Olha só você… de câmera nova, uma DSLR, feliz da vida, fazendo altos cliques e fotos com uma qualidade que nunca conseguiu fazer com sua antiga Sony cyber-shot. Talvez esteja acontecendo o contrário com você: está cansado da 18-55mm e quer comprar uma segunda lente para conseguir imagens diferentes e melhorar sua fotografia. Não importa. Você quer/precisa de uma nova lente e não tem ideia de onde deve começar a procurar informações. Pois bem… você acabou de achar um ótimo lugar.

Uma das maiores vantagens das câmeras DSLR (e das mirrorless) é a possibilidade de trocar de lente de acordo com a foto que você quer fazer. Isso pode ser ruim, pois precisará de uma lente diferente para cada tipo de fotografia que for fazer, porém pode ser muito bom porque a qualidade das imagens serão incrivelmente melhores do que qualquer compacta ou superzoom poderá oferecer.

Características Básicas das Lentes

Para começar a entender sobre lentes é interessante decifra a sopa de letrinhas que as fabricantes fazem. Dos vários números e siglas que encontramos no corpo das lentes perceba que a distância focal é quem fará a distinção entre os tipos de lentes e ela é indicada pelo número seguido o “mm” (milímetros).

A distância focal  é uma medida que indica a intensidade em que a luz converge ou se concentra, ou seja, quando os raios de luz atingem a lente e se concentram em um ponto focal. A distância focal da lente é a distância do centro da lente até o ponto focal…. de maneira mais simples: distância focal é o quanto a câmera consegue ver.

Essa medida divide as câmeras em: lentes grande angulares, normais, meias-teles, teleobjetivas e super teleobjetivas. Calma, respira… vamos falar mais sobre elas logo abaixo, mas segue uma imagem para já dar uma ideia do que falaremos:

Classificação das Lentes

A distância focal pode ser fixa ou variável, o que quer dizer que temos outra classificação por meio da distância focal: lentes fixas e lentes zoom. A 18-55mm por exemplo é uma lente zoom… ela vai de 18mm até 55mm enquanto a 50mm é uma lente fixa pois só tem a distância focal de 50mm… infelizmente elas estão se tornando menos populares, pois os atuais fotógrafos gostam de ter a conveniência e a facilidade de uma gama de comprimentos focais em suas mãos. Eu chamo isso de preguiça (risos).

O engraçado é que no começo da história da fotografia as lentes não possuíam zoom, existia apenas uma única distância de foco. Que ironia do destino, não? Entretanto, convenhamos: mesmo com a evolução da fotografia, nada supera a qualidade uma fixa.

O ponto “negativo” das lentes fixas é que você é obrigado a pensar mais na foto que irá fazer. O fato de não haver a facilidade do “zoom” tira do fotógrafo a zona de conforto e o faz se mexer para buscar o ângulo certo. Em minha opinião as lentes fixas te ensinam mais, te fazem usar mais suas capacidades fotográficas e isso, para mim, é muito bom.

Existe uma outra métrica que precisamos falar sobre as lentes: abertura do diagrama. Essa medida indica entre outras coisas se temos uma lente clara ou escura. Consideramos uma lente com f maior que 2.0 (ou seja, f/1.8, f/1.4 ou f/1.2 como exemplos) lentes claras, e menores de 2.0 como lentes escuras (f/3.5 ou f/5.6 por exemplo).

Agora vamos conversar sobre os tipos de lentes considerando a divisão pela distância focal:

# LENTES ESPECIAIS – 8mm a 20mm – LENTES OLHO DE PEIXE (FISHEYE)

Lente Fisheye

A fisheye é uma lente grande angular, ou melhor, uma super grande angular chegando a ângulos de abertura maiores que 160°. Ela pode ser uma lente fixa (como a excelente AF Fisheye-Nikkor 16mm f/2.8D ou a Canon 20mm f/2.8 USM) ou uma lente zoom (como a AF-S NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED ou a Canon AF-S NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED).

Esse tipo de lente é indicado normalmente para situações em que se busca dar um ar artístico nas fotografias, sendo que o pessoal ligado em esporte radicais como skatistas, surfistas e afins adora o efeito que essa lente cria. Os preços costumam variar entre R$ 700 e R$1.000

Eu recomendo a Nikon AF NIKKOR 14mm f/2.8D ED, se você quer uma lente que permita colocar mais cena na foto, com um toque artístico, é fã de esporte radicais ou precisa fazer fotos em locais mega apertados.

Vantagens:

  • Faz fotos criativas
  • São relativamente baratas
  • Ideais para paisagens e ambientes fechados

Desvantagens:

  • É de uso específico
  • Distorcem a imagem
  • Requerem treino

Faixa de Preço dos modelos mais acessíveis:

De R$ 500 a R$ 5.000

Minha Opinião:

Se sua praia é fazer fotos de paisagens ou fotografia de ambientes mais fechados, essa é sua lente

# LENTES ESPECIAIS – 500mm a 2000mm – LENTES SUPERTELES

As superteles estão dentro das teleobjetivas, mas como o nome sugere seu alcance focal vai “ao infinito e além” como diria Buzz Lightyear. São lentes que estão fora da perspectiva da maioria dos fotógrafos que preferem alugar uma dessas do que comprar geralmente para astrofotgrafia ou fotografia animal (do tipo perigoso que requer distância).

# LENTES ESPECIAIS – MACRO

lente macro

Essas lentes são utilizadas para fotografar objetos de forma muito próxima. Embora muitas compactas atualmente venham com uma função macro identificada com o símbolo de uma flor, uma lente “legítima” (tem um fator de escala igual a “1:1″ – ou seja, tamanho real) produz closes muito bem focados e com uma qualidade que nenhuma compacta consegue competir.

As macros podem ser Fixas ou Variáveis, em sua maioria as lentes “Macro Fixas” produzem as melhores imagens macros. Elas são projetadas especificamente para fotografias de catálogos, insetos e etc. Os modelos que se destacam nessa categoria são: 105mm e 85mm macro para Nikon, 100mm e 65mm macro para Canon e 100mm para Sony.

Vantagens:

  • Escala real de 1:1
  • Nitidez perfeita
  • Ótimo foco

Desvantagens:

  • São muito específicas
  • Exigem que se esteja muito perto do objeto
  • Podem ser bem caras

Faixa de Preço dos modelos mais acessíveis:

De R$ 1.000 a R$ 3.500

Minha Opinião:

Para os apaixonados pelo micro-mundo, essas lentes são ideais. Gosta de insetos? Não tem medo de mosquitos? Compre uma macro e mostre a foto para sua namorada, aposto que ela vai dizer: “credo…. que nojo”.

20mm a 35mm – LENTES GRANDE ANGULARES

As lentes grande angulares são perfeitas para ambientes abertos e paisagens, além de ajudarem muito quando o objeto fotografado estiver próximo da lente. Elas distorcem a imagem, embora menos que as fisheye, mas ainda assim podem causar efeitos indesejáveis em suas fotografias.

Ótimas opções desse segmento, no caso da Nikon, são as fixas AF-S NIKKOR 20mm f/1.8G ED  AF-S  NIKKOR 24mm f/1.4G ED e as zoons AF-S NIKKOR 14-24 f/2.8G EDAF-S NIKKOR 16-35mm f/4G ED VR ou a AF-S Zoom-Nikkor 17-35mm f/2.8D IF-ED.

35mm a 50mm – LENTES NORMAIS

Lente

Essas lentes são interessantes porque elas não distorcem a imagem como a grande angulares. Dentro dessa categoria temos lentes fixas e zoons, mas o destaque vai para a 35mm e para 50mm… as duas maiores e melhores lentes normais e muitas vezes as mais escolhidas como segundas lentes de muitos fotográficos iniciantes.

A grande favorita dos fotógrafos ainda é a 50mm!

Vantagens:

  • Pequenas e leves
  • Qualidade óptica superior
  • Fabricadas com as maiores aberturas possíveis
  • Mais baratas

Desvantagens:

  • Não possui distância focal variável
  • Obriga o fotógrafo a se mexer
  • Requer treino

Minha Opinião:

Não tem uma 50tinha? Está esperando o que para comprar uma? Brincadeira. Custando valores mais baixos (R$ 350 na média) essas lentes são perfeitas para retratos e se está pensando em adquirir uma lente para fazer dupla com sua lente 18-55mm, compre uma 50mm que não vai se arrepender.

50mm a 135mm – LENTES MEIA-TELES

Temos aqui lentes que não distorcem como as lentes normais, tem boa abertura angular e ainda possuem um zoom que proporcionar buscar motivos mais distantes da lente.

Elas são muito usadas para retratos e paisagens. As lentes meia-teles podem ser fixas ou zoom, mas a 85mm é a grande consagrada aqui, embora existam outros modelos competentes no mercado.

135mm a 400mm – LENTES TELEOBJETIVAS

Lentes com um comprimento focal superior a 135 mm geralmente são chamadas de teleobjetivas sendo úteis quando você deseja que a imagem de um objeto distante preencha todo o quadro como, por exemplo, um drible de futebol ou uma ultrapassarem em uma corrida; ou quando quer fotografar um objeto muito distante.

