.

      Que bom que gostou do texto! Seus elogios me motivam a continuar mantendo o Verena e criando artigos com os adjetivos que citou.

      Estranho você citar que a impressão em formatos maiores tenha ficado ruim. Usando a resolução máxima da câmera creio que seja possível imprimir tranquilamente formatos maiores que o padrão 10x15cm. Será que houve algum problema no momento da impressão? Alguma redução de qualidade? Você leu este artigo? http://www.verenafotografia.com/o-erro-do-megapixel/

      O caminho natural é este mesmo que está trilhando: comprou uma superzoom, se apaixonou por fotografia e agora quer se aprofundar mais. A única categoria de câmeras que poderá te dar essa liberdade é uma DSLR.

      As DSLR’s de Entrada são as ideais para se começar, pois custam “menos”, são de boa qualidade e são ótimas para se aprender!

      Já ideia de qual quer?

      • Luana Ramos

        Fiz umas fotos para minha prima que queria utilizar na decoração do casamento!!Não fiz tratamento e coloquei no pendrive, mandei imprimir e a impressão ficou ruim. Segundo o cara da impressão, a resolução ficou ruim!!” Vc tem até olhar, mas sua câmera é de má qualidade” Isso que ele me disse. Então, devo não ter usado a resolução máxima da câmera…rsrrs!!Estou querendo comprar a nikon D3200!A diferença de preço com a D5100 tava menos de 200,00 mas depois do seu artigo, ainda acho que é melhor a 3200. abraço!

        • Olá, Luana.

          Que pena que a resolução não ficou boa e você não tenha conseguido imprimir suas fotos.

          A D3200 e a D5100, para o usuário comum, só se diferenciam pelo LCD móvel e uma ou outra especificação… no restante são câmeras bem próximas – e no caso da D3200 custando menos e sendo mais recente.

  • Murilo

    Gostei muito do site! Está me ajudando aprender um pouco sobre esse mundo da fotografia!

    Johnny, é o seguinte, minha namorada é doida para fazer um curso básico de fotografia, porém, ela ainda não o fez porque não possui a câmera.

    Quero comprar uma pra ela, mas como não entendo praticamente nada disso, preciso recorrer a quem entende, no caso você! (risos)

    Ao que conversei com ela, a vontade dela é fazer o curso, e quem sabe, começar a pegar algumas festinhas para cobrir.

    Dei uma olhada pelos sites de compras e vi a Sony Alpha ILCE 3000K/B Preta com a Lente 18-55mm f.:3.5-5.6 por R$ 1.080,00.

    Acha ser uma compra com bom custo benefício, ou tem alguma outra sugestão?

    Obrigado.

    • Olá, Murilo.

      Valeu pelos elogios!

      A Sony ILCE é um tipo diferente de câmera… na verdade as câmeras da Sony são SLT e não SLR como é o caso das Nikon e Canon. É uma diferença básica, porém fundamental… A série Alpha da Sony não é SLR e sim SLT. A 3000K é uma mistura das câmeras da linha Alpha com a categoria de câmeras chamada mirrorless, por isso ela não pode ser colocada no mesmo nível que uma DSLR.

      A Sony possui essa particularidade interessante. Creio que você já tenha ouvido o termo SLR, era assim que as câmeras do passado eram chamadas; hoje o termo é DSLR exatamente pela adição do termo “Digital”. Se você for atento notará que a Sony chama suas câmeras de SLT. Uma pequena diferença sutil que faz toda a diferença.

      A Sony usa um sistema de viewfinder eletrônico, o que consome muita bateria. Ela não usa o pentaprisma comum como nas DSLR da Canon ou Nikon e outras marcas. A Sony também possui uma oferta limitada de lentes se comparada às outras marcas, como Canon e Nikon, além de serem lentes mais caras.

      Os acessórios (lentes, flash, grip e outros itens) costumam ser bem mais caros que os da Canon ou da Nikon também. Enfim… a Sony é uma boa fabricante de câmeras (especialmente de compactas), mas é uma marca muito cara e com um custo benefício ruim.

  • Lara Aires

    Adorei este site!!
    Estou pesquisando câmeras para comprar mas entendo muito pouco do assunto, mas amo fotografar!!
    Você poderia sugerir alguns modelos de DSLR de entrada?
    O que me incomoda com a máquina que tenho atualmente é o espaço de tempo entre apertar o botão

    e tirar a foto efetivamente. Naquele meio-tempo o alvo se moveu!!

    Obrigada.

    Lara

    • Olá, Lara.

      Que bom que gostou do Verena!

      O “lag” tempo entre apertar o botão e fazer a foto acontece em todas as câmeras, a questão é que nas DSLR’s o tempo é menor. Dependendo das condições de luz e da configuração da sua câmera atual pode ser que consiga fazer uma foto sem lag.

      A primeira coisa que vou dizer é que você não deve pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s.

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

      Outra questão: Qual marca? Tanto faz nas mãos de quem sabe usar todo potencial da câmera, contudo recomendo que opte pela mais reconhecidas do mercado: Nikon ou Canon. Qual das duas? Qualquer uma, pois as duas possuem modelos equivalentes.

      Escolher entre Canon e Nikon é uma escolha pessoal e o Verena não pode decidir por você. As duas são fabricantes fenomenais e de forma alguma uma é melhor que outra. Eu escolhi a Nikon, mas conheço diversos fotógrafos que escolheram a Canon e por aí vai… cada um defendendo seu peixe e sua escolha.

      Então como decidir entre as duas? Minha dica é: experimente! Arrume um jeito de testar um modelo das duas marcas. Vá em uma loja e sinta o peso de uma câmera da Canon, o estilo do menu de uma Nikon, a quantidade de acessórios, a empunhadura de uma e da outra… faça um somatório e veja qual te agradou mais no geral. Essa será sua marca.

      O que posso te dizer é que a Canon possui a T3i, T4i e T5i como câmeras de entrada enquanto a Nikon tem a D3100, D3200, D3300, D5100, D5200 e D5300 como câmeras de entrada

      • Lara Aires

        Olá Jonnhy!!
        Obrigada, VC respondeu à minha pergunta!! Um curso é o que preciso pra conhecer a técnica e as possibilidades de uma nova câmera. Um abraço.

        Em 05/11/2014 05:56, Disqus escreveu:

        Johnny wrote, in response to Lara Aires:

        Olá, Lara.

        Que bom que gostou do Verena!

        O “lag” tempo entre apertar o botão e fazer a foto acontece em todas as câmeras, a questão é que nas DSLR’s o tempo é menor. Dependendo das condições de luz e da configuração da sua câmera atual pode ser que consiga fazer uma foto sem lag.
        A primeira coisa que vou dizer é que você não deve pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.
        Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s.
        Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.
        Outra questão: Qual marca? Tanto faz nas mãos de quem sabe usar todo potencial da câmera, contudo recomendo que opte pela mais reconhecidas do mercado: Nikon ou Canon. Qual das duas? Qualquer uma, pois as duas possuem modelos equivalentes.
        Escolher entre Canon e Nikon é uma escolha pessoal e o Verena não pode decidir por você. As duas são fabricantes fenomenais e de forma alguma uma é melhor que outra. Eu escolhi a Nikon, mas conheço diversos fotógrafos que escolheram a Canon e por aí vai… cada um defendendo seu peixe e sua escolha.
        Então como decidir entre as duas? Minha dica é: experimente! Arrume um jeito de testar um modelo das duas marcas. Vá em uma loja e sinta o peso de uma câmera da Canon, o estilo do menu de uma Nikon, a quantidade de acessórios, a empunhadura de uma e da outra… faça um somatório e veja qual te agradou mais no geral. Essa será sua marca.

        O que posso te dizer é que a Canon possui a T3i, T4i e T5i como câmeras de entrada enquanto a Nikon tem a D3100, D3200, D3300, D5100, D5200 e D5300 como câmeras de entrada
        User’s website: http://www.verenafotografia.com/

        Link to comment: http://redirect.disqus.com/url?impression=24fbeb7e-64c1-11e4-bc08-00259085287c&experiment=digests&behavior=click&url=http%3A%2F%2Fwww.verenafotografia.com%2Fsemi-profissional%2F%23comment-1677279750%3Af46KgbjrTeMPLVWo73JRxaNy5p8&type=notification.post.registered&variant=active&event=email

        • Um curso é essencial para quem quer levar a fotografia a sério

  • Luciana

    Amei esta matéria, parabéns!! Estou na mesma dúvida cruel de todos. Tenho 2 filhos pequenos, que não param, quero fotografa-los nas festinhas da escola ( de longe e no escuro do teatro), na praia correndo, dentro de casa dançando…..adoro fotografar e pretendo fazer um curso em breve. Qual câmera irá me atender? A Sx50? Sx40? ou outra? Muito obrigada e parabéns de novo!!!

    • Olá, Luciana.

      Que bom saber que gostou tanto do texto!
      Crianças geralmente não param por um segundo sequer, estão sempre em movimento, por isso o ideal é que procure uma câmera com a maior abertura possível – ainda mais se vai fazer as fotos de longe e no escuro do teatro.

      Uma lente perfeita para esse tipo de situação teria que ter uma abertura de f/2.0 pra mais como f/1.8 ou f/1.4 porém são pouquíssimas as superzoons que possuem lentes tão poderosas.

      A Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, contudo ela continua sendo uma superzoom e nunca se equiparará a uma DSLR com uma 50mm f/1.4

      Comprando a Sx50Hs eu creio que você será muito feliz e prevejo que terá problemas para fazer algumas das fotos que quer nas situações que citou. Se sua ideia é fazer um curso de fotografia básica, então já compre uma DSLR e vai treinando rs

      • Regi Turbo

        Johnny…continuo aqui acompanhando esses comentários desde ontem! hehehe
        Estou vendo camera a camera indicada e citada aqui!
        Estou a me optar pela CANON SX 510 HS……….vi que a abertura dela é f/3.4 – f/5.8.
        Estou ansioso pois quero pesquisar os preços hoje para ver se pego algum preço legal na Black Friday!

        • Regi Turbo

          quero algo até uns 700,00 reais!! E se eu tiver errado por favor me corrija!!

        • Olá, Regi.
          A Sx510 é uma boa câmera e talvez a encontre por R$ 700. Se conseguir, me avise e conte sua experiência de uso com ela

  • Fernanda Alves

    Olá, adorei o site e me fez entender muito as diferenças entre as câmeras.

    Acredito que a ideal para mim seria uma superzoom, pois não irei trabalhar profissionalmente com as câmeras, apesar, que quero uma com boas qualidades para utilizar ao meu trabalho.
    Irei utiliza-las para fotografar a área dos dentes, sou (serei rs) dentista, e como profissão, acho muito legal marcar todos os meus trabalhos com a fotografia, isso me permite o estudo e até mesmo apresentações de trabalhos e/ou palestras.

    Procurei algumas marcas, mas gostaria de uma opinião de um especialista de qual seria a câmera ideal para o meu tipo de trabalho!!
    (marcas/modelos com boa qualidade)

    Agradeço desde já!!!

    • Olá, Fernanda.

      Que bom que gostou do artigo.

      De fato, a categoria de câmera que mais parece se adequar a você e ao tipo de foto que irá fazer é a categoria de superzoons. Elas são simples, fáceis de operar e produzem bons resultados.

      Creio que, dependendo do caso, seja legal usar um tripé para estabilizar a câmera e não se aproximar tanto da boca da cobaia… ops… cliente rs.

      Normalmente quando o assunto são superzooms eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção.

      A Sony não costuma ter um custo muito bom para o consumidor… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs. Tudo na Sony é caro… acessórios, filtros, lentes, câmeras… é uma dureza sem fim (risos).

  • Nonatto Alves

    Gostei muito do site parabens…

    Estou em dúvida entre a Nikon D3200 e a PowerShot sx50 HS, o que vc acha das duas e qual vc me recomenda???

    Fico no aguardo abraços…

    • Olá, Nonatto.

      Cara… as duas câmeras são muito diferentes e são para públicos diferentes. A Sx50Hs é uma superzoom mais top do mercado indicada para quem fazer fotos por hobbie sem se preocupar em pensar antes de fotografar. A D3200 é uma DSLR de Entrada Básica indicada para quem quer estudar fotografia ou se aprofundar mais na área…

      Em qual desses perfis você se enquadra?

      • Nonatto Alves

        Então quero uma câmera só para fotografar meus passeios, viagens, tirar fotos com a família, com os amigos, churrascos, etc… Mas quero uma câmera que tenha um a boa qualidade de imagem… Entende !?

        • Todos nós queremos qualidade de imagem, porém são poucos os que podem pagar e se dispõem a estudar.

          O que eu quero que você entenda é que você não deve pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

          Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia caso queira entrar no mundo das DSLR’s.

          Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

          Para uma foto de qualidade precisamos de uma câmera (ótica) de qualidade e isso é caro. Para uma foto de qualidade precisamos saber como fazer a foto e são poucos os que querem estudar.

          Basicamente creio que seu perfil se enquadre nas superzoons, mas por enquanto é uma suposição minha. Você precisa analisar suas necessidades e ver se comprar uma DSLR vai compensar… te adianto que se for para comprar uma DSLR para usar no modo automático, então nem entre nesse segmento

  • Guilherme Souza

    Boa tarde!

    Quero uma câmera para registrar o crescimento de minha filha, pois a minha compacta da Canon não é muito nítida.

    Pensei em uma das três: Nikon D5100, Canon Eos Rebel T3i ou Sony DSC Hx300.

    O que você me recomenda?

    Abraços.

    • Olá, Guilherme.

      Nitidez é uma propriedade da lente e não da câmera em si. Não é que sua compacta da Canon não seja nítida, mas a lente dela que não é nítida. Sabendo disso creio que você buscar outras especificações na hora de escolher uma câmera.

      Você citou duas DSLR’s e uma superzoom… bom… elas são câmeras diferentes e feitas para públicos diferentes. Eu recomento que você decida se quer se aprofundar em fotografia ou apenas quer fazer as fotos do dia a dia sem ter que pensar muito.

      Dependendo da resposta você saberá qual câmera escolher

      • Guilherme Souza

        Johnny, obrigado pelo esclarecimento. Sou leigo no assunto mesmo, rsrs.

        Não irei me aprofundar, mas quero fotos nítidas.

        • Então o ideal é ficar nas superzoons ou, se tiver grana, investir em uma mirrorless que possui lentes mais nítidas… só que se prepare para pagar caro.

          Se for de superzoom, fique com a Canon Sx50hs que é a melhor do mercado ou as Fuji S4500 / S8200 que possuem bom custo benefício

  • Jesiane

    Johnny, eu nunca vi uma pessoa tão atenciosa com os leitores quanto você! Já está nos meus favoritos. Parabéns!
    Eu estou lendo muito a respeito dos modelos… neste site que vc mencionou sobre especificações, eu não sei se ajudou ou atrapalhou, rsrsrs
    Fiquei com umas duvidas cruéis sobre as especificacoes em si… tem numa, não tem na outra.. o que melhor mais… o que é o “mais” não ajuda em nada..etc..
    Enfim.. separei aqui algumas e queria que você me dissesse, se fosse você, qual compraria. Visto que quero uma fotos, para viagens, foto de filho e festinha de familia.. e quero gastar no máximo R$ 1.500,00

    Minha seleção:
    Canon PowerShot SX50 HS
    NIKON Coolpix P600
    Sony Cyber-shot DSC-HX300
    Canon PowerShot SX510 HS
    Nikon Coolpix L830

    Ou nenhuma destas???

    • Olá, Jesiane.

      Obrigado pelos elogios. O grande diferencial para os outros sites e blogs sobre fotografia em português é a forma como o Verena trata seus leitores,.

      NUNCA uma câmera terá todas as coisas que busca… sempre uma câmera terá um especificação que poderia ser melhor.

      Dentro das suas necessidades eu colocaria na seguinte ordem de preferência:

      1 – SX50 HS (a melhor superzoom do mercado)
      2 – DSC-HX300 (qualidade Sony, mas preço alto)
      3 – P600 (por ser mais recente)
      4 – L830 (parruda, mas cara dentro da faixa de preço das concorrentes)
      5 – SX510 HS (alguém tinha que ficar por último)

      • Rodrigo Pires

        sx50 hs ou a sony DSC HX 400 ?

        • Bom… a Hx400 eu não conheço bem ainda, mas a qualidade da Sx50 eu posso recomendar.

  • Adriana Daniel Martins

    Cara, estou tendo as primeiras experiências em leituras sobre cameras. Estou indo ao paraguai no final de dezembro e pensei em comprar a nikon D7100 por 2.400. Sou amador e queria fazer um curso básico de fotografia pra aproveitar a compra. Minha dúvida é: tu me indicaria outro modelo mais barato na qual o resultado das fotos ficaria o mesmo dessa D7100 ou fico nela mesmo. Me ajuda ae, e se puder me indicar um curso tb agradeço, moro em são josé dos campos SP. Abração.

  • Adriana

    Johnny o que vc me diz da nikon coolpix p520? Não sou profissa, mas quero fazer boas imagens.

    • Normalmente quando o assunto são superzooms eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras). A P520 é uma boa câmera, mas a Nikon não costuma ter um custo muito bom para o consumidor… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs.

  • Geovani

    Olá, estou pensando em comprar uma SX510 HS, nao tenho grandes pretensoes com fotografias, apenas passatempo, mas gosto de tirar boas fotografias, inclusive a lua, e paisagens. essa é uma boa camera??
    Obrigado

    • Olá, Geovani.

      Se você não tem grandes pretensões com fotografias, então pode ser que a Sx510 seja uma boa opção, porém se sua ideia é fotografar a lua então creio que os 30x de zoom dela não sejam suficientes.

      A Sx50Hs possui 50x de zoom e é a melhor superzoom do mercado, porém é cara. A Fuji S8200 é mais barata e tem 40x de zoom, por isso pode ser interessante

  • Regi Turbo

    Johnny………..vc manja muito! Quanta informação!!
    Quero sua ajuda em 2 assuntos:
    1 – Tenho um problema de tremedeira(pouco) mas suficiente para estragar minhas fotos. Sou amador, gosto de tirar fotos da família, eventos praia etc….Essa tremedeira se dá devido ao meu serviço ser repetitivo então não é zoeira, apesar de eu levar tudo na esportiva!! 🙂
    Tem alguma câmera que me ajude nisso?? Se sim….me indique…..até uns 800,00.
    2- Adorava revelar fotos nesses sites (oifotos, fotoregistro etc…) porem com a mudança da tecnologia para a digipix(acho q é isso) percebi nitidamente que as fotos ficaram ruins! Vc sabe quem possa revelar como antes e com um preço legal?? Eu tenho mais de 1000 fotos para revelar.

    • Olá, Regi.

      Obrigado pelo elogio. O pouco que sei procuro compartilhar e ajudar o máximo de pessoas que posso, por isso sempre peço que os leitores recomendem o Verena – só assim poderei alcançar mais pessoas.

      Quanto às suas dúvidas:

      1 – Contra a tremedeira nenhuma câmera poderá te ajudar de forma plena porque melhor que seja o VR (redução de vibração) da câmera que comprar sempre haverá o risco da foto sair tremida. Recomendo que invista em um tripé e que ele seja seu melhor amigo. Use-o em todas as fotos que fizer colocando a câmera para disparar sozinha que certamente seu problema será resolvido.

      2 – A Digipix tem alastrado seu serviço para a maioria dos grandes sites de impressão de fotos. Nesse caberá a você pesquisar o melhor serviço, mas você tem certeza que o problema é a impressão da DigiPix? Será que o arquivo que está mandando ou as alterações que os sites pedem para fazer nas fotos antes de imprimi-las não estão degradando as imagens?

      • Regi Turbo

        assunto 1: Estou entre pegar uma camera compacta (Sony Cyber-shot DSC-H90 (500,00)) ou uma “semi-profissional” hehehe……..até uns 700,00 reais!
        Me indica alguma????

        assunto 2: Eu revelava muito na oifotos (agora nicephotos) a nitidez das fotos era muito boa. Depois que mudou a tecnologia eu fiz uma revelação de 500 fotos, chegando o pedido eu reclamei e eles refizeram a revelação porem ficou exatamente igual. Agora eu ja fiz um pedido pequeno a uma outra loja (fotoregistro) vamos ver como vai vir!

        • Regi,

          Assunto 1 – Você está confundindo semi profissional com superzoom porque nenhuma semi custa 700 reais.

          Assunto 2 – Estranho mesmo a qualidade de fotos ter ficado ruim… pode ser que o processo de impressão da NicePhotos seja ou tenha se tornado ruim… o jeito é trocar de loja e ver se a qualidade melhora

          • Regi Turbo

            Johnny…bom dia!!!!
            coloquei “semi profissional” entre aspas mas com suas explicações notei a diferença entre elas!! huaauhauhauh
            comprei a super zoom sx510HS por R$ 520,00 na black Friday! Agora é esperar chegar e fazer os testes….depois dou um retorno!!!
            MAIS UMA VEZ……MUITO OBRIGADO!!

  • Nano Web Brasil

    Muito legal o site! gostei da matéria, mas preciso da sua ajuda rsrs!
    Não
    sou fotografo profssional, sou mais um produtor de videos e anuncios,
    mas amo fotografia e fiz um curso on line! Adoraria uma DSLR, mas não
    tenho o dindim pra uma destas e não adianta pra mim só cam, poois
    preciso dos acessorios como tripés, luzes e etc para minhas produções!
    só que quero é que a cam tenho a autofoco,um bom estabilizador,e as
    regulagens de foco, obturador para fazer os efeitos que as Dslr fazem!
    Tambem preciso que ela seja capaz de fotografar 360 ou horizonte! Tenho
    lido muitas especificações e aff que canssativo. como vc bem colocou o
    sensor e lente são prioridade. Mas o custo x o beneficio conta pq tenho
    limitações de gastos para investir no momento. Depois vou evoluir rs.
    Vi esta

    Kodak PixPro AZ501 por R$ 690,00 + 400 revelações 4×15.
    o
    sensor dela não é cmos, mas o zoon dela me interessa bastante alem dos
    16 gigas internos e bateria de lition. Acredito que pode me atender e
    depois ficar de cam de apoio no futuro. Se pode me dar uma dica irmão!
    Mas tem nikon na parada com sensor cmos e lente de cristal tb vendida
    como semi.. O mesmo preço,mas a nikon vem sem nada alem da cam e com 12 mega contra 16 da Kodak. Me ajuda
    ai por favor que to ficando louco já kkk è mais para minhas produçções pessoais e fotos de produtos, pessoas e serviçoes para anuncios. Não preciso de uma saida profissioanl, mas preciso dos esfeitos e conroles para ficar bem apresentado como gosto de fazer..eu queria a T3 da Canon, mas não da agora.
    Um abraço e valeu ai pelos
    esclarecimentos! Tem umas fotos no meu façe sobre pescaria e tirei com
    um Xperia que é que tenha em mãos rsrs!
    Um abraço!

    • Olá, Nano Web.
      Obrigado pelos elogios.
      Cara… com o orçamento apertado você sabe que não dá para fazer milagre. Uma câmera que custa R$ 1,5 mil é óbvio que não terá o mesmo desempenho que uma de R$ 4 mil.
      A fotografia é algo caro e as câmeras sobem de qualidade com o preço, por isso se for para economizar tenha em mente que você não terá em mãos o melhor equipamento do mercado, mas o melhor que poderá comprar.
      Fuja da Kodak por enquanto porque a empresa está em processo de recuperação judicial e não temos certeza que ela conseguirá se reerguer das cinzas. Busque marcas como a Nikon ou Canon que vendem bem e tem representação oficial no Brasil.
      Qual seu orçamento?

