Wix: Já pensou em montar um portfólio online?
Templates
Portabilidade
Usabilidade
Propagandas
Ajuda ao cliente
Limitações técnicas
4.0Nota Final

Começando agora na fotografia? Pensando em montar um portfólio online? Aposto que está perdido no meio das diversas opções disponíveis no mercado.

Por isso vamos conversar hoje sobre a plataforma Wix que possui mais de 500 templates, sistema fácil de criação de sites e um bom suporte ao cliente.

Se usar corretamente, o Wix pode realmente te ajudar a criar um site bonito usando seus modelos prontos. E aí? Porque não criar site grátis agora mesmo?

Nem todos os fotógrafos são programadores, por isso a plataforma do Wix se torna interessante: basta escolher um template e personalizar sem ter conhecimento nenhum de código de programação, HTML ou algo do tipo.

Para que você decida se o Wix serve para você ou não vamos analisar algumas características do serviço e comentar um ponto sobre elas.

Valores

Começaremos pelo fator importante para quem está começando na fotografia.

O serviço é gratuito com algumas limitações, mas há como realizar um upgrade para um plano mais completo e com mais benefícios.

Os valores variam de R$ 9,50 a 57,29 por mês na data deste artigo. São valores acessíveis e trazem características diferentes para seu portfólio.

Um problema do plano grátis (que não é exclusivo do Wix, mas de qualquer serviço gratuito na internet) é a inserção de propaganda no site. Se estiver querendo criar uma imagem profissional, esses banners podem ser prejudiciais.

Todos os construtores de sites gratuitos têm publicidade nos planos gratuitos, por isso não se trata de um defeito do Wix.

Para remover os anúncios, você precisará atualizar para o plano “Combo” pelo menos, mas é claro, você ainda pode testar o Wix de graça para ver se gosta, antes de decidir atualizar ou não.

Se você for investir em seu próprio site, terá que se preocupar com diversos detalhes técnicos e isso é bem complicado para a maioria das pessoas, afinal de contas um fotógrafo quer fotografar e não ficar programando um site.

Se este for o seu caso, a plataforma Wix toma conta desses assuntos chatos e te libera para fotografar.

Mundo Mobile

Uma pesquisa mostrou que 77% das buscas são feitas através de dispositivos móveis, em casa ou no trabalho.

Isso quer dizer que você não pode desprezar o segmento mobile. Todo mundo usa o smartphone para quase tudo e não tem nada pior que entrar em um site não adaptado para o mundo mobile.

O Wix oferece um editor para versão mobile que edita separadamente da versão desktop. Basicamente essas versões otimizadas para dispositivos móveis reorganizam o conteúdo do site para que fique mais fácil visualizar o conteúdo do site em um smartphone (tela pequena).

Wix

Suporte ao Cliente

Caso tenha dúvidas ou perguntas sobre algum assunto técnico ou falha, você pode postar suas perguntas em um fórum e lá elas serão respondidas.

O Wix também oferece suporte de e-mail e telefone, caso você seja mais ortodoxo (ou mais vivido, se preferir o termo). O Wix resolveu 69% dos problemas apresentados e responde cerca de 98,9% das reclamações segundo o ReclameAqui.

A maioria das reclamações é sobre Estorno do valor pago, Não consigo cancelar e Propaganda enganosa e de todos que reclamaram, 54,0% voltariam a fazer negócio com ela e deram uma nota média de 5,06 para o atendimento recebido.

Bons números para um empresa de serviços.

Templates

Chegamos a um grande ponto positivo da plataforma. São mais de 500 templates com design profissional… fica até complicado escolher um em meio a tantas opções. Os filtros ajudam bastante a selecionar os temas interessantes.

É possível usar o tema em branco e construir seu site do zero, mas o ideal é usar mesmo um template pronto para agilizar o processo.

Uma vantagem é que o Wix disponibiliza imagens e vídeos profissionais para uso sem custo de forma que você não precisa ficar procurando por imagens no Google Imagens.

O ponto negativo é que seu site ficará preso na plataforma já que ele funciona apenas dentro do ecossistema da Wix e não funcionaria em outro tipo de hospedagem.

Além disso outro fator que depõe contra a plataforma é que você não pode alternar entre um template e outro sem ter que inserir o conteúdo tudo de novo.

Caso deseje mudar de template você precisará recriar suas páginas (ou copiar e colar seu conteúdo no novo modelo).

Usabilidade

O Wix é um construtor de sites que funciona na base do “arraste e solte”, podendo inserir conteúdo praticamente em qualquer lugar do site – sem limitações.

Leva um pouco de tempo para se acostumar com o sistema, mas depois você já estará perdendo as horas em frente ao PC montando seu site.

Caso fique perdido em algum momento, procure pelos botões de ajuda que estão em todos os lugares para ver tutoriais do elemento que está usando.

Wix

Vale a pena usar o Wix?

Revendo alguns pontos dessa análise posso dizer que o Wix possui modelos parecem ter sido feitos em HTML por profissionais da área, daqueles que cobram caro.

O centro de suporte do Wix (e-mail, telefone, fórum) é realmente eficiente e pode ajudar muito caso tenha algum problema ou dúvida. Poucas empresas se dedicam ao atendimento do cliente.

Aponto a desvantagem de ficar comprometido com um modelo específico, você não pode mudar os modelos sem que perca o conteúdo muito menos migrar para outro serviço.

Se está começando agora na fotografia e não tem grana para investir em um desenvolvedor ou programador para criar seu site, apostar no Wix pode ser uma ótima ideia.

Ter um portfólio online é quase que obrigatório nos dias atuais e você sabe que a primeira impressão é a que fica.

Teste a plataforma gratuitamente, se acostume com o sistema deles, avalie suas necessidades e faça um upgrade para um plano com mais recursos e sem as propagandas.

  • Dessa eu não sabia! A Kodak fabricava os filmes para fotos, né?

    • Projeto Verena

      Não só fabricava como o inventou! É mole? Pena que ela está nos seus últimos suspiros…. é um gigante que cai. Obrigado pela visita

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.