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Gosto de pensar nas teles (termo apenas para os íntimos) como o oposto da Grande Angular, pois o ângulo da Tele é “mais fechado”, ela abrangerá apenas uma pequena parte do que você consegue ver. Normalmente esse tipo de lente é usado por profissionais da área do esporte ou de jornalismo e custam muito, mas muito caro mesmo! Podem chegar a valores próximos de R$ 20 mil.

Vantagens:

  • Aproximação do objeto inacreditável
  • Qualidade fenomenal
  • Possuem baixa dispersão

Desvantagens:

  • É de uso muito específico
  • Extremamente caras
  • Grandes e pesadas

Minha Opinião:

Como o uso dessas lentes é específico, elas são indicadas para quem trabalha com jornalismo esportivo e outras modalidades ou para quem quer fazer a foto de um leão na Savana africana e sobreviver para contar história.

Absolutamente Tudo Sobre Lentes 

Esse foi um resumão dos tipos de lentes que podemos encontrar no mercado fotográfico. Existem outras variações das lentes que apresentamos aqui, mas o padrão é basicamente o mesmo. Pesquise bastante antes de comprar uma lente nova para seu set e nunca se esqueça de que a melhor lente é aquela que melhor vai atender suas necessidades.

Para cada tipo de foto que desejar fazer existirá uma lente dedicada que te dará melhores resultados. A 18-55mm pode ser considerada uma grande angular quando estiver em 18mm e pode ser uma lente normal em 55mm, mas a qualidade óptica de uma Nikkor 24mm ou uma Nikkor 50mm podem te dar são infinitamente superiores.

Se tiver perguntas, pode fazer à vontade e se sentiu vontade de se inscrever no Verena para nos incentivar a produzir mais conteúdos incríveis como este, aproveite agora… é de graça e não pesa nada.

  • Daniela

    Olha, já tive aula de fotografia na faculdade (minimamente), já li em vários sites. Mas nunca encontrei explicação melhor =) parabéns!

    • Projeto Verena

      Daniela, agradecemos os elogios e ficamos felizes em saber que temos ajudado você, leitores, a esclarecer dúvidas. Esperamos que continue conosco lendo nossos posts, fazendo sugestões e críticas e nos ajudando a fazer do Projeto Verena uma ferramenta de auxílio.

      Sinta-se convidada a voltar mais vezes.

  • boas e a primeira vez que faço um post, e a primeira que entro no blog :-p, tenho uma slr nikon d3000, com lentes 18-55 e uma 55-200, considerada por muitos a pior slr feita pela nikon, mas estou indeciso queria comprar uma lente que me desse mais distancia focal, o problema e o preco, entre uma lente superior e uma super zoom coolpix de 42x a qual me aconcelhas? o preco da segunda e bem mais em conta

    • Projeto Verena

      Olá NunoPauloPintor

      Tecnicamente o que você fez foi um comentário e não um post, mas tudo bem (risos).

      A 18-55mm e a 55-200mm são lentes zoom e só por este fato elas se tornam inferiores as lentes fixas. No caso da 18-55mm, ela é uma lente de baixo custo e por isso não é primor em qualidade ótica.

      Cara, o problema de QUALQUER produto fotográfico no Brasil é o preço. Lentes então nem se fala! Elas são caras e sempre serão caras, custando até mesmo o dobro do preço do corpo de uma SLR.

      Se está com o orçamento apertado, esqueça a ideia de comprar uma lente de distância focal maior, vai juntando uma grana que será mais proveitoso. Acho que você já deveria ter aprendido que uma superzoom é muito inferior a uma SLR tendo em vista que possui uma D3000. Não se iluda com 42x de zoom, exceto se quiser usar 42x e ter uma imagem distorcida e cheia de ruído…. o barato pode sair caro e se transformar em uma decepção.

      Na minha opinião você deveria juntar um dinheiro (uns R$ 2.000,00 você compra uma boa tele objetiva da Nikon e talvez por um pouco menos uma Sigma ou Tamron), mas essa decisão cabe a você, claro.

      Bom, se ainda restarem dúvidas basta voltar a entrar em contato conosco.

  • Olá! Amei o blog e as postagens que li até agora! Já salvei nos meus favoritos para voltar todo dia e ler mais, principalmente pq estou me informando o máximo possivel antes de comprar uma maquina fotografica… pelo valor pensei mto em comprar uma superzoom, porém conversando com um amigo fotografo de cara ele já falou da dslr….e tenho uma grande dúvida até agora (dentre mtas outas, kkk) vi a nikon d3100 e queria saber a tua opinião sobre ela, vi em outro post teu q é um dslr de entrada… para iniciantes, o que é meu caso…. mas gostaria de saber o seguinte, o fato de ela usar pilhas e não uma bateria a desvaloriza ou não, ou seja, acabo por gastar mto em pilhas ou o consumo delas não é tão rápido assim? desculpe a pergunta boba, mas no momento essa é uma duvida importante pra mim…obrigada e parabéns pelo blog!

  • Alan SB dos Santos

    Quero, primeiro, agradecer pelo conteúdo aqui postado pois consegui aprender um pouco mais sobre esse assunto “câmera”, que vem me interessando muito. Estou comentando aqui por que também estou querendo uma câmera de entrada e fiquei muito tentado pela D3100, pelos motivos comuns, não disponho de muita grana, e entendo nada de prática com dslr. Então, se possível, queria que você me ajudasse dizendo qual seria uma compra que eu pudesse evoluir bastante, estudando claro!, mas que no futuro pudesse comprar algumas objetivas e e não fosse necessário trocar o corpo nem tão cedo.
    Sou skatista, e é o principal foco que minha camera vai apontar, já tenho conciêcia que preciso de uma câmera que seja boa em fotografar vários frames/s. Pretendo também comprar logo uma FishEye.Mas vou fotografar muito paisagens pois gosto bastante de natureza. Enfim… Ajude-me por favor!

    • Projeto Verena

      Resposta se encontra em seu e-mail

  • Alexander

    Olá, estou pensando em compra uma câmera, ainda não decidi a marca. Gostaria de saber se ha diferença de preço nas objetivas semelhantes da nikon e canon.

    • Olá, Alexander.

      Escolher entre Canon e Nikon é algo pessoal, às vezes o estilo de menu de uma te agrada mais ou a empunhadura de uma é melhor para você…. tudo depende do seu gosto visto que tanto a Canon quanto a Nikon possuem modelos equivalentes em matéria de especificações… Se uma pessoa disser que a Nikon é melhor ou a Canon é melhor, desconfie se ela não está sendo tendenciosa.

      Com relação às lentes, veja bem… todas as lentes da Canon possuem compatibilidade com todas as câmeras, pelo menos nas lançadas nos últimos 40 anos (risos), assim como a Nikon. Por isso uma lente 50mm da Canon serve na T3i como na 60D como na Mark III e uma 70-200mm da Nikon serve em uma D3100 ou D7000 ou D3s. Entre as marcas não existe compatibilidade… uma 50mm da Canon não encaixará em uma Nikon. Fabricantes como a Sigma e Tamron fazem lentes alternativas (e mais baratas) para a linha da Canon e da Nikon.

      A questão de preço fica por conta do fator motor de foco interno: as lentes da Nikon tendem a ser um pouco mais caras que as da Canon. Particularmente eu não usaria esse critério para definir a escolha da minha câmera/lente. Você precisa definir sua câmera/lente com base no uso que vai dar a ela, ou seja, se vai aprender fotografia e fazer fotos apenas por hobby então as DSLR de Entrada são as melhores opções. E daí que elas não tem motor de foco no corpo? Basta comprar uma lente que tenha esse motor internamente…. vai pagar um pouco mais caro que as lentes da Canon? Vai, mas o valor não é tão discrepante assim

      O resumo seria isso:

      Corpo sem motor de foco + Lente sem motor de foco = foco manual
      Corpo sem motor de foco + Lente com motor de foco = foco automático
      Corpo com motor de foco + Lente sem motor de foco = foco automático
      Corpo com motor de foco + Lente com motor de foco = foco automático

      Qualquer dúvida adicional, volte a falar conosco. Sugiro ainda que leia este artigo do nosso site http://www.verenafotografia.com/a-familia-aumentou/

  • Parabéns pela ótima didática do post.
    O fato de colocar as vantagens e desvantagens de cada lente e também a sua opinião foi muito esclarecedor.
    Continue postando pois seu site está em meus favoritos e venho acompanhando quase todos os dias.

    • Olá mais uma vez, Cleberson.

      É sempre um prazer tê-lo em nosso site e que isso se torne cada vez mais frequente. Estamos preparando dois artigos bem interessantes que vão continuar tratando sobre as superzooms e sobre quanto cobrar em seu trabalho de fotografia para aqueles que não fazem ideia de quanto pedir por suas fotos e trabalho. Esperamos contar com sua leitura.