  • Joyce Kelly Costa

    Johnny, parabéns pelo ótimo post! Ajudou bastante e eu que já tinha me encantado com a Sx50Hs, pesquisando e vendo uns vídeos dela no youtube, gostei mais ainda por saber que ela é Top, rsrs, apesar do precinho não ser apaixonante. Era justamente esse o ponto. Pensava: Se o preço dela é esse, melhor comprar uma Rebel T3i, mas o que você falou aqui é a mais pura verdade, não precisa se só vai usar no automático… Sem contar que parece uma trabalheira esse negócio de ajustar a lente, rsrs, tem que entender mesmo, não adianta ter os recursos e não saber usar. E no meu caso prefiro a praticidade até porque nem sempre temos tempo para todos os ajustes necessários em certos momentos de lazer. Quanto às Fujis aqui recomendadas, não entendo porque são mal vistas e não tão populares. Eu mesma nunca vi recomendação em outro lugar. Acho que um pouquinho mais de marketing faria bem à marca, rs. Gostaria de agradecer por compartilhar seus conhecimentos conosco. É nítido o seu amor pelo que faz. Já virei fã. Um abraço!

    • Oi, Joyce.
      Obrigado pelos elogios e por ter se tornado uma fã! De fato, gosto muito de fotografia e o pouco que sei eu quero compartilhar porque quando eu comecei no mundo da fotografia não havia muitos blogs e sites de fotografia em português e foi por isso que o Verena nasceu… veja mais na seção SOBRE do site.
      Pois, cara leitora, muita gente queima muita grana em algo que só saberá usar e aproveitar 10%. A Sx50 é cara mesmo, o preço de uma DSLR de entrada, mas você compraria uma Ferrari só porque ela custa o mesmo que um Civic? No primeiro momento parece mais negócio, mas e a manutenção? E o combustível? E o limite de velocidade?
      Comprar uma DSLR sem ter pretensão de fazer um curso ou aproveitar 100% da câmera é jogar dinheiro fora, na minha opinião. Eu acho que você será mais feliz com uma superzoom e se um dia você pegar gosto, qual o mal de fazer um upgrade? Rs….

  • Leandro

    Boa tarde Johnny

    Excelente artigo…

    Pode me ajudar com uma dúvida, estou estudando a compra de uma câmera e estou em dúvida entre estes dois modelos, os sites de compra não deixam claro em que categoria elas se encaixam.
    Sony Alpha A3000
    Nikon D3200

    Abrigado pelas dicas

    Abraço

    • Olá, Leandro.

      A D3200 é uma DSLR de Entrada Básica. Sobre ela sugiro a leitura dos seguintes artigos

      http://www.verenafotografia.com/melhor-custo-beneficio-nikon/

      Já a Sony Alpha A3000 é uma SLT. A série Alpha da Sony não é SLR e sim SLT.
      A Sony possui essa particularidade interessante. Creio que você já tenha ouvido o termo SLR, era assim que as câmeras do passado eram chamadas; hoje o termo é DSLR exatamente pela adição do termo “Digital”. Se você for atento notará que a Sony chama suas câmeras de SLT. Uma pequena diferença sutil que faz toda a diferença.

      A Sony usa um sistema de viewfinder eletrônico, o que consome muita bateria. Ela não usa o pentaprisma comum como nas DSLR da Canon ou Nikon e outras marcas. A Sony também possui uma oferta limitada de lentes se comparada às outras marcas, como Canon e Nikon, além de serem lentes mais caras.

      • Leandro

        Obrigado pelos esclarecimento, tirou quase todas às minhas duvidas.
        Agora vou pedir mais um help, ontem dei uma olhada em algumas lojas e acabei ficando com mais dúvidas. Ergonomicamente falando fiquei mais a vontade com as câmeras da Nikon, porém alguns vendedores criaram uma certa dúvida, isso acabou adiando minha compra, eles me falaram muito em motor de foco na câmera e não na lente, isso por questão de custo para adquirir outras lentes, me foi apresentada um modelo da Canon t5i, que tem motor de foco no corpo da câmera, como não quero ter outros custos depois queria saber sua opinião sobre isso, pois eu estava quase comprando a Nikon d5300. Até onde o motor de foco é importante? O Que vale mais comprar? Uma Canon t5i ou uma Nikon d5300? Pensei até em partir direto para a Nikon d7100… Mas pode ser sincero, vou começar um curso em seguida e não encontro ninguém que me diga diretamente o que acha desses modelos …

        Parabéns pelo trabalho é obrigado..

        • Vou reduzir em termos simples:

          Nikon – o motor de foco está nas lentes, por isso elas são mais caras, porém o corpo das câmeras são mais baratos.

          Canon – o motor de foco está no corpo, por isso ele é mais caro, porém as lentes são mais baratas

          O motor de foco é responsável por “dar o foco” na hora que você pressiona o botão levemente. Alguns motores são mais rápidos e eficientes dentro da própria Nikon e da própria Canon, por isso não se preocupe muito com isso… use apenas o critério acima.

          Qual marca? Tanto faz nas mãos de quem sabe usar todo potencial da câmera, visto que as duas possuem modelos equivalentes.

          Escolher entre Canon e Nikon é uma escolha pessoal. As duas são fabricantes fenomenais e de forma alguma uma é melhor que outra. Eu escolhi a Nikon, mas conheço diversos fotógrafos que escolheram a Canon e por aí vai… cada um defendendo seu peixe e sua escolha.

          Então como decidir entre as duas? Minha dica é: experimente! Arrume um jeito de testar um modelo das duas marcas. Vá em uma loja e sinta o peso de uma câmera da Canon, o estilo do menu de uma Nikon, a quantidade de acessórios, a empunhadura de uma e da outra… faça um somatório e veja qual te agradou mais no geral. Essa será sua marca.

          Sempre desconfie quando alguém que a Canon é melhor que a Nikon ou vice-versa.

          A D7100 são entra na categoria de semiprofissional, por isso nesse caso você deve avaliar se precisa de uma DSLR de Entrada ou de uma Semiprofissional

  • Monica

    Olá!!! Parabéns pelo site!
    Eu estou procurando uma máquina fotográfica para levar em viagem e gostaria de uma que tirasse boas fotos também à noite, poderia me recomendar?
    abração!

    • Olá, Mônica.

      Obrigado pelo elogio.

      As informações que me deu são muito gerais para que eu possa te indicar algo mais específico.

      Detalhe para mim seu orçamento, marca de preferência, categoria de câmera, tipo de foto que irá fazer…

      • Monica

        Johnny,
        Não conheço quase nada de câmeras fotográficas e começo a me inteirar do assunto porque queria registrar minhas viagens com fotos melhores.
        Posso gastar até 3.000 reais em uma máquina e o objetivo é que a máquina consiga tirar fotos noturnas, que tenha um zoom razoável e que seja é de fácil operação para uma leiga no assunto como eu…..rsrsrsrsr…. sobre a marca, gosto bastante da Canon.

        • A primeira coisa que vou dizer é que você não deve pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

          Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s.

          Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

          Não adianta queimar esses 3 mil reais em uma câmera top se você não souber como usá-la. Fotografia noturna é incrivelmente complicada de ser feita até mesmo para fotógrafos experientes. Fácil operação e grande zoom me fazem querer indicar a Canon Sx50Hs que é simplesmente a melhor superzoom do mercado.

          Se usar um tripé, temporizador da câmera e configurar corretamente, suas fotos noturnas ficarão ótimas.

          • Monica

            Johnny, obrigada pela resposta e pelas dicas. A ideia de ter uma máquina legal é mais para aproveitar as viagens que faço e ter como lembrança um registro bem feito de lugares e momentos.

            Também acho que fazer um curso seria ideal até mesmo para entender como funciona uma máquina e o uso correto das funções que ela possui para poder aproveitar todos os recursos oferecidos.

            Ainda tenho tempo, estou planejando essa viagem para maio e até lá espero estar mais “afiada” nesse mundo tão interessante da fotografia.

            Abração!

          • Então, Mônica… a questão é: você acha mesmo que apenas ter uma boa câmera será capaz de “um registro bem feito de lugares e momentos”? Eu sei que a câmera ajuda, mas dê o mérito somente ao equipamento.

            Fazer um curso não é somente ideal como essencial para que você aprenda a manusear corretamente sua câmera e usar todos os elementos da luz, composição e técnica a seu favor.

  • Roberto Alves Sousa

    Johnny comprei uma sx510 por 450 reais, pois o preço me chamou a atenção, não maiores pretensões, só para registrar fotos de família etc. Foi uma boa compra.

    • Olá, Roberto!

      A Sx510 soma 77 pontos de 0 a 100 contra 55 da Fuji S4500 que é uma das câmeras com melhor custo benefício do mercado. A diferença não é tão grande assim, mas creio que já dê para perceber que fez uma boa compra

  • Jerfson Lins

    Olá! Estou querendo subir um degrau, passando das compactas para as superzoons… Uns amigos me indicaram a Sony NEX-F3K 16.1 Megapixels… Mas vi você falando tão bem da Canon PowerShot SX50 HS 12.1 Megapixels que fiquei na dúvida. O que me aconselharia? O meu orçamento é em torno de R$ 1.500,00.

  • Cynthia Ferreira

    Boa tarde Johnny,

    estava namorando uma superzoom (classificação que aprendi com o seu artigo pk achava que era uma semiprofissional rsrs), e lendo as suas avaliações fiquei de olho na CANON SX50.
    Finalmente, na Black Friday consegui comprar minha sx50 por R$ 899,00.
    Tô feliz da vida esperando meu brinquedo novo chegar.

    Agora vou ter de ler um monte dos seus artigos pra deixar de ser uma leiga total e não usar só o automático da câmera.

    Assim, queria agradecer pela ajuda na escolha.

    Parabéns pelo trabalho.

    Ah! Se puder me indicar artigos ou sites com informações para iniciantes. Obrigada

    • Olá, Cynthia.

      Essa confusão é comum mesmo, não se preocupe.

      A Canon Sx50 é uma ótima câmera, a melhor do mercado dentro da sua categoria e pelo preço que pagou você fez um ótimo negócio.

      Agora é estudar e aprender com a gente!

  • cristiano cezar

    Boa Tarde, quando eu comprei a minha canon sx50 hsfoi com a sua sugestão para o que eu queria e realmente até hoje estou muito satisfeito, até o meu cunhado comprou uma igual e não para de tirar fotos mundo a fora. agora eu preciso novamente da sua ajuda, devo começar em fevereiro um curso e fotografia, gostaria que vc me indicasse uma boa maquina e duas lentes, uma para trabalho com fotos de pessoas, festas e etc e a outra com um bom zoom para o externo, para viagens e etc, a minah sx50 hs vou vender para me ajudar na compra de outra maquina, agradeço e muito a sua ajuda…fico no aguardo…

    • É muito bom comprar uma câmera e perceber que fez a melhor escolha possível, não é? Faça um curso mesmo porque fará muito bem para suas fotos e para você.

      Olha… se ainda não sabe qual câmera comprar e as lentes eu vou te dar uma sugestão que, em minha opinião será interessante:

      Compre uma DSLR de Entrada (http://www.verenafotografia.com/classificacao-das-cameras/) e enquanto fizer o curso veja com seu professor a melhor lente para as fotos que fará

  • Heitor Oliveira

    Olá, amigo.
    Acabo de descobrir seu site, parabéns, seus textos são muito bons e instrutivos. Vi quantas pessoas você ajudou por aqui e acho que você pode me ajudar também.
    Ando há muito tempo querendo um câmera mais avançada para fotografar. Gosto muito de fotografia e já li bastante sobre o assunto, sobre várias câmeras, fotometria, iso, obturador, tipos de lente… Mas nada disso é muito praticável com minha velhinha compacta Kodak de 2008, então fico impossibilitado de treinar. e não disponho de muita verba. Não pretendo me tornar um profissional mas sim poder fotografar por gosto. Sei que quem faz a foto é o fotografo por isso estou procurando é uma câmera que tivesse bons controles manuais e me permitisse maior desenvolvimento e possiblidades, e se possível filmasse e tivesse visor articulado para filmagem, pois quero produzir conteúdo em vídeo. A que mais me indicam é a Canon T3i mas na maioria dos sites ela custa acima de 1800 reais (não disponho muito acima de mil). Já considerei superzoons como P520 (mas ainda não vi algo que me desse ideia do quanto de controle manual ela oferece) e a Mirroless da Sony que promete o mundo por um ótimo preço mas as lentes são muito caras. Como você disse, estou bem perdido. Minhas opções mais pesquisadas foram essas:

    Nikon P520
    Sony Alpha ILCE-3000
    Canon T3
    Canon T3i

    Estou tentando a aliar versatilidade à custo benefício, minha maior duvida hoje é entre comprar a P520 ou a Sony Alpha, ou esperar mais (Bastante) tempo e adquirir a T3i. Você pode me ajudar? Pode sugerir um modelo que considera melhor também, seja Superzoon, Mirrorless ou Reflex, estou aberto a dicas. Obrigado pela atenção desde já.

    • Olá, Heitor.

      Obrigado pelos elogios.

      O segmento de mirrorless ainda não é muito difundido aqui no Brasil e por isso é tudo muito caro, inclusive as lente como você mesmo observou – ainda mais se a fabricante for a Sony.

      Com pouco mais de mil reais eu indicaria a melhor superzoom do mercado: a Canon Sx50Hs. Com ela você terá todos os requisitos que elencou acima e de quebra leva a melhor do segmento.

      Se quiser economizar um pouco, fique com a versão anterior: a Sx40Hs… pode ser uma boa opção

  • Mauricio Jose Pinho

    boa tarde, adorei o site. gostaria de fazer fotos por hobby principalmente em macro de insetos e tambem de passaros sem investir muito. será que a sx510 hs zoom ótico 30x serviria para meu objetivo
    ?

    • Olá, Maurício.

      Obrigado pelos elogios.

      Olha… sem investir muito você não conseguirá fazer aquelas macros que vê na internet ou no Flickr.

      A Sx510 é uma superzoom comum e sua objetiva serve mais para ter zoom e enxergar de longe do que ver de perto e em detalhes. É claro que a macro dela funciona bem, mas funciona como qualquer outra câmera, ou seja, você fará suas macros, mas sem aquela qualidade incrível que vê nas fotos por aí.

      Macro de qualidade mesmo só com DSLR + lente macro + iluminação + técnica… mas para começar nesse mundo novo creio que a Sx510 sirva ao propósito

  • Tiago Maia de Oliveira

    Boa noite, Johnny. Estou em um dilema… Tenho uma Sony Hx50v que caiu com a lente aberta. Com isso, será necessária a troca do conjunto motor e lente por + ou – 600 reais. Vale à pena arrumar ou com esse preço consigo comprar uma máquina com qualidade similar? Muito obrigado.

    • Olá, Tiago.

      Até doeu meu coração ao saber que ela caiu com a lente ativa… esse modelo da Sony é muito interessante por ser compacto e de alta qualidade (é Sony afinal).

      Por 600 reais você poderá comprar uma superzoom mediana como a Fuji S4500, mas aí será uma câmera um pouco maior e talvez não o agrade. Uma compacta de alta qualidade que eu recomendo (e até possuo uma) é a Canon S110 ou S120, mas aí o preço sobre na casa dos R$ 1 mil.

      Olhando friamente o lado financeiro, creio que seja melhor consertar

      • Tiago Maia de Oliveira

        Pois é….doeu na minha alma! rsrs Obrigado pelas dicas! Abraços.

      • Tiago Maia de Oliveira

        Johnny, a Sony não disponibilizou a peça para o conserto. Com isso, resolvi comprar outra. Como virá do exterior, consigo comprar, pelo mesmo preço, uma Sony HX50V ou uma Canon S110. Entre as duas, para um leigo que quer registrar o crescimento da filha (Rsrs), qual você recomenda? Quais os prós e contras de cada uma?

        Muito obrigado! Abraços!

        • Não conheço pessoalmente a Hx50V, mas a S110 eu conheço bem e tenho experiência própria, por isso minha recomendação é a câmera da Canon.

          Eu tenho uma S100 e não tenho do que reclamar. Só motivos de elogios.

  • Camila Assis Ricardo Martins

    Entre Hx400 e H400 ambas sony? qual melhor? serve também para pequenos trabalhos? ou apenas hobby?
    Gostaria muito de um conselho. Obrigado

    • Oi, Camila.

      Apenas para hobby porque se deseja trabalhar com fotografia (seja pequenos ou grandes eventos) o ideal é que se use DSLRs Semi Profissionais como a D7100, por exemplo.

      A diferença entre os dois modelos é basicamente atualizações de hardware… a Hx400 leva vantagem de 14 pontos marcando 86/100 contra 72/100 da H400

  • Paula Almeida

    Oi, quero oferecer uma máquina à minha filha, ela adora foto. Acontece que quanto mais procuro menos percebo (lol). Procuro algo que dê para futuro e trocar lentes. Os cliques contam, no caso de ser usada? É como um conta quilómetros?
    Adorei tudo que li, embora ainda me falte entender a diferença entre as Máq. compactas e etc….
    Obrigada

    • Olá, Paula.

      Se quer trocar de lentes, então temos dois tipos de câmeras: DSLR e Mirrorless.

      As DSLR são grandes e podem ser um incômodo; as mirrorless são pequenas mas caras.

      As câmeras DSLR’s possuem partes internas mecânicas que realizam movimentos de abrir e fechar. Como qualquer coisa mecânica (carros, aviões, máquinas e etc) uma DSLR tem uma espécie de “validade”.

      Isso quer dizer que se uma determinada câmera atingir o número máximo de cliques ela deixa de funcionar 100% e necessitará de troca ou reparo da peça. Entendeu?

      Normalmente (e estou sendo bem generalista) as câmeras de entrada como a D3100 possuem “limite” de 150.000 disparos, mas isso é regra geral. As câmeras semi e profissionais costumam durar 300.000 cliques.

      Muito cuidado ao comprar uma câmera usada… esse procedimento requer muitos cuidados para não comprar um abacaxi. Se tiver dinheiro, sempre opte por uma câmera nova.

      • Paula Almeida

        Foi muito bom, assim tenho a certeza duma coisa: Comprar Novo!
        Qual me aconselhas, para uma miúda iniciante de 12 anos?
        Obrigada e tudo de ótimo!!

        • O ideal é comprar o modelo novo que você evita dor de cabeça.

          12 anos é uma idade interessante e, caso ela realmente goste de fotografia, seria bacana iniciar já com uma DSLR, mas como nem sempre temos dinheiro para isso um modelo que pode dar um gostinho de quero mais são as superzoons.

          As mais baratas e com qualidade são as a Fuji (S4500 ou S8200) e a melhor do mercado é a Canon Sx50Hs. Vai do seu bolso agora rs

  • Sara Santiago

    olá…
    estou constantemente em dúvidas…sempre olho câmeras e cada uma tem suas características interessantíssimas, já vi alguns vídeos e a dúvida parece que só faz aumentar, rs.

    Estou em dúvida entre duas câmeras: a CANON Sx50 HS e a NIKON D3100. (só que pude notar que um DSRL é melhor, né… mas por conta do zoom, fiquei também entre essa CANON)
    Meu objetivo ao querer comprar uma câmera é tirar fotos de paisagens, aves voando (além da família, claro), fiquei entre essas duas porque os valores são mais ou menos o que cabe no meu orçamento (aí, não sei se para esses objetivos seria melhor com zoom para poder pegar os pássaros ou a outra…)
    Ah, se caso você tenha outra sugestão de câmera para eu comprar, por favor….podes me dizer…seguirei seu conselho, rs.

    Desde já fico muitíssimo grata pela ajuda!

    • Olá, Sara.

      Ficar com mais dúvidas à medida que lê mais artigos de fotografia é normal, acredite.

      A Sx50Hs é uma superzoom e a D3100 uma DSLR… são tipos de câmeras complemente diferentes e criados para propósitos diferentes.

      A primeira coisa que vou dizer é que você não deve pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s.

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

      Não adianta queimar 3 mil reais em uma câmera top se você não souber como usá-la. A Sx50Hs é para quem não quer se perder em meio a diversos controles manuais que estão presentes nas DSLR’s como a D3100, por isso talvez ela seja melhor para você, mas quem tem que decidir isso é você.

  • Paulo

    Em primeiro devo dizer que seu esforço foi louvável em querer desmistificar classificações equivocadas de câmeras feitas pela própria indústria e por lojas especializadas, adianto que cada um é livre para pensar o que quiser sobre qualquer assunto, mas discordo em gênero número e grau desta sua classificação.não vou aqui entrar no mérito da discussão, mas digo que o termo semi surgiu no século passado nos EUA para driblar a proibição de atletas profissionais em participar dos jogos olímpicos, se tiver curiosidade pesquise e vai entender a origem do termo semi que via de regra não significa nada, afinal para usar algo semi ( meio) que utiliza também deve ser semi (meio fotógrafo).

    ,

    • Olá, Paulo.

      Qualquer tipo de classificação, seja do que for, é ridícula e burra. Concordo com você, porém, no caso das câmeras, a classificação serve apenas a um propósito: didática.

      Dividindo as câmeras por categorias fica mais fácil estudar o que cada uma tem de parecido e de diferente, explorando suas características e distinguindo facilmente cada modelo.

  • José Câmara

    A panasonic FZ 1000 tem um sensor de uma polegada em que categoria ela fica?

    • A FZ é uma superzoom independente do tamanho do sensor

  • Chociai Chociai

    Olá…Adorei o site, e suas explicações…estou de olho em uma maquina, que vi de uma amiga a nikon P510..o que me diz dela? Quero pra fotos pousadas do dia dia da família e não quero investir mais que R$1.500,00

    • Olá, Chociai.

      Obrigado pelos elogios! Espero que nos recomende quando puder rs.

      Normalmente quando o assunto são superzooms (a P510 no caso) eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs..

  • Luciano

    Viva!!!
    Amei a matéria,preciso da vossa ajuda!
    Se fosse você a comprar? Qual dessas maquinas compraria? O uso seria doméstico, família,viagem,férias (inverno Europa).
    Nikon Coolpix L830.
    Canon PowerShot SX270 HS.
    Canon PowerShot SX50 HS.
    Ou podeia me indicar alguma,como se fosse para você,com sua experiência! Grato.

    • Olá, Luciano

      Obrigado pelos elogios! Espero que nos recomende quando puder rs.

      Normalmente quando o assunto são superzooms eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs.

    • Olá, Luciano.

      A melhor superzoom do mercado é a Canon Sx50Hs e ela está em sua lista, logo ela sempre será minha escolha.

  • Chociai Chociai

    em duvida entre a nikon p510 e p530….Acabei comprando uma sony dsc hx300, 50xzoom..espero ter feito uma boa compra! O que você me fala sobre minha nova compra?

    • Ela é uma ótima câmera, pena que a Sony costuma cobrar muito caro por seus produtos.

      Espero que o zoom e as cores vivas da Hx300 te agradem!

  • Luciano

    Viva!!!
    Johnny….o que você me diz da SONY Cyber-Shot DSC-HX50?
    Adorei a Canon Sx 50 Hs! Mas transportar ela no dia dia, deve ser um pouco quanto incômodo!
    Qual a melhor compacta com um bom zoom na sua opinião? Grato pela ajuda!

    • Cara, existem zilhões de compactas no mundo da fotografia e é virtualmente impossível eu saber a melhor e com bom zoom.

      Dentro da Canon a série de compactas que eu recomendo é a série S. Eu mesmo tenho uma S100!

  • Tainan Carvalho

    Olá tudo bem tenho uma Fuji SL300 gostaria de saber qual a melhor configuração para ela, para fazer algum ensaio de dia ou book e se a qualidade dela será suficiente para o resultado final???

    A propósito, adorei o artigo e o site, de excelente qualidade. Parabéns!!

  • Luciano

    Viva!!!
    Johnny,já estava decidido a comprar a Sx50 Hs,era questão de dias,pois estou em África no momento,compraria a maquina em Portugal…..Até aparecer uma Fz200,em minha vida,rssss. A Fz200, é tudo isso que dizem mesmo?
    Qual a sua opinião entre a Sx50 Hs e a Fz200? Grato pela atenção!

    • O grande mérito da Fz é sua lente Leica, mas fora isso ela marca 68/100 pontos enquanto a Sx50 fez 97/100 quando comparada com essa Lumix. Claro que isso não quer dizer que a Fz seja ruim e que a Sx seja melhor.

      Se gostou das imagens que a lente Leica produz nesse modelo da Lumix, então não perca tempo!

  • MARCOS

    Olá amigo, não entendo nmuito dessas cameras e preciso adquirir uma para iniciar um curso de foto, a duvida está entre sony h100 e samsung wb100, pode indicar alguma que achar melhor. Agradeço a atenção..

    • Olá, Marcos.

      Se for fazer um curso de fotografia, compre uma DSLR e não uma superzoom ou mirrorless.

      Seu professor irá ensinar ajustes que só poderão ser realizados em uma DSLR e se estiver com outra categoria de câmeras impedirá absorver 100% dos conteúdo ministrados

  • Marllon Sávio Eufrásio

    Boa tarde, ótimo site, ótimo conteúdo. Gosto do formato “Boa informação com bom humor”.
    Meu caso é o seguinte: Sou pai babão de uma linda menina prestes a completar 1 ano. Gosto de registrar todos os momentos dela, em casa, na rua, com muita luz, com pouca luz e principalmente se movendo, e ela se move muito rápido :). Rápido demais para minha Nikon L110, as fotos ficam borradas. Quero uma máquina rápida o suficiente para fotografá-la no dia-a-dia sem a necessidade de esperar por uma pose estática, coisa que ela geralmente não faz.
    Como todo brasileiro estou com o roçamento apertado.
    Estou na dúvida entre a Canon SX500HS e a T3 com lente 18-55.
    Creio que a T3 seja a melhor opção.

    Qual é a sua opinião? Teria uma opção melhor?

    Grande abraço e muito sucesso com seu site.

    • Olá, Marllon.

      Obrigado pelos elogios.

      Temos alguns problemas técnicos aqui:

      Trocar de câmera por uma supostamente melhor não fará suas fotos ficarem melhores automaticamente ou menos borradas, no caso.

      A imagem normalmente fica borrada porque não há luz suficiente no ambiente ou está mal configurada (no caso das DSLR’s), por isso faça um teste antes de trocar sua câmera.

      Leve sua pequena para passear em um parque em dia ensolarado. Coloque sua câmera no modo automático e faça as fotos. Garanto que elas ficarão muito melhores.

      Respondendo objetivamente sua pergunta: não podemos comparar uma superzoom (Sx500IS) com uma DSLR (T3) por pertencerem a categorias diferentes.

      Sugiro que busque na internet em blogs e sites sobre fotografia sobre matérias que tratem de como congelar imagem. Pode ser que nem queira mais trocar de câmera.

      Qualquer coisa, retorne aqui

  • Samuel

    Gostei muito das indicações, mas fiquei na duvida de que câmera ou filmadora comprar para a finalidade de gravar videos com boa qualidade sonora(no caso videos com música), sou músico e gostaria de saber se é melhor comprar uma câmera com entrada pra microfone, ou se uma filmadora já resolve, gostaria que você indicasse modelos de ate R$1500, gostei da Canon Sx50Hs mas não sei se pra minha finalidade ela atende. Obrigado

  • Nelson

    Realmente, quem faz a foto não é a camêra, é o fotografo, sempre fui interessado em fotografia, e antes de entrar mais nesse mundo, me divertia com a camera do meu Smartphone de 3MP, com ISO400 e com opçôes manuais de “Paisagem/Retrato/Esportes” mas até que consegui tirar umas fotos legais com ela

    • Esse é o espírito, Nelson!

      Faça fotos e treine seu olhar… a câmera existe apenas para registrar isso! Ótimas fotos

  • Guest

    Gostei do post, mas eu incluiria muito mais categorias. Sites como a DPreview, diferencia as câmeras pelos sensores. Então, não dá pra pôr todas as compactas num mesmo baú, sabendo que tem compactas de largos sensores que são utilizadas profissionalmentes para fins específicos. Da mesma forma, lentes intercambiáveis com sensores 4/3″ definem uma categoria específica. Por isso, essa lista vai muito mais além. Eu tenho uma D7100 e não considero semi-profissional. Semi-profissional, pra mim, é uma D800, da Nikon. Profissional mesmo, da Nikon, só a D4 pra cima. Mesmo assim, achei a postagem excelente, porque eu vejo muito isso que você escreveu: as pessoas falando e ensinando coisas erradas. Pra mim, já valeu.

  • Raul Grilo

    Gostei da postagem, mas incluiria algumas categorias a mais. Acho a classificação utilizada pela DPreview excelente: ultra compacta, compacta, compacta de largo sensor, ultrazoom, intercambiável sem espelho, dSLR compacta, dSLR médio porte, dSLR larga. Acho essa definição, profissional ou não, muito vulgar. Todo fotógrafo profissional tem uma boa compacta de resguarda. Cada câmera tem seu uso específico e o profissionalismo está na pessoa. Dependendo do trabalho, você pode precisar de uma ou outra.

    • Olá, Raul.

      Com relação às classificações concordo com você que são muito erradas, principalmente o termo profissional e semi profissional, mas infelizmente é a terminologia que o mercado uso e pelo qual as pessoas procuram… seria algo como a linguagem coloquial em comparação com a língua culta.

      Graças a essa confusão as pessoas não entendem que o profissionalismo está na pessoa e não em seu equipamento, por isso tento desmistificar isso com meus textos.

      Entretanto vou considerar com atenção sua sugestão de mudança nas classificações das câmeras para algo mais próximo da realidade e do “certo”. Se encontrar alguma outra coisa que possamos melhorar aqui nas informações do site, informe-me por favor

      • Raul Grilo

        Johnny, estou longe de criticar o seu texto em si que, como disse, eu gostei e achei muito bom. O que você quis foi criticar a terminologia semi-profissional, amplamente difundida no mercado, para uma superzoom. Achei essa sua ideia excelente, inclusive as explicações que volta e meia eu faço igual você escreveu.
        Minha crítica é pra fora do texto. A Sony NEX-5K ou a Lumix GM5, por exemplo, não entrariam em nenhuma categoria que você apontou, porque elas não são compactas, superzoons ou sequer SLR (Single Lens Reflex), pois não tem espelho. Ou seja, a entrada de luz é sempre direta no sensor. Por isso, abri esse debate.
        Acho que esse assunto ainda não chegou num consenso e precisa ser melhor trabalhado.

        • Não se preocupe, Raul porque entendi seu ponto de vista. Como disse concordo com você que o termo é usado erroneamente e infelizmente é o termo que “está na boca do povo”. Achei muito válida sua sugestão e, se notar, alterei os termos principais em outro artigo meu – mas optei por manter várias referências ao termo pra não causar confusão no público amador que visitar o site.

          Creio que a NEX 5 e a GM5 possam ser classificadas como mirrorless, uma categorias nova que difere das DSLR, Superzoons e compactas. Essa categoria consta no meu artigo Câmeras – O Guia Definitivo. Dê uma olhada e veja se concorda com o texto

  • Fernando Miranda

    Só passei pra dar parabéns pelo site. Muito legal nos dias de hj ver alguem que se dispoe a gastar seu tempo para ajudar as pessoas. Estou querendo ter uma camera melhor e acho que vou seguir sua dica e comprar a Canon SX50HS. Mais pra frente vou fazer um curso e partir para as DSLR. Abraços

    • Fala, Fernando.

      Obrigado pelos elogios.
      De fato se tem dinheiro e quer a melhor superzoom então a Sx50Hs é a melhor opção (lembrando que já existe a Sx60Hs).
      Quando puder compre uma DSLR e entre no mundo da fotografia manual. Faça o curso mesmo hein… será muito útil

      • Fernando Miranda

        Johnny,
        fui comprar a Sx50Hs e percebi que ela nao faz foto panoramica. Qual a melhor superzoom que faz esse tipo de foto, vc sabe me dizer? Vc acha que a diferença entre compactas e superzoom é mínima?

        • Cara… posso ser super sincero com você? Quem liga para panorâmica? A não ser que você dê muita, mas muita importância para esse tipo de fotografia não se pode descartar a melhor superzoom do mercado somente porque ela não tem panorâmica.

          Outro detalhe: se quer ou gosta de panorâmicas de qualidade a melhor coisa a se fazer é registrar várias fotos e com pós edição montar uma panorâmica. A panorâmica feita automaticamente pela compilação de imagem processada não tem qualidade equiparável a uma panorâmica montada. Claro que dá mais trabalho, mas o resultado é muito mais vistoso aos olhos.

          Com uma compacta ou um celular você faz uma panorâmica com a mesma qualidade que uma superzoom faria porque o processo é o mesmo.

          Vale dizer ainda que panorâmicas são interessantes em fotografias de paisagens e alguns outros tipos bem específicos… sendo assim qual porcentagem das suas fotos serão desse tipo? 10%? 20%? Isso é pouco para descartar a Sx50Hs

  • Karina

    Estou na dúvida entre a Nikon D3200 e Canon T5. Qual sua sugestão?

    • Oi, Karina.

      A T5i é uma boa câmera, mas eu apostaria mais em suas antecessoras como a ótima T3i ou a recente T4i (que não é muito diferente da T5i e a Canon foi muito criticada por isso).

      Enfim… a D3200 leva um pouco de vantagem em minha opinião, mas é uma questão de gosto mesmo até porque a T5i concorre diretamente com a D5200/D5300

  • Fábio Arradi

    Oi Johnny,

    Qual é melhor a Canon PowerShot SX270 HS ou a Nikon P600?

    abraços Fábio

    • Olá, Fábio.

      A Sx270 é uma compacta e a P600 uma superzoom, por isso não é possível comparar duas câmeras de categorias diferentes. Se considerar apenas o aspecto técnico fica claro que a P600 “ganha”

      • Fábio Arradi

        Johnny, errei no copy paste aqui. A pergunta correta seria qual seria a melhor entre a Canon PowerShot SX50 HS e a Nikon P600? Pelo que li falam qua a P600 é melhor e mais nova, mas o pessoal comenta nas lojas que a Canon ainda é superior.

        • Olá, Fábio.

          Normalmente quando o assunto são superzooms (a P600no caso) eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

          A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas outras opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs; se gostar da Nikon a P600 é canal por ser a mais recente das superzoons da Nikon

          • Fábio Arradi

            Muito Obrigado Johnny. Mas uma vez me ajudou muito. Este forum é um dos melhores que achei. Obrigado pela dedicação ajuda e conhecimento.

          • Se gostou, ajude a divulgar o Verena para que possamos ajudar mais pessoas que podem ter as mesmas dúvidas que você 🙂

  • Fabiane Frade

    Muito interessante o site! Cheio de dicas bacanas!! Com certeza ajudou muita gente já!! =)
    Johnny, eu estou entre duas câmeras,
    Câmera Digital Sony Cyber-shot DSC-H300
    Câmera Digital Nikon Coolpix L830
    supondo que o preço seja o mesmo, qual seria melhor?
    Muito obrigada,

    • Olá, Fabiane.

      Obrigado pelos elogios.

      Pela minha análise a L830 marca 84/100 pontos e a H300 faz 61/100 pontos. A diferença não é tão grande, por isso você precisa avaliar a questão do preço e as especificações que mais te chamam a atenção para “desempatar” essa briga.

  • Carla Leal

    Boa tarde, o que acha da fujifilm S9200, tive uma S9600 e adorava, mas avariou com pouco tempo, nao da para compor, gostava de saber se possivel a sua opiniao acerca da s9200

    • Olá, Carla.

      A S9200 é uma superzoom superior mesmo e uma evolução natural da S9600. Se você já gostava do modelo anterior e pretende comprar uma nova câmera, então as chances de gostar da s9200 é muito grande.

  • José Roberto

    Olá Johnny, parabéns pelo o trabalho e compartilhar o seu conhecimento. Não sou fotógrafo – apenas com cliques domésticos e uso de equipamento compacto – mas, por necessidade de um novo projeto, criando um produto editorial, estou cogitando a adquirir uma câmara profissional de “entrada”. Que tenha uma boa entrega, com boas imagens para impressão, quanto uso na Internet, sem ser a top da categoria.

    • José Roberto

      Qual equipamento poderia me indicar?

    • Olá, José Roberto.

      A primeira coisa que vou dizer é que você não deve pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s. E no seu caso, você precisaria de conhecimento de fotografia still.

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

      Não adianta queimar 3 mil reais em uma câmera top ou uma câmera DSLR se você não souber como usá-la. Percebe? Com relação à marca, qual escolher? Tanto faz nas mãos de quem sabe usar todo potencial da câmera, visto que as duas possuem modelos equivalentes.

      Bom… falando das DSLR de pequeno porte, as quais me parecem ser seu objetivo no mundo fotográfico, então temos duas grandes fabricantes que compensam mais: Canon e Nikon.

      Escolher entre Canon e Nikon é uma escolha pessoal. As duas são fabricantes fenomenais e de forma alguma uma é melhor que outra. Eu escolhi a Nikon, mas conheço diversos fotógrafos que escolheram a Canon e por aí vai… cada um defendendo seu peixe e sua escolha.

      Então como decidir entre as duas? Minha dica é: experimente! Arrume um jeito de testar um modelo das duas marcas. Vá em uma loja e sinta o peso de uma câmera da Canon, o estilo do menu de uma Nikon, a quantidade de acessórios, a empunhadura de uma e da outra… faça um somatório e veja qual te agradou mais no geral. Essa será sua marca.

      Sempre desconfie quando alguém que a Canon é melhor que a Nikon ou vice-versa.

      Basicamente suas opções se restringem a Canon T3i/T4i/T5i e as Nikon D3100/D3200/D3300 ou com visor móvel e algumas especificações melhores na série D5100/D5200/D5300

  • Carla Leal

    Mas acha que é uma boa compra, ou dentro do preço qual escolheria.Obrigada

    • Normalmente quando o assunto são superzooms (a P600no caso) eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta assim como a S9600. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas outras opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs

  • pablo gabriel

    Olá amigo tudo bem? a verdade que estou muito confuso , quase que decidi comprar uma camara sony hx300 por 1200 reias, vendo seus relatos coloca a canon sx50 como melhor camara super zoom como a melhor do mercado, em realidade preciso ela mais pra tirar fotos de produtos para postar em sites, ae qual vc me indicaria? tbm tem a canon sx60 , e pra trabalho e tbm pra tirar fotos e gravar videos , gostaria muito que vc acha ?

    • Olá, Pablo.

      O fato da Sx50Hs ser a melhor superzoom do mercado não quer dizer que todas as outras são ruins, ainda mais quando estamos tratando da Sony – potência no mundo áudio visual – nem que ela é a melhor para você e suas necessidades.

      Em minha pontuação a Sx50Hs faz 91/100 pontos em comparação direta com a Hx300 que marca 79/100 pontos. A diferença é um pouco grande, mas lembre-se que estamos comparando apenas aspectos técnicos.

      Coloque em uma lista suas necessidades e compare-a com as duas câmeras verificando qual das duas poderá suprir a maioria das suas necessidades. Digo a maioria porque não existe câmera que atende 100% das nossas exigências.

      • pablo gabriel

        Bom dia Johnny!
        obrigado por responder , e verdade o que tu diz, não existe cámera que atenda 100% nossas exigencias, em foto macro , acho que é , pra tirar fotos de produtos mais perto , qual se sai melhor? pelo preço as duas estão na media dos 1.200,00 reais , tem algum link no qual possa comparar , pois não entendo muito de aspetos tecnicos ,
        Vc me ajudaria muito a escolher , obrigado e abraço !

  • Lucijanio Bezerra

    Olá amigo, gostaria de parabenizar o seu trabalho. Esse site tirou muitas das minhas dúvidas.

    Queria pedir a sua opinião em relação a compra de uma câmera… Estou em dúvida entre Kodak PixPro AZ522 e a Nikon Coolpix L830.

    Qual das duas você acha que tem melhor qualidade?
    Desde já.. Um abraço!

    • Obrigado pelos elogios.

      Fuja da Kodak por enquanto porque a empresa está em processo de recuperação judicial e não temos certeza que ela conseguirá se reerguer das cinzas. Busque marcas como a Nikon ou Canon que vendem bem e tem representação oficial no Brasil.

      Normalmente quando o assunto são superzooms (a P600no caso) eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta assim como a S9600. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas outras opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs

      • Lucijanio Bezerra

        Obrigado pelas dicas… Eu optei pela Sx50Hs da Canon. Mas eu também optei pela compra na internet, gostaria de saber se você já ouviu falar sobre esse site:http://www.aliax.com.br/loja/produto.php?loja=328028&IdProd=2196&parceiro=3597 ( Esse é o link da câmera no site, o nome do site é ALIAX.) Você acha confiável? Ou você acha mais confiável comprar no site da loja Extra? Eu aguardo a sua resposta, um abraço!

        • Compras pela internet sempre requerem cuidados. Não conheço esse site por isso recomendo que verifique reclamações no ReclameAqui, veja avaliações e procure na internet quem já tenha comprado nesse site.

          • Lucijanio Bezerra

            Gostaria de agradecer por suas explicações que foram de grande utilidade para mim. Mas eu resolvi comprar a Canon PowerShot SX520 HS, espero ter feito uma boa escolha.

  • Rodrigo Pires

    Olá amigo muito obrigado pelos esclarecimentos !

    Estive pesquisando as cameras de superzoom e olhei aqui os comentarios e seus esclarecimentos e cheguei a 2 cameras que foram elogiadas aqui por você e outras pessoas , a :

    por 899, a vista ou 1 mil a prazo no site : Câmera Digital Sony DSC-H400 Preta – 20.1 MP, LCD de 3 , Zoom Óptico de 63x, Estabilizador Óptico e Vídeo HD + Cartão de 8GB

    ou

    por 1200 no site : Câmera Semiprofissional Canon SX50HS 12.1MP Zoom Óptico 50x

    travei nesses 2 modelos rsrsrsrsrsrs

    • Rodrigo Pires

      Tem a HX300 achei aqui no RJ por 1 mil avista ! acho superior !!

      • Então passa a régua que é uma boa câmera

        • Rodrigo Pires

          pow amigo obrigado por me responder … um amigo meu falou pra mim que a canon é superior a sony por causa da lente! o que vc acha sobre isso ?

          • Eu acho balela. Cara, na boa, não existe isso de marca ser superior a outra.

            Todas as fabricantes tem modelos bons e ruins, mas não se pode dizer que a Canon é melhor que a Sony, aliás.. a Sony é muito fera no quesito imagem e as lentes e sensores que ela produz são de alta qualidade.

            Eu não recomendaria a Sony não por causa da qualidade, mas sim porque ela cobra muito caro por seus produtos e acessórios aqui no Brasil. A Canon acaba tendo um custo benefício melhor

    • Creio ter respondido sua dúvida nos demais comentários… mas se ainda estiver co dúvida volte a falar comigo

      • Rodrigo Pires

        pow amigo obrigado por me responder … um amigo meu falou pra mim que a canon é superior a sony por causa da lente! o que vc acha sobre isso ?

  • Bruno P

    @VerenaFotografia:disqus , não costumo deixar muitos comentários em websites. Acho que pelo motivo de eu acompanhar diversos websites em segmentos nada parecidos com o seu. Trabalho com mktdigital. Mas eu tive que deixar esse comentário, pois a estrutura de conteúdo está perfeita. A linguagem, referências, imersão no texto. Tudo, tudo tudo…. Um simples e honesto PARABÉNS pelo seu projeto!

    Eu tenho um projeto segmentado para o público 60+. Se qualquer dia quiser preparar algum conteúdo específico para eles. Algo do tipo “Vai viajar e quer saber que câmera comprar? Veja aqui”. Eles adoram viajar… E você pode fazer os links para aprofundamentos em seu website.

    O espaço está aberto para você. Para saber qual é o projeto, me manda um e-mail para brunoparente@gmail.com e te falo.

    : )

    • Olá, Bruno.

      Fico feliz em saber que meu conteúdo o convenceu a deixar um comentário aqui rs. Obrigado pelos elogios, afinal são eles que movem o Verena.

      Agradeço a proposta. Ainda não tinha pensado em fazer um artigo para a galera do 60+… talvez porque o público alvo do Verena está situado entre as faixas etárias de 20 a 30 anos, porém como você disse, esse pessoal adora viajar e muitas vezes tem as mesmas dúvidas que qualquer pessoa teria ao comprar uma câmera.

      Vou tentar escrever alguma coisa que possa ser útil a galera do 60+ para postar no Verena e te mandar.

      • Bruno P

        Legal, pois fico no aguardo. Na verdade, a idéia é postar o seu texto em nosso website, gerar um tráfego médio de 10.000 e podemos direcionar aqueles que queiram “saber um pouco mais” pro seu website. Abs!

        • Bacana. Vou ver se crio esse tipo de conteúdo e mando para você. Qual é o site de vocês?

          Obs. caso não queira publicar o site aqui pode mandar no e-mail contato@verenafotografia.com

  • @Johnny, ótimo site. Favoritado!

    Tenho uma dúvida (bem “newbie” mesmo). É possível, sem gastar rios de dinheiro (porque, pelo pouco tempo que pesquisei, uma lente chega a ser mais cara que a própria câmera), adquirir uma câmera DSLR que faça fotos com um zoom tão alto (42x, 50x, 60x+) quanto as superzooms? Ou elas são feitas apenas para tirar fotos e/ou filmar de perto mesmo?

    Se eu for de superzoom, estou pensando em pegar ou a Nikon P600 ou a Canon SX50HS. Agora, dependendo da resposta sobre a possibilidade de uma DSLR tirar fotos com zoom alto, vou ter que pesquisar mais um pouco (risos).

    Obrigado!

    • Obrigado por favoritar o Verena.

      Cara… 42x, 50x de zoom são medidas que não se aplicam às lentes para DSLR, ou seja, não tem como dizer que uma lente de 50mm tenha 24x de zoom. Bom… mas respondendo sua pergunta: para ter um “zoom alto” em uma DLSR você terá que recorrer à lentes teleobjetivas e elas são caríssimas. Para fazer uma foto da lua de forma que ela fique bem de pertinho você precisaria de uma 100mm no mínimo dos mínimos, mas vamos chutar o balde… a 28-300mm da Nikon custa meros R$ 6 mil – acho que não dá para nós reles mortais.

      Se quer muito zoom, vá de superzoom. Como eu sempre digo, pelo conjunto do equipamento, a SX50Hs é a melhor superzoom do mercado, PORÉM a P600 tem mais zoom que a Sx50Hs. O problema está no preço: a P600 está em torno de R$ 1.400 enquanto a Sx50 custa cerca de R$ 1.200

      Faça assim: se o que preioriza é o zoom, então a P600 é o melhor modelo – mesmo que tenha que gastar mais por isso, contudo se quer uma câmera mais equilibrada e economizar a Sx50 se torna a melhor opção.