      É bom saber que nossa didática tem ajudado e que a comparação de vantagens e desvantagens ajudem nossos leitores a se decirem por um modelo. Todos os equipamentos possuem lados bons e ruins, porém o que define se ele é bom ou não é se ele atenderá as exigências do fotógrafo.

      Volte mais vezes

  • parabéns pela iniciativa de vocês ,e pelos excelentes documentários explicativos para nós iniciantes no ramo fotográficos ! continuem assim 1 eu gostaria de saber se a lente 18-100mm,são compatíveis com a 18-55mm , e se pode se adaptar qualquer uma do mesmo fabricante, tipo: uma 18-55 com uma 55-200mm ,55-300mm ? aguardo ansiosamente a resposta de vocês pra mim pra mim escolhe a ç
    lente correta pra câmera dslr da nikon que eu vou comprar que possui hdr e fotografa no modo raw e possui ótimos efeitos espeiais !

    • Olá, Guilherme.

      Não sei se entendi muito bem sua dúvida, mas vou tentar explicar da melhor forma possível. Todas as lentes da Nikon funcionam nas câmeras da Nikon e assim com as outras fabricantes como a Canon.

      Existem empresas que fabricam lentes para várias marcas como a Sigma, Tamron e Tokina que possuem lentes com encaixe para Nikon, Canon e etc.

      Não é possível unir lentes, ou seja, não tem como juntar uma 18-55mm com uma 55-200mm e usar as duas ao mesmo tempo na câmera. As lentes são específicas e cada uma foi feita para um tipo de fotografia diferentes, por isso você precisa definir qual o tipo de fotografia que quer fazer para comprar um lente que atenda isso.

      Caso tenha dúvidas sobre fotografia e equipamentos, volte a falar conosco. Se não for um leitor assinante do site, não perca a oportunidade de se inscrever: digite seu e-mail no campo indicado ou no botão “+” no canto inferior direito para receber uma notificação em sua caixa de entrada toda vez que publicarmos algo novo.

  • Sheila

    Gostei da matéria! mas continuo com uma dúvida, estou querendo adquirir uma nova lente a Ef 75- 300 da canon, mas uma característica dessa lente me deixou confusa o USM ultrassônico, ao tentar realizar a compra vi a mesma lente porém uma tinha essa função “por assim dizer” e a outra não, e como iniciante no assunto não consegui ver a diferença dessa característica e ainda não me decidi por não conhecer essa definição, gostaria que vc me ajudasse nessa dúvida. Obrigada!

    • Olá, Sheila.

      USM é a sigla de “Ultra Sonic Motor”, ou motor ultra-sônico de foco (o auto foco da lente). Objetivas ultra sônicas são mais silenciosas e rápidas do que as objetivas não “USM “. Objetivas USM também consomem menos bateria do que as outras. Veja outras siglas da Canon AQUI.

      Caso tenha mais dúvidas, volte a falar conosco.

  • Weslley Reis Santos

    ola eu tenho uma Nikon D3100 com uma lente 18-55 e uma 55-300. posso usar a 55-300 em eventos a Noite ? Párese-me que as fotos nela ficam melhores !!

    • Olá, Weslley

      Cada lente tem uma finalidade. Uma 55-300mm é uma teleobjetiva e
      como tal se destina a fotografar assuntos que estão longe (vida animal, astro
      fotografia e etc). Normalmente “eventos noturnos” eu entendendo como
      festividades variadas – casamentos, aniversários, festas – (se estiver errado,
      corrija-me) e para tais o ideal são lentes rápidas, claras (a 55-300mm tem abertura
      de f/4.5 – muito escura) e mais angulares como a 50mm, 35mm e etc.

      A questão talvez não seja exatamente a qualidade da imagem, mas
      a usabilidade da lente.

      Caso tenha mais dúvidas, volte a falar conosco. Se não for um leitor assinante do site, não perca a oportunidade de se inscrever: digite seu e-mail no campo indicado ou no botão “+” no canto inferior direito para receber uma notificação em sua caixa de entrada toda vez que publicarmos algo novo.

  • Neto

    Oi J.R,
    Na minha busca por uma dslr pesquisei sobre a T3i e ao procurar pela lente da canon 50mm EF-S 1.8 is para minha surpresa não a encontrei em lugar nenhum na internet. Ate mesmo no Amazon só tem a EF e sem estabilizador. É isso mesmo? Ela é difícil de ser encontrada?

    • Não sei se usou a nomenclatura correta, mas a 50mm da Canon que conheço é a EF 50mm f/1.8 II… talvez essa que procura seja uma lente mais antiga. Como não conheço profundamente os equipamentos da Canon, então não tenho como afirmar… apenas posso sugerir que busque mais informações em fóruns específicos sobre a Canon.

      Vou deixar dois links para você:

      http://www.fnac.com.br/lente-canon-ef-50mm-f-1-8-ii/p/632693

      http://www.loja.canon.com.br/ef-50mm-f18-ii-385.aspx/p

      • Neto

        Obrigado mais uma vez pela atenção J.R. Na verdade procurava por uma 50mm que tivesse estabilizador de imagem, mas pelo que vi não existe (agora que estou entrando nesse mundo rs). As lentes fixas não precisam de IS/VR, é isso?

        • Não é que as lentes fixas não precisem ou não usem VR… a 85mm Macro ou a 105mm da Nikon possui essa tecnologia, por exemplo. O VR é usando para reduzir a vibração causada por um motivo básico: distância focal. Ao usar “zoom” qualquer movimento ou respiração pode gerar vibração e tremer sua fotografia.

          O VR foi concebido para dar estabilidade às câmeras quando estão fora do tripé. A 85 Macro precisa se aproximar muito do objeto (fotografia macro) e a 18-300mm precisa buscar o assunto bem ao longe, por isso o VR foi implantado também nesse segmento de lentes.

          A 50mm é uma lente rápida (aberturas f/1.8 e f/1.4), por isso somente em casos de pouquíssima luz é que as imagens sairão tremidas

  • igvaldo

    Ola!! Qual a diferença entre as lentes EF esa EF-S? É que estou pensando em comprar uma canon 60d e encontrei um kit com a lente CANON 75-300mm F/4.0-5.6 Iii e nao sei se esta lente serve legal nesta lente.

  • Lívia P. de Araújo

    Olá Jônatas,
    Parabéns pelo artigo. Me ajudou muito! Mas ainda tenho algumas dúvidas. Por exemplo, uma lente AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR faz todas as tarefas (e mais um pouco) que uma lente AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR , tendo em vista que a primeira tem maior distância focal (18-105mm contra 18-55mm) mas ambas possuem as mesmas aberturas do diafragma (f/3.5-5.6), correto? Então ela (a 18-105mm) é uma lente melhor em todos os sentidos (exceto financeiro .. rs), ou não? É melhor comprar a 18-105mm do que a 18-55mm se você puder pagar um pouco mais pois a 18-105mm fará tudo que a 18-55mm faria? Não é mesmo?
    E eu não entendo a diferença entre a lente AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR e uma lente AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR II !!! O que seria esse VR e esse VRII? Ele é importante?? Você saberia me explicar?? Desculpe-me por tanta perguntas mas sou nova no estudo de fotografia e estou com uma enorme sede por informações! Desde já agradeço a sua atenção!!

    • Olá, Lívia.

      Valeu pelo elogio.

      Lente melhor? Não se pode dizer que uma lente é melhor que outra baseando-se apenas na distância focal máxima. De fato a 18-105mm enxerga mais longe que a 18-55mm, porém isso é necessariamente bom?

      Para você refletir: usando a distância focal máxima das duas lentes e fazendo a foto usando apenas as mãos (nada de tripé) em um dia nublado a chance da foto sair tremida é maior na lente 18-105 do que na 18-55. Outro ponto: ter mais distância focal é bom? Depende. Se você fará apenas fotos de amigos, parentes, festinha de aniversário dificilmente usará 105mm; será um estorvo (por causa do peso e do case para acondicioná-la) ter que carregar uma lente maior fisicamente e seu pulso se cansará rapidamente por causa do conjunto corpo da câmera + lente grande. Se por outro lado sua praia é fazer fotos de animais ariscos ou captar motivos que estão longe, então a 18-105mm se torna uma opção interessante a ser considerada.

      Último ponto: a 18-105 fará o mesmo trabalho que a 18-55? Eu diria que ela cobrirá a mesma distância focal, contudo você deve se atentar que o jogo de lentes dentro da objetiva é diferente em cada um dos modelos que citou. Pode ser que a grande quantidade de vidro (vários elementos internos) dentro da 18-105 corroa ou degrade as cores da imagem gerando uma imagem diferente da que a 18-55mm poderia fazer.

      Nas lentes da Nikon, VR é a sigla para Vibration Reduction, isto é, o estabilizador de imagens. Sugiro que leia o artigo sobre as siglas da Nikon http://www.verenafotografia.com/siglas-nikon/

      Nikon está constantemente melhorando suas lentes e seus atributos mecânicos, design e engenharia para produzir lentes mais versáteis. A principal diferença do VR II é de seu novo mecanismo de zoom. O zoom mecânico da Nikon VR I se arrasta quando posicionado verticalmente.. algo muito irritante para a maioria dos fotógrafos. Já o VR II , tem um bloqueio que impede que esta “rasteira de zoom”, que é adorado por muitos fãs do sitema VR criado pela Nikon. Resumindo… o VR II é um estabilizador de imagem melhor que o VR I principalmente quando estamos usando distância focal máxima (zoom)

  • Wagner Fernandes

    Ola Johnny,
    Fantástico teus artigos , mas tire-me uma duvida. Tenho uma D7000 e normalmente fotografo motocicletas em movimento , qual lente e indicado para esta maquina , Nikkor 70-300 mm 4.5-5.6 VR (com motor e VR) ou Nikkor 70-300 mm 4.5-5.6 (sem motor e sem VR) ?
    Abração

    • Olá, Wagner.

      Obrigado pelos elogios.

      Se você faz fotos de objetos em movimento então o ideal é ter uma lente rápida e com com estabilização de imagem (VR). Das opções que citou eu indicaria a que tem motor de foco e VR porque mesmo que seja um pouco mais cara, o resultado será melhor (fotos tremidas).

      Até mais

  • Neto

    Olá Johnny, Parabéns pelos artigos… tem sido ótima referência para mim que comecei agora a entrar no mundo da fotografia… depois de muita novela resolvi comprar uma D5200 (kit 18-55) e cada dia tento estudar mais sobre pra aproveitar o potencial da câmera… Enfim, depois de ler sobre as lentes surgiu uma dúvida… percebi que no meu caso seria uma boa uma lente 50mm porém fui pesquisar, e achei duas porém uma custando o dobro da outra… uma é AF e outra AF-S (acho que é isso) … Sei que tem o artigo sobre as siglas, mas de antemão será que você podia me explicar melhor o que uma tem de “tão” melhor que a outra que justifique esse salto tão grande no preço? Será que eu ia gastar dinheiro a toa comprando a mais “econômica”?? Abraços!!!

  • Quanto as teleobjetivas tem gente que adapta as cameras em telescopios refratores,Eu acho vantagem alem de ter um tripe um telescopio refrator bom tá na casa dos R$8mil e tem uma objetiva de 150mm de diametro e a distancia focal em torno de 1000mm dá pra amplia mais de 354x sem perder qualidade.
    http://www.celestron.com/browse-shop/astronomy/telescopes/omni-xlt-150-r-telescope

  • leonardopete

    Muito bom!! Gostei muito!!

  • leonardopete

    Gostaria de saber sobre a lente canon 24-105 mm? Para tirar fotos de pessoas, em ambiente com pouco luminosidade da pra usar? Muito importante Nitidez.

    • Obrigado pelos elogios.

      Qualquer lente é passível de ser usada em ambiente de baixas luzes desde que você saiba como fazer fotos em baixas luzes, tenha um bom tripé e saiba usar flash dedicado.

      A 24-105mm é uma lente teleobjetiva e pode ser usada para fazer retratos, embora a qualidade seja perdida a medida que aumenta o “zoom”.

      • leonardopete

        Jhonny muito obrigado por me ajudar! Mas me diz uma coisa, estou prestes a pegar a Canon 6D e gostaria que vc me indicasse uma lente que suprisse minha necessidade. Seria pra fazer retratos de pessoas. E para eventos. Mas que tivesse um resultado quanto a nitidez. Quais lentes vocês me indicaria? Das mais simples as mais sofisticadas??

  • Alexandre

    Obrigado pelas informações. Sou iniciante de fotografia e adquiri uma Fujifilm FinePix SL1000 qual lente eu deveria comprar para tirar boas fotos na praia, natureza, panorâmicas e em grandes distâncias com movimento. Existe um ou duas lentes para iniciar? é legal ter adaptador de lentes?

    • Olá, Alexandre.

      Pelo que sei a SL1000 é uma superzoom e como tal não tem lentes intercambiáveis, ou seja, não tem como trocar de lentes

      • Alexandre Pontes

        Johnny obrigado por me responder mas não existe nenhuma lente para adaptação para esse modelo de câmera? eu conheço muito pouco dessa câmera o que você acha desse modelo dê a sua opinião para um iniciante? ela será muito importante para mim obrigado.

        • Olha… até existem tubos extensores, mas, na minha opinião, qualquer coisa que seja uma adaptação não é boa coisa porque está adaptando uma coisa que não foi projetada para desempenhar tal função.

          Com a SL1000 você vai fazer fotos interessantes, mas jamais será como uma DSLR e nem terá como trocar lentes.

  • Débora Souza

    Oi , sou iniciante e estou pra fazer curso de fotografia porém pra o mesmo devo ter uma câmera semiprofissional , já vi que apenas as DSRL são semiprofissionais e não as superzoom.. Graças ao seu blog eu compreendi .. então eu queria saber quais câmeras DSRL de pequeno porte ( como vi em seu outro post as suas classificações – amei kk ) eu acho com valor até 1000 ou 1500 reais ?

  • Débora Souza

    E ah .. queria saber qual lente ou quais são ideias para fazer fotos de book , principalmente em lugares fechados , mas e pra lugares abertos e claros ?

    • Olá, Débora.

      Creio que no artigo esteja claro, mas em locais fechados ou abertos o ideal são lentes grande angulares por terem a capacidade de incluir mais cenário na imagem

  • Karine Martinhão

    OLA BOM DIA, ESTOU USANDO UMA NIKON D5200 COM LENTE 18-55 DO KIT, QUERO INVESTIR EM UMA COM MAIS ZOOM MAS Q NAO SEJA TAO CARO…QUAL VC ME INDICA? ESTOU PENSANDO NA LENTE NIKON AF S DX VR ZOOM NIKKOR 55-200 MM F/4 5.6G IF ED. JA PESQUISEI MAS AINDA NAO CONSEGUI SANAR MINHAS DUVIDAS PODE ME AJUDAR DIZENDO SE VOU CONSEGUIR USAR BEM COM A MINHA CAMERA?

    • Olá, Karine.

      Se precisa de zoom, então o caminho é seguir para as teleobjetivas como a 55-200mm, mas ela não tem a melhor óptica que pode encontrar… até porque custando menos de mil reais é difícil achar uma lente excepcional.

      Caso se importe apenas com zoom, essa lente pode ser o caminho ideal, mas fique atenta a questão do peso. Uma lente maior pesa mais na bolsa, nas costas, nas mãos e nos braços além de ocupar mais espaço na bagagens. Esses são itens que a maioria das pessoas se esquecem de levar em consideração

  • Igor Pinheirua

    Fala Johnny! Parabéns pels artigos, cara! Estou entrando também para esse novo e fantástico mundo com uma Nikon D5500 com lentes básicas 18-55 e uma 35mm f1.8 que comprei para fotos noturnas de paisagens que é meu maior interesse! E é nessa questão que não entendo! Esses malditos F´s que tornam as lentes mais caras!!! Por exemplo, no ML as lentes 35mm F1.8 custam a partir de R$ 950. Já as lentes 35mm F1.4 saem a partir de R$ 3800. O que os F´s mudam exatamente?

    • Olá, Igor.

      Obrigado pelos elogios.

      Para saber mais sobre as siglas da Nikon leia este artigo: http://www.verenafotografia.com/siglas-nikon/ e sobre a abertura: http://www.verenafotografia.com/tudo-sobre-o-diafragma/

      Resumindo: o f/ é referente a abertura máxima da lente. Quanto menor o número, maior será a abertura, quanto maior a abertura mais luz entra na lente e quanto mais luz mais qualidade sua imagem terá.

      Lentes com f/ baixos exigem construções mais cuidadosas, ou seja, são lentes melhores construídas e com cristais de melhor qualidade também. São lentes que com mínimo de aberração cromática, alta nitidez e bokeh fantástico.

  • Rafael Jachetti

    Olá! Tenho uma Nikon D3300 e a lente do kit 18-55. Estou em dúvida entre a 35 mm e a 50 mm, para fazer retratos, entre outros, como hobby. Como maquina não é full frame, se comprar a lente 50 mm – ela é FX (Lente Nikon AF-S FX NIKKOR 50mm f/1.8G) ela ficara como 80 mm, isso? Estou quase decidido pela Lente Nikon AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G, Estou certo?

    • Olá, Rafael.

      Vamos por partes:

      35mm ou 50mm para retratos – se sua câmera é a D3300, ou seja, uma câmera DX, então por causa do fator de corte é melhor usar uma 35mm que terá aspecto de 52mm – um comprimento focal mais próximo do natural e sem distorções.

      Uma 50mm na D3300 terá aspecto de 75mm (fator de crop da Nikon é de 1,5)… quase uma meia tele que tbm é ótima para retratos.

      Se pretende ficar nas câmeras DX e fazer retratos, fique com a 35mm, mas se no futuro for migrar para uma câmera FX, já compre a 50mm.

      Resolveu a dúvida?

      • Rafael Jachetti

        Olá Jhonny! Agradeço pela resposta, ajudou muito. Pretendo ficar na DX, por ser hobby. Irei comprar a Lente Nikon AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G que é DX, mesmo assim devo levar em consideração o fator de corte?