      • Obrigado pela atenção!

        […] 42x, 50x de zoom são medidas que não se aplicam às lentes para DSLR, ou seja, não tem como dizer que uma lente de 50mm tenha 24x de zoom. Bom… mas respondendo sua pergunta: para ter um “zoom alto” em uma DLSR você terá que recorrer à lentes teleobjetivas […]

        Uma pergunta mais “noob” ainda: pelo que eu percebi, você meio que tem que ter uma lente pra cada tipo de situação. É isso mesmo? Por exemplo, quero tirar fotos em uma festa, então uso a lente X, se quero tirar fotos em uma selva, então uso a Y, quero tirar fotos de insetos (se não me engano é “macro photography”), lente Z, etc. Correto?

        Se minha teoria estiver certa: haja grana! Kkkkk…

        Para fazer uma foto da lua de forma que ela fique bem de pertinho você precisaria de uma 100mm no mínimo dos mínimos, mas vamos chutar o balde… a 28-300mm da Nikon custa meros R$ 6 mil – acho que não dá para nós reles mortais.

        Era o que eu temia, kkkkk.

        Se quer muito zoom, vá de superzoom. Como eu sempre digo, pelo conjunto do equipamento, a SX50Hs é a melhor superzoom do mercado, PORÉM a P600 tem mais zoom que a Sx50Hs. O problema está no preço: a P600 está em torno de R$ 1.400 enquanto a Sx50 custa cerca de R$ 1.200

        Vou pesquisar um pouco mais sobre ambas as câmeras e ver uns vídeos no YouTube delas quando chegar em casa.

        Cheguei a esta dúvida entre a P600 e a SX50 HS, através dessa review comparando as superzooms mais “famosas” do mercado: http://www.imaging-resource.com/PRODS/best-superzoom-2014/best-superzoom-2014-A.HTM

        Bom, novamente, muito obrigado pela atenção.

        • Basicamente é isso… por exemplo: se quer fazer fotos de pássaros, você tem que estar longe deles para não espantar, por isso o ideal é usar uma teleojetiva (de 85mm pra mais), ou seja, não tem como fotografar pássaros usando uma 35mm e querer uma foto como pássaro de pertinho. Não sei se já te disseram, mas a fotografia é um hobby caro e uma profissão mais cara ainda. Agora entende porque uma sessão de fotos para book ou de casamento fica caro? Não é culpa do fotógrafo e sim da fotografia rs

          Infelizmente lentes zoons custamos ser as mais caras, embora existam outras com menos zoom e são tão caras quanto.

          O artigo que citou é bem completo… fiquei “horas” lendo o texto. Creio que tanto a P600 quanto a Sx50 vão te satisfazer caso busque uma boa superzoom. Tente testar dos dois modelos e ver qual sistema te atrai mais… às vezes você vai gostar mais da pegada da Nikon ou do peso da Canon ou das cores de uma ou quem sabe do sistema de menu de outra. O teste prático é o melhor critério de desempate

  • Paulo Neves

    Oi, tudo bem? cerca de 1 ano atras procurei uma camera para comprar. Queria o que todos querem: uma camera boa e barata. Após muita pesquisa, comprei a Fuji Finepix F750 exr e estou gostando bastante. Ainda estou aprendendo a lidar com ela, já que além da opção de regulagem manual ainda existem diversas outras opções pre-definidas. Talvez a falta que eu mais sinta, seja de informações a respeito de cameras deste tipo, como: como fotografar a lua, como fotografar estrelas no céu, como fotografar uma linda paisagem com horizonte longo… só encontro informações para cameras “DSLR”. Posso seguir os mesmos passos dessas ou não? Abraço e parabéns pelas aulas, são muito didáticas.

  • Naty Dantas

    Boa Noite! Gostaria de uma dica de câmera, com melhor custo benefício, que tenha uma imagem boa, que não seja uma compacta, mais também não precisa ser uma SLR!

    • Olá, Naty.

      Depende do tipo de foto que irá fazer normalmente quando o assunto são superzooms (a P600no caso) eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas outras opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs; se gostar da Nikon a P600 é canal por ser a mais recente das superzoons da Nikon.

      Se quiser DSLR, então aí tenho outras sugestões

  • Aline Sardanha

    Olá tudo bem? Estou querendo comprar a melhor camera possível de até mil reais, você poderia me indicar alguma? Meu sonho era ter uma DSLR mas como não tenho condições agora, vou ter q me contentar com uma até esse valor. Obrigada!

    • Olá, Aline.

      Normalmente quando o assunto são superzooms (categoria de câmeras que seu orçamento cobre) eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta assim como a S9600. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas outras opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs

  • Rafael Cesar

    Parabens pelo site Johnny,conheci hj seu site e estou adorando navegar nesses posts, estava pensando em vender a minha sx50 para comprar uma DLSR’s, e aprendi que é bom ter opções para cada tipo de fotografia.

    • Olá, Rafael.

      Obrigado pelos elogios.

      Sim… é bom ter opções para cada tipo de fotografia, mas fique atento: comprar uma DSLR não é como trocar um carro 1.0 por um 2.0

      Será necessário empenho, estudo e treino para dominar 100% da câmera e do que ela pode oferecer

  • Victor Machado

    Eu comecei com uma “semiprofissional”… rsrsrsrs
    Tenho uma Panasonic FZ70, com monstruosos 60X de zoom optico! Com essa comecei a estudar e hoje quero vender a minha FZ70 e comprar um DSLR pra mim, pensei em uma Canon T5 ou uma Nikon D3300… O que acham das duas?

    • Olá, Victor.

      A T5i briga no segmento da série D5200/D5300 e etc, ou seja, a D3300 está um degrau abaixo.

      Sair de uma superzoom para uma DSLR não é como sair de uma carro 1.0 para um 2.0. A primeira coisa que vou dizer é que você não deve pensar que “partir

      para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te
      dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma
      câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua
      câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou
      dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de
      entrar no mundo das DSLR’s. E no seu caso, você precisaria de
      conhecimento de fotografia still.

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer
      fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho
      suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da
      fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser
      um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

      Não adianta queimar 3 mil reais em uma câmera top ou uma câmera DSLR
      se você não souber como usá-la. Percebe? Com relação à marca, qual
      escolher? Tanto faz nas mãos de quem sabe usar todo potencial da câmera,
      visto que as duas possuem modelos equivalentes.

      Bom… falando das DSLR de pequeno porte, as quais me parecem ser seu objetivo no mundo fotográfico, então temos duas grandes fabricantes que compensam mais: Canon e Nikon.

      Escolher entre Canon e Nikon é uma escolha pessoal. As duas são fabricantes fenomenais e de forma alguma uma é melhor que outra. Eu escolhi a Nikon, mas conheço diversos fotógrafos que escolheram a Canon e por aí vai… cada um defendendo seu peixe e sua escolha.

      Então como decidir entre as duas? Minha dica é: experimente! Arrume um jeito de testar um modelo das duas marcas. Vá em uma loja e sinta o peso de uma câmera da Canon, o estilo do menu de uma Nikon, a quantidade de acessórios, a empunhadura de uma e da outra… faça um somatório e veja qual te agradou mais no geral. Essa será sua marca.

      Sempre desconfie quando alguém que a Canon é melhor que a Nikon ou vice-versa.

      • Victor Machado

        Olá Johnny!

        Muito obrigado pelas colocações…
        Eu comecei tirando fotos por hobby, e descobri que levo jeito… Não está nos meus planos fazer da fotografia meu ganho de vida, minha fonte de renda, até pq trabalho no grupo de empresas da minha família… Tenho a fotografia como uma paixão, o fato de eternizar um momento através da foto me fascina muito.
        Eu tenho estudado, porém com materiais gratuitos da internet, pois na minha cidade não tem curso de fotografia, mas tenho aprendido a usar os recursos que tenho.
        Gosto muito da minha FZ70, porém no ultimo feriado estava no rancho da minha família e uma prima tem uma T3i e comecei a “brincar” com ela… E descobri que conseguo manusear bem uma DSLR no modo manual… rsrsrs
        Já consigo subir de degrau! rsrs
        Mas quero fazer um curso, nem que seja pela internet!

        Parabéns pelo site! Virei leitor! rsrsr

        Grande Abraço

        • Se realmente está apaixonado pela fotografia, dificilmente você ficaria estagnado em uma superzoom…. invariavelmente você iria/irá para uma DSLR.

          O grande X de uma DSLR é exatamente saber configurar todos os parâmetros e isso pode ser resolvido facilmente com um curso. Com a internet fica mais fácil… melhor seria se tivesse um presencial, mas trabalhamos com o melhor que temos em mãos e se você pode estudar pela net, faça! Não perca tempo.

          Obrigado por se tornar um leitor. Estou devendo mais conteúdo no Verena, mas em breve postarei coisas novas

  • Aline Casado Marinho

    Boa tarde, o que acha da Samsung Smart NX Mini ?

    • Olá, Aline.

      Na minha opinião é uma câmera da moda rs. Ela é uma câmera compacta comum, mas acho que o que vai pagar por ela deve comprar uma compacta melhor.

      • Aline Casado Marinho

        Entendo , que compacta boa você me indicaria ?

        • Geralmente as compactas da Sony são as melhores e as líderes do segmento, mas se quiser uma compacta mais avançada então eu posso recomendar a Canon S100 e suas sucessoras.

          No caso das mirrorless as mais interessantes são da Sony também, a série NEX

  • Chris Lima

    Oi johnnny bom dia sou apsixomada por fotografia , ms minha cidade tem a associação fluminense de fofotografia os cursos são muito caro , sempre deixei meu sonho pra sebgundomplano , mas estou sufocanda, fiifiz umasnegociação de desspego de roupas e sapatos que não usava e algumas pessoas me ajudaram , bom enfim comprei o que podia uma GEX400, mas ela é pessima , peio tudo que posso de fotigrafia mas oarece que não se enquadra nela , como tenho uma amiga que apos ser demegtiva de uma grande empresa , investiu , resolvi recorrer a ela , eela disse papra eu pesquizar a nikon P500 acho que é essa , pq gosto de fotos informais e de videos , mas preciso entrar nesse mundo gostaria de saber de vc meu perfil é tuddtudo que seja bem pra iniciante tipo aniversario não muito formsl , uma acadenia que queira divulgar ses serviços , dentro do que pisso pq achei usada em tormo de 800,Reais a nikon P500 sera que compensa ? -e o que posso fazer com GEX400 , aquele audio e o zoon são uma porcaria por favor me ajude eu lhe imploro .

    • Olá, Chris.

      Apenas para esclarecer, não é recomendado usar uma Superzoom para trabalhos profissionais no campo da fotografia. Dito isto e tendo em vista seu orçamento devo dizer que A primeira coisa que você não deve pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia até mesmo pela internet, já que não dá para fazer pela associação por causa do preço.

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

      Normalmente quando o assunto são superzooms (categoria de câmeras
      que seu orçamento cobre) eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das
      melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou
      falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e
      revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa
      mais robusta assim como a S9600. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do
      mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas outras
      opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não
      tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para
      economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique
      com a Sx50Hs.

      E com relação a sua câmera GE… tente vender no mercado livre. Não tem muito o que fazer sobre ela

  • Leila

    Olá Johnny,
    Adorei o site , parabéns!

    Adoro fotografias, tenho um sobrinho adolescente que adora skate, gostaria de comprar uma máquina para tirar fotos legais dele. A fotografia é um hobby e gostaria de saber qual máquina seria ideal para registrar momentos de esporte como o exemplo do meu sobrinho. Gostaria de uma máquina que eu também pudesse filmar, a minha pretensão seria na faixa de até R$1.500,00.

    Obrigada!

    • Olá, Leila.

      Obrigado pelos elogios.

      Pelo que disse, creio que as categorias de superzoons ou compactas sejam as melhores opções.

      Normalmente quando o assunto são superzooms (categoria de câmeras
      que seu orçamento cobre) eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das
      melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou
      falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e
      revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa
      mais robusta assim como a S9600. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do
      mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas outras
      opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não
      tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para
      economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique
      com a Sx50Hs.

  • Guilherme

    Boa noite amigo e primeiramente, parabéns pelo site, muitas dicas valiosas.
    Qual a sua opinião sobre a Canon Powhershot sx520 hs? Estou a procura de uma câmera com um bom custo benefício. Tenho a fotografia como hobby, não tenho pretensões em trabalhar com fotografia, quero apenas tirar boas fotos. Tive a indicação desta câmera de um amigo, e achei a mesma no valor de R$ 850,00 nova. Esta é uma boa câmera, pretendo investir até R$ 1.000,00 neste hobby, ou teria alguma opção melhor que esta para recomendar.
    Desde já te agradeço, continue com esse trabalho e parabéns mais uma vez.

    • Olá, Guilherme.

      Obrigado pelos elogios.

      Pelo que disse, creio que as categorias de superzoons ou compactas sejam as melhores opções.

      Normalmente quando o assunto são superzooms (categoria de câmeras
      que seu orçamento cobre) eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das
      melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou
      falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e
      revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa
      mais robusta assim como a S9600. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do
      mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas outras
      opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não
      tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para
      economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique
      com a Sx50Hs.

      • Guilherme

        Obrigado pela dica Johnny.

        Mas e quanto a Canon Powhershot Sx520 Hs, ouvi falar bem dela. Uma das minhas opções seria a Sx50Hs, mas o valor dela me afastou um pouco. Vou utilizar a câmera apenas para hobby, utilizar em viagens, paisagens (ex. pôr do sol), nada de mais.

        Li um pouco quanto as Fuji e vi comentários divididos quanto a qualidade das mesmas. Mas a S8200 me pareceu próxima a Sx520 Hs, ambas se enquadram para o que busco, e os valores que encontrei são bem próximos (emtre R$850,00 e R$900,00).

        Entre a Canon Sx520 Hs e a Fuji S8200, qual delas leva vantagem?

        Agradeço novamente a ajuda e aos conteúdos do site!!

        Abraços!

        • De fato a Sx50 é muito cara.

          A diferença entre a Sx520 e a S8200 é de apenas 2 pontos… a S8200 faz 64/100 em comparação direta com a Sx520 que marca 62/100

          Você vai precisar avaliar outro critério para desempate

  • Junior Luiz (PixPlays)

    Olá,bom,recentemente adquiri uma canon sx170is para fazer filmagens e outros afins..
    porem estou com alguns problemas,e gostaria que se possível você me ajuda-se.
    bom,quando vou gravar um vídeo,no lcd da câmera fica tranquilo.
    porem quando vou transferir o arquivo bruto pro computador,e reproduzi-lo,percebo que o vídeo fica com um ruido/granulação horrível,não no áudio,mas sim na img do vídeo,não sei se é alguma configuração..
    iluminação não falta no ambiente. você já viu esse tipo de problema? já vi vídeo do mesmo modelo de câmera,com a img muito boa..
    espero que possa me ajudar,abraço.

    • Olá, Júnior.

      É um caso estranho. A primeira é coisa é conferir as configurações de gravação de vídeo como tamanho, resolução e etc. Verifique se a câmera está no modo automático. Atente-se para a iluminação do ambiente.

      Aparentemente parece que você está usando algum modo de disparo de forma que o ISO está baixo para a iluminação do ambiente… é uma suposição minha, claro.

      • Junior Luiz (PixPlays)

        entendo,tentei mexer nas configurações porem não encontrei nada.
        sera que você poderia me indicar uma câmera bacana,que filme bem,e tenha o visor lcd movel ? pensei na t3i,mas é um modelo meio caro..
        acha que consigo algo até uns 1.2k ?
        abraço.

        • Por esse valor somente superzoons.

          Normalmente quando o assunto são superzooms (categoria de câmeras
          que seu orçamento cobre) eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das
          melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou
          falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e
          revistas especializadas.

          A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa
          mais robusta assim como a S9600. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do
          mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas outras
          opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não
          tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para
          economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique
          com a Sx50Hs.

  • Shana Baltazar

    Olá, boa tarde!! Estava procurando algumas informações a respeito de máquinas compactas e encontrei esse artigo. Parabéns pelo trabalho!! Bem, preciso muito de uma ajuda. Tenho um show em junho e gostaria de adquirir uma boa máquina para tirar fotos e filmar, porém ela não pode ser tão grande porque pode ser que eles não deixem entrar com ela. Também estou procurando uma que não seja tão cara, pelo menos até uns R$ 1.000,00 ou mil e pouco. Sou um pouco leiga no assunto, mas pelo que vi na sua matéria ( e nas imagens também) ela teria que ser compacta ou compacta avançada, pois acredito que além disso eu não poderia entrar com o equipamento. Tenho a intenção de ficar bem próxima aos artistas, porém em um outro dia, ficarei no camarote ( vou ao show em dois dias diferentes). Sei que show tem toda a questão de luz e tudo mais, em certos momentos temos mais luz,em outros menos. Você poderia me ajudar? Estou desesperada! Obrigada desde já e mais uma parabéns mais uma vez.

    • Olá, Shana.

      Obrigado pelos elogios.

      Olha… fica até complicado ajudar dentro dessas condições. Temos como problemas:

      – câmera para fazer fotos e filmar

      – tamanho reduzido

      – menos de R$ 1 mil

      – compacta / compacta avançada

      – ambiente com pouca luz

      – ser leiga em fotografia

      A primeira coisa que você não deve pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular.

      Enfim… sua dúvida não é sobre essas coisas não é mesmo? Rs. Olha… uma boa compacta, de qualidade, com uma lente de abertura muito interessante é a Canon S100 e posteriores como a S110 e S120.

      Ela é compacta, deve estar em torno de R$ 1 mil, tem uma lente bacana para fotos noturnas e pode ser usada tranquilamente por quem não conhece muito de fotografia.

      • Shana Baltazar

        Boa tarde, Johnny!!

        Olha, você foi exatamente no ponto!!! Rsrsrs! Uma pessoa me indicou a sx50 da Canon exatamente por ser superzoom e filmar em Full Hd. Mas creio que ela disse isso pois deve ter pensado: “Bem, é para um show e como essa tem zoom 50, o artista ficará bem próximo” , rsrs! Uma outra pessoa me disse que a Hx300 da Sony (que também é superzoom) estava ótima também. Ela até me explicou a questão de ter que alterar a velocidade do obturador, ISO, abertura do diafragma, etc., já que eu disse que os artistas estariam em movimento, mas do mesmo jeito continuei pesquisando até que cheguei a você! (Graças à Deus! ) Bem, então a s100 e suas superiores vão me atender bem independente do zoom e de eu estar no camarote em um dia, né? Li uma outra matéria sua ontem e como você disse que a quantidade de pixels não é tão relevante ( dependendo do caso, é claro), não estou me preocupando tanto com isso. No caso se eu pensasse em uma compacta avançada, qual você me indicaria? E antes que eu me esqueça, obrigada pela atenção e pelas dicas! ! Suas matérias são excelentes! ! 😉

        • Se for ficar longe do palco, uma superzoom será mais interessante, mas uma S100 deve dr conta do recado.

          Saiba ao menos que algumas de suas fotos ficarão borradas, por isso tente ao máximo uma superfície estável para a câmera.

          Pixels não importam mesmo se estiver fazendo fotos em tamanho padrão

          • Shana Baltazar

            Entendi!! Mas se no primeiro dia que vou ao show, ficar próxima ao palco que já tem bastante luz, eu consigo fotos mais nítidas se eu alterar a velocidade do obturador junto com o ISO ideal e a abertura, correto?

            Caso futuramente eu queira adquirir uma compacta avançada, qual você me indicaria?

          • Essa abundância de luz que você supõe ter no palco por estar próxima a ele é perigosa… o que você terá serão flashes de luz apenas, mas se achar a configuração correta conseguirá fazer boas fotos. Pesquisa no Google como fazer fotos de shows que vai achar textos interessantes e educativos sobre o tema.

            Compacta avançada eu recomendo a S100 e suas atualizações assim como a Canon G12 existem outras, mas não acho que vai encontrar facilmente no mercado brasileiro

  • Nattan

    Olá Johnny. Tenho uma Nikon L820,Comprei por causa do zoom de 30x, éla é boa nesse sentido mas eu gostaria de mais zoom(quero fotos de exelente resolução a longas distancias). Qual seria uma boa opção?
    Nattan

    • Olá, Nattan.

      Você quer mais zoom ainda? Oloco! Para fotos usando o zoom o ideal é sempre apoiar a câmera com o uso de um tripé ou apoio firme.

      Superzoom com mais zoom que isso que eu saiba tem a Sx50 que possui 50x de zoom

  • Helen Morete

    Amei o artigo… muito bem explicado!!!
    Pena que ainda só possuo uma superzoom

    • Olá, Helen.

      Não se preocupe que muitas dicas podem ser aplicadas em superzoons também. Treine seu olhar que suas fotos ficarão boas mesmo usando um celular!

  • Guilherme Ferreira de Carvalho

    Bacana demais!!!

    Eu ainda não consegui encontrar um modelo ideal pois eu costumo fazer fotos em pequenos/médios shows de rock…a minha camera é uma Sony DSC-H7 apesar da velocidade do obturador dar conta de fazer as fotos dos musicos em movimento ela deixa a desejar com a pouca luz no palco e se eu subo a ISO a foto granula demais.

    Teria algum modelo basico que possa ser ideal pra eu fazer tais fotos com qualidade bacana??

    Desde já eu fico grato.

    Abraços!!!

    • Olá, Guilherme.

      Somente a D3100 em si não vai resolver seu problema. Se o ambiente em que quer fazer fazer é prioritariamente um local com pouca luz, você precisará de uma lente com a maior abertura possível, lentes claras, ou seja, valores menores que f/2.0 como f/1.8 ou f/1.4 para melhores resultados. A H7 tem abertura de f/2.7 sem colocar nada de zoom

      Além de uma lente dessa, é interessante que saiba equilibrar bem o ISO e a velocidade do obturador para não borrar as fotos. O uso de um tripé e de um temporizador (seja ele da própria câmera ou um disparador remoto) também pode ajudar muito nas suas fotos.

      Somente trocar de câmera pode não resolver seu problema

  • Rildo Cigano Ou Argentino

    Bom dia meu amigo!
    Preciso de uma ajuda vaso for possivel, o que ocorre, trabalho num bar noturno, e faço fotos para recordaçoes dos clientes e para albuns dos eventos do bar, cobsigo fazer fotos bacanas, mas queria mesmo uma dslr ou superior, principalmente para desfocar, e para ter mais qualidade noturna, embora que o bar mesmo noturno fique com as luzes acesas…
    Uso a minha paixão que é uma fujifilm finepix sl300 !
    O manual dela me ajuda muito principalmente em questão de congelar imagens pois normalmente os cantores estao tocando, oque ajuda muito a clarear as fotos onde dificilmente uso flax e alterar a abertura com um ponto acima!
    Bem… Queria muito que vpce me indicasse alguma dslr que supra a desfocagem se fundo e me ajudaria na qualidade das fotos de interior!

    • Olá, Rildo.

      Esse senhor tem toda a razão: desde que você tenha conhecimento e talento não importa qual o equipamento está usando, afinal ele é apenas uma ferramenta.

      Você não deve pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless, semiprofissional ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia até mesmo pela internet, já que não dá para fazer pela associação por causa do preço.

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo” você precisa ser um bom fotógrafo e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

      Agora uma pequena correção: nenhuma câmera vai “desfocar” o fundo… quem faz isso é a lente usada, por isso se sua ideia é criar profundidade de campo (nome correto para “desfocar o fundo”) você precisa se atentar mais à lente do que a câmera em si.

      Geralmente uma boa combinação (especificamente para o seu caso) seria uma DSLR de pequeno porte da Nikon ou Canon equipada com um lente de abertura maior que f/2.0 como por exemplo uma f/1.8 ou f/1.4

      • rildo

        Perfeito!!! Valeu pela dica… ! Realmente, preciso criar profundidade, pois, principalmente em bares, ou locais que tem muitas pessoas por metro quadrado, saem mais pessoas na fotogeafia do que o alvo ( vamos dizer assim) dando produndidade, consegueria fotografar apenas o objetivo!!!
        Muito agradecido!

        • Opa! Até a próxima

          • rildo

            Consegui a canon t3 … Irei pagar 200 dolares!
            De pequeno porte, simples…oque acha desta?!

          • É uma ótima câmera, segmento de entrada da Canon.

  • lu_ceretta

    Olá, estou procurando uma câmera fotográfica com uso mais destinado a viagens. Sou iniciante e tenho interesse em estudar um pouco de fotografia. Gostaria que ela tivesse tela giratória. de angulo variável (e bateria! ) Pesquisando na internet, cheguei até o site de vocês… vcs indicariam alguma? Obrigada!

    • Olá, Lu.

      Se é uma câmera para viagens, então ela deve ser pequena e compacta, isso exclui as DSLR’s. Posso te indicar a melhor superzoom do mercado que é a Canon Sx50Hs (ou sua sucessora Sx60Hs), mas existem opções como a Fuji S4500, S8200 ou a Nikon P600

      • lu_ceretta

        Muito Obrigada pelo retorno, Johnny.
        Em tempo, gostei bastante do site!! Os textos e as respostas aos comentários são muito bons!

  • Carla Leal

    Boa tarde, a algum tempo pesquisei consigo a camera fujifilm s9200, mas no entanto ela ficou sem stock e não consigo compra-la, é possivel dizer-me em relação a canon sx520 ou fujifilm s9400w, qual sera melhor, para fotos de viagens em familia, mas com um bom zoom, para puder tirar de longe algumas fotos.Mais uma vez obrigada.

    • Olá, Carla.

      Em comparação direta a S9200 faz 70/100 pontos frente aos 63/100 da Sx520. Uma diferença mínima de meros 7 pontinhos. Creio que as duas sejam bem equivalentes, por isso qualquer uma das duas poderá te satisfazer

  • Carla Leal

    Como já não consigo arranjar a fujifilm s9200, vou tentar a canon sx520, muito obrigada.

    • Depois volte para nos contar o que achou da câmera!

  • Yoh Boostel

    Oi tudo bem?
    Gostaria de saber se axiste alguma superzoom de custo abaixo de 1000,00 que faça fotos em formato RAW? E se não tiver se tem alguma nesse valor que eu possa fazer imagens com uma qualidade que me permita revelar fotos em tamanhos grandes tipo 75×50? Sou leiga no assunto, mas sou curiosa e gosto de ler e aprender sobre o assunto.
    Desde já agradeço.
    🙂

    • Olá, Yoh.

      Devido a grande quantidade de modelos de câmeras e fabricantes (isso sem contar os lançamentos atuais) não tem como eu recomendar algum modelo que seja abaixo de 1k e que faça RAW.

      As câmeras que eu conheço que fazem fotos em RAW custam um pouco mais que 1k. Um sugestão: não se deve escolher uma câmera baseado apenas em 1 ou 2 requisitos. O melhor a ser feito é considerar o conjunto de especificações para escolher a câmera mais equilibrada.

      Basicamente uma câmera compacta que faz RAW que eu recomendo por experiência própria é a séria da Canon S100, S110 e S120. Eu tenho uma S100 e não troco por nada!

      • Yoh Boostel

        Obrigada Johnny :*

        • Por nada… se precisar, sabe onde me encontrar

        • Se precisar, sabe onde me encontrar rs

        • Opa… por nada! 🙂

  • Gostei da aula e pergunto como retirar um ”ponto escuro” na lente da DSC-H300 que esta saindo na imagem?

    • Olá, Tadêu.

      Pode ser que esse ponto escuro seja alguma sujeira na lente. Se ela for externa, basta limpar com um pano macio, mas se ela for interna aí terá que levar em alguma assistência da Sony para eles abrirem a câmera e limparem.

      A sujeira pode estar também no sensor e de igual modo precisará levar na assistência para o procedimento de limpeza

  • Luiz Carlos Martins

    Oi cara tudo bem? Primeiramente parabéns pelo o site. Estou afim de comprar uma Sony Cyber Shot HX300 e queria um review dela, na internet temos poucos detalhes e tipo o que são bons são geralmente em inglês. vlw obrigado…

  • samia

    Olá Johnny!Parabéns pela matéria,muito bom mesmo!
    Na verdade eu não entendendo nada de maquinas, e estou precisando de uma urgente para uma questão,espero que possa me ajudar.

    Eu tenho uma loja online e preciso tirar as fotos dos meus produtos, então eu preciso de uma câmera que tenha uma nitidez nas fotos,que fique bem bonita as imagens,porém não faço ideia de qual comprar!queria uma que não fosse muito cara.

    Teria alguma para me indicar,por favor??
    Abs,Samia

    • Oi, Samia.

      Obrigado pelos elogios.

      Qual seu orçamento para comprar a câmera?

      • samia

        Oi Johnny

        Obriga pelo retorno.

        Meu orçamento não é alto não, na faixa de R$ 800,00 reais.
        Obrigada

        • Creio que nessa faixa a melhor câmera que pode comprar é uma superzoom. Dentre as milhares que existem, uma que tem bom custo benefício é Fuji S8200. Se precisar economizar mais vá de S4500 ou S4800 da Fuji

          • samia

            Muito obrigada Johnny.Mega me ajudou, pois eu tava sem ideia de qual modelo, pois tem tantas no mercado! Vou agora orçar e conhecer pessoalmente esses modelos que me passou e definir a compra.

            Agradecida por sua gentileza!Sucesso!
            Obrigada.

          • Quando definir e estiver com a câmera em mãos, volte aqui no Verena para me contar o que achou da câmera

          • samia

            Bom diaa!

            Pode deixar, assim que comprar e utilizar, deixo aqui meu parecer sim.
            Obrigada mais uma vez.

            Bom fds.

          • Show!

  • Carol

    Parabéns pela excelente explicação, de verdade. Vou ser sincera, não entendo muito bem de câmeras e graças a você, não caí nessa de semi profissional. Hahaha Bom, eu gostaria de alguma sugestão de câmera que não seja muito cara, mas que tenha qualidade nas fotos que uma compacta. Queria apenas por hobby. Eu estava pensando em uma Fuji s8200 ou Fuji S4500. O que me diria? Aconselha alguma outra? Obrigada desde já pela compreensão em responder (se responder) uma pessoa que não entende quase nada. Hahaha

    • Oi, Carol.

      Que bom que meu texto de ajudou de alguma forma.

      Normalmente quando o assunto são superzooms (categoria de câmeras que seu orçamento cobre) eu recomendo a Fuji S4500 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta assim como a S9600. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas outras opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs

      • Carol

        Realmente, a Canon é muito mais do que eu espero pagar. Então, entre a Fuji s4500, s4800 e a s8200, qual você me recomendaria? Ah, e se pudesse me aconselhar um site com um bom preço, eu agradeceria.

        • Se precisar economizar vá de S4500 ou S4800, mas se tiver uma graninha extra vá sem medo na S8200. Tem dois sites nos quais confio a compra:

          Angel Foto
          Lucas Lapa

  • Antonio Afonso

    Legal! Ajudou bastante!

  • ivanor

    Parabéns pelo site, muito bom mesmo. Muitas das minhas dúvidas já foram respondidas. Gostaria de saber sua opinião quanto a ser preferível uma superzoom como a canon sx60 a uma dslr nikon d5100 para fotografar (amador) nas praias, considerando areia, marezia e outros agentes.
    Pergunto por possuir a citada Nikon com uma sigma 17-50 -2.8, e uma tele 55-300 Nikor e tenho preocupação em danificar o equipamento no litoral.

    • Obrigado pelos elogios, Ivanor.

      Praia, areia, água, maresia… tudo isso é nocivo a qualquer câmera, seja uma DSLR ou uma superzoom, por isso se o ambiente for hostil tanto faz estar com uma ou com outra. Talvez a única desvatagem da DSLR é que ela tem a abertura da lente que é um grande buraco para entrar areia.

      O ideal é que tome muito cuidado com sua câmera e se possível a proteja com acessórios disponíveis no mercado contra esses agentes.

  • pedro paulo domingos

    faço curso de biologia, e gosto muito de fotografar aves qual a camera que me atende melhor e de um preço mais acessível

    • O problemas das aves é que não se pode chegar perto delas, ou seja, precisará de uma um grande zoom. A categoria que pode te atender melhor é a das superzoons… dentre elas a melhor do mercado é a Sx60hs (inclusive com um zoom bem longo ideal para seu tipo de fotografia), mas existem opções mais modestas porém com um zoom mais curto.

  • Ismael Faustino

    Bom dia .. Parabéns pelo site Johnny, estou precisando de um conselho seu..

    Estou querendo comprar uma maquina filmadora para filmar lutas em competições de uma arte marcial que eu leciono, mas não sei qual comprar. Gostaria de uma maquina que pudesse suportar mais ou menos 3 horas de filmagem, pois irei filmar as lutas dos meus alunos para depois corrigir os erros. Qual é a melhor filmadora nesse caso.

    • Olá, Ismael.

      De filmadoras eu não entendo muito… minha praia é câmeras mesmo. Infelizmente vou ficar te devendo essa informação…

  • Ótima matéria! Gostaria de dizer também que possuo uma superzoom Canon PowerShot SX510 HS e faço vários trabalhos com ela profissionalmente. (como este ensaio da minha namorada. link: http://thiagokemp.com.br/blog/portfolio/passeio-no-lago/). Apesar dela não ser uma DSLR, consigo ajustar no modo manual perfeitamente e fazer as fotos com qualidade. Como dito na matéria, o que importa é a qualidade do fotógrafo e não seu equipamento. Estou feliz com minha câmera e não penso em trocá-la (por outra “maior”) no momento. Abraço!

    • Olá, Thiago.

      Exatamente… se o fotógrafo for bom, até mesmo um celular nas mãos dele fará fotos incríveis! Suas fotos são ótimas! Parabéns!

  • Johnny, antes de abusar um pouco do seu tempo e do seu conhecimento, parabéns pela matéria, esclarecedora e muito objetiva (e com humor, o que é muito importante).

    Seguinte, estou buscando me profissionalizar na fotografia, não diria tanto profissional, diríamos um nível intermediário. O objetivo é basicamente packshot para catálogos e on-line, book’s básicos e quem sabe até pet. Atualmente tenho uma Fuji XP100, e tem uma qualidade incrível para o tamanho dela (e preço), fiz até impressão de banner, (2m x 3m – com várias fotos) e, por mais incrível que pareça, ficou bom kkk).

    Bom, minha dúvida é a seguinte, para esse tipo de trabalho, o que seria melhor? Uma superzoom ou uma CANON 20d (diz, que com pouco uso). Os valores são praticamente os mesmos, a CANON viria com uma lente de 50mm.

    Faço esse tipo de “trabalho” atualmente com ela (a Fuji) – se quiser, fiz um semi portfólio a maioria das fotos é com ela ( http://psicoambiental.wix.com/ferrarojrfotografias ).

    Agradeço a atenção.

    • Olá, Ferraro.

      Obrigado pelos elogios.

      A XP100 é uma câmera de ação e de fato ela está fazendo um bom trabalho a despeito das suas limitações. A Canon 20D é uma DSLR antiga para o mundo da fotografia (acho que ela é uma câmera de 2002) e sendo usada requer cuidados redobrados.

      Para simplificar as coisas entenda dessa forma: se for comprar uma DSLR que seja nova e a mais recente possível – esse é o ideal – se não der, então compre uma usada, mas tomando muito cuidado.

      Ter uma DSLR é como ter uma Ferrari e não saber dirigir, ou seja, um tremendo desperdício, por isso é altamente recomendável fazer uma curso de fotografia básica – os quais geralmente exigem uma DSLR para cursá-los.

      Se não quer ir tão fundo assim na fotografia ou não tem $$$ então parta para uma superzoom. Normalmente quando o assunto são superzooms (categoria de câmeras que seu orçamento cobre) eu recomendo a Fuji S4500/S4600 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

      A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta assim como a S9600. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas outras opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs

  • simone caetano

    gostaria de comprar uma camera fotografica que tenha a possibilidade filmar bem tambem,porque carregar dois equipamento fica complicado,gosto da marca canon,tenho uma compacta e as imagens são perfeitas,mas com toda informação ainda não consegui decifrar qual devo comprar.obrigada
    simone pres.prudente-sp

    • Olá, Simone.

      Seu único critério é que a câmera filme bem? Se for apenas isso, existem compactas e superzoons da Canon que fazem bem esse serviço.

      Você quer uma câmera pequena ou uma maior? Mais zoom ou menos zoom? Qual sua faixa de orçamento?

      • simone caetano

        BOA NOITE,MUITO OBRIGADO POR RESPONDER.
        SIM QUERO QUE FILME BEM COM QUALIDADE DE ZOOM BOM PORQUE MEUS FILHOS FAZEM MUITAS APRESENTAÇÕES, MAS QUERO TAMBEM UMA CAMERA QUE TIRE FOTOS MELHOR QUE ESSA QUE A MAIORIA TEM COMO EU.A MINHA MÁQUINA É POWER SHOT A 4OO 3 .2, CANON PARA FOTOS CASEIRAS É PERFEITA,MAS COMO DISSE QUERO FOTOGRAFAR DE LONGE COM QUALIDADE,CONVERSEI COM UM FOTOGRAFO E ELE ME DISSE QUE EU NÃO SABERIA MEXER EM UMA CAMERA PROFISSIONAL,POR ISSO A PERGUNTA DA SEMI PROFISSIONAL,E SÃO TANTOS DETALHES QUE AGENTE SE PERDE,.ADOREI TUDO QUE VOCÊ EXPLICOU,MAS MESMO ASSIM FICA DIFICIL ENTENDER E ESCOLHER UM MODELO,PORQUE NÃO QUERO COMPRAR E FICAR TROCANDO. TENHO UMA FILMADORA PANASONIC DE FITA,NÃO USO MAIS PORQUE NÃO ENCONTRA MAIS BATERIA,MAS A IMAGEM DELA É TÃO BOA MESMO NÃO SENDO DIGITAL. O INTERESSE SIM É UMA MAQUINA FAÇA AS DUAS FUNÇÔES .
        O VALOR É R$1.500,00.
        MUITO OBRIGADO.
        ABRAÇO.
        SIMONE

        Subject: Re: Comment on Semi profissional – A verdade que nunca contaram

        • Normalmente quando o assunto são superzooms (categoria de câmeras que seu orçamento cobre) eu recomendo a Fuji S4500/S4600 porque ela é uma das melhores superzooms em matéria de custo benefício (leia bem… estou falando do seu bolso) e ela foi muito bem avaliada pelos sites e revistas especializadas.

          A S4800 é uma boa opção também, mas a S8200 é uma ótima alternativa mais robusta assim como a S9600. A Canon Sx50Hs é a melhor superzoom do mercado, mas é cara… mesmo exterior ela é cara. Há também algumas outras opções da Nikon, mas eu as deixaria para última opção porque elas não tem bom custo benefício (mesmo sendo boas câmeras)… se for para economizar, invista nas Fuji, mas se quiser a melhor do mercado fique com a Sx50Hs

          A P900 é o modelo mais recente da Nikon e o que tem mais zoom. É um dos modelos mais poderosos nesse quesito. Se zoom faz diferença para você e tem $ pra gastar, pode ir sem medo.

  • Carlos Segal

    Acredito que o mais importante sobre as superzoom não foi dito. A própria classificação evidencia e o fato de possuir um super zoom de 40x, 60x e até 80x. Se esta é sua necessidade, só é viável a aquisição deste tipo de equipamento, pois para conseguir um zoom destas proporções, o custo de uma câmera DSLR mais uma lente 28 x 1200, se torna praticamente inviável.

    • Olá, Carlos.

      A ideia principal deste artigo é fazer distinção entre a superzoom (como o próprio nome diz, é autoexplicativo) e as DSLR’s… uma confusão muito comum infelizmente.

      De fato, para alcançar uma aproximação desse patamar a lente usada em uma DSLR teria que uma super teleobjetiva – extremamente cara.

      Obrigado pelo seu comentário 🙂

  • Viktor Michel Nunes Brandão

    Bom dia amigo, otimo post! Me tirou muitas duvidas, mas ainda restaram bastante. rsrsrs
    tenho como hobby o colecionismo de action figures, e Adquiri um Lumix LZ-40 para melhorar minhas fotografias mas estou tendo problemas com a configuração correta em que deixa-la e alguns problemas com o foco. segue fotos que deram certo e outras nem tanto. hehe

    • Olá, Viktor.

      O ramo da fotografia que poderia trazer benefícios às suas fotos, caso deseje estudar mais, é da fotografia still.

      Você precisa controlar a abertura do diafragma. Tente variar a abertura (e corrigir os demais parâmetros para manter a exposição equilibrada) até encontrar o ponto em que toda a imagem estará em foco e nítida, mas deve-se atentar para as limitações da sua câmera…

      • Adriana Lopes Arruda

        Oi Johnny

        Estou começando a me interessar por fotografia e o Verena está me ajudando a me apaixonar pela ideia! Quero uma DSLR, isto é certo! Mas, estou em dúvida! Me ajude a escolher o melhor modelo considerando qualidade de imagem/vídeo.

        Obrigado!

        • Que bom que o Verena está ajudando em sua nova paixão rs.

          Geralmente como o orçamento é curto, as DSLR de pequeno porte são as mais procuradas e normalmente as câmeras da Nikon e Canon são as mais difundidas.

          Na Nikon tem a série D3XXX e D5XXX e na Canon temos A T3i T4i T5i e T6. Agora precisa verificar qual marca te agrada mais ou quais câmeras ficou em dúvida. Aí te ajudo mais um pouco.

  • Francielle Dias Rufino

    Olá, achei a matéria muito interessante! Eu queria uma dica de uma câmera que me atenda (porque realmente, não entendo nada), quero uma para fazer videos de maquiagem, que eu consiga dar zoom sem ficar estranho sabe? E tirar fotos que mostrem REALMENTE como são as cores sem que eu fique com cara de fantasma com o flash hahaha. Qual você me indicaria?? Uma que não fosse muito cara, que me atendesse. Tenho uma da kodak (compacta) que dá pra gravar, mas a qualidade da imagem é bem limitada :/

    • Olá, Francielle.

      Entendo que você deseja muita coisa em uma única câmera, então para não perder tempo me diga qual seu orçamento. Assim achar a câmera mais indicada para você, mas desde já tenha em mente que não existe milagre: ter uma câmera melhor não fará suas fotos melhores.

      É necessário conhecimento para trabalhar com o flash, cores, zoom e etc, por isso já vá desde já procurando entender os conceitos básicos da fotografia

      • Francielle Dias Rufino

        A principio, eu queria uma no maximo mil reais, mas no momento, até 2 mil tá bom. Eu só quero conseguir melhor qualidade nas fotos e nos videos, até vou fazer um cursinho básico de fotografia pra entender melhor do assunto e conseguir produzir melhor conteúdo. Estive pesquisando e gostei muito da Canon T3i, mas queria sua indicação mesmo, já que você entende melhor do que eu!

        • Se for fazer o curso básico de fotografia, então aí a coisa começa a valer a pena.

          Se estiver pensando em uma superzoom, recomendo a Sx50Hs, mas se quiser uma DSLR então a T3i também é uma ótima opção caso esteja pensando na Canon. Um modelo mais acessível é a T5, embora eu goste mais da T5i

          • Francielle Dias Rufino

            Obrigada pela dica, acho que vou ficar com a T3i, só encontrei no mercado livre dela, em sites como extra, casas Bahia, ETC, não encontrei. o preço está nessa média de 2 a 2.200 a t5i já é bem mais cara, um pouco acima do meu orçamento. muito obrigada pelas dicas!!!

          • Que bom. Não esqueça de voltar aqui no Verena para me contar sua experiência com sua nova DSLR

  • Caroline Neves Martins

    Boa tarde,

    Muito legais suas dicas… Quero uma câmera boa… Para fazer fotos com ótima qualidade das minhas viagens… Que faça boas fotos tanto a noite quando de dia… Tenha um bom zoom…

    Quais das câmeras abaixo você me recomendaria?

    Como vc classificaria estas câmeras? (compactas? Super zoom? Semi profissional?)

    SONY H300
    Sony L3 P 20.1 DSC H 400
    SONY L3.0 P 20.1 ILCE-3000K
    Nikon L3 P 14.2 FULL HD D3100
    NIKON COOLPIX L3 P16 L820

    NIKON L330
    NIKON 3 3200

    • Olá, Caroline.

      Sua lista é bem diversa. Supondo que tenha dinheiro para comprar qualquer uma dessas, então você precisa escolher qual categoria é melhor para você.

      H300, H400, L330, L820 são superzoons
      D3100 e D3200 são DSLR’s
      ILCE-3000K é uma espécie de Mirrorless

      Não adianta ter uma câmera boa e não saber usá-la 100%. Ter qualidade e conseguir boas fotos de dia e de noite só serão possíveis com conhecimento. As superzoons são indicadas para quem quer apenas uma câmera superior que as compactas, mas não quer entrar no mundo das DSLR’s.

      As DSLR’s são para quem quer ir mais a fundo na fotografia ou se tornar profissional na área enquanto as mirrorless são boas opções para quem prefere algo mais poderoso em um corpo mais compacto. Qual a sua escolha? Rs

  • Roberta Comoti Hermosilla

    Olá Johnny, tudo bom?Adorei seu site, me ajudou a entender um pouco das cameras, mas infelizmente estou com duúvidas…
    Eu quero comprar uma camera mais avançada que as compactas, porque vou fazer um mochilão e quero tirar fotografia legais (durante o dia e noturna). Estava pensando entre as seguintes:
    *Sony A3000
    *Sony Cyber Shot H300
    *Canon T2i
    *Nikon D3100

    Eu sei que tem superzoom, mirrorless e DSLR….

    Qual entre essas você acha que como conjunto vale mais?

    obs: tanto as DSLR como as mirrorless tem a possibilidade de trocar as lentes?

    Obrigada!

    • Oi, Roberta.

      Que bom que o Verena a ajudou de alguma forma.
      Sim, tanto as DSLR quanto as mirrorless possuem lentes intercambiáveis.

      Como pretende fazer um mochilão, então portabilidade é um quesito prioritário na sua escolha e nesse caso as DSLR perdem espaço, por isso pode tirar da lista a T2i e a D3100.

      A H300 é uma superzoom interessante da Sony, mas a acho caro pelo que oferece. Se for pagar caro em uma superzoom que seja na Canon Sx50Hs. Um série de mirrorlesse bem interessante para verificar é a série NEX da Sony… tem modelos bons e “mais em conta” que a maioria.

      A A3000 é uma ótima câmera, mas a acho um pouco grande para seu propósito.