        • Se pretende fazer da fotografia apenas um hobby, então o fator de corte não é determinante. A 35mm é uma lente incrível e tenho certeza que vai gostar bastante dela, embora ela seja fixa (não tenha zoom). Se sentir dificuldade com ela, saiba que é normal porque uma lente fixa exige bastante aprendizado mesmo.

          Leia meu post sobre a 50mm…. é só coloca na pesquisa aqui do site que vai achar o texto

          • Rafael Jachetti

            Ok Jhonny, muito obrigado! Parabéns pelo excelente conteúdo do site!

          • Opa! Ajude a divulgar o Verena… quem sabe não consigo ajudar alguém que pode ter as mesmas dúvidas que você 🙂

          • Rafael Jachetti

            Pode deixar!! Abraços

  • Mariana G. De Nadai

    Olá, estou iniciando no mundo da fotografia, pretendo fazer cursos e etc. A minha intenção e trabalhar com festas de aniversário e ensaios de gestante, infantil… Vou comprar uma Nikon D5500 e gostaria de dicas de qual lente comprar para esse tipo de foto que pretendo trabalhar a de 18-55mm ou 18-140mm ou me indica alguma outra? Por favor me ajudem a iluminar minhas idéias..
    Grande abraço.
    Mariana.

    • Oi, Ma.

      Fique esperta nas lentes que vai comprar porque se forem lentes DX quando trocar sua câmera, se trocar, por uma FX você terá problemas.

      Não acho que a 18-140mm seja uma boa opção. Sei que ela é mais barata que a maioria, mas se começar com uma normal e uma meia tele de qualidade já está de bom tamanho. Depois poderá investir mais em uma tele

  • Ronaldo Ligorio Passos

    Preciso comprar uma lente zoom Canon DX para fotografar espetáculos de dança à noite, preciso congelar movimentos como saltos de balet, jazz, street, etc. Preciso de uma zoom com abertura de 2.8 e uma alcance de 3m a 30m somente. Qual a melhor zoom da Canon pra essas circunstâncias?

    • Ronaldo… você precisa de uma lente clara e isso quer dizer aberturas maiores que f/2.0 como lentes f/1.8 ou f/1.4

      Com essa distância focal somente grande angulares poderão te atender. Veja no site da Canon o lineup disponível com essas características

      • Ronaldo Ligorio Passos

        Era o que eu temia, pois preciso aproximar e afastar as cenas e as lentes zoom iniciam, acho que todas a partir de 2.8 de abertura. Acho que a solução pra mim vai ser intercambiar uma zoom e uma fixa clara. Obrigado.

        • Lentes que possuem zoom geralmente não conseguem ser claras e quando conseguem custam muito muito caro.

          f/2.8 é uma boa abertura, mas eu não a chamaria de clara, porém usando outros meios você poderá compensar essa “falta de luz” com ISO e velocidade aliado a um tripé.

          Creio que se fizer uma combinação desses fatores conseguirá fazer fotos de shows e congelar bem os movimentos.

          • Ronaldo Ligorio Passos

            Obrigado pela dica Johnny. Bom trabalho.

          • Opa! Até a próxima

  • Ana Maria Athayde

    Já li tanta coisa e como sou iniciante, quero fazer fotografia de Gestante, Parto e Newborn, a dúvida é: Tenho uma NIKON D3100 (que comprei como hobbie), mas agora já fiz dois cursos de fotografia e um Workshop de Gestante e Newborn, queria comprar uma lente específica para essa categoria. Já me indicaram a 50mm e também 18-105mm, mas a dúvida continua, me dê uma direção por favor. Obrigada.

  • Nerusa Rontani Meirelles

    ,gostei demais das dicas do site, estou comprando uma lente 18-135 o que vc me diz dela?!?! outra coisa minha utilização eh para eventos e gostaria de ter um pouco mais de informação quanto a lente, pq minha camera tem sensor ”cropado” e estou preocupado com esse corte dela nas imagens, e por isso estou optando pela lente 18-135 e pelo zoom tbm, mais sera que conseguirei alçar meus objetivos??? poderia me dar uma ajuda nesse caso???

    • Olá, Nerusa.

      A 18-135mm é uma lente zoom teleobjetiva de qualidade comum. Não tem nada de excepcional, mas creio que o preço seja atrativo e relativamente baixo.

      Quanto à questão do crop veja o artigo http://www.verenafotografia.com/formato-dx-e-fx-veja-diferencas/

      • Nerusa Rontani Meirelles

        mas com relação ao corte, sera que consigo uma melhora nas fotos, quanto ao recuo?!? comprei uma hx 300 da sony e tenho a d3100 que acabei de descobrir que ela tem o sensor cropado, e trabalho com fotografia… quanto ao zoom tudo bem, mais a minha maior duvida seria com relação ao crop mesmo com essa lente… li varios dos teus artigos, que sem sombra de duvida sao otimos, mais continuo com uma pontinha de duvida… rsrsrs… obrigado pela atenção em responder as nossas perguntas… abraço.

        • Recuo? Acho que não entendi sua pergunta que relaciona a D3100, zoom e crop. Consegue me explicar melhor sua dúvida?

  • Alexandre

    Boa noite Johnny.
    Parabéns pelo seu site que é realmente muito bom e tem matérias muito relevantes para quem está começando. Tenho uma Nikon D7200 que comprei com o Kit 18-140 e gosto muto dela. Eu viajo bastante e no momento desejo fazer aquelas fotos de paisagem com qualidade excepcional. Procuro uma grande angular que não provoque distorção e seja bem iluminada. Qual devo escolher a 20, 24 ou 28 mm? Elas realmente são melhores que uma zoom, correto? Há diferença de qualidade entre elas? Agradeço sua ajuda.

    • Olá, Alexandre,

      Obrigado pelos elogios.

      Grande angular que não cause distorção é impossível. Sem haverá distorção, mas cabe a você definir qual nível é aceitável ou não.

      Uma GA com f/1.8 ou 1.4 é cara, por isso se prepare. Geralmente as GA’s 24mm são perfeitas por englobarem muito cenário e não distorcer muito as bordas das fotos.

      Lentes fixas de maneira geral são melhores que lentes zoons por usarem menos elementos ópticos internos e cristais de melhor qualidade.

  • Janne Kelle Sousa

    Olá, amei suas especificações 🙂
    Estou tentando fazer uma escolha de lente que eu possa usar para fotos normais tipo retrato e fotos de detalhes como insetos, mas não posso investir muito e estou buscando uma alternativa mais barata, vi uma nikon 105 2.5 ais oq vc acha dessa?
    Qual seria sua indicação?
    Minha câmera é nikon D7000
    Já tenho uma lente fixa 50mm 1.8 e uma sigma 24-70 2.8
    Obrigada

  • Judson Borges

    Boa noite amigo Verena… eu tenho uma dúvida de iniciante. Porque as lentes ditas variáveis não conseguem ter a mesma abertura que as fixas? Ex: na minha 18-55 quando está em 50mm não consigo uma abertura maior que aproximadamente f3.5, já uma fixa 50mm consigo ter aberturas de 1.8, 1.4, etc como todos sabem, então eu fiquei me perguntando o porquê dessa questão. É limitação técnica? É fator comercial? ou outra coisa qualquer? Desde já agradeço pela sua atenção!

    Abraços

    • Olá, Judson.

      Aqui é o local para dúvidas de iniciantes.

      Uma lente zoom possui mais elementos (vidro) dentro da lente que “escurecem” a imagem, além desses elementos (cristais) nem sempre serem de alta qualidade óptica.

      Uma lente fixa, por não ter zoom, não precisa de tantos elementos e pode usar elementos de maior qualidade sem que isso aumente muito o valor de custo de fabricação.

      Por isso uma lente 18-55mm em 50mm não tem a mesma qualidade que uma lente fixa de 50mm.

      • Judson Borges

        Obrigado Johnny.

  • Clarissa

    Boa noite Verena! Achei uma nikon 80 200 com o numero de F 4.5 por 200 reais usada e o preço me atraiu mas nao sei se é uma boa lente por ser tão barata. É uma boa escolha para a minha d3200? Preciso de uma tele para fotografar natureza.

    • Cla, você se refere à lente 80-200mm? Se for, pelo que sei trata-se de uma lente mais antiga fabricada entre 1977 e 1981. Isso não é necessariamente ruim, mas se a grana estiver muito curta então pode ser uma opção.

      Eu acho que a lente é muito antiga, quase uma peça de museu rs, porém se não tiver jeito…

  • Camila

    Boa tarde! Também tenho uma dúvida:
    Gostaria de tirar fotos de corpo inteiro com um desfoque legal no fundo (coisa que a 18-55 não está conseguindo), porém não sei se invisto numa fixa 50mm 1.8 ou numa tele (que li em alguns lugares que com zoom também desfocam o fundo). Qual seria a melhor pra isso?
    Sou bem iniciante nessas coisas hehe.

    • Oi, Ca.