  • Gabriela

    Comprei uma “superzoom” enganada. Porque não sabia nada, porém, queria uma “semiprofissional”. Ou que tivessem mais “poderes” que uma câmera digital comum. O que fazer agora? rsrsrs

    • Oi, Gabriela.

      Que pena que não conheceu o Verena antes de comprar sua câmera. Agora que está co uma superzoom o jeito é aproveitar o que ela pode oferecer já que ela tem poderes superiores a uma compacta comum.

      Quem sabe lá na frente você não a venda ou até a mantenha, mas compre uma DSLR. Apenas deixo a ressalva que ter uma boa câmera e/ou uma boa lente não fará suas fotos boas automaticamente… é necessário conhecimento e o Verena vai oferecer a solução para isso… veja aqui: http://www.verenafotografia.com/novidade/reserva.html

  • Meire

    olá. este site trouxe a responsabilidade para com os leitores,portanto gostaria de saber qual é a melhor camera ou se tem uma alguma para indicar. quero tirar fotos em momentos especiais portanto com uma qualidade boa.
    qual destas?
    – Sony Cyber-shot DSC-H300

    – Câmera Digital Canon Powershot SX510

    – Câmera Digital Nikon Coolpix L830

    • Olá, Meire.

      Se eu fosse colocar em ordem de preferência, eu faria da seguinte forma:

      L830
      H300
      Sx510

      Detalhe: não estou considerando o preço

  • Wiama Fracaro

    Olá, gostei bastante do seu site, li muita coisa que não sabia, e queria tirar uma dúvida, gostei das DSLR mas acho que quero uma superzoom e não consigo me decidir… Você disse que a Canon SX50 HS é a melhor, porém o monitor dela tem 2,8 polegadas e o que me intriga é que ela possui só 12.1MP, é suficiente pra ter belas imagens? E ela tem foco automático?

    Entre a SX520 HS e a SX50 HS qual você prefere? Se tiver alguma outra para me indicar … Obrigada.

    • Oi, Wiama.

      Que bom que gostou do Verena.

      As Canon Sx50 e Sx60 são as melhores do mercado por equilibrarem bem seus atributos. Elas são caras, mas vale a pena.

      Monitor de 2,8″ não é necessariamente um problema sério… os monitores das compactas são menores ainda e a maioria das pessoas não reclama. Acho que nos acostumamos muito com as grandes telas do smartsphones.

      Quanto aos megapixels sugiro que leia http://www.verenafotografia.com/o-erro-do-megapixel/

      A Sx520 faz 63/100 pontos contra os 98/100 pontos marcados pela Sx50 em comparação direta. Isso é autoexplicativo rs

  • Nilson Amaral Oliveira

    Boa tarde amigo gostei muito das informações, tirei muitas duvidas com certeza vou me inscrever no seu canal. fiquei muito interessado em uma FUJIFILM FinePix S8200. gostaria de saber se na faixa de preço ainda é umas das melhores.

    • Que bom que irá se inscrever!

      Quando o assunto são superzoons eu geralmente recomendo a S4500 e S8200 por causa do bom custo benefício. Não são as melhores câmeras do mercado, mas são mais baratas e produzem boas fotos desde que saiba fazer boas fotos claro rs.

  • Gabriele Medeiros

    Bom, eu estou precisando de uma câmera para tirar fotos do culto (que é bem iluminado) mas também prdcisarei gravaras ppeças de teatro (que são iluminadas apenas por luzes coloridas) então, qual você me indica? O mais barato possível por favor e se puder me ajudar mande para o meu email gabismedeiross@gmail.com

    • Olá, Grabriele.

      Tenha em mente que uma câmera muito barata não fará milagres e será limitada, por isso não queira qualidade se não pode pagar por ela.

      Talvez no seu caso seja interessante uma superzoom. Alguns modelos baratos são a S4500 e S8200 da Fuji, mas alguns outros da Nikon como a P500 também podem sair em conta.

      Independente disso qualquer superzoom terá dificuldades nas baixas luzes. Será necessário usar um tripé para tentar evitar borrões nas imagens

  • Manú

    ola Jhonny!
    Preciso muito de uma ajudinha dos seus conhecimentos. Quero comprar uma superzoOm. algo em torno de até 1300. qual vc aconselharia para viagens, algo pessoal e amador? Levando em consideração fotografias de paisagens, principalmente fotografia da lua, estrelas que é algo q tenho bastante fascinação.
    Estava em duvida entre a Nikon Coolpix P530 (R$1.199), A Sony HX300 (1.299), E a Sony H400 (PROMOÇÃO DE R$1.050). Vc teria outra dica? Qual a sua sugestão pra uso pessoal?

    Muito obrigada pelo seu trabalho!!!!

    • Oi, Emanuela.

      Com esse orçamento talvez consiga comprar a melhor superzoom do mercado: a Canon Sx50Hs ou Sx60Hs. Ela é a que apresenta melhor conjunto de especificações pelo preço cobrado.

      Da sua lista a Hx300 ficaria em primeiro lugar seguida pela P530 e por último a H400. Se quiser muito zoom a P900 arrebenta todas

  • Luiz Renato Nunes de Souza

    Seguindo sua orientação pretendo adquirir uma sx60 hs. Fiquei na dúvida porque li algo sobre o lançamento da sx70 hs. Sabe de algo. A sx60 hs está 1600, tem ideia de quanto viria a sx70hs. Abraço e parabéns pelo excelente trabalho. Em tempo, vc acha que vale fazer o curso com uma dessas, vez que não seria uma profissional de entrada.

    • Se pesquisar pode encontrar a Sx50Hs por um preço inferior a 1.500 reais sendo que ela é uma ótima assim como a Sx60hs, sua sucessora. Existe sim um rumor da Sx70Hs, mas nada confirmado ainda e é provável que chegue custando o mesmo que a Sx60 no lançamento, porém isso é especulação também.

      Se for fazer um curso de fotografia (ainda mais se for presencial), eu não recomendo usar uma superzoom porque haverá ajustes que só serão possíveis em uma DSLR e você ficará para trás da turma sem ter um aprendizado completo.

      Isso não quer dizer que você não deva estudar fotografia. Muito pelo contrário! Se aprender os conceitos da fotografia, tenho certeza que suas fotos ficarão melhores. Se quiser, dê uma olhada aqui: http://www.verenafotografia.com/novidade/reserva.html

  • Luiz Renato Nunes de Souza

    Complementando , viajo em outubro e li algo que a sx70 hs poderia ser lançada em setembro, acha que vale a pena esperar?

    • É necessário ver quais serão as configurações da possível Sx70 para verificar se o salto de implementações da sua antecessora justificará o preço. Sem isso não tem como dizer

  • Fernanda Teixeira

    Boa tarde Johnny

    Tudo bem?

    Estou em busca de uma câmera semiprofissional, onde consiga imagens nítidas dia/noite, perto, longe e que filme HD. Achei a Câmera Digital Semiprofissional Canon SX520HS 16MP Zoom óptico 42x, mas estou com dúvidas. O que me sugere?

    • Olá, Fernanda.

      Não existe câmera semipfossional e sim câmeras para USO profissional. Outras coisa: você ainda está confundindo superzoom com câmeras de uso profissional.

      Quando falamos em superzoons eu sempre recomendo a Fuji S4500 ou S8200 por causa do custo benefício ou a Sx50Hs da Canon que é a melhor do mercado. A Sx520 é uma boa câmera, mas mediana como a P500 e similares da Nikon

  • Jonathan Gomes Santos

    Olá Johnny parabens pelo Site, gostei muito, me ajudou com muitas duvidas, bem eu tenho um canal no youtube, gravava meus videos com meu celular o Sony Xperia L, ele me ajudou bastante durante meses, agora estou querendo dar uma melhorada, gostaria de uma camera que eu pudesse fazer videos legais, tanto de cenas de ação, videos parado,Vlogs, ou filmagens de eventos, estava pensando em uma Superzoom ou uma DSLR , o problema é que não entendo muito bem de cameras, eu queria uma barata e boa, não sei se a ideia de filmar em HD ou Full HD tem muita diferença em relação a qualidade dos videos, ja me disseram que eu poderia comprar uma filmadora, mas tenho preferencia por camera mesmo, pois tambem gosto de tirar fotos, bom resumindo: Eu Gostaria de uma Camera legal para fazer videos de qualidade e que não fosse muito cara, o que você me sugere?

    A se quiser dar uma olhadinha no canal o nome é : Canal Crializando.

    desde ja muito obrigado!

    • Olá, Jonathan.

      Que bom que gostou do site! 🙂

      A ideia de comprar uma filmadora é boa porque ela é um equipamento mais preparado para fazer vídeos. Claro que as câmeras atualmente podem desempenhar muito bem essas funções.

      Filmar em HD ou em FullHD não interfere diretamente na qualidade em si do vídeo. A resolução HD permite que a TV ou monitor de PC exiba 1.280 colunas de pixels e 720 linhas, resultando em uma tela com quase 1 milhão de pontos para formar as imagens. No caso do Full HD, a imagem é formada por 1.920 colunas de pixels e 1.080 linhas, o que aumenta o número de pontos para pouco mais de 2 milhões.

      Se seu inscrito/usuário tiver um pc com tela Full HD e seu vídeo for HD, então seu vídeo ficará com a imagem “borrada”, “pixerizada” e será uma experiência ruim para eles. O ideal é filmar sempre na maior resolução possível para evitar isso.

      Como você não tem ideia do tipo de câmera que quer, preciso saber ao menos seu orçamento afinal o dinheiro é um bom limitador de escolhas rs

      • Jonathan Gomes Santos

        Bom eu estava pensando em até 1000 reais, ou mais para frente 1500 reias, mas por enquanto a ideia é uma de até 1000 reais. será que encontro algo ? consegue me falar algumas de até 1000 e algumas de até 1500 ?

        • Por esse valor, consegue superzoons de boa qualidade como a excelente Canon Sx50HS. Vale a pena ver esse modelo porque é o melhor do mercado

  • Bianca Sutter

    Ola
    Parabens me esclareceu muitas coisas.
    Mas eu to queren comprar uma camera so que nao tenho como comprar as dslr eu vi uma camera da sony dsc hx300 gostaria de saber se ela e boa pra poder comecar a trabalhar com fotografia

  • Claudemir Seisdedos

    Só uma correção, não em termos de fotografia ou câmeras, isso vc sabe tudo e estou aprendendo muito. Ponte em inglês é “bridge” e não “brigde”… só uma inversãozinha de letra… obrigado

    • Olá, Claudemir.

      Ótima observação. Irei alterar. Obrigado

  • Taís Castro

    Amei o conteúdo do site. Estou querendo uma DSLR de médio porte, não sou profissional, porém sou fascinada com fotografia. Pretendo aprofundar um pouco mais meus conhecimentos. Você teria alguma dica de marca e modelo? Obrigada

    • Olá, Taís.

      Quando se fala em DSLR’s as fabricantes mais conceituadas e mais difundidas no mercado são Canon e Nikon. Você precisa olhar os modelos delas (vídeos, fotos ou pessoalmente) e decidir qual fabricante te agrada mais. Feito isso, tendo um valor limite de investimento, podemos ajudar a escolher o melhor modelo

  • Osmar

    Achei muito interessante o site … Estou querendo tirar fotos de modelos , paisagens e gostaria de saber de vc se a Nikon P 530 vai bem ? E sua opinião…

    Obrigado e um abraço

    • Olá, Osmar.

      Que bom que gostou.

      Se for para fazer fotos amadoras a P530 pode ajudar sim, mas desde que não queira se profissionalizar ou fazer um curso.

  • Luciano

    Viva!!!
    Seguindo seus conselhos, comprei a Canon SX 50.
    Entre a SX50 E SX60! Qual a melhor? Na sua opinião. Grato.Luciano

    • A Sx60 é a sucessora da Sx50 portanto é natural que possua melhorias em relação a sua antecessora, porém a Sx50Hs continua sendo ma ótima câmera assim com a anterior também, a Sx40Hs..

      Não acho que se arrependerá.

  • Wellington Rezende

    essa postagem pode ser bem antiga e as suas dicas de cameras, podem ter suas atualizações mas gostei bastante das dicas.
    Fiquei inclinado em comprar a Canon SX50HS. O preço esta legal e só usarei para fotos comuns que desejo um pouco mais de qualidade.
    muito show a postagem

    • A Sx50Hs é uma ótima câmera mesmo. Ficará satisfeito com ela, tenho certeza

  • Ana Paula

    Olá Johnny, adorei suas explicações e baseadas nelas queria tirar uma dúvida, eu gostei muito da Sony HX300 porém ela tem lentes intercambiáveis e nem entrada para acessórios. Adoro tirar fotos mas não pretendo usar o meu gosto e meu olho clínico que é muito bom para fotografar (rsrs) para o profissionalismo seria apenas para hobby mesmo. Qual sua opinião sobre a Sony HX400? Queria uma câmera panorâmica, 3D, superzoom e que tivesse uma qualidade de fotos e vídeos excelentes. Peço sua ajuda!

    • Oi, Ana.

      Pelo que sei a Hx300 não troca de lentes não assim como a Hx400. Aliás, a Hx400 funciona como uma atualização da Hx300 marcando 81/100 pontos contra 70/100 da Hx300, por isso pode ser considerada uma câmera melhor.

      O problema da Sony é que suas câmeras e acessórios são caros… suas concorrentes (Fuji, Canon, Nikon) possuem modelos que fazem a mesma coisa mas por preço menores. Explore as opções da Nikon P500 e superiores, Sx40 e superiores da Canon e S4500 ou S8200 d Fuji.

  • Maraya Barros

    a Câmera Canon sx520 é uma boa escolha ?!

    • Oi, Ma…

      Depende. Que tipo de fotografia pretende fazer?

  • Patricia Mattosinhos

    Olá, boa noite!
    Estou com grande dúvida em qual câmera comprar.
    Pretendo tirar fotos dos meus passeios em alta resolução, tirar fotos de animais e natureza… e até mesmo de pessoas (com efeito de embaçado atras e tal rs).

    Andei pesquisando e vi que uma das melhores superzoom são as da Nikon, é verdade?
    Você pode me dizer qual delas eu devo comprar (no máximo R$1000)?

    Obrigada!

    • Oi, Paty.

      “Embaçar o fundo” é uma característica da lente e não da câmera por isso cuidado para não se decepcionar. Superzoons não costumam criar “desfoque” de fundo em condições normais de uso.

      Não creio que os modelos da Nikon sejam os melhores (e olha que eu sou usuário da Nikon hein). A Sx40Hs (e seguintes) da Canon é a melhor superzoom do mercado por causa do bom equilíbrio das especificações técnicas.

      Ela custa mais de R$ 1000, por isso sou levado a indicar as superzoons da Fuji (S4500 e S8200 e superiores), modelos da Nikon como a P500 (e superiores) e até mesmo da Sony com a Hx300 e superiores

  • LCMTrio .

    Olá,parabéns pelo site, super informativo !!! Preciso de uma ajuda , estou para comprar uma Nikon L830. Qual sua opnião sobre esse equipamento e como ele se classifica? (superzoom …? ). Obrigado

    • Olá, LCM.

      Obrigado pelos elogios.

      A L830 é uma superzoom e uma boa câmera, mas fique esperto no preço porque ela pode estar um pouco acima da média se comparada com outros concorrentes

  • Julio

    Estou com uma dúvida cruel.
    Tenho uma D90 e pretendo fazer um up.
    Tenho visto a D610 e a 810.
    Hoje tenho a lente do kit, uma 150-500 da Sigma e uma 105mm Nikon.
    O que vc sugeriria como melhor custo/benefício.
    A finalidade é fotografar viagens, animais, e eventos familiares (até casamento) grátis.

    • Olá, Julio.

      Se estiver procurando apenas especificações técnicas, então a D810 ganha da D610 na comparação direta por 2 pontos marcando 94/100 contra 92/100.

      Em matéria de preço a D610 está mais em conta, por isso talvez seja a melhor opção para um upgrade sem gastar horrores.

      • Julio

        Valeu pela dica.
        Obrigado.

        • Se precisar, já sabe onde me encontrar e se puder ajude o Verena ser divulgado para que possamos ajudar mais pessoas

  • Julio

    Então.
    O que diz da “semiprofissional” P900, com suas 83x de zoom e preço na casa de R$ 4,500,00.

    • Eu acho um absurdo de caro e um zoom inacreditável. Quem tiver grana e gostar de zoom, vai adorar essa câmera.

      Eu não compraria porque não tenho dinheiro nem gosto de zoom rs

  • Leticia

    Olá, gostei bastante do seu site e do seu trabalho.
    Eu gosto muito de fotografia e gostaria de ter isso como meu hobby. Eu comprei uma Samsung WB100, porém ela não me deixou satisfeita, pois as fotos que eu tirava dentro de casa, ficavam escuras e sem cor, não sei se era configuração ou era da câmera mesmo.
    Eu estou procurando uma câmera que eu possa aprender realmente a fotografar, qual câmera você me indicaria.
    Como estou começando, não pretendo investir muito agora.
    Obrigado

    • Oi, Leh.

      Que bom que gostou do Verena.

      Se pretende aprender sobre fotografia (fazer um curso) então o modelo ideal é uma DSLR. Elas não são as mais baratas, mas por R$ 1.500,00 você já deve conseguir comprar uma. Algumas opções podem ser a D3100 da Nikon ou a T3i ou T5 da Canon

      • Leticia

        Eu estava pesquisando o modelo D3100 e vi que ele vem com uma Lente Nikkor 18-55mm. Para que serve esta lente?

        • Olá, Leh.

          A D3100 é uma DSLR monoreflex, ou seja, ela usa uma lente removível que pode ser trocada por outras lentes. A luz precisa passar por essa lente para compor a imagem que será registrada no sensor.

  • Bianca Procópio

    Bom dia, sei que já recebeu muitos parabéns pelo Site mas aqui vai mais um 😉 excelente!
    Eu gosto muito de registrar momentos e tirar fotos de outras pessoas e animais, e o que mais me fascina é qualidade de imagem. Vi que você recomendou a Canon Sx50hs para muitos e gostei, mas me interessei também pelas câmeras da Fujifilm que você mencionou o ótimo custo benefício, qual das câmeras da Fujifilm você acha que se encaixa melhor nos meus objetivos? E no geral, qual você acha que cumpriria mais meus objetivos (até mais ou menos uns R$ 1500). Obrigada!

    • Olá, Bianca.

      Fico muito feliz em receber seu elogio. Acredite… nunca é apenas “mais um parabéns” e sim sempre será “o parabéns” rs.

      Eu constantemente recomendo a Sx50Hs (sx40 e Sx60) porque é a melhor superzoom do mercado considerando o bom equilíbrio de qualidades. Claro que o preço não é o ponto forte dela. Já a Fuji já apresenta valores menores e câmeras mais simples, porém ainda assim boas câmeras.

      As superzoons de modo geral são muito semelhantes, por isso não se preocupe muito com isso… a Sx50 se destaca, mas abaixo dela todas as outras são parecidas e será seu gosto pessoal que elegerá a escolhida.

      Outras opções que pode explorar: a série P5xxx da Nikon e a Hx300 e superiores da Sony.

  • Myk Michael Miguel

    Deixa eu ver se entendi, as semi-profissionais são as DSLR??Estou com grande dúvida sobre DSLR Nikon D3200 4x zoom e Sony DSC-HX 300 50x zoom, sendo que quero uma semi-profissional e quero um pouco mais de zoom.Poderia me dar uma luz com alguma outra opção??

    • Myk Michael Miguel

      Esse lance de MP , tipo, da nikon é 24 e da sony 20mp. Estive vendo cameras mais caras e de 18mp,16mp e tal….influencia na qualidade da imagens no final das contas?E gostaria de saber se é comum as DSLR ter pouco zoom.

      • Myk,

        O termo semiprofissional é tecnicamente errado. Nenhuma câmera é profissional. O profissional sempre se referirá ao fotógrafo… o que acontece é que algumas DSLR’s são de USO profissional. Entendeu?

        A Hx300 é uma superzoom e difere bastante de uma DSLR como a D3200. Se está buscando zoom, o ideal é que escolha uma superzoom, mas se pretende aprender sobre fotografia (cursos e etc), então é melhor partir para uma DSLR.

        O fator “zoom” no caso das DSLR’s está ligado à lente usada e se precisa de bastante zoom terá que comprar uma lente teleobjetiva que não costuma custar barato.

        Sobre os Mp’s leia este artigo http://www.verenafotografia.com/o-erro-do-megapixel/

        • Myk Michael Miguel

          Dei uma conferida no artigo de megapixel.
          Estou com outra duvida, estou querendo comprar uma camera nas lojas americas,
          Mas tem pelo menos 4 tipos de Dslr D3200, uma diz que possui zoom optico de 4x com VR, outra diz que possui zoom digital de 8x, uma diz que não possui, e outra não diz nada.
          Então vc pode me explicar, essa diferença de zoom está na lente (que poderei trocar) ou está na maquina ?
          Visto que o VR parece deixar as imagens com qualidade inferior.

        • Myk Michael Miguel

          Obrigado pela dica.
          Tenho uma outra duvida, sobre VR, estou de olho em uma câmera D3200, vem com 4x de zoom e VR, mas vi que o VR deixa uma filmagem com imagens de qualidade inferior.
          Minha duvida é a seguinte, poderei estar ligando e desligando esse recurso?
          Se sim, a imagem/foto, voltará a qualidade superior quando desligado?

          • Até onde sei o VR não interfere dessa forma. O VR é uma tecnologia que reduz a vibração da imagem e vídeos, ou seja, o VR justamente melhora a qualidade. De qualquer forma, as lentes das DSLR, em sua maioria, possui uma chave de liga e desliga do VR.

          • Myk Michael Miguel

            Obrigado! Me ajudou muito, vou comprar essa mesmo, só estou aguardando a black friday chegar!!

  • ANTONINI ALMEIDA

    Boa Noite Amigo mim de uma dica entre a
    Sony Alpha SLT-A58K 20.1 Megapixels e Canon PowerShot SX50 HS 12.1 Megapixels QUAL EU LEVO

    • São categorias de câmeras diferentes, Antonini. Tudo vai depender do tipo de foto que quer fazer, por isso se precisar de zoom vá de Sx50Hs ou a Sx60Hs.

      Se quer mais potência e ótica, então a A58 seja uma escolha melhor.

  • Allef Silva

    Boa Tarde,

    Estou querendo começar agora neste mundo e gostaria de adquirir uma câmera semi profissional que usaria mais para eventos e festas a noite além de fotos ao dia tbm, não sei por onde começar a pesquisar modelos e preços , não queria uma câmera muito amadora (baixa qualidade) e nem algo tao profissional por enquanto … alguma dica de quais modelos posso começar pesquisar? at

    • Olá, Allef.

      Creio que esteja procurando uma DSLR. Se for o caso, pesquise pelas duas maiores e mais tradicionais fabricantes de DSLR do mundo: Nikon e Canon.

      Modelos como a série D3XXX e D5XXX da Nikon e TXi da Canon são as melhores opções para se começar. Veja mais no menu INICIANTES do site http://www.verenafotografia.com/iniciantes/

  • Paula Mello

    Gostei muito do site!!!Os tópicos, a forma de abordar…já recomendei para um amigo até! Sempre gostei de fotografia, mas nunca cheguei a fazer curso ou me dedicar como gostaria.Quero mudar isso e gostaria de contar com a sua ajuda: desejo adquirir uma mirroless que seja interessante para fotos de esportes (tenho paixão por isso) e de pessoas e paisagens(situações que me são mais comuns). Não quero comprar algo que quando eu estiver dominando mais a técnica sinta necessidade de trocar. Será que poderias me ajudar?Que lentes seriam básicas paa estes usos? Obrigada e parabéns pelo site.