      Estou supondo que tenha uma DSLR crop, ou seja, uma 50mm terá o aspecto focal de uma 75mm e uma meia tele como a 85mm se tornará uma 127mm. Se sua ideia é fazer fotos de corpo inteiro, então quanto mais “zoom” você tiver na lente, mais longe do assunto da foto você precisará estar. Isso nem sempre é bom.

      Acho que uma 35mm (que virará 52mm) seria interessante já que ela tem boa abertura (desfoque do fundo), é uma boa lente, é uma lente barata e você poderá estar mais próxima do assunto da foto.

      Nem sempre uma lente tele te dará um bokeh interessante… tudo depende da abertura da lente. Fique esperta nisso. Você já leu o artigo que fala exatamente sobre desfocar o fundo de fotos? Veja e tire suas dúvidas http://www.verenafotografia.com/tudo-sobre-o-diafragma/

  • Gustavo

    Caro Johnny,

    Parabéns pelo site. Descobri em pesquisa recente, quando pesquisava quais modelos de máquinas existentes. E olha que já me ajudaste muito. Buscava velocidade no foco e qualidade com pouca luz, coisas que minha pequena Coolpix portátil me irritava muito, apesar já ter feito fotos maravilhosas (para um amador rsrsrsrs) com ela. Então em viagem recente comprei uma Nikon 3200 e estou cada vez mais empolgado pelo “brinquedo”. Pensei numa mirrorless, mas além de ser mais cara, optei pela 3200, pois meu pai tem uma Nikon com algumas lentes antigas, lá da década de 70/80. Então li que posso usar essas lentes com um anel adaptador. Podes me ajudar a encontrar esse equipamento? Obrigado, abraço!

    • Olá, Gustavo.

      Que bom que o Verena o ajudou de alguma forma e melhor ainda saber que fomos achados por você!

      Bom… você não citou quais são as lentes (modelo) do seu pai, por isso não posso afirmar com total certeza que seja realmente necessário o uso de anéis adaptadores. De qualquer forma, caso se preciso você encontrará esse equipamento em alguns sites de câmeras (não tenho nenhum para te recomendar que eu saiba que venda esse acessório) ou em lojas físicas de câmeras ou lentes.

      Se morar em SP, visite as lojas na rua 7 de Abril, na República.

      • Gustavo

        Oi Johnny,

        As lentes são:

        Q Auto 2.8 S 135mm
        Zoom 80-200mm 4.5
        S Auto 1.8 50mm

        Todas antigas da década de 70 e 80.

        Cheguei a encaixar a lente 135mm e encaixou perfeitamente. Mas quando liguei a máquina a mensagem foi que a lente não estava encaixada. Será que precisava colocar o seletor em Manual?

        Abraço

        • O problema é físico possivelmente: os contatos da lente não batem com os contato do encaixe da câmera, por isso ela não reconhece a lente.

          Realmente não sei dizer se há um adaptador para usar essas lentes. Só perguntando mesmo para uma loja especializada em lentes mais antigas.

          Foi mals não poder ajudar mais….

          • Gustavo

            Ok, obrigado novamente. Abraco

          • Por nada!

  • Natalia Gabaldi

    Johnny, boa tarde. Tenho feito um curso online sobre fotografia, porem vire-mexe me veem varias duvidas e ai saiu procurando na internet, ate que parei aqui. Parabens pelo tutorial sobre lentes, me esclareceu muito mais do que o curso que tenho feito em si. Porem, tenho uma duvida, pretento iniciar em breve um curso livre profissional no Senac, e la exigem que eu tenha uma DSLR 35 mm. Minha camera e a Nikkon D60, lente 18-55mm. Com essa lente eu consigo fazer o curso? Voce acha que e melhor que eu tenha a fixa 35mm? Obrigada pela atencao e mais uma vez, parabens!

    • Oi, Nat.

      Que bom que achou o Verena e melhor ainda saber que o artigo a ajudou de alguma forma. Bom… com relação à sua dúvida tem algo que precisa ser esclarecido.

      Até onde eu sei o SENAC exige apenas uma DSLR para cursar os cursos de fotografia. Nunca vi exigência de lente.

      O termo “DSLR 35mm” pode significar “DSLR Fullframe” e não ter nada a ver com a lente fixa de 35mm. Seu curso é o “Livre profissional” portanto PODE ser que a exigência seja por uma DSLR Fullframe, embora eu nunca tenha visto o SENAC ser tão específico assim para cursar seus cursos.

      A Nikon D60 é uma câmera crop, ou seja, se o curso exige uma fullframe a D60 NÃO SERIA IDEAL. A Fullframe mais barata da Nikon que eu conheço (falando dos modelos mais recentes) é a D610.

      Eu particularmente acho que você poderia aproveitar muito bem o curso usando a D60 e não perderia em nada no processo de aprendizagem, mas só verificando com a unidade SENAC do motivo dessa exigência e no que ela vai implicar no seu aprendizado

  • eneida

    Olá, já me dediquei à fotografia há décadas atrás, como hobby e fazendo alguns trabalhos profissionais esporádicos, com câmeras SLR Canon (filme 35mm). Passei um longo período afastada e resolvi retomar o hobby, estou estudando sobre fotografia digital para adquirir minha 1ª DSLR de entrada. Estou optando por uma Nikon D3300 c/ 18-55mm e uma 55-200mm (pois era a cobertura de lentes que mais utilizava – para viagens, natureza, arquitetura, macro e poucos eventos), apesar de serem lentes de kit e escuras, me atenderiam bem em viagens (meu maior alvo), por serem versáteis e leves, assim como a câmera. Porém, sei que mais à frente, devo adquirir também, uma 35mm ou 50mm fixa, 1.4 ou 1.8; e estou com a dúvida sobre se poderia adquirir uma AF (mais barata) e fazer o foco manual, pois na minha experiência anterior, o foco feito através daquela esfera bipartida visualizada, era fácil de fazer e ficava muito preciso, não havia qualquer dificuldade em focar manualmente, quando dava alguma dúvida, a escala numérica no anel de foco ajudava. Não era rápido, mas dava ótimos resultados. Aí fica a pergunta: focagem manual nas DSLR de entrada é muito difícil ou inviável?

    • Oi, Eneida.

      Você faz bem em estudar sobre fotografia para se atualizar e a escolha da câmera e lentes parece bem adequada aos propósitos de sua fotografia, mesmo sendo lentes escuras (assim como você, eu adoro a qualidade e os desafios das lentes fixas).

      O AF veio para facilitar as coisas – especialmente em condições de velocidade – e não é nenhum bicho de 7 cabeças como os iniciantes tanto temem. Se sua fotografia não exige velocidade, acho uma boa economizar ao comprar lentes MF.

      As DSLR de entrada de hoje são muito avançadas em relação às antigas SLR, por isso, tendo uma boa lente e experiência, o MF poderá ser feito sem problema algum. Não creio que seja difícil nem inviável ainda mais se considerar o salto de qualidade e tecnologias das novas lentes.

      Assim como o AF, o VR veio para melhorar o problema de trepidação, mas em si não é essencial desde que sua fotografia não o exija. Uma pessoa que faz fotos de paisagem ou macro (usando tripé) não precisa de VR, uma fotografia prioritariamente com abundância de luz natural ou artificial dispensa o uso do VR porque a velocidade será alta.

      Tudo o que disse foi visualizando a câmera para fazer fotos e não vídeos, afinal ela é uma câmera e não uma filmadora rs. Espero ter respondido todas as questões e se ficou alguma dúvida, volte a perguntar 🙂

      • eneida

        Oi Johnny, muito obrigada pela sua resposta, vai me ajudar muito na decisão das próximas lentes. Tenho ainda algumas perguntas: dos meus equipamentos anteriores, tem algumas coisas que vou aproveitar, como filtros, bolsas, tripés, visor em ângulo (os antigos cachimbos) etc, mas um me deu dúvida se conseguirei aproveitar – o flash, tenho um com com 3 conectores, usado nas antigas Canon, existe algum tipo de sapata de conversão entre marcas e entre modelos antigos e novos? Outra pergunta: os resultados com filtros close up são aceitáveis ou provocam aberrações? pois, caso pudesse usá-los, me possibilitaria economizar e comprar uma lente fixa que não seja macro ou micro…

        • Olha… aí vai depender. Creio que o tripé sim porque o encaixe é padrão, bolsa também não tem crise. Quanto ao cachimbo, eu não tenho certeza. Os filtros vai depender do diâmetro dele e da lentes que usará, além do encaixe ser de rosca ou não.

          O flash é complicado dizer sem saber qual é o modelo do seu. Teoricamente servirá, mas sem saber o modelo não tem como eu dar uma resposta mais precisa. Não conheço adaptador de sapata para flash.

          Adaptadores nunca são ideais. Um filtro close up pode até fazer uma macro mas a qualidade (nitidez) vai para o brejo, deixa a lente mais escura e podem causar aberrações. Claro que essa é uma solução de baixo custo caso queira fazer macro e não tenha uma lente dedicada para isso, mas o ideal mesmo é ter uma lente close up como a 105mm (fiz uma análise dela aqui no site) que tenho e não abro mão.