    • Oi, Paula.

      Que bom que gostou do Verena e pela recomendação!

      Se sua ideia é estudar e se aprofundar na fotografia (fazer um curso), o ideal é já começar com uma DSLR para não ter que trocar depois… até porque a maioria dos cursos sérios exigem DSLR para cursá-los.

      O professor irá ensinar técnicas e conceitos que só poderão ser aprendidos com 100% de aproveitamento usando uma DSLR. Dá pra fazer com uma mirrorless? Sim, dá, porém não vai conseguir aplicar tudo que aprender e vai te limitar um pouco.

      Se for encarar o mundo das DLSR’s as maiores fabricantes no segmento são Canon e Nikon. Os modelos mais básicos – ideais para quem quer começar e não tem muita grana – são a série Txi – Canon e D3x00 e D5x00 – Nikon.

      Pesquise por essas câmeras e veja qual te agrada mais. Decida pela marca, defina seu orçamento e volte aqui em caso de dúvida que te ajudo mais um pouco 🙂

  • Ci Siqueira

    john john … amei suas dicas

    Me socorre gosto de tirar fotos de animais, nuvens, lua, por do sol, amanhecer. queria que você me indicasse uma câmera .. Aguardo anciosamente

    • Oi, Ci.

      Que bom que gostou das dicas.

      Qual seu orçamento disponível para comprar a câmera? Geralmente este fator limita bastante o leque de escolha.

  • Dah Santana

    boa noite , mto bom esse site e otmas dicas… obrigada .
    estou fazendo curso de fotografia e por certo adorando , gostaria de uma camera para comecar treinar, mais gostaria de uma camera que me desse o retorno de imagem de fundo desfocada, ou melhor dizendo que me proporcionasse fotos de qualidades profissionais… so que minha professora nao me indicou cameras cyber shot nem powershot….. qual cmaera vc poderi ame indicar para resultados bons

  • Débora Nery

    Olá, tudo bem? Sei que você já recebeu muitos elogios pelo ótimo trabalho, mas eu não poderia começar esse comentário e expressar minha dúvida sem antes parabenizá-lo. Belíssimo site, extremamente profissional e informativo. Muito esclarecedor!! Bem, já faz uns bons e longos anos (…rs…) que fiz um curso de fotografia em uma instituição conceituada mas não “fui pra frente”, admito que não me adaptei à didática do professor na época entre outras coisas, mas tudo bem, águas passadas…rs…De lá pra cá não me aprofundei mais em fotografia. No entanto, tenho percebido em mim mesma uma recaída muito forte de uns tempos pra cá, e um dos responsáveis por isso foi o meu trabalho mesmo, pois trabalho com alimentos e eu mesma tenho feito as fotos dos nossos produtos, com câmera comum, compacta (claro que preciso melhorar muito, mas as fotos até que estão boas, transmitem bem o recado…rs….) e é por isso mesmo que agora resolvi mergulhar nessa. Além de alimentos, também gosto de animais e paisagens (confesso que fotografar pessoas não me atrai muito). Estou fazendo pesquisas sobre as câmeras e estou chegando a conclusão (não sei ainda se estou correta) que pra mim seria melhor uma DSLR (estou com uma quedinha pela Nikon D3200) pela possibilidade de troca de lentes (ai…isso vai me sair caro…rs…..), já que “vou de um extremo ao outro”. Porém, a princípio, a maior “necessidade” é com a fotografia de alimentos e uso pessoal, mas não nego a possibilidade de possíveis trabalhos.
    Então, diante disso, você acha que seria uma boa opção? Ou estou exagerando ou viajando…?
    Desde já agradeço a atenção. Muito obrigada!!!

    • Oi, Deb.

      Obrigado de coração pelos elogios. São eles (e nossos leitores) que movem o Verena 🙂

      Se você já tem conhecimento sobre fotografia e vai comprar uma DSLR então eles serão essenciais. É até interessante fazer uma reciclagem e se inscrever em outro curso para relembrar algumas coisas.

      A D3200 é uma DSLR de Entrada e como tal é ideal para fotógrafos iniciantes, por isso está certa em adquiri-la. A lente que virá será uma 18-55mm… vai quebrar o galho, mas para fazer as fotos que deseja você precisará em breve comprar pelo menos mais duas lentes. Isso não precisa ser de imediato, mas já vá colocando moedas no porquinho.

      • Débora Nery

        Muito obrigada Johnny! Creio que minhas pesquisas estão certas então. Me ajudou na minha decisão. Por enquanto estou fazendo um curso on-line (só pra dar uma breve relembrada e um ponta pé…rs…). Obrigada mesmo!! Ótima semana…

        • Legal… depois volte aqui e me conte suas impressões e dificuldades 🙂

  • Arthur Francisco da Silva

    Olá! Gostei muuito do seu site, parabéns!! Esse texto esclareceu muita coisa… Eu estou começando a estudar (sempre gostei) fotografia, só que agora eu to querendo investir nessa área, iria comprar uma DSLR para começar só que ganhei uma canon powershot sx400is, e gostaria de fazer trabalhos pequenos para começar mesmo, ela seria boa ? Quando eu tiver condição ($$) eu compraria uma semi…

    • Olá, Arthur.

      Obrigado pelos elogios!

      A Sx400 não é indicada para realizar trabalhos profissionais de fotografia. Isso não quer dizer que não possa usá-la, mas eu não recomendaria por suas limitações. O ideal seria usar uma DSLR para essa função.

      • Arthur Francisco da Silva

        Vish… de qualquer forma infelizmente eu não vou poder por agora um DSLR, mas vou tentar usá-la para um treinamento então né?

        • Sim. Uma superzoom pode te ajudar de muitas maneiras e se quer de fato aprender conseguirá, mesmo com as limitações da câmera

  • Daiane Almeida

    Amei o artigo, muito esclarecedor. Eu tinha uma kodak az501, mas acabei estragando, gostaria de uma com as características semelhantes, zoom 50x e sensor 16. Indica alguma?
    Vou ficar fuçando o site, já viu que tem muita coisa interessante.

    • Olá, Dai.

      Fico feliz em saber que gostou do post! Bom… dentro das superzoons do mercado com 50x de zoom posso indicar a Sony Hx300. Ela tem características semelhantes a sua finada kodak rs

  • Guto Araripe

    Gostei muito sobre tudo que falou dos dois tipos de câmeras. Já trabalhei com algumas profissionais, mas no meu caso parei na Panasonic fz70. Antes dela trabalhei durante uns 4 anos com a fz47, o que não me decepcionou em nada. Só de bateria elas me dão umas 2300 fotos por carga, o que nas outras eu não sei dizer. Agora só quero Panasonic. É câmera pra fotografar em qualquer ambiente sem te deixar na mão. Menos debaixo dágua. Só na cidade onde moro, já fui eleito como o melhor fotógrafo da região quatro anos seguidos. Mas é aquilo, emprenho e criatividade está acima de tudo. Meus parabéns por este assunto.

    • Opa! Sorte para nós, Guto

  • Raquel Xavier

    Bom dia.

    Pode me ajudar?

    Quero muito comprar uma câmera que possua um ótimo zoom, ótima qualidade de fotos e vídeos e que esteja numa faixa de preço de até R$ 1.900,00, mas não sei a minha melhor opção. Pode me ajudar?Olhei as câmeras da Sony: Câmera Digital Sony DSC-HX300 e Câmera Digital Sony DSC-H400. Pórem não sei se são tão boas como algum modelo da Cannon ou outra marca.
    Gostaria muito que me ajudasse com alguma opções, se possível.

    Atenciosamente.

    • Oi, Raquel.

      Dentro de tudo isso que deseja creio que a Canon Sx60Hs tenha o melhor equilíbrio no quesito conjunto. As Sony Hx300 ou Hx400 são ótimas câmeras assim como a série da P600 da Nikon. Dê uma avaliada e veja se ela atende seus requisitos

  • André Ciça Arthur Lucas Pietro

    Achei muito interessante seu texto, mas vi apenas um problema nele, Possuo hoje uma SuperZoom (Bridige) da Panasonic DMC-FZ35, o Sensor CCD dela é pequeno realmente o que me deixa com mais ruído em fotos noturnas, Entre tanto Tenho nela configurações Manuais, e não apenas Semi-Manuais e automáticas. Ela me dá controle de Abertura (que vai de f 2.8 a f 8.0 e em zoom f4.4 até f8.0. Ela me dá controle de Velocidade que vai de 60s a 1/1000, Foco Manual e Automatico (AF e MF) Alem do AF Macro, possui em AF controle de posição de foco, foco em movimento, foco de área, Foco de Área em velocidade e por ai vai, o ISO dela vai de 80 a 1600, dependendo da configuração chega a 3500 ( o que realmente nao recomendo com o sensor tão pequeno como o 1/2,33″ CCD o Zoom não é dos maiores mas chega a 35.2x. Nos modos semi-Manuais, temos controle de Abertura, Controle de Velocidade, ou somente Programa.

    Acredito que ela não chega perto de Uma DSLR em especial uma Full Frame. Mas essas características deixam ela um patamar bem acima das ditas compactas, e diria que a maior diferença dela para as DSLR é o Sensor, mas existem DSLR com esse sensor também, porem talvez a maior diferença seja a possibilidade de troca de lentes, colocando lentes mais apropriadas para cada tipo de fotografia.
    Mas a lente que vem com ela (Leica) 1:2.8-4.4 de 27mm que vai de grande Angular até Tele é uma configuração excelente para a maioria das fotos podendo fazer até as famosas fotos de estrelas e luzes riscadas no transito.

    Não diria que ela é uma semi-profissional, como as DSLR de entrada devido a falta da possibilidade de troca da lente, mas devido ao fato de poder fazer configurações no “temido” modo Manual deixa ela bem próxima das DSLR.

    • Olá, André.

      A questão das superzoom que tem os controles manuais e semi-manuais é que eles são emulados pelo software da câmera diferente de uma DSLR na qual existe um movimento mecânico/real quando se altera o diafragma ou a velocidade do obturador.

      Dependendo da superzoom ela não é um degrau acima das compactas porque algumas compactas possuem modos manuais e semi-manuais sendo que a única diferença seja o zoom maior. Neste artigo eu fui generalista e talvez isso tenha te causado a dúvida.

      Claro que uma superzoom será um degrau acima se considerar uma simples compacta com modo automático e modos de cena. Não acho que uma superzoom chegue perto de uma DSLR considerando apenas características técnicas porque como disse ela emula o modo manual, não troca lente e seu sensor é infinitamente menor. Essas são as características principais de uma DSLR.

      De qualquer forma, obrigado por compartilhar uma opinião diferente do meu texto… acho que isso enriquece a discussão.

  • Agatha Teixeira

    Eu amei o site.
    Estou começando agora na fotografia!
    Comprei uma Canon T5, e estou apaixonada!
    Post perfeito, adorei.
    Uma amiga minha sempre fala isso, quem faz a fotografia é o fotografo não a câmera.

    • Oi, Agatha.

      Que bom que gostou do Verena e melhor ainda saber que está gostando da sua T5. O esquema agora é fazer um curso de fotografia, daqueles rápidos mesmo e criar belas imagens

      • Agatha Teixeira

        Pois é, johnny
        Estou pesquisando bastante e aprendendo, tanto aqui no site quanto em outros.
        Aqui aonde moro tem poucos cursos e são extremamente caros.
        Você conhece algum EAD que seja bom e possa indicá-lo?
        Agradeço desde já!

        • Eu indicaria os cursos do Impacta e do Eduk. Não sei se o SENAC e o Belas Artes tem o curso EAD, mas se tiverem eu indico porque o presencial é muito bom

  • Neussivan M Carvalho

    Olá, sabe me falar qual a diferença entre a Canon Powershot Sx400is Câmera Digital 16 Megapixels – Preto (código do produto: 9551107) eCâmera Digital Semiprofissional Canon Powershot SX400IS 16MP Zoom Óptico 30x Cartão 8GB Preta (código do produto: 122353859), estou vendo esses produtos na americanas.

    • Olha, Neussivan, esse pessoal de loja como americanas e outras não tem a mínima ideia de como classificar as câmeras, por isso não me surpreende se essas duas forem as mesmas câmeras. De qualquer forma, me mande os dois links que vou dar uma olhada

  • Ellen Gabriela Affonso

    Olá, pelo que li entendi a Nikon D3100 seria considerada ”semi profissional” (de pequeno porte) certo? Queria entender o termo de câmera de entrada, estou pesquisando mas ainda não achei uma explicação concreta. Vi links de ” câmera de entrada x semi profissional” e fiquei confusa.

    • Oi, Ellen.

      Ela seria uma DSLR de pequeno porte, ou seja, o modelo de entrada no segmento de DSLR’s da Nikon… seria a DSLR da Nikon mais básica. Depois vai subindo para as DSLR mais poderosas com as de médio porte e as de grande porte que são usadas, geralmente, apenas por grandes estúdios ou gente com muita grana que trabalha na área mesmo.

      O grande problema é que o pessoal por aí não classificam as câmeras direito e geram a maior confusão. Esqueça o termo “semiprofissional” ou “profissional” quando se referir às câmeras. Quem é profissional ou não é a pessoa que está usando e dando finalidade à câmera.

  • Gisele

    Olá JoHnny! Gostei do post mas ainda ão sei exatamente como fazer uma pesquisa das melhores superzoom, já que no mercado eles não informam o nome correto. Eu relamente preciso de muito zoom, para fotografar aves em vida livre e praticidade, um foco manual também ajudaria de vez enquando pois as vezes quero focar determinado local e a máquina não permite. a NIKON P530 seria uma boa alternativa? Tem algum site que eu possa comparar alguns modelos?

    • Oi, Gi.

      Realmente as lojas complicam a vida dos iniciantes ao não classificar corretamente as câmeras. Se precisa de zoom, então realmente a categoria que busca é a das sueperzoons.

      A superzoom com mais zoom atualmente é a P900 da Nikon, mas a que possui qualidades mais equilibradas é a Sx50/Sx60 da Canon.

      A P530 é uma boa câmera sim, mas veja vídeos no Youtube que mostrem a capacidade de zoom dela antes de comprar.

      Você pode comparar modelos neste site https://versus.com/br

  • Rodrigo Coimbra

    Johnny,

    Primeiro, parabéns pelo artigo e pelo site num todo! Nunca havia encontrado tanta informação util escrita de forma tão simples!

    Segundo, uma pergunta:

    Eu gostaria de presentear minha namorada com uma câmera. Ela faz fotos incríveis com um iPhone 5s e é apaixonada por fotografia, então pensei que seria um bom presente. Mas sou absolutamente leigo em especificações técnicas, então estou completamente perdido. Entendi a diferença entre as superzoom e as DLSR de entrada, mas isso não ajudou muito no processo de escolha.

    As opções que eu havia olhado à principio foram as Canon SX400, SX410 e Nikon L340. Pelo que li, todas são superzoom. Lendo a respeito, percebi que todas elas tem apenas o visor digital, mas acho que um modelo com o visor analógico (nem sei se o termo está certo, no estilo das câmeras antigas, antes das digitais, que vc tinha que efetivamente olhar através da câmera) seria mais estilosa.

    To pensando em gastar até R$1000, acho que pra início estaria bom. Se ela se empolgar, eu compro uma mais top depois e fico com essa pra mim, que tiro fotos aqui e ali. Poderia me ajudar com indicações e dicas de modelos?

    Obrigado! E parabéns novamente pelo site!

    • Olá, Rodrigo.

      Obrigado pelos elogios!

      Saber a diferença entre DSLR e superzoom pode não ter ajudado em nada, mas garanto que essa informação pode te salvar de comprar uma câmera achando que é outra devido a má classificação que os sites e lojas fazem desses modelos.

      O “visor analógico” que se refere está presente nas DSLR e em algumas superzoons. Com R$ 1000 e tendo em vista que sua namorada não tenha um curso básico nem pretenda fazer um de fotografia o ideal é ficar nas superzoons mesmo.

      Aqui sugiro alguns bons modelos: http://www.verenafotografia.com/cameras-as-melhores-de-2016/

  • Winny Pazi

    Amei a matéria, achei super explicativa, parabéns!
    Mas estou numa dúvida danada e realmente gostaria da sua opinião. Tenho uma lojinha online, e as vezes preciso fazer fotos dos produtos e infelizmente a minha compacta tem uma péssima qualidade (Samsung -nunca mais!).
    Por causa do custo beneficio estou em dúvida entre os modelos Nikon L830, Nikon L330 e a Canon Sx40s. Poderia me ajudar na minha dúvida?
    Lembrando que a câmera precisa ser boa tanto para tirar fotos com muito “foco” (acessórios pequenos como anéis), quanto para fotos ao ar livre (modelos com roupas da loja). Poderia me ajudar, estou perdida!

    • Oi, Winny.

      Que bom que gostou do artigo 🙂

      Bom… o duro é que as superzoons são compactas com muito zoom, ou seja, você iria trocar 6 por meia dúzia e meia. Mas não haverá nem um pouco de “aumento de qualidade”? Até vai, mas acho que não vale o investimento.

      Sugiro que guarde a grana que iria gastar em uma superzoom e coloque mais um pouco para comprar uma DSLR. Claro que ir para as DSLR’s vai exigir mais esforço seu como fazer um curso, por exemplo, mas o resultado será muito mais satisfatório.

      A questão de ter “mais foco” é ter nitidez e isso depende exclusivamente da lente, por isso digo que compactas e superzoons não vão ajudar.

      Uma alternativa é partir para compactas avançadas (no qual o salto de qualidade é maior) ou mirrorless (que são caras). E agora, José? rs

      • Winny Pazi

        Rsrsrs…Obrigada por responder!!!

        • Sempre respondo rs 😉

  • Bárbara Bandeira

    Olá, tudo bem?

    Primeiro gostaria de dizer que adorei a matéria, me esclareceu algumas coisas. Até porque sou totalmente leiga, minha dúvida é a seguinte, não sou fotógrafa, não entendo e nem gosto de fotografia rs, porém minha irmã irá ingressar nessa profissão, ela adora, tira já algumas fotos bem bacanas com câmeras simples, dessas compactas…ela tem só 15. Mas fui incubida de dar pra ela de presente uma câmera, e queria dar algo legal, com mais recursos e ela também irá fazer o curso…ela pesquisou algumas mas também não entende…vi algumas na casa de 600 700 reais…e olhando seu artigo vi que na verdade esse tipo de câmera nada mais é que uma compacta com um zoom…e bonitinha rs.
    Gostaria de uma opinião sobre qual câmera é melhor pra ela, não queria gastar muito, mas também não queria comprar algo que uma vez ela começando a trabalhar com isso, limite ela e tenha jogado dinheiro no lixo, e ter que comprar outra muito brevemente. Olhando o seu e outros artigos cheguei a conclusão que uma DSLR da mais simples, aquela de pequeno porte….seria o ideal..achei umas ate 1500 que posso pagar….e pelo que li não é tão simples como aquelas Superzoom…Queria saber se é uma boa escolha (porque as vezes pra ela que está começando nem faria diferença..não sei mesmo) e se essa câmera poderia acompanhar ela por um bom tempo ainda até depois do curso e tudo mais… Obrigada desde já , uma abraço.

    • Ei, Barb.

      Aqui vai tudo de boas. Que bom que o texto a ajudou.

      Olha… se sua irmã gosta de fotografia, fará um curso de fotografia básica na área e talvez até se profissionalize-se então o melhor presente que pode dar a ela será uma DSLR. Com certeza nem você nem ela se arrependerão e você ainda será elogiada como a melhor irmã do mundo.

      Você está certa em escolher uma DSLR de pequeno porte… é ideal para estudar, é barata e vai dar para usar bom um bom tempo.

      Sobre a questão DSLR de pequeno porte Nikon ou Canon:

      Escolher entre uma e outra seja mais preferência pessoal do que especificações técnicas. Vale a pena ver alguns comparativos no Youtube, imagens das câmeras e feita pelas câmeras e etc.

      O que posso dizer de pronto é que para mim (porque isso varia de acordo com a percepção de cada um) as imagens da Canon de maneira geral parecem mais saturadas, com mais cor; enquanto a Nikon produz imagens com cores mais lavadas, porém mais reais. Outra coisa que posso dizer é que as lentes da Nikon são mais caras que as lentes da Canon em média 16% por causa do motor de foco embutido em cada lente. Essa é uma característica que a Nikon resolveu seguir: corpos mais baratos, lentes mais caras; enquanto a Canon segue o caminho inverso.

      Ah… isso que disse acima é regra geral. Existem exceções.

      Você precisa pesar essas coisas e o que mais pesquisar para descobrir qual modelo te agrada mais porque os modelos das duas fabricantes são bem equivalentes. Modelos dentro da faixa de preço dita acessível eu indico a Nikon D3100/D3200/D3300 e a Canon T5, mas a série T5i/T4i/T3i são câmeras ideais para se começar também, embora mais cara e mais parrudas.

      Eu não concordo com a linha de pensamento de que “qualquer câmera serve para você”. Câmeras são equipamentos específicos e para usos específicos, por isso se precisar de mais ajuda volte por aqui

      • Bárbara Bandeira

        Muuuito Obrigada, mesmo..ajudou bastante…vou começar a pesquisar então dentro da linha que me passou e mostrar seu comentário a ela..valeu mesmo pela ajuda, e por se dispor a disseminar conhecimento . Abraço.

        • Se precisar de mais informações, sabe onde buscar 🙂

  • Já Deu Tudo Certo

    Tudo bom???
    Gostei do blog..
    Estou a procura de uma máquina boa,com as funções:
    Alguém tem uma câmera profissional que tenha full HD,foco automático, visor giratório, que seja de bateria, um zoom bom, entrada para microfone e retirado de olho vermelho…. Coisas básicas de uma câmera…
    Que seja menos de R$ 800,00 reais…
    E vou comprar de 2 mão, procurando nesse site que o povo vende…
    O que me aconselha, preciso de uma câmera boa e barata …

    • Tudo certo por aqui. Que bom que gostou do site.

      Nesse preço você encontra superzoons como a P500 da nikon ou hx300v da sony

  • Mickael Santos

    Olá Johnny, tudo bem? Queria saber se você poderia me ajudar na recomendação de um tipo de câmera ideal para mim. No caso, eu estaria comprando minha primeira câmera (só tive contato com as compactas digitais até então). E no caso, eu iria usá-la mais para fotos de eventos de família mesmo, principalmente aniversário, e para hobby também kkkk. Então que tipo de câmera me recomendaria? Uma superzoom ou uma Dsrl de pequeno porte? Quais modelos você poderia me indicar?

    Obs: Gostei muito dos artigos do seu site, são bem completos me esclareceram várias dúvidas, obrigado! Continue com esse excelente trabalho!

    • Tudo certo, Mickael. Obrigado pelos elogios.

      Olha… pelo que descreveu o mais indicado seria mesmo uma superzoom caso não tenha interesse de se aprofundar na fotografia nem de estudar a fundo suas técnicas.

      Se seu desejo for fazer um curso de fotografia e investir mais nesse mundo, então eu recomendaria uma DSLR de entrada.