  • Nilton Sant Ana

    Essas dicas são muito boas e vão ajudar na hora de escolher uma lente. Vou comprar uma máquina fotográfica que filma, e gostaria de saber se as indicações das lentes para fotografar são válidas para quem vai utilizar a câmera também para filmar.

    • Olá, Nilton!

      Que bom saber disso.

      Primariamente uma DSLR é uma câmera e seu objetivo é fazer fotos. Claro que hoje em dia as DSLR’s fazem ótimas filmagens, mas se quer filmar, compre uma filmadora que o resultado será muito melhor – esse é meu conselho.

      Tecnicamente as lentes usadas para fotografar podem ser usadas para filmar considerando suas especificações, mas sugiro que leia este artigo http://www.verenafotografia.com/gravar-video-6-passos-15-dicas/

  • Rodrigo Rodrigues

    Olá Johnny adorei seu site! Eu tenho uma Nikon D3200 com a lente do “kit” e uma 50mm 1.8 série E, toda mecânica não funciona nem o fotômetro da câmera… Usei a 50mm numa festa esse fim de semana e apesar de gostar muito da lente senti na pele a dificuldade de operar a lente no “braço” a festa toda… Gostaria de saber se você achar necessário pegar uma 50mm mais moderna ou se é apenas questão de hábito.
    Desde já obrigado.

    • Fala, Rodrigo.

      Obrigado pelos elogios.

      Cara… se eu entendi bem você sentiu dificuldade em operar a lente em foco manual. É uma questão de costume mesmo.

      Claro que o auto foco será mais rápido no ajuste do que de forma manual e mais preciso também. É uma comodidade.

      Se você realmente sentiu muito o MF então não vejo problema em trocar por uma lente com AF por ser mais cômodo, mas lembre-se: não é uma necessidade.

  • Paola Neves

    Boa Noite , primeiro quero agradecer pelos esclarecimentos de forma tão clara sobre as lentes , me ajudou muito 🙂 e preciso muiiito da sua ajuda , tenho uma Nikon D5200 com lente 18/55 , e estou querendo começar a trabalhar com Book gestante externo e Book de parto , gostaria da sua opinião , essa lente é satisfatória para esse tipo de trabalho ? se não , qual lente você me recomendaria comprar . Por favor , sua opinião é muito importante pra mim , amo fotografia e como agora vai ser mais que um hobby , quero poder estar com o equipamento certo .

    • Oi, Paola.

      A primeira coisa que vou dizer é que você NÃO DEVE pensar que “partir para uma superzoom, mirrorless ou qualquer DSLR te dará a boas fotos automaticamente”. Muita gente acha que comprando uma câmera maior e melhor suas fotos ficarão boas sem nenhum esforço.

      Quem faz a foto é o fotógrafo e se ele não souber usar a luz ou sua câmera, as fotos serão tão boas quanto as feitas por um celular. Estou dizendo isso para que considere fazer um curso de fotografia antes de entrar no mundo das DSLR’s ou melhor compre a DSLR e faça o curso simultaneamente. Um curso básico não demora 1 mês para ser concluído e acontece 2 ou 3 vezes por semana (SENAC, Impacta, Belas Artes ou o Verena rs (http://www.verenafotografia.co

      Se você gosta de fotografia, quer aprender cada vez mais, quer fazer fotos cada vez melhores, então não deixe de estudar. Avalie direitinho suas necessidades e veja se sua intenção é entrar de cabeça no mundo da fotografia, pois para ter o “dedo de um bom fotógrafo (a)” você precisa ser um bom fotógrafo (a) e isso só acontece mediante muito estudo e prática.

      Não adianta queimar 8 mil reais ou 3 mil em uma câmera top ou uma câmera DSLR com lentes tops se você não souber como usá-las. Percebe?

      Agora respondendo sua pergunta a 18-55mm é uma lente generalista, ou seja, ela não é específica para nada rs. Sugiro que leia este artigo http://www.verenafotografia.com/bebes-como-fotografa-los/

      Qualquer dúvida, mande de novo que vou responder 🙂

  • Paola Neves

    Bom Dia Johnny ,,, muito obrigada por responder . Estou tentando entrar no link do curso Verena Fotografia e não ta carregando a pág 🙁 , te agradeço se puder enviar algum contato pelo meu e mail . abraços

  • Marco Antonio Silva Soares

    Olá Johnny,

    Sou iniciante, estou fazendo dois cursos online e lendo vários artigos do seu site. Gostei muito da forma que você escreve as matérias são boas simples e acessíveis, quero elogiar principalmente a sua disposição para ler e responder cada pergunta, pois foi o que me chamou mais a atenção.
    A minha ideia em relação a fotografia hoje é de estudo, é de “experimentar” para saber o que eu vou querer, e onde eu vou me encaixar melhor. Nisso eu pensei em comprar uma Nikon D5500 ou D7200 por causa que tem umas que vem com uma lente 18-140mm (acredito que chamem essas de all-in) e que pra estudo acredito que seja interessante, mas penso em no futuro comprar mais coisas, mas claro só após experimentar bastante com a câmera inicial em questão, nisso me veio algumas duvidas.

    As lentes fixas que eu comprar para uma câmera crop vão servir se eu comprar no futuro uma câmera full frame?

    Sobre uma questão canon vs nikon, eu percebi que alguns cursos te induzem pro lado da canon e que até por causa disso aqui onde eu moro (RJ) tem oferta maior de boas lentes fixas (f/1.4) para canon do que para nikon, isso pode vir a se tornar um problema pra mim no futuro e queria saber se existe um motivo para indicar uma mais que a outra? Se for só questão de gosto eu gostaria de saber se entre as câmeras profissionais (digo isso por que gostei mais das câmeras de entrada da Nikon) existe muita diferença entre uma canon e uma nikon, ou se posso escolher a nikon sem nenhuma preocupação.

    A proposito eu já li um bocado de artigos sobre câmeras DSLR para iniciantes e existe um pensamento que é muito frequente e que particularmente não me agrada que é a de dizer “qualquer câmera DSLR serve pra você” e quando se questiona isso se fala “por que vc não sabe a diferença”, nisso não se fala, ou se fala pouco, daquilo que você pode comprar para sua câmera de entrada e que pode servir para uma outra câmera futura, de coisas que podem funcionar de forma genérica para muitas câmeras diferentes. Entendo que esse pensamento possa vir do fato de que nem todos os alunos se tornam profissionais da área, mas também exclui outras possibilidades como a do aluno, que como eu, não vai tirar seu sustento dali, mas que quer chegar ao nível profissional mesmo assim, mesmo que depois no futuro me dê na telha de não fazer mais isso, eu quero mesmo assim ter um material bom que possa ser repassado facilmente.

    • Olá, Marco.

      Obrigado pelos elogios. O grande diferencial do Verena é justamente responder TODAS as dúvidas que nos são deixadas.

      Sobre lentes e câmeras crop e fullframe leia aqui http://goo.gl/AKE6Z3

      Sobre a questão Nikon ou Canon:

      Escolher entre uma e outra seja mais preferência pessoal do que especificações técnicas. Vale a pena ver alguns comparativos no Youtube, imagens das câmeras e feita pelas câmeras e etc.

      O que posso dizer de pronto é que para mim (porque isso varia de acordo com a percepção de cada um) as imagens da Canon de maneira geral parecem mais saturadas, com mais cor; enquanto a Nikon produz imagens com cores mais lavadas, porém mais reais. Outra coisa que posso dizer é que as lentes da Nikon são mais caras que as lentes da Canon em média 16%.

      Você precisa pesar essas coisas e o que mais pesquisar para descobrir qual modelo te agrada mais porque eles são bem equivalentes. Modelos dentro da faixa de preço dita acessível eu indico a Nikon D3100/D3200/D3300 e a Canon T5, mas T5i é uma câmera ideal para se começar também, embora mais cara.

      Eu não concordo com a linha de pensamento de que “qualquer câmera serve para você”. Câmeras são equipamentos específicos e para usos específicos. Se quer fazer fotos do seu cachorro em um domingo de manhã não tem motivo para fazer essas fotos com uma DSLR de 8 mil reais de uso profissional. Uma compacta ou superzoom já bastam, mas se vai trabalhar em uma agência de publicidade é impossível usar uma cyber-shot.

      A questão é que hoje a fotografia se tornou acessível a todos (que puderem pagar) e isso misturou as categorias de câmeras. Aqui no Verena eu sempre faço uma série de perguntas para quem quer comprar uma câmera nova exatamente para dimensionar a câmera certa. Até agora ninguém se arrependeu das minhas sugestões 🙂

  • Dionatan Kruger Vaz

    Ola johnny preciso de sua ajuda, estou em dúvida. Quero uma câmera que me dê qualidade em retratos estou em dúvida se pego uma super zoom que me da conexão NFC e WiFi como a Canon p610 ou se já aposto na Canon sl1
    Tenho medo de comprar uma super zoom e quando der o primeiro click ver q não tem diferença alguma de uma cyber shot da sony. Da uma força aí.

    • Olá, Dionatan.

      Entre uma superzoom como a P610 e a SL1 existe um abismo. Você precisa definir algumas coisas: se for fazer fotos por hobby, não quer estudar sobre fotografia, quer apenas zoom, quer uma câmera pequena então vá de P610.

      Porém se sua ideia é se aprofundar na fotografia, quer estudar sobre câmeras e talvez se profissionalizar e etc então vá de SL1.

      Tudo vai depender do que quer fazer. A câmera escolhida vai te ajudar nesse objetivo

  • Que bom que o Verena tem ajudado você. Obrigado pelos elogios.

    Eu acho que o investimento em uma DSLR com lente macro vai sair muito caro. Uma superzoom pode dar jeito no seu projeto por um valor menor.

    Veja os vídeos de teste da Nikon P600 ou Hx400 da Sony ou a Sx60Hs da Canon

  • Fala, Felipe.

    Pelo que vejo você tem grana para comprar uma superzoom ou uma DSLR de até 1.700 reais. Escolher entre uma e outra depende então do que irá fazer.

    Se sua ideia é apenas fazer fotos por hobby sem se preocupar com conceitos, sem se aprofundar, sem querer estudar sobre a fotografia então vá de superzoom com a excelente Sx60Hs.

    Agora se já sabe que no futuro vai querer explorar mais, vai querer estudar e aprender mais sobre a fotografia então já queime seu dinheiro em uma DSLR como a T5 ou Nikon D3100/D3200.

    Basicamente esse é o critério de desempate

  • Julio Cezar

    Olá Johnny , estou querendo comprar uma camera da nikon a d610 porem não sei qual lente serve (tamrom, sigma, nikkon) se posso comprar qualquer uma ou tem que ser especifica fx pra fx e dx para dx ou não tem nada ver ?

    • O ideal é que se compre lentes Nikon para fullframe que são identificadas com a sigla FX (mas não são todas que tem essa sigla). Sigma, tamron e tokina fazem lentes para Nikon por isso você precisa pedir uma lente para Nikon e informar/pesquisar lentes fullframe

  • Oi, Ann.

    Fotografar sozinha um casamento? Oloco! Vai ter trabalho hein rs.

    Então seu set é composto por uma 35mm f/1.4 e provavelmente uma 18-55mm do kit, correto? Agora quer uma grande angular, mas tem um probleminha com as lentes que citou.

    Ok que a 18-400 e 18-105 sejam grande angulares quando estão em 18mm, mas se é para usar esse 18mm então pode-se usar o 18mm da 18-55mm que o “efeito” será o mesmo. A 55-200mm não é grande angular, então cai fora da lista.

    Creio que possa pesquisar pelos seguintes modelos

    Nikon 10-22
    Nikon 12-22
    Tamron 10-24
    Sigma 10-20 f/4-5.6
    Sigma 10-20 f/3.5

    Veja se essas opções não distorcem muito a imagem para você porque se distorcer muito o jeito é ir para a 24mm, mas o preço fica mais alto.

  • Djorge,

    Eu creio que seja melhor usar a própria 18-55mm visto que ela irá abrir mais o ângulo (considerando que estará no seu quarto – ambiente fechado) e investiria o iria gastar na 35mm em um softbox para resolver a questão da pouca luz no ambiente.

    Isso seria mais negócio que comprar a lente tendo em vista que a prioridade para você será gravar vídeos com pouca luz

  • Djorge, a 35mm f/1.4 é bem diferente da 18-55mm, mesmo quando em 35mm por causa da construção das lentes, materiais usados e etc, porém tendo uma boa iluminação não precisará se preocupar se a lente é escura ou não, ou seja, com f menor que 2.0 qual seja f/3.6, f/5.6 e etc.

    Para edição de vídeos o Sony Vegas se sai muito bem também

  • interação esportes

    ola tenho um site de esportes e por enquanto estou me virando com minha 18-55 com a t5i, li essa reportagem sobre lentes e estou na duvida se compro uma 50mm ou 55-250mm ou as duas? só pra começar claro

    • Depende do que vai fotografar.

      Se forem produtos, talvez a 50mm seja mais interessante (talvez até a 35mm seja melhor), mas se pretende fazer fotos dos esportistas e tenha que buscar o assunto estando longe dele, então a 55-250mm seja melhor.

      Caso se interesse, existe uma ferramenta que pode te ajudar muito aqui http://www.verenafotografia.com/premium

  • Oi, Ma.

    Essa é uma dificuldade mesmo de quem tem uma câmera crop equipada com a 50mm.

    Agora você precisa tomar uma decisão:

    Você quer ângulo de abertura ou claridade da lente em primeiro lugar?

    Se for o ângulo, então vá na 20mm, mas se quer lente clara fique com a 28mm que é a mais clara das que citou.

    Particularmente eu gosto muito da 24mm e ela é o meio termo entre as lentes que citou (todas ótimas por sinal, parabéns pelo gosto). Acho que a 24mm seria a opção mais equilibrada nessa disputa.

    Você fez uma boa pergunta.

  • Eu acho que a grande angular seria mais interessante, mas com uma lente zoom é possível criar imagens interessantíssimas.

    Acho que você precisa decidir se quer mais espaço, mais cenário em suas fotos ou se precisar fazer as fotos de longe.

  • Beleza… qualquer coisa volta a falar comigo

  • Usando a T5i e querendo fazer retratos creio que a melhor opção seria a 35mm por causa do fator crop, mas a 50mm ainda seria uma boa opção também.

    A 18-135mm só seria válida que precisasse de zoom também. Se for seu objetivo, então pode ser uma boa opção

  • Opa… por nada. Se puder recomendar o Verena no face ou com seu amigos seria ótimo 🙂 assim posso ajudar mais pessoas que podem ter a mesma dúvida que você

  • Oi, Dri.

    Obrigado pelos elogios.

    A questão de gosto entre as marcas é justamente um ótimo critério de desempate quando estamos em dúvida de qual modelo comprar.

    Bom… sobre macro eu sugiro ler este artigo, caso ainda não o tenha feito ainda: http://www.verenafotografia.com/nao-compre-uma-macro-sem-ler-este-artigo/

  • Oi, Aline.

    A sua lente coringa é a 18-55mm rs.

    Como segunda lente eu apostaria na 35mm por sua câmera ser crop, mas se preferir pode ver a 50mm. Todas com f/1.4 ou f/1.8

  • Oi, Fab.

    Em 85mm você tem uma meia tele. Macro é outro tipo de lente…. veja no site o artigo sobre a 105mm

  • Posts como sempre excelentes! Meu sonho é ter uma grande angular pra tirar fotos lindas de viagens, mas essas lentes são tão caras que pra mim, usuária totalmente amadora, não vale a pena… o jeito é me contentar com a minha lente do kit e a “cinquentinha” simplona que tá bom! rs

    • Ei, Barb.

      E não é que ela voltou? Rs

      Você tem a 50mm e a 18-55mm não é? Com a lente em 18mm já dá para ter uma boa percepção de ângulo, mas sem a mesma qualidade óptica da 50mm infelizmente.

      Já considerou comprar uma grande angular usada? Às vezes, se bem comprada, uma lente usada pode ser a saída econômica

  • Barb, eu não gosto de nenhum adaptador. O custo benefício não compensa…. paga barato (ou caro) e não se tem um resultado de qualidade.

    A 18-55mm em 18mm já é um grande adianto – vai trabalhar com uma 50mm em uma câmera crop pra você ver como é bão :-/

    Mas uma lente usada, bem conservada, pode sair bem em conta. Se quiser economizar mais, procure por uma lente sem motor de foco, ou seja, apenas com foco manual. Vai ser mais complicado fazer o foco, mas o bolso irá agradecer rs

  • Fabio Menezes

    Bom dia Johnny, tudo bem?

    Estou com
    uma grande dúvida, veja se pode me ajudar. Como disse em post anterior, eu
    tenho duas Dx D3200 e estou pensando em comprar uma lente Fx, pois tenho planos
    em possuir uma Full frame, mas também poderia comprar uma lente 35mm Dx, estou
    com uma oportunidade de comprar uma Sigma 24-70 F2.8 usada em ótimo estado e
    preço, que serve nas minhas câmeras cropadas, bem que eu vou ter um comprimento
    focal de 36-105mm. Perguntas; o que você acha, compro está 24-70 que poderei
    usar na Full frame que vou possuir, mas não será agora, ou compro a 35mm? O que
    deve ser verificado ao comprar uma lente usada? Obrigado amigo, pela atenção de
    sempre.

    • Se tem certeza que vai trocar de DSLR crop para um Fullframe o ideal é comprar lentes para a fullframe. Lentes usadas requerem cuidados como verificar riscos no vidro frontal e traseiro, riscos no corpo da câmera, presença de fungos no vidros internos e externos, funcionamento o motor de foco – caso possua, funcionamento correto do zoom – caso possua, estado dos contatos da lente, encaixe na câmera…. acho que isso é o principal

  • Olá, Mauro.

    Pode ser problema da lente, mas é muito difícil isso acontecer. A D610 está devidamente configurada? Tenta dar um reset nas configurações da Câmera e ver se resolve

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