      Das superzoons eu geralmente sugiro a Hx400v da Sony, P600 da Nikon e Sx60hs da Canon. Os modelos anteriores e posteriores dessas câmeras também são bons modelos. No caso das DSLR de pequeno porte seriam a D3100/D3200 da Nikon ou a T5i/T3i da Canon

  • André Feitosa

    OI! Parabéns pelo site.
    Sei que a postagem é antiga, mas fiquei aqui em uma dúvida. Olhei algumas câmeras, inclusive as indicadas ali abaixo, o tamanho do sensor. Fui comparar com uma compacta que tenho a Sony DSC-WX50. Comprei ela porque filmava Full HD e estava querendo uma melhor, mas barata porque não sou profissional e, apesar da vontade, não consegui ainda me dedicar a fotografia. Olhando algumas marcas, inclusive a FUJIFILM @8200 eu percebi que elas tem o MESMO tamanho de censor da minha Sony. Eu fiquei chocado e vi várias outras câmeras com o mesmo tamanho. Eu estou olhando errado? Pelo que entendi o Censor faz bastante diferença, e isso me deixou muito inseguro de como avaliar uma câmera. Isso procede? São aqueles casos de não ter grandes diferenças entre cãmeras compactas e outros modelos, ou estou cometendo algum engano?

    • Opa, fala aí, André.

      Obrigado pelos elogios.

      Pois é cara… as superzoons não são nada além de compactas com um zoom avantajado. Infelizmente muitas lojas vendem superzoons como se fosse DSLR por causa do formato mais parrudo da câmera quando na verdade elas têm o mesmo sensor que uma compacta qualquer. Você não está olhando errado.

      O tamanho do sensor faz muita diferença sim na fotografia: quanto maior, melhor. A única vantagem da superzoom é o grande alcance que elas tem, fora isso não são muito diferentes das compactas.

  • cleiton oliveira

    muito legal o site , obrigado a voçês por dividirem seus conhecimentos com leigo como eu rsrsr ….eu estou começando agora , e gostaria de adquirir uma lente clara que eu pudesse fotografar festas de 15 anos e baladinhas noturnas pois ja estou fazendo isso com minha lente do kit 18-55 com um flash e um iluminador led , passo sufoco mas tenho consseguido , qual seria mais indicada para mim? 35 mm ou 50 mm ?….tenho uma nikon d3300

    • Que bom que gostou do site, Cleiton.

      Para uma câmera crop geralmente eu recomendo a 35mm

  • Ricardo

    Excelente matéria. Sempre leio o site.

    • Valeu, Ricardo! Continue por aqui 🙂

  • Oi, Die.

    Obrigado pelos elogios.

    Pelo que me disse creio que de fato a categoria mais indicada para você seria as superzoons como a Hx400, P600 ou Sx60Hs. O problema é que elas são limitadas e mesmo que não queira ser profissional, mas quiser explorar um pouco mais não irá conseguir, por isso a maioria das pessoas sobe um degrau para as DSLR de entrada como a Nikon D3200 ou Canon T5, mas nesse caso seria necessário/recomendado fazer um curso de fotografia básica que vai te dar as noções iniciais para usar sua DSLR.

    Não é nada avançado, mas com esse aprendizado vai poder usar 100% do que sua DSLR poderá dar.

    Agora é você que me diz qual categoria de câmeras se encaixa melhor nas suas expectativas fotográficas já que o seu orçamento cobre os dois tipos de câmeras.

  • Olá, Álvaro.

    Obrigado pelos elogios.

    A fotografia digital deu poder a todos e democratizou a fotografia. Isso foi bom porque agora todos tem acesso a ela, mas é ruim porque gera muito lixo e é por isso que os fotógrafos têm medo de passar conhecimento à frente: que esses “fotógrafos-lixo” usem suas técnicas e concorram no mesmo segmento que eles por preços bem inferiores.

    Entretanto, eu acredito que existe algo que ninguém pode copiar e isso se chama linguagem fotográfica. Se sua linguagem for única e especial ninguém vai conseguir copiar e suas fotos nunca perderão valor para os clientes porque só você pode fazer essas fotos.

    Com três mil você pode comprar uma DSLR de entrada, mas cuidado. A primeira coisa que vou dizer é que você NÃO DEVE pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

    Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s ou melhor compre a DSLR e faça o curso simultaneamente. Um curso básico não demora 1 mês para ser concluído e acontece 2 ou 3 vezes por semana (SENAC, Impacta, Belas Artes ou o Verena (http://goo.gl/M6dSbw) rs

    Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo (a)” você precisa ser um bom fotógrafo (a) e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

    Não adianta queimar 8 mil reais ou 3 mil em uma câmera top ou uma câmera DSLR com lentes tops se você não souber como usá-las. Percebe? De qualquer forma você precisa decidir primeiro qual marca de câmera quer seguir e hoje temos 2 que são as mais tradicionais: Canon e Nikon.

    Escolher entre uma e outra seja mais preferência pessoal do que especificações técnicas. Vale a pena ver alguns comparativos no Youtube, imagens das câmeras e feita pelas câmeras e etc.

    O que posso dizer de pronto é que para mim (porque isso varia de acordo com a percepção de cada um) as imagens da Canon de maneira geral parecem mais saturadas, com mais cor; enquanto a Nikon produz imagens com cores mais lavadas, porém mais reais. Outra coisa que posso dizer é que as lentes da Nikon são mais caras que as lentes da Canon.

    A Nikon adota uma postura contrária a Canon quando se fala de motor de foco: ela prefere usar o motor de foco nas lentes, isso faz que elas sejam mais caras que as lentes da Canon (posso dizer que as lentes da Nikon são em média 16% mais caras que as lentes da Canon por causa do motor de foco embutido em cada lente).

    Essa é uma característica que a Nikon resolveu seguir: corpos mais baratos, lentes mais caras; enquanto a Canon segue o caminho inverso: lentes mais baratas e corpos mais caros já que o motor de foco fica na câmera e não na lente Ah… isso que disse acima é regra geral. Existem exceções.

    Geralmente quem está iniciando em fotografia acaba escolhendo uma câmera mais barata, que não possui recursos como motor de foco no corpo da própria câmera. Então como a câmera não possui diversos recursos e o motor de foco está na lente, o custo baixo da câmera faz com que se tenha um custo maior com lentes, porém este fotógrafo não tem tantas opções de lentes, diferente de um fotógrafo profissional.

    Você precisa pesar essas coisas e pesquisar bastante para descobrir qual modelo te agrada mais porque eles são bem equivalentes. Modelos dentro da faixa de preço dita acessível eu indico a Nikon D3100/D3200/D3300 e a Canon T5, mas T5i é uma câmera ideal para se começar também, embora mais cara.

    Cara… eu praticamente dei uma aula nesse comentário… se continuar assim eu nunca vou ter tempo para lavar aquela pilha de louça que está me esperando desde ontem

  • Guilherme Guilherme

    Olá Colega, primeiramente parabéns por sua disposição e boa vontade em ajudar as pessoas com artigos tão completos e explicações sempre esclarecedoras. Tem feito bem a muita gente que são gratos, tenha certeza.

    Então, minha dúvida é a seguinte; eu adoro fotografia, já tive inúmeras compactas do inicio dos anos 2000 e até mais antigas dos anos 90, mas por falta de tempo parei de preocupar com um hobby que gostava tanto.

    Quero voltar, gosto muito, tenho tempo e vontade no momento, mas desta vez pretendo fazer algo mais profissional, paisagens, eventos públicos e particulares. Também pretendo estudar sobre, fazendo cursos e sempre pesquisando e aprendendo. Pelo que entendi de todos seus artigos, as DSLR seriam as ideiais. Inicialmente qual câmera me recomenda para essa atividade? Qual já atenderia bem para minhas necessidades até R$1.500 limitando R$2.000? Você já me indicaria direto uma ou me daria opções de boas câmeras e qual for a minha escolha já seria ideal? Com qualquer uma dessas já serei bem atendido inicialmente na minha atividade? Muito obrigado desde já.

    • Obrigado pelos elogios, Guilherme.

      A primeira coisa que vou dizer é que você NÃO DEVE pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s ou melhor compre a DSLR e faça o curso simultaneamente. Um curso básico não demora 1 mês para ser concluído e acontece 2 ou 3 vezes por semana (SENAC, Impacta, Belas Artes ou o Verena (http://goo.gl/M6dSbw) rs

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo (a)” você precisa ser um bom fotógrafo (a) e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

      Não adianta queimar 8 mil reais ou 3 mil em uma câmera top ou uma câmera DSLR com lentes tops se você não souber como usá-las. Percebe? De qualquer forma você precisa decidir primeiro qual marca de câmera quer seguir e hoje temos 2 que são as mais tradicionais: Canon e Nikon.

      Escolher entre uma e outra seja mais preferência pessoal do que especificações técnicas. Vale a pena ver alguns comparativos no Youtube, imagens das câmeras e feita pelas câmeras e etc.

      O que posso dizer de pronto é que para mim (porque isso varia de acordo com a percepção de cada um) as imagens da Canon de maneira geral parecem mais saturadas, com mais cor; enquanto a Nikon produz imagens com cores mais lavadas, porém mais reais. Outra coisa que posso dizer é que as lentes da Nikon são mais caras que as lentes da Canon.

      A Nikon adota uma postura contrária a Canon quando se fala de motor de foco: ela prefere usar o motor de foco nas lentes, isso faz que elas sejam mais caras que as lentes da Canon (posso dizer que as lentes da Nikon são em média 16% mais caras que as lentes da Canon por causa do motor de foco embutido em cada lente).

      Essa é uma característica que a Nikon resolveu seguir: corpos mais baratos, lentes mais caras; enquanto a Canon segue o caminho inverso: lentes mais baratas e corpos mais caros já que o motor de foco fica na câmera e não na lente Ah… isso que disse acima é regra geral. Existem exceções.

      Geralmente quem está iniciando em fotografia acaba escolhendo uma câmera mais barata, que não possui recursos como motor de foco no corpo da própria câmera. Então como a câmera não possui diversos recursos e o motor de foco está na lente, o custo baixo da câmera faz com que se tenha um custo maior com lentes, porém este fotógrafo não tem tantas opções de lentes, diferente de um fotógrafo profissional.

      Você precisa pesar essas coisas e pesquisar bastante para descobrir qual modelo te agrada mais porque eles são bem equivalentes. Modelos dentro da faixa de preço dita acessível eu indico a Nikon D3100/D3200/D3300 e a Canon T5, mas T5i é uma câmera ideal para se começar também, embora mais cara.

      Cara… eu praticamente dei uma aula nesse comentário… se continuar assim eu nunca vou ter tempo para lavar aquela pilha de louça que está me esperando desde ontem

  • Joao Victor de Freitas

    Olá a, gostei muito do post, e gostaria de saber se consigo comprar uma câmera com o modo manual completo(para um iniciante em fotografia) por até 2,000 reais, se sim quais os modelos.

    • Olá, João.

      Vou entender que está procurando por uma DSLR. Se for esse o caso, então as mais em conta são a Nikon D3100/D3200 e a Canon T5. Pesquise mais sobre elas e veja se atendem seus requisitos

      • Joao Victor de Freitas

        OK obrigado

      • Gislaine Feliciani Machado

        oi eu comprei uma Nikon D3200 e não estou conseguindo acerta o foco na pessoa,sai o fundo lindo e o rosto da pessoa branco,só consigo acerta se fotografar no rosto da pessoa,já coloquei em P e A, essas aberturas que devem tá errada

        • Oi, Gis.

          Se o rosto da pessoa está saindo branco é porque a foto é super exposta e tem muita luz entrando na câmera. Já tentou usar o modo “retrato” da câmera? No dial tem um opção para retrato… tente e veja se funciona

  • Olá, Vinicius.

    Obrigado pelos elogios.

    Eu acho que vale a pena investir em uma superzoom. Ela irá gostar porque sairá do “lugar comum” das compactas simples e poderá explorar algo diferente mesmo sem ter curso, o qual é recomendado para quem quer comprar DSLR’s e não superzoons, por isso fique tranquilo.

  • Olá, Guilherme

    1) É possível iniciar carreira com uma DSLR de entrada (muitos fazem isso por conta dos altos custos envolvidos), mas o recomendável é partir para uma DSLR fullframe ou DSLR’s de pequeno porte mais avançadas, se sua ideia é entrar no mundo da fotografia profissional.

    2) A grande diferença é que as DSLR de pequeno porte são indicadas para quem quer aprender fotografia, por isso são mais simples e de construção mais frágil. Uma D610 é feita em magnésio, resistente ao clima, alta taxa de cliques, alto range de ISO e etc mais enquanto uma D3200 possui 1/3 desse poder todo.

    Creio que o caminho mais interessante seja começar a carreira com uma DSLR de pequeno porte, investir em boas lentes (objetivas fullframe) e depois, com mais dinheiro, fazer um upgrade do corpo da câmera para uma Fullframe

  • Cleberson Silva

    O seu site é uma referência pra mim. Eu tinha uma Sony H50 e pensei em melhorar a qualidade das imagens das minhas fotos. Aprendi muito no seu site e agora sei o que realmente é uma semiprofissional (e não aquelas que o extra, americanas e shoptime anunciam como semiprofissional). Comprei uma t3i para começar a tirar fotos de modo amadora e estou aprendendo a usar o modo manual. Aos poucos o resultado final vai melhorando. Parabéns pelo seu site. Assim como ele é uma referência pra mim ele deve estar sendo uma referência para muitas outras pessoas.

    • Olá, Cleberson.

      Fico feliz em saber que tem o Verena em tão alta estima.

      Espero que possa evoluir cada vez na fotografia, igual a um pokémon.

  • Ei, Gigis.

    Que bom que voltou! Leitores que voltam são sempre os melhores 😉

    Pelo que sei a Hx400 é superior tecnicamente falando da H400… são linhas diferentes podendo pensar que a Hx é uma linha mais premium enquanto a outra é mais básica.

    Creio que ambas as câmeras são boas para o que deseja, por isso investiria na Hx se puder pagar

  • Opa, Leo.

    Obrigado pelos elogios.

    Câmeras mais novas incorporam recursos mais novos. A D3000 por exemplo, eu creio que não filma enquanto a D3100 faz takes de 10 min e por aí vai.

    Eu acho que você deve comprar a câmera que tiver grana para comprar. Se for a D3000, que seja! Se puder pegar a D3100, ótimo!

    Compre o que o seu dinheiro puder, sempre o modelo mais avançado possível. No caso da D60 e D3000 que estão quase no mesmo preço fique com a D3000 que é mais avançada e que você pode pagar. Se puder pegar a D3100, maravilha também, mas não se martirize por pensar nos recursos que perderá… sempre perderemos recursos, exceto se formo ricos para comprar sempre o último modelo lançado.

    • Leo Eurides

      Valew Johnny, obrigado pela dica, o Verena já virou minha leitura diária, assim que pegar a câmera eu retorno pra contar as experiências!!! Forte abraço!!!

  • Olá, Geneses.

    Obrigado pelos elogios.

    A Sx520 é uma boa superzoom… sem grandes diferenciais das concorrentes do mercado. Para editar fotos de forma profissional não tem como não recorrer a programas profissionais como o Lightroom ou Photoshop. Dá para fazer alguma coisa com o GIMP ou o Nik Software

  • Oi, Ma.

    Que bom que achou o Verena!

    As duas são parecidas, mas a Sony leva uma leve vantagem… bem leve

  • Daiana Högermeyer

    Olá, Johnny! Como vai?
    Você tem algumas indicações de câmeras superzoom, que possuam alguns ajustes manuais?
    Gostaria de comprar uma câmera no início do próximo ano e queria umas opções, mas quero uma que não seja muito “automática”; porém não sei se haverá lançamentos de superzoons.. Conheço pouco de fotografia, mas estou lendo seu blog e aprendendo algumas coisas.. melhor ainda quando eu puder praticar!

    • Ei, Dai.

      Praticamente todas as superzoons tem ajustes manuais (que não são verdadeiros e sim emulados).

      Geralmente eu recomendo a Sx520 ou Sx60Hs da Canon, P600 da Nikon e a Hx300 ou Hx400 da Sony. Todas ótimas opções.

      • Daiana Högermeyer

        Obrigada! Saberia me indicar alguma loja online para comprar a Sony hx400? Não encontrei nenhuma que tenha disponível para ver o valor dela.

        • Dai, o Buscapé retorna duas lojas, mas nunca comprei nelas, por isso não posso recomendar 100%, mas já serve para você pesquisar.

  • Carlos Cruz

    Olá, primeiramente parabéns pelo seu site e seu trabalho, eu comprei um Sony Cyber-shot DSC-W730, ela é ótima, porém, eu não encontro nela, como é que faz para desativar a visualização rápida das fotos, isso acaba me atrapalhando um pouco.

    Se alguém souber como desativa a visualização rápida, me digam por favor. Obrigado

    • Olá, Carlos.

      Obrigado pelos elogios.

      Geralmente informações de operação da câmera estão no manual. Chegou a verificar? Lá não fala nada?

      • Carlos Cruz

        Sim, já verifiquei no manual, porém, não diz nada à respeito

        • Se no manual não há menção de como desativar essa função, então as chances disso não ser possível são grandes.

  • Ei, Jess… obrigado pelos elogios. De fato o Verena é diferente mesmo 🙂

    A D5300 leva vantagem de 90/100 pontos contra 61/100 da T5i na comparação de especificações técnicas. Além disso a D5300 é mais recente e por isso incorpora recurso melhor aprimorados.

    Entretanto, mais importante do que a câmera em si será a lente utilizada. Recém nascidos, casamento e estúdio são segmentos da fotografia que geralmente se usa mais lentes para retratos como a 85mm ou a 50mm, por isso fique atenta a esse quesito.

  • Olá, Rene.

    Dentre essas câmeras que citou a melhor é a Sony H300… a H400 pode ser uma boa opção também

  • Nana Lu

    Gente a Câmera Canon Semiprofissional Sx530hs ta com super promoção no Submarino por
    R$899,99 !!
    http://compre.vc/v2/2f7b0f60
    Acho q vou aproveitar pq nunca vi tão barata !!! Estava namorando ela faz tempo !! Fica a dica pra quem quiser !!

    • Oi, Nana.

      Obrigado pelo toque!

      Lembrando que a Sx530 não é uma câmera semiprofissional hein…. essas lojas vivem classificando errado as câmeras

  • Akasha Golden

    Boa tarde. Gostaria de saber, para uma iniciante, qual a melhor câmera para fotografar e filmar Cães. São tantas opções que fiquei confusa

    • Olá, Akasha.

      A fotografia de animais é como qualquer outra exceto pelo fato de que você precisa de uma câmera rápida no foco e no disparo para congelar o movimento já que os bichanos se mexem muito, fora isso é tudo igual.

      A escolha de uma câmera depende bastante do quanto tem para investir nela. Qual é o seu orçamento?

      • Akasha Golden

        Oi Johnny
        O meu orçamento é de no máximo 1.500,00. Se tiver algo mais barato do que isso seria o ideal

        • Dentro desse valor podemos comprar uma DSLR de entrada como a D3100 ou D3200 se pesquisar bem ou pegar uma superzoom. Se for estudar mesmo fotografia, fique com a DSLR, mas se for apenas fazer fotos por hobby então pegue a superzoom

          • Akasha Golden

            Muito obrigada pela orientação.

          • Se precisar de orientações personalizadas e rápidas considere fazer membro do Verena…. veja aqui como: http://bit.ly/2c6TaVR

  • Oi, Jany…

    O problema é que ela esgotou… vou tentar achar outro modelo disponível nas lojas. O Brasil está dificultando nossa vida de fotógrafo… as fabricantes estão parando de fazer vários modelos por causa de impostos

  • Uma compacta boa é a W690… carinha, mas uma ótima câmera Sony

  • Que bom que pode aproveitar o texto. Alguns anúncios são realmente estranhos.

    As mirrorless não são uma mistura. No máximo uma variante das DSLR’s… Sendo bem grosseiro claro.

    Basicamente elas são como as DSLR’s, mas sem o elemento espelho dentro do corpo

  • Olá, Vitória.

    A Sx530 não é uma semi profissional… ela é apenas uma superzoom. Se não pretende estudar fotografia e quer fazer fotos apenas por hobby, ela pode ser sim uma boa opção.

  • Neci Oliveira

    Boa tarde, parabéns por seu site, eu tenho uma Nikon L320 e amo as fotos que consigo fazer com elas, mas estou querendo compra outra câmera, eu tenho em media R$1,300 para gastar em uma segunda câmera. Você poderia me indicar uma nessa faixa de preço?? Agradeço desde de já.

    • Olá, Neci.

      Se está pretendende entrar no mundo das DSLR’s, então o jeito é correr para uma DSLR de entrada básica como a D3100 ou D3200, mas acho que estão um pouco acima do seu orçamento, exceto se procurar uma usada.

  • Existem alguns modelos bons como a Nikon P530, Canon Sx530 ou Sony Hx400

  • Olá, Marcelo.

    Obrigado pelos elogios!

    Aqui no Verena o processo é diferente que os demais blogs e sites sobre fotografia. Sempre demos total atenção às dúvidas dos leitores e com você não será diferente.

    De fato a L820 é uma superzoom e como tal é indicada para que não pretende se profissionalizar e prefere ficar no amadorismo. Se este for seu caso, pode ser sim que ela te atenda perfeitamente.

    A L820 é um salto de qualidade em relação às câmeras compactas e smartphones, mas não espere qualidade “profissional” visto que o equipamento em si não conseguirá te entregar isso.

    • Marcelo Guimaraes

      Johnny, acabei comprando uma Finepix S8200.
      Quero primeiro me acostumar ebtreinar angulos, posturas, composicoes e ir pegando o gosto pela fotografia.
      Obrigado imensamente pelas dica e logo farei o curso assinando sua página.

      • Que bacana, Marcelo! Essa é a ideia mesmo… continue evoluindo na fotografia!

  • Olá, Danilo.

    Obrigado pelos elogios.

    Fotografar paisagens e a lua exige uma superzoom ou uma DSLR e duas lentes. A Nikon P900 faz fotos fantásticas da lua, mas por ser uma superzoom talvez sinta dificuldade ao fazer o curso de fotografia porque geralmente eles exigem uma DLSR.

    Se sua ideia é mesmo ficar apenas fotografando por hobby e não quer gastar com lentes nem se aprofundar muito na fotografia nesse primeiro momento, compre uma superzoom. Outros modelos são Sx60hs ou Sx520 ou Hx400.

    • Danilo Souza

      Obrigado pelas dicas Johnny.

      Abraço

      Em 13 de agosto de 2017 06:16, Disqus escreveu:

  • Pingback: Semi profissional – A verdade que nunca contaram – CenaZERO()

  • Marcos Cabanas

    Caraca , meu ….muito esclarecedor e sem mi mi mi…. Obrigado e parabéns.

    • Olá, Marcos.

      Que bom que gostou! Espero que possa recomendar o Verena para seus amigos… quem sabe não consigo ajudá-los também.

  • Rafa Samer

    Olá!!!
    Adorei esse site. Parabéns, amigo.

    Gostaria de uma ajuda, se possível.
    Eu AMO fotografia, sou amadora. Quero indicação de uma câmera para tirar fotos do meu filho, familia, paisagem… Nada que seja profissional, mas que tenha qualidade.

    Obrigada!

    Abraços.

    • Olá, Rafa.

      Obrigado pelos elogios.

      Depende muito do quanto tem para investir. O nosso bolso é um grande e bom limitador de opções 🙂

  • Olá, Inaê.

    Obrigado pelos elogios.

    Depende… vai entrar no mundo da fotografia de cabeça? Estudar? Pensa em fazer um curso de fotografia? Então melhor comprar uma DSLR

    Agora se não pretende fazer nada das coisas acima, fique com uma superzoom como a L340

